NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL PODER AÉREO


Inauguração da linha de montagem do Gripen no Brasil: o que ainda não contaram para você (parte 3)


Guilherme Poggio | Publicada em 16/05/2023 12:28

O processo industrial da montagem final do Gripen, descrito na partes anteriores desta matéria, que podem ser lidas nestes links  (parte 1 e parte 2) teve como base as informações fornecidas pelo engenheiro da Saab responsável pela linha em Linköping, quando da nossa visita às instalações em 2019.

Tudo indica que o processo será replicado no Brasil, obedecendo aos mais rigorosos processos de segurança. É importante lembrar que a Saab nunca teve uma linha de montagem dos seus caças fora da Suécia em toda a sua história. E veja que a empresa projeta e constrói aeronaves militares desde a década de 1930.

Portanto, a instalação de uma linha de montagem do Gripen na Embraer é tão importante para o Brasil como é para a Saab. No passado, a empresa sueca negociou a produção de componentes do Gripen em outros países, como foi o caso da África do Sul (um dos usuários do Gripen C/D), mas a instalação de uma linha de montagem fora da Suécia, para caças, é inédita.

O Brasil não é exatamente um “marinheiro de primeira viagem” nessa jornada aeronáutica. A Embraer é uma das maiores empresas desse ramo no planeta e seus produtos voam nos cinco continentes. Seus projetos competem nos mercados mais exigentes do mundo e a tecnologia embarcada nas aeronaves não deixa nada a desejar para os concorrentes. Se a Saab procurava um parceiro com capacidade para absorver uma segunda linha de montagem final do Gripen, a escolha não poderia ser mais feliz.

Mesmo com todo esse know-how, a Embraer não é e nunca foi fabricante de aeronaves militares de alto desempenho. Na década de 1970 ela produziu sob licença o jato de treinamento EMB-326, aqui rebatizado de “Xavante” e na década seguinte veio a produção conjunta do jato de ataque subsônico AMX. Desde então a empresa nacional não “ultrapassou a barreira do som”, embora tenha desenvolvido em parceria com outras empresas o programa de modernização do caça F-5 da FAB.

Pelo que apurei no local, a linha já instalada na Embraer contará com dois processos: a montagem estrutural e a montagem final. Conforme visto anteriormente, no processo realizado na linha sueca a montagem estrutural compreende a união das grandes partes da futura aeronave para gerar uma única célula. Na Embraer já existe uma célula que passou por essa etapa.

Portanto, esta mesma célula (cujo C/N – construction number – não foi fornecido) estaria pronta para iniciar os trabalhos de montagem final (ver imagem abaixo). E, seguindo a forma de trabalho empregada na Suécia, esta mesma célula já estaria na Estação 1 para receber os cerca de 17.000 itens programados.

Como a planta já possui duas bancadas distintas, ela pode montar duas aeronaves ao mesmo tempo que estejam passando pela etapa da Seção 1. É importante relembrar que esta é uma complexa e demorada fase onde muitos itens são incorporados à célula. Nas etapas seguintes (sempre levando em consideração o processo feito na Suécia) as células não necessitam mais do apoio das bancadas e podem liberar as mesmas para as próximas células que entrarão na linha de produção.

O espaço físico que existe à frente das bancadas, local onde ocorreu a cerimônia de inauguração da linha de montagem (polígono verde destacado na imagem abaixo), muito provavelmente será ocupado pelas estações 2 e 3 num futuro próximo.

Não precisa ser um gênio da engenharia aeroespacial para notar que o espaço é bastante amplo e possui muita folga para a montagem final das aeronaves. E exatamente pela amplitude da área é possível dizer que a estrutura atualmente instalada pode ser duplicada. O espaço ao lado  das duas bancadas existentes (indicadas por um triângulo azul na imagem acima), atualmente um largo e espaçoso corredor (polígono vermelho) por onde tivemos acesso ao hangar, pode provavelmente receber mais outras duas bancadas, caso seja necessário. E ainda sim sobraria mais da metade da área para a instalação das estações 2 e 3 de montagem.

Quanto às etapas pós-montagem final, em princípio não seriam necessárias grandes mudanças. A planta já possui instalações para a pintura de aeronaves, local apropriado para a instalação de assento ejetor (lembrar que a linha de montagem final do Super Tucano – aeronave que também possui assento ejetor – fica ao lado da linha do Gripen e dentro do mesmo hangar) e bancada para testes de motor.

Para a etapa final, os testes de voo e aceitação, no ano de 2020 a Embraer e a Saab, inauguraram o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Centre), também em Gavião Peixoto. Ou seja, as aeronaves em produção no Brasil poderão contar com o seu ciclo final de fabricação totalmente feito no país antes da entrega para o cliente. Lembrando que existem também etapas do ciclo inicial da fabricação, caso de partes da célula que são enviadas às linhas da Embraer no Brasil e da Saab na Suécia  (como fuselagem dianteira, traseira, caixões das asas, entre outros componentes) que são feitas no país, nas instalações da SAM (Saab Aeronáutica Montagens) em São Bernardo do Campo, SP.

Atualmente estão contratadas a montagem final de 15 exemplares do modelo monoposto pela Embraer. Todas estas aeronaves são do primeiro lote. Espera-se que um segundo lote seja firmado em breve e que a Embraer possa construir mais unidades, afinal a planta possui uma boa capacidade de produção.

 

PORTAL METROPÓLES (DF)


Anápolis lança campanha de combate à violência sexual infanto-juvenil

Programação do Maio Laranja, promovido por Anápolis (GO), terá peças de teatro, palestras e ações de rua

Laura Braga | Publicada em 16/05/2023 12:20

O município de Anápolis, a cerca de 55 km da capital goiana, lançou neste mês a campanha do Maio Laranja, de conscientização contra o abuso e a exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes. O início das atividades se deu na última sexta-feira (12/5).

A roda de conversa aconteceu no Teatro Municipal e contou com a presença de educadores, servidores, sociedade civil e autoridades que fazem parte rede de proteção da criança e adolescente de Anápolis, como o juiz da Vara da Infância e da Adolescência, Carlos Limongi, que mediou o debate na companhia da secretária de Integração, Eerizania Freitas.

“Precisamos nos unir nessa causa, trabalhar efetivamente no combate a qualquer tipo de violência à criança e adolescente, não pelo que é garantido na constituição, mas principalmente porque elas são o futuro do nosso país. Precisamos de cada um lutando contra esse mal que assola nossa sociedade”, afirmou Limongi.

No Brasil, um estudo realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontou que, entre 2017 e 2022, foram registrados 179.277 casos de estupro ou estupro de vulnerável com vítimas de até 19 anos, o que representa uma média de quase 45 mil casos por ano. De todos os envolvidos, 62 mil vítimas são crianças de até 10 anos. Isso significa que a cada 15 minutos uma criança é violentada sexualmente no país.

“Além da violência sexual, que é a mais relatada, ainda temos a violência física, a psicológica, a moral, a lesão autoprovocada. Tudo isso pode gerar comportamentos diferentes por parte da criança e adolescente, como timidez ou extroversão exagerada, introspecção, agressividade. Precisamos mudar essa realidade e somente com o apoio e a mobilização de toda a sociedade é que conseguiremos fazer a diferença no local em que estivermos”, comentou Eerizania Freitas.

A mobilização da campanha já vem acontecendo desde o início do mês nas escolas e CMEIs da rede municipal de Educação, assim como por meio da realização de rodas de conversas e palestras. E mais ações estão previstas para as próximas semanas, como peças teatrais para estudantes do Programa Integração e do Projeto Forças no Esporte (Profesp) e capacitação de toda a rede de proteção.

Já no dia D da campanha, 18 de maio, acontecerá uma blitz educativa em várias locais da cidade. No dia 21 terá o seminário Maio Laranja, com o tema “O Enfretamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes de Anápolis”, e a participação do palestrante Dr. Heitor Moreira de Oliveira, juiz de direito titular da vara de Rio Grande da Serra, em São Paulo.

A campanha denominada “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” é realizada nacionalmente pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Rede ECPAT Brasil em parceria às Redes Nacionais de Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Em Anápolis, é promovida pela Prefeitura de Anápolis, pelo Juizado da Infância e da Juventude e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e com o apoio de toda a rede de proteção, que inclui conselhos de direito, Ministério Público, IML, Conselho Tutelar, Tribunal de Justiça, Câmara Municipal, imprensa, Secretarias Municipais e Ordem dos Advogados do Brasil.

Confira a programação
Durante todo o mês – Palestras e ações nas unidades de ensino da Rede Municipal de Educação

15 e 16 de maio
Peça Teatral: Um Lugar Sensível
Público: Estudantes do Programa Integração
Horário: 9h e 14h
Local: Teatro Municipal

17 de maio
Peça Teatral: Um Lugar Sensível
Público: Crianças do Forças no Esporte (PROFESP)
Horário: 9h
Local: Base Aérea de Anápolis

17 de maio
Palestra: Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Público: Adolescentes do Forças no Esporte (PROFESP)
Horário: 14h30
Local: Base Aérea de Anápolis

18 de maio
Blitz Educativa: Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Horário: 8h30 às 10h30
Locais: Semáforo em frente ao SESI Jaiara, Viaduto da Av. Goiás com a Av. Brasil, Terminal Urbano de Anápolis e Posto da PRF (sentido Brasília)
Encerramento: Praça Bom Jesus às 11h

19 de maio
Dia “D”: Plantando Sementes e Colhendo Flores
Horário: 9h às 10h
Local: CMEI Professora Cinthya Rodrigues Costa dos Santos

19 de maio
Dia “D”: Plantando Sementes e Colhendo Flores
Horário: 14h às 16h
Local: Colégio Estadual Adolpho Batista

23 de maio
Seminário Maio Laranja com o palestrante Dr. Heitor Moreira de Oliveira (Meritíssimo Juiz de Direito Titular da Vara de Rio Grande da Serra – SP)
Público: Aberto ao público geral
Horário: 8h às 17h
Local: Teatro Municipal de Anápolis
Inscrições pelo site: https://abre.ai/maiolaranjaanapolis

PORTAL DEFESANET


Forças Armadas atuam no combate a crimes transnacionais durante Operação “Ágata” – DefesaNet


Ricardo Fan | Publicada em 16/05/2023 12:57

Como parte das ações da Operação “Ágata” – Comando Conjunto Uiara -, tropas do Comando Militar da Amazônia seguem atuando na região do rio Traíra, no Amazonas, no combate aos crimes transnacionais. Os militares do Exército Brasileiro já navegaram nos cursos de águas dos rios Japurá e Puruê com destino a Vila Bittencourt, onde está localizado o 3º Pelotão Especial de Fronteira.

Também, na região, o Navio-Patrulha “Roraima”, da Marinha do Brasil, realiza ações de Patrulhamento, Inspeção Naval e Patrulha (terrestre e naval) no rio Jutaí e seguirá em direção ao rio Solimões. A movimentação dos militares na região busca intensificar a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira. Recentemente, foi apreendida uma embarcação com material ilícito e inutilizadas dragas do garimpo ilegal, demonstrando capacidade operacional e logística das Forças Armadas.

A Operação “Ágata” – Comando Conjunto Uiara -, coordenada pelo Ministério da Defesa, conta com a atuação da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira em cooperação com órgãos federais, estaduais e municipais, além de agências governamentais.

Apreensão de 400 quilos de drogas na fronteira
Comando Conjunto Uiara da Operação Ágata realizou uma grande apreensão de droga na madrugada desta terça-feira, dia 16. Durante patrulhamento fluvial, militares do 3º Batalhão de Infantaria de Selva realizaram a abordagem de três indivíduos em uma embarcação do tipo voadeira. Na embarcação, foram localizados cerca de 400 quilos de maconha tipo skank. A embarcação e a droga foram apreendidas e os suspeitos foram detidos e encaminhados à Polícia Federal.

A atuação do Comando Conjunto Uiara acontece por meio da cooperação entre as Forças Armadas no combate a crimes na região da tríplice fronteira da Amazônia (Brasil, Colômbia e Peru). O Comando realiza patrulhamentos aéreo, terrestre e naval para o combate a crimes ambientais e crimes relacionados à área de fronteira. Na semana passada, o Comando apreendeu uma embarcação e duas dragas do garimpo ilegal. 

Operação Ágata
A Operação Ágata tem o objetivo de combater crimes transfronteiriços e ambientais, além de intensificar a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira. É coordenada pelo Ministério da Defesa e executada pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira em cooperação com órgãos federais, estaduais e municipais e agências governamentais.

No Comando Conjunto Uiara, as Forças Armadas atuam em coordenação com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Polícia Federal e a Secretaria Especial de Saúde Indígena.

 

Em feira de drones, Defesa apresenta controle de aerolevantamentos e soluções para a proteção do meio ambiente – DefesaNet


Ricardo Fan | Publicada em 16/05/2023 14:00

Entre os dias 09 e 11 de maio, representantes do Ministério da Defesa (MD) participaram do evento DroneShow, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A iniciativa é uma oportunidade para as empresas participantes apresentarem soluções de mapeamento, inspeções e pulverização com drones, com aplicação em diversas áreas, como Agricultura, Logística, Defesa, Segurança, Energia e outras. Entre as atrações, os visitantes puderam conhecer as soluções do Centro-Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) para apoiar as ações do governo federal na proteção da Amazônia Legal e da Amazônia Azul, além do trabalho da pasta no registro e no controle de aerolevantamentos por meio de drones. A feira contou com cerca de 3.500 participantes de 30 países. A DroneShow, que ocorre de forma presencial desde 2015, reúne fabricantes e importadores de drones, tecnologia embarcada, robótica, sistemas autônomos, plataformas de processamento de dados, bem como prestadores de serviços, entidades reguladoras, universidades, startups, usuários públicos e privados dessas tecnologias. O Coordenador-Geral de Inteligência do Censipam, Raimundo Lopes Camargos Filho, falou da presença do ministério no evento. “A participação do Censipam foi importante para divulgar a produção de informações qualificadas, que contribuem para a proteção e para o desenvolvimento sustentável na Amazônia”, destacou.

Além do estande montado pelo Censipam, no dia 09 de maio, um representante da Seção de Geoinformação, Meteorologia e Aerolevantamento (SEGMA) do MD apresentou o painel “Dia-a-dia do MD (Ministério da Defesa) no registro e controle dos aerolevantamentos utilizando drones”, no 9º Fórum de Regulamentação para Drones. Na oportunidade, foram exibidas inovações voltadas para o registro de empresas que usam drones para mapeamento de precisão. Trata-se de uma área essencial para a atuação das Forças Armadas, pois permite o mapeamento de fronteiras e outras áreas sensíveis, que são utilizadas na proteção ambiental e na garantia da soberania do País, por exemplo.

Espaço – No mesmo local da Drone Show, dois outros eventos ocorreram simultaneamente: o SpaceBR e o MundoGeo Connect. A FAB participou do SpaceBR Show 2023 com um estande de 44 metros quadrados, onde mostrou o Centro de Lançamento de Alcântara, já consolidado como um dos principais locais para lançamento de foguetes. No estande, quatro projetos foram destaque: o foguete VSB-30 e os satélites ITASAT-1, Sport e ITASAT -2.

 

 

 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


PCDF - ESPC/PCDF esteve na Base Aérea de Brasília e no Colégio Projeção com o museu de drogas


Da Redação | Publicada em 16/05/2023 17:35

A ESPC/PCDF esteve na Base Aérea de Brasília e no Colégio Projeção de Sobradinho nos dias dias 15 e 16/05, respectivamente. A prevenção foi norteada por reflexões sobre as escolhas e suas consequências quando se opta por entrar no mundo das drogas, seja lícita ou ilícita. Os recrutas do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica de Brasília-SEREP-BR e os alunos do Ensino Médio foram os beneficiados. Previna-se, saiba escolher, pense no futuro, diga não às drogas! @fab_oficial @colegio_projecao @espc_pcdf