NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


REDE GLOBO


Esquadrilha da Fumaça comemora 68 anos com live


Jornal Da Eptv 1ª Edição - São Carlos/araraquara | Publicada em 16/05/2020 12:30

Apresentação será neste domingo (17) pelo endereço www.youtube.com/user/fumacajah.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Bases operacionais são instaladas em pontos estratégicos na Amazônia Legal


Maristella Marszalek, Com Comandos Conjuntos | Publicada em 16/05/2020 11:00

Menos de uma semana após ser deflagrada, a Operação Verde Brasil 2 conta com diversas bases estabelecidas na Amazônia Legal. Trata-se de pontos de irradiação para emprego de tropas e meios no combate a delitos ambientais em pontos críticos e estratégicos.

Desmatamento ilegal, focos de incêndio, garimpo irregular, comércio ilegal de espécies animais, caça e pesca predatórias são apenas alguns exemplos de crimes combatidos pelas Forças Armadas em conjunto com órgãos de controle ambiental e de segurança pública. Com caráter preventivo e repressivo, a missão é coordenada pela Vice-Presidência da República.

Como ocorreu na primeira Operação Verde Brasil, deflagrada em 2019, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, que coordena as atividades de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) dessas missões, ativou três comandos conjuntos. São eles: Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB), para atuar na área englobada pelos estados do Acre, Rondônia e Sul do Estado do Amazonas; Comando Conjunto Barão de Melgaço (CCj BM), que atua em Mato Grosso; e Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea (CCj MSA), que cobre a área englobada pelo Estado do Pará.

A princípio, esses Comandos atuam na Floresta Nacional de Jacundá, em Rondônia, na Estação Ecológica Estadual da região do Rio Rinuro, em Mato Grosso, e no Assentamento Federal Vila União, no Pará.

E é para maior efetividade das ações que os Comandos Conjuntos instalam bases operacionais. A diferença, neste ano, é que algumas bases, ao contrário do que ocorrei na operação anterior, não ocupam posições permanentes. Assim, tornam-se mais dinâmicas, funcionando apenas por determinado tempo para dar suporte logístico, até a concretização das ações.

O Comando Conjunto Príncipe da Beira atua a partir da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, na capital de Rondônia, e opera com bases na região da Usina Hidrelétrica de Samuel, no mesmo Estado, na Gleba Afluente, no Acre, e na localidade de Boca do Acre, no Amazonas.

As primeiras ações desse Comando ocorrem na Reserva Estadual Jacundá, em Rondônia. A área de preservação é formada por 95 mil hectares de floresta e tem sido alvo de desmatamento e apresentado focos de incêndio. Ao realizarem patrulhamento motorizado e reconhecimento aéreo da floresta interditaram madeireiras e apreenderam grande quantidade de madeira ilegal.

No Pará, o Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea trabalha, inicialmente, com bases instaladas em organizações militares nos municípios de Marabá, Altamira, Itaituba, Belém e em Novo Progresso, na Serra do Cachimbo.

Na área coberta pelo CCj MSA, nos primeiros dias de operação, foram apreendidos diversos maquinários usados para extração ilegal de minério de manganês na região do Rio Preto, em Marabá.

Já a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, que sedia o Comando Conjunto Barão de Melgaço, na capital mato-grossense, estabeleceu uma base inicial no município de Sorriso, no mesmo Estado.

A operação em Mato Grosso começou a 90 Km dessa base, no município de Nova Ubiratã, onde fica a Estação Ecológica do Rio Ronuro, unidade de conservação com 131.795 hectares, criada em 1998. O resultado foi a apreensão de 3 mil metros cúbicos de madeira ilegal. A previsão é serem estabelecidas ainda mais quatro bases, distribuídas nos municípios de Rondonópolis, Primavera do Leste, Sinop e Comodoro.

O comandante do Comando Conjunto Barão de Melgaço, General de Brigada Reinaldo Salgado Beato, destacou a importância da Operação. “Aproveitando-se da expertise de cada um, procuraremos atingir nosso objetivo final de contribuir com a proteção e a preservação ambiental no Mato Grosso e, como consequência, com o aumento da percepção positiva do País nos cenários nacional e internacional, em termos de meio ambiente”, disse o General.

Operação Verde Brasil 2
A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020, e tem validade para o período de 11 de maio a 10 de junho do corrente ano.

Para cumprir a determinação presidencial, o Ministério da Defesa ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB), em Porto Velho (RO); Comando Conjunto Barão de Melgaço (CCj BM), em Cuiabá (MT); e Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea (CCj MSA), em Belém (PA). Assim como na Operação Verde Brasil ocorrida em 2019, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa coordena as atividades a partir de Brasília (DF). Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

PORTAL DEFESANET


LIVE da Esquadrilha da Fumaça neste Domingo

Esquadrilha da Fumaça fará live para celebrar os 68 anos

Agência Força Aérea | Publicada em 16/05/2020 20:00

A transmissão será neste domingo (17MAIO2020), às 10h, por meio do canal no Youtube

Acostumada a se encontrar com o público nos finais de semana pelo Brasil, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, celebra este ano o seu aniversário de 68 anos de uma maneira diferente. Com as demonstrações suspensas temporariamente em virtude da pandemia do novo Coronavírus, o Esquadrão realiza, no próximo domingo (17MAIO2020), a partir das 10h, uma live (transmissão ao vivo) de uma demonstração aérea, por meio do seu canal no Youtube, www.youtube.com/fumacajah.

Por meio das contas oficiais do Instagram e Facebook, o público poderá acompanhar a demonstração aérea desde os preparativos para o voo, que terá recursos e imagens inéditas, como câmeras a bordo dos A-29 Super Tucano e a visão que os pilotos têm de dentro das aeronaves. Os internautas poderão, ainda, interagir com dois pilotos que realizarão a locução, fazendo perguntas e ouvindo a explicação detalhada de tudo que ocorre durante a apresentação.

De acordo com o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Franklin, o voo será um treinamento de rotina da Esquadrilha da Fumaça para manter operacionais os seus pilotos e mecânicos, o que garante a manutenção da segurança para quando as demonstrações retornarem com sua agenda pelo país. “É uma circunstância nova a qual temos que nos adaptar. Apesar de fisicamente distantes do público, graças à tecnologia, podemos dar de presente essa transmissão ao vivo, em comemoração ao aniversário de 68 anos da Fumaça”, ressalta o Comandante.

Esquadrilha da Fumaça: 68 anos
No dia 14 de maio, o EDA completou 68 anos de criação, data que remete à sua primeira demonstração aérea na antiga Escola de Aviação, no Rio de Janeiro (RJ). Nesses anos, já realizou quase quatro mil demonstrações aéreas em todas as regiões do Brasil e em 21 países, divulgando a missão institucional e representando a Força Aérea Brasileira.

Saiba mais em https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/35749/  e nas redes sociais da Força Aérea Brasileira:

Twitter
https://twitter.com/fab_oficial/status/1261295418928959490
https://twitter.com/fab_oficial/status/1261657785554665474

Facebook
https://www.facebook.com/276573379026884/posts/4573105202706992/?d=w
https://www.facebook.com/276573379026884/posts/4567568919927287/?d=w

Instagram
https://www.instagram.com/p/CAQMlhMFWwI/?igshid=1tdwoukfiyqj0
https://www.instagram.com/p/CANg5JuFoit/?igshid=z2379kv6me2j

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA AÉREA NAVAL - Vídeo – KC390 Millennium no combate ao COVID-19 no Brasil


Guilherme Wiltgen | Publicada em 16/05/2020 08:05

A Força Aérea Brasileira (FAB) vem atuando no combate e prevenção ao COVID19 no país por meio de diferentes missões.

Entregues recentemente, as duas primeiras aeronaves Embraer KC390 Millennium da FAB têm sido imprescindíveis nessas operações.

CAVOK - FAB atua na Operação Verde Brasil 2


Fernando Valduga | Publicada em 16/05/2020 13:56

A Força Aérea Brasileira (FAB) atua, desde a segunda-feira (11/05), na Operação Verde Brasil 2, deflagrada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa.

Entre as missões realizadas estão o Transporte Aéreo Logístico e o Aerolevantamento, coordenadas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).

Nesta fase da Operação, a FAB está empregando dois helicópteros H-36 Caracal dos Esquadrões Falcão (1º/8º GAV) e Puma (3º/8º GAV), transportando militares e demais agentes envolvidos para as áreas de atuação.

Operação Verde Brasil 2

A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. Deflagrada pelo Governo Federal em 11 de maio de 2020, a Operação visa a realizar ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira) em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020, e tem validade para o período de 11 de maio a 10 de junho do corrente ano.

Para cumprir a determinação presidencial, o Ministério da Defesa ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB), em Porto Velho (RO); Comando Conjunto Barão de Melgaço (CCj BM), em Cuiabá (MT); e Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea (CCj MSA), em Belém (PA). Assim como na Operação Verde Brasil ocorrida em 2019, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa coordena as atividades a partir de Brasília (DF). Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

AGROVALE - Fumaça divulga live para celebrar os seus 68 anos


Da Redação | Publicada em 16/05/2020 17:00

Acostumada a se encontrar com o público aos finais de semana pelo Brasil, a Esquadrilha da Fumaça, o esquadrão de demonstração da Força Aérea Brasileira, celebra o seu aniversário de 68 anos de uma maneira diferente em 2020. Com as demonstrações suspensas temporariamente, o Esquadrão realiza no dia 17 de maio uma transmissão ao vivo da sua demonstração aérea.

A partir das 10h, em seu canal no Youtube, o público poderá acompanhar em detalhes a demonstração aérea, com recursos e imagens inéditas que as pessoas que acompanham apresentações usualmente não têm como ver, como câmeras a bordo dos A-29 Super Tucano e a visão que os pilotos têm de dentro das aeronaves. Quem estiver assistindo terá, também, a possibilidade de interagir com perguntas e ouvir a explicação detalhada de tudo o que acontece durante o voo, com dois pilotos que realizam a locução e interagem com o público.