NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Roberto Cabrini mostra a operação da PF que apreendeu aeronaves do tráfico de drogas

Acompanhe os momentos de tensão em que operação, que teve apoio de caça da Força Aérea Brasileira, interceptou avião que sobrevoava o estado de Mato Grosso

Domingo Espetacular | Publicada em 16/05/2021 22:48

Um complexo trabalho da Polícia Federal, que durou mais de dois anos, prendeu piloto e co-piloto e apreendeu 491 quilos de cocaína. A operação Grão Branco desarticulou uma quadrilha de tráfico internacional de drogas. As investigações começaram em 2019. O jornalista Roberto Cabrini revela os bastidores da operação.

JORNAL MIDIAMAX (MS)


FAB reforça radares de voos em duas cidades da fronteira de MS para combater tráfico de drogas

Equipamento também será instalado num 3º município em breve

Gabriel Maymone | Publicada em 16/05/2021 09:26

A FAB (Força Aérea Brasileira) iniciou a operação de um novo superradar em Porto Murtinho - na fronteira com o Paraguai, com objetivo de monitorar voos clandestinos que entram por Mato Grosso do Sul vindos da Bolívia e Paraguai. Corumbá também já havia recebido o equipamento e Ponta Porã deve receber também em breve.

Os radares aumentam a capacidade de vigilância aérea, por meio da detecção de aeronaves cooperativas e não-cooperativas, podendo alcançar um raio de 450 quilômetros, a 30 mil pés, o que corresponde a quase duas vezes a área do Estado do Mato Grosso do Sul.

O equipamento de modelo LP23SST-NG faz parte de uma nova geração de radares primários de longo alcance. São equipados com a capacidade de altimetria, permitindo a identificação dos alvos com precisão, além de funções de proteção eletrônica que os resguardam contra interferências eletromagnéticas, sejam elas intencionais ou não.

Com a instalação dos radares de Corumbá, Porto Murtinho e Ponta Porã, o Brasil passará a contar com uma vigilância aérea que cobrirá toda a fronteira do Mato Grosso do Sul com os países vizinhos. “A implantação de mais um sensor com tecnologia no estado da arte faz parte do trabalho incessante da Força Aérea Brasileira (FAB) em aprimorar a sua capacidade de vigilância, controle e defesa do espaço aéreo, reforçando as ações para a manutenção da soberania e segurança nessa área”, declarou o Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior.

PORTAL CAMPO GRANDE NEWS


Força Aérea amplia radares em MS de olho no narcotráfeco da região de fronteira - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Novo sistema implantado em Porto Murtinho faz parte dos R$ 127 milhões de investimentos para vigilância aérea - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Gabriela Couto | Publicada em 16/05/2021 08:58

Mais um radar da FAB (Força Aérea Brasileira) foi implantado em Porto Murtinho, a 412 quilômetros de Campo Grande. A nova estação faz parte dos R$ 127 milhões de investimentos para esta finalidade empenhados desde 2018. Em Corumbá a primeira estação foi inaugurada em agosto do ano passado e já está funcionando.

Ainda falta a base de Ponta Porã para completar a vigilância aérea na fronteira. Ela já foi finalizada e já está em fase de aceitação, integração e homologação. A previsão é que entre em operação em junho deste ano.

Toda essa barreira aérea pretende por fim ao narcotráfico na região do Brasil com a Bolívia e o Paraguai. Muitos traficantes optam por voos clandestinos para o transporte de drogas, principalmente a cocaína.

São frequentes os casos de intercepção de aeronaves pequenas em Mato Grosso do Sul. Com o sistema radar LP23SST-NG/RSM970S que se destina à vigilância dos tráfegos aéreos (voo em rota), o objetivo é facilitar o trabalho do Controlador de Tráfego Aéreo.

Os radares aumentam a capacidade de vigilância aérea na ZIDA (Zona de Identificação de Defesa Aérea), por meio da detecção de aeronaves cooperativas e não-cooperativas, podendo alcançar um raio de 450 quilômetros, a 30 mil pés, o que corresponde a quase duas vezes a área do Estado do Mato Grosso do Sul.

Os radares são fabricados no Brasil pela empresa Omnisys, em São Bernardo do Campo (SP), o que permite rápido acesso a toda cadeia produtiva, agilizando os procedimentos de assistência técnica por parte do fabricante.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA.COM - Centro de Controle Interno da Aeronáutica tem novo Chefe


Da Redação | Publicada em 16/05/2021 12:51

Uma cerimônia, ocorrida nesta sexta-feira (14), marcou a Passagem de Chefia do Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR). O Brigadeiro Intendente Alexandre Falconiere de Torres assumiu a Chefia da Organização Militar, substituindo o Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva. A solenidade aconteceu em Brasília (DF) e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. Oficiais-Generais do Alto-Comando também prestigiaram o momento.

O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior discursou sobre a importância do controle interno. “A transparência dos gastos públicos tem sido uma constante exigência por parte da sociedade. Cada vez mais, mecanismos de prevenção, detenção e, até mesmo, de punição, têm fortalecido os diversos programas de integridade colocados em prática no âmbito estatal, exigindo que os órgãos públicos se atenham às rígidas normas de controle de suas ações, principalmente as que envolvem a aplicação de recursos orçamentários e financeiros”, discursou.

Em sua despedida, o Major-Brigadeiro Aurélio destacou a importância das atividades do CENCIAR para a aplicação dos recursos da Força Aérea Brasileira (FAB) com qualidade, responsabilidade e legalidade. “A missão precípua do CENCIAR é a de avaliar os processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos do Comando da Aeronáutica e prestar consultoria, quando solicitado, de modo a contribuir para o alcance de seus objetivos, além de apoiar os órgãos de controle externo quando demandado”, disse.

O Oficial-General deixa o CENCIAR para assumir a função de Diretor do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa da Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (MD).

Novo Chefe

Ao assumir a nova função, o Brigadeiro Falconiere falou das expectativas. “É uma honra para mim assumir esta missão que é auditar e controlar e, mais do que isto, orientar todos os gestores das nossas organizações de forma a conduzirem, junto com as boas práticas, os recursos da União no Comando da Aeronáutica”, afirmou.

O Brigadeiro Falconiere é natural do Rio de Janeiro e ingressou na Força Aérea Brasileira em 08 de fevereiro de 1981, sendo promovido ao atual posto em 25 de novembro de 2016. Possui todos os cursos de carreira, além do Curso de Negociação de Contratos e Acordos de Compensação; Curso de Segurança e Defesa, pela Escola Superior de Guerra; MBA em Gestão de Processos em Logística, pela Universidade Fluminense; e MBA em Política e Defesa, pela Fundação Paulista de Tecnologia e Educação.

Dentre as principais atribuições exercidas está a de Assessor Militar do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e Diretor interino do Departamento de Gestão e Articulação da Secretaria Executiva do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Atualmente, deixa a Subdiretoria de Abastecimento da Diretoria de Administração da Aeronáutica para assumir o CENCIAR.