NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - JORNAL HOJE


Avião carregado de pasta base de cocaína é interceptado em Goiás


Da Redação | Publicada em 16/05/2019 14:00

A operação da Polícia Militar, da Polícia Federal e da Força Aérea Brasileira apreendeu quase meia tonelada da droga.

(Clique na imagem para assistir a matéria).

PORTAL UOL


Táxi aéreo elétrico realiza primeiro voo em Munique


Christopher Jasper | Publicada em 16/05/2019 07:30

O primeiro jato de passageiros do mundo com decolagem e aterrissagem totalmente vertical e elétrica foi apresentado ao mercado após completar seu primeiro voo.

A startup alemã Lilium planeja ter uma frota da aeronave de cinco assentos --que pode operar com um piloto ou em modo drone-- voando por cidades em todo o mundo até 2025. O serviço será cobrado por trajeto e não poluirá a atmosfera, com emissão zero de carbono. O jato é cinco vezes mais rápido do que um carro e produzirá menos ruído do que uma moto.

O avião tem alcance de 300 quilômetros, permitindo trajetos como o de Nova York a Boston. Um rápido voo entre o Aeroporto Internacional John F. Kennedy e Manhattan deve custar cerca de US$ 70 por passageiro, sendo mais barato do que um helicóptero e oferecendo preços competitivos em relação aos serviços de limusine mais caros, disse o diretor comercial da empresa, Remo Gerber, em entrevista.

Um protótipo em tamanho real e peso total decolou da base da Lilium, nos arredores de Munique, em 4 de maio, e iniciou testes de voo para garantir a aprovação regulatória, informou a empresa nesta quinta-feira.

A aeronave é movida por 36 motores que giram após a decolagem para que o jato se desloque para a frente como um avião tradicional, usando apenas 10% da energia de drones multirotor com base na tecnologia de helicópteros.

Essa economia, por sua vez, permite que a aeronave voe a mesma distância por dez vezes, superando os problemas de alcance, considerados um grande obstáculo para os aviões elétricos.

PORTAL G1


Epcar celebra 70 anos com programação especial em Barbacena

Entre os eventos estão apresentação de banda, corrida rústica, entrega de comenda e apresentação do grupo Esquadrilha da Fumaça.

Por G1 Zona Da Mata | Publicada em 16/05/2019 15:40

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) completa 70 anos na próximo terça-feira (21) em Barbacena. Para comemorar, a instituição preparou eventos que começam nesta quinta-feira (16) e seguem até o dia 25 de maio.

Entre os eventos sociais, ocorrem encontros de professores, militares e alunos veteranos, que já atuaram na Epcar desde sua criação até os dias atuais. Além disso, também ocorrerá apresentação de banda, corrida rústica, entrega de comenda e apresentação do grupo Esquadrilha da Fumaça.

Confira a programação completa:

Quinta-feira,16 de maio

Apresentação da Banda de Música da Nascente do Poder Aéreo, às 19h, no Cinema da Epcar. A banda tem repertório eclético e será precedida por uma queima de fogos comemorativa. Os interessados em acompanharem este concerto devem retirar os ingressos nas respectivas chefias de divisão. Para o público externo, os ingressos são retirados na portaria principal do quartel.

Domingo, 19 de maio

Corrida rústica, às 9h, com largada na fachada principal da Epcar. O percurso será de 7 km, passando pelas principais ruas e avenidas da cidade de Barbacena. Inscrições através do site.

Terça-feira, 21 de maio

Solenidade Militar alusiva ao 70° aniversário, às 10h30, no Pátio de Formaturas. Evento aberto ao público. Com a presença de diversas autoridades da Força Aérea Brasileira (FAB), entre elas, o Comandante da Aeronáutica e o Diretor de Ensino, além de autoridades militares e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Haverá o agraciamento da comenda da “Ordem da Nascente do Poder Aéreo” e homenagem aos alunos da primeira turma de 1949.

Sábado, 25 de maio

Sábado Aéreo, no Aeroporto de Barbacena, às 9h. O evento terá várias atrações terrestres e aéreas, com destaque especial para a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea - “Esquadrilha da Fumaça”. Neste dia, também serão premiados os vencedores do concurso de redação que ocorreu entre alunos dos 6° e 7° anos das escolas públicas de Barbacena. Haverá, ainda, arrecadação de alimentos e livros para doação às instituições filantrópicas da cidade.

TV MORENA (MS)


Luzes no céu de Aquidauana surpreendem moradores


Da Redação | Publicada em 16/05/2019 13:39

A FAB é citada a partir dos 4 min até 5 min 20 seg.

(Clique na imagem para assistir a matéria).

 

 

 

 

 

 

PORTAL DEFESANET


Comandante da Aeronáutica ministra palestra à alunos da ESG em Brasília


Redação Defesatv | Publicada em 16/05/2019 09:02

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, ministrou uma palestra, na manhã desta quarta-feira (15), para integrantes e alunos da Escola Superior de Guerra (ESG) em Brasília (DF).

A apresentação sobre a Reestruturação da Força Aérea Brasileira e sobre os Projetos Estratégicos foi assistida por mais de 300 pessoas, entre oficiais-generais e militares das três Forças Armadas e das Forças Auxiliares, civis de instituições públicas e militares estrangeiros.

Os alunos e estagiários do Curso Superior de Defesa (CSD), com sede no Rio de Janeiro, e do Curso de Altos Estudos de Defesa (CAED), ministrado em Brasília, puderam entender melhor as motivações e ações relacionadas ao processo de Reestruturação da FAB.

“Me sinto muito honrado pela oportunidade de falar sobre a Força Aérea com as turmas da ESG Rio e Brasília reunidas. É importante expor a todos os desafios que surgiram e as soluções que encontramos, resultando na Reestruturação da Força”, disse o Comandante.

O Tenente-Brigadeiro Bermudez explicou a importância da separação entre as atividades operacionais e administrativas – um dos focos principais da Reestruturação – para otimizar o cumprimento das missões. Além disso, ressaltou a questão da interoperabilidade.

“A integração entre as Forças Armadas e agências governamentais é muito importante e benéfica para o Brasil. E nossos projetos estratégicos, como o novo avião multimissão KC-390, contribuem ainda mais para essa interoperabilidade”, resumiu.

O Coronel Aviador Luiz Guilherme da Silva Magarão estava servindo como Adido Aeronáutico do Brasil na Colômbia no período em que ocorreram as maiores mudanças na FAB e considerou a apresentação esclarecedora. “Como eu estava fora, ficava sabendo das alterações por meio de notícias ou por conversas com os colegas. Foi muito bom ouvir essa explanação do próprio Comandante, conhecer melhor as novas estruturas e entender as motivações que nos levaram à Reestruturação”, ressaltou.

Ao agradecer a palestra em nome da turma, o Coronel do Exército José Alves Santana comentou sobre a compreensão que tiveram do assunto.

“Verificamos que mudança é a palavra de ordem. Essas informações apresentadas nos trazem orgulho pelo trabalho realizado pelos homens e mulheres responsáveis por Controlar, Defender e Integrar os 22 milhões de quilômetros quadrados sob responsabilidade da FAB.

Levaremos os assuntos aqui abordados com muita atenção para nossos cursos e nossas carreiras”, pontuou.

Escola Superior de Guerra

A Escola Superior de Guerra (ESG) é um Instituto de Altos Estudos de Política, Estratégia e Defesa, integrante da estrutura do Ministério da Defesa, e destina-se a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários ao exercício de funções de direção e assessoramento superior para o planejamento da Defesa Nacional, nela incluídos os aspectos fundamentais da Segurança e do Desenvolvimento.

A ESG funciona como centro de estudos e pesquisas, a ela competindo planejar, coordenar e desenvolver os cursos que forem instituídos pelo Ministro de Estado da Defesa. Seus trabalhos são de natureza exclusivamente acadêmica, sendo um foro democrático e aberto ao livre debate.

OUTRAS MÍDIAS


POLINIZE - Descubra o futuro no Laboratório de Bioengenharia do EEF

Algoritmos trabalhando no tratamento do câncer. Inteligência artificial projetando melhor qualidade de vida. A poesia nas imagens de microscópio. Estande do LABBIO vai apresentar soluções tecnológicas e pesquisas na área biomédica

Alexandre Petillo | Publicada em 16/05/2019 15:30

O Laboratório de Bioengenharia (LabBio) tem como objetivo principal buscar soluções para os problemas na área da Medicina Operacional e de Saúde Assistencial, valendo-se da vasta experiência no campo da pesquisa e tecnologia. Para tal, reúne as mentes em treinamento para resolver os problemas que esse mundo em transformação possa apresentar e professores e pesquisadores empenhados em guiar esses estudantes para além de possíveis fronteiras do pensamento. O resultado sempre perseguido é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Esse é o perfil do LabBio do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA, coordenado pelo Major-Brigadeiro Médico José Elias Matieli. Algumas das pesquisas que nasceram dessa comunhão de pensamentos e serão apresentadas na Mostra Tecnológica do Engineering Education for the Future – EEF 2019, que acontecerá no ITA nos dias 23, 24 e 25 de maio.

“Muitos alunos extremamente engajados em pensar questões macro,  sociológicas, determinados em resolver os problemas de saúde procuram o  Brigadeiro Matieli com ideias e projetos. Temos muitos alunos,  inclusive, preocupados com o envelhecimento, buscam pesquisas sobre  Alzheimer, demências.

É muito bonito ver um jovem se preocupar com  envelhecimento. Temos um aluno aqui desenvolvendo uma smart bed.  Uma maca para melhorar a qualidade de quem está num hospital, com  ajustes de temperatura, por exemplo. Esses alunos não estão pensando  somente em si. Buscam melhorias para a humanidade”, conta a professora  Priscila Fernandes, do Labbio. Com uma equipe multifacetada, o Labbio vai apresentar durante a Mostra as diversas conexões estabelecidas em seus projetos, os vínculos com os diversos atores da área de saúde, de hospitais a centros de pesquisa, por exemplo. “Na área médica, temos alguns projetos de pesquisa com outros docentes aqui do ITA, utilizando inteligência artificial em tratamentos de câncer baseados em algoritmos computacionais para escolha de melhores possibilidades de atendimento. Uma outra equipe tem feito um estudo sobre como que a radiação cósmica, a radiação ionizante atua em pilotos, em regiões específicas em que há uma aberração magnética e a incidência dessa radiação pode causar problemas cromossômicos, problemas vinculados a câncer inclusive, em pilotos. Esse é um projeto junto com o Instituto de Estudos Avançados (IEAV)”, explica Priscila.

Outro projeto de destaque do Laboratório é desenvolvido em parceria  com o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, que identifica sinais de  tomada de decisão com pilotos de helicóptero em situações de estresse ou  emergência. Para coletar esses dados, uma grande equipe foi mobilizada  para acompanhar panes reais de helicópteros, não apenas com simuladores.  “E aí foi feito uma série de medidas, tanto comportamentais, estudos  oculares, eletrodos. Queremos entender o que é esse momento e o que  determina fisiologicamente a tomada de decisão. Esse estudo tem uma  interface no treinamento de pilotos. Se a gente consegue modular esses  sinais orgânicos ou compreender esses sinais orgânicos, podemos ter uma  melhora nesse treinamento”, conta Priscila. Os resultados dessa pesquisa  também poderão beneficiar outros profissionais que passam por situações  regulares de estresse em longos períodos.

Junto a uma empresa de tecnologia, o Labbio desenvolve fixadores  externos para fraturas graves ou má formação óssea que podem ser  operados eletronicamente. Hoje, esses ajustes precisam ser manuais,  apertando duas ou três vezes ao dia. Equipes de pesquisadores no  laboratório e outras equipes na indústria estão trabalhando juntas para  desenvolver esse produto. Ademais, segue a premissa das novas diretrizes  homologadas pelo Ministério da Educação para os cursos de engenharia,  que – entre seus itens – prega mais aproximação da academia com a  indústria.

Com o apoio da ITAEx (Ex-Alunos Apoiando o ITA), a professora Priscila Fernandes desenvolve um projeto de aproximação dos alunos de engenharia com a biologia básica, disciplina fundamental para o profissional que pretende trabalhar em centros de saúde ou startups de healthcare. “Para isso utilizo um projeto de microscopia ótica. Vamos captar e tratar essas imagens que os alunos vão produzir. E entender o que se pode aprender em biologia olhando essas células. Ou utilizar a microscopia ótica em outros problemas da engenharia, por exemplo”, conta a professora.

Outra pesquisa importante (que também será estará na Mostra do EEF) é coordenada pela professora Mônica Mitiko Matsumoto.  A professora Mônica desenvolveu algoritmos de processamento de imagens e  sinais, simulações e reconhecimento de padrões para imagens médicas,  além de um sistema óptico e aplicativo para solução em teste de visão.  “Com essa pesquisa, é possível identificar catarata em processos  inferiores, tornando o tratamento mais barato. Esse é um lugar  importante da tecnologia, da inovação: de desenvolver um produto para  mudar a saúde das pessoas”, completa Priscila.

Uma revolução no tratamento de saúde impulsionada por pesquisadores e jovens engenheiros determinados a construir novas possibilidades de qualidade de vida. Um futuro onde os tratamentos poderão ser mais assertivos, centrados no problema individual – mas utilizando um gigantesco banco de dados universal, e, principalmente, mais baratos, facilitando o acesso para todos, não deixa de ser empolgante. A junção de vida com resolução de problemas parece, a cada dia, mais vital. “A criatividade é muito importante para o engenheiro. Não apenas a criatividade pragmática, mas ele precisa estar livre para fazer todas as conexões possíveis. Por isso, gosto mais da palavra invenção, que não está necessariamente vinculada a um problema imediato. Trazer a biologia para esses alunos pode alimentar a condição de invenção, a capacidade de produção”, conta, empolgada, professora Priscila.

Disposto a debater os rumos do ensino de engenharia no Brasil, o EEF 2019 quer, em todas as suas atividades, do fórum às competições, estabelecer ligações, junções, para alinhar a profissão com o futuro. E nenhuma disciplina é capaz de liderar o desenvolvimento de um país sozinha. “E os alunos sabem disso. Essa geração já compreende a complexidade do mundo. Não se resolve nenhum problema da vida real somente com uma disciplina. A gente precisa de conexões. Estamos aprendendo no durante. Que se organizem em iniciativas. Se existe um caminho para o ensino de engenharia é a abertura para o trabalho colaborativo. Uma feira como essas e ações de resoluções de problemas, como o Grand Prix, são estratégias de abertura, de diálogo, sem abrir mão do que se é”, diz a professora Priscila.

Os debates no Fórum, as competições no Grand Prix e do Data Science, as áreas conectadas na Mostra Tecnológica, olhar para o futuro e construir as pontes para se chegar nele é um dos resultados esperados pelo EEF 2019. “Esse evento tem uma enorme importância para os alunos, para os gestores, para os professores. É um trabalho colaborativo extremamente importante para que a gente se envolva, estando lá para dialogar, para conversar. E os alunos, pesquisadores que participarem, vão carregar essas ideias adiante. O que pode surgir disso pode ser muito maior ou muito diferente do que a gente imaginava”, finaliza Priscila. O futuro estará no EEF 2019. Do ensino em engenharia. Mas talvez não seja exagero dizer que também da vida, da saúde, da sociedade.

SÃO CARLOS AGORA - São Carlos abre as portas para o Conexidades e para autoridades de todo o país


Redação | Publicada em 16/05/2019 17:32

Na tarde desta quinta-feira, 16, na Sala dos Prefeitos, no Paço Municipal, aconteceu oficialmente o lançamento do 2º Conexidades, um evento com várias iniciativas temáticas que destacam os novos modelos de administração pública, importante para prefeitos e vereadores, assessores e agentes públicos. A novidade este ano é um pavilhão destinado aos municípios que irão mostrar suas riquezas e atrações turísticas.

A Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), com apoio da Prefeitura e Câmara Municipal e União dos Vereadores do Brasil, realiza no Centro de Eventos Cenacon do Hotel Nacional INN, em São Carlos a segunda edição do Conexidades, que acontece no período de 4 a 8 de junho, com uma programação com foco nas parcerias público-privadas e Gestão Pública com Transformação Digital.

“A vinda do Conexidades para São Carlos é uma manifestação do Poder Público. Exige, portanto uma reflexão do papel do município e São Carlos é a Capital da Tecnologia e uma cidade inteligente”, disse Sebastião Misiara, presidente da Uvesp, salientando que autoridades politicas de todo o país estarão em São Carlos durante os cinco dias do evento.

Presente ao lançamento oficial, o secretário municipal de Emprego e Renda Walcinyr Bragatto exaltou o congresso na segunda edição que terá São Carlos como cidade anfitriã. “Queremos colocar o município na realização de grandes eventos. Debater melhorias para a população através da união dos poderes. Neste período a economia também será aquecida com a visitação de pessoas”, informou o secretário. “Vamos ter estandes de empresas ligadas à área pública e da iniciativa privada”, emendou.

Por fim, o presidente da Câmara Municipal Lucão Fernandes (MDB) afirmou que se sentia muito feliz e realizado, uma vez que é presidente do Legislativo e recebe em sua gestão um evento de tal grandeza. “Será um ciclo de debates temáticos com autoridades políticas de todo o país. É importante e teremos a chances de agregar experiência debatendo com políticos de vários municípios”, comentou.

CONEXIDADES

Com dois eixos no setor do Direito Público e Transparência, o Conexidades reúne, no mesmo painel, os Tribunais de Contas do Estado e da União, Ministério Público de Contas, Ministério Público do Estado, Controladoria Geral da União Observatório Social.

Já o turismo não só contará com a participação da UNIDESTINOS, presidida por Toni Sando, como também com a frente parlamentar mista em defesa do turismo e a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, cuja coordenação está entregue ao deputado federal Herculano Passos, que irá dirigir reunião regional da Comissão do Turismo. Este painel contará, ainda, com integrantes da Secretaria de Estado do Turismo, DAESP e Ministério do Turismo.

A FAB - Força Aérea Brasileira manterá um estande com informações de acesso às Forças Armadas e um painel comandado pelo Tenente Brigadeiro Marcelo Damasceno mostrando todo o investimento no Estado de São Paulo.

Oportunidade em que as autoridades municipais e sociedade civil terão de saber um pouco mais sobre o papel da Aeronáutica no território brasileiro, e conhecerão os projetos na área de tecnologia com o Ministro Marcos Montes. Ao final deste painel, haverá a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Ainda na linha da tecnologia, um painel muito esperado será o Impacto da Transformação Digital nas Pessoas e nas cidades refletindo diretamente nas novas profissões e mercados de trabalho e geração empregos.

As discussões dos consórcios públicos, a sustentabilidade, energia e aterros sanitários e mobilidade urbana ganharão destaque em painel criado para tal fim e que terá a coordenação do deputado federal Geninho Zuliani, coordenador da Frente Parlamentar dos Consórcios Públicos, além da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, CETESB, Eletrobrás.

Na educação, o evento contará com o doutor em educação e coordenador geral do ENEM, e também coordenador geral de educação para o trânsito do Denatran, Francisco Vieira Garonce.

O debate político também não ficará de fora. O historiador e jornalista da rádio jovem Pan, Jornal Correio Brasiliense e Estado de São Paulo, Marco Antonio Villa falará do momento atual político do Brasil.