NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Respiradores consertados pelo Senai são levados pela FAB ao Amapá

Dos 1.229 ventiladores pulmonares recebidos pelo Senai, 194 foram devolvidos, 655 estão em manutenção, 119 em calibração e 195 em triagem

Do R7 | Publicada em 17/04/2020 16:13 | Atualizado em 17/04/2020 16:15

Respiradores hospitalares consertados pelo Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), do Senai/MG, foram levados por avião da FAB (Força Aérea Brasileira) nesta sexta-feira (17), de Belo Horizonte para Macapá (AP).

A operação faz parte do trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), das Forças Armadas e empresas para ajudar no combate ao coronavírus em todo o país.

Até agora, o Senai recebeu 1.229 ventiladores pulmonares. Ao todo, 194 já foram devolvidos. Cerca de 655 já estão em manutenção, 119 em calibração e 195 em triagem. O esforço faz parte de uma rede voluntária articulada pelo Senai com grandes indústrias e instituições criada para consertar ventiladores pulmonares que estão sem uso em todo o país.

Com o remanejamento da malha aérea brasileira, durante o período de pandemia, Macapá está recebendo apenas um voo comercial semanal, às quintas-feiras, na linha Brasília/Macapá, Macapá/Brasília. Além disso, a capital do Amapá não tem ligação terrestre com nenhuma outra capital brasileira. Com a dificuldade de logística, o Senai e as Forças Armadas estão trabalhando para transportar os equipamentos que podem salvar vidas no estado.

“O Senai possui hoje a maior rede de apoio à inovação e ao aumento de produtividade na indústria, que está sendo colocada à disposição de toda sociedade brasileira neste momento em que o Brasil e o mundo enfrentam um grave problema”, explica o diretor-geral Rafael Lucchesi.

Força-Tarefa

A Iniciativa + Manutenção de Respiradores, com pontos de manutenção gratuita em 19 estados, tem a participação de unidades do Senais e dos parceiros ArcelorMittal, Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Ford, General Motors, Honda, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e POLI-USP, Jaguar Land Rover, Mercedes- Benz do Brasil, Moto Honda, Renault, Scania, Toyota e Vale.

A ação conta com o apoio do Ministério da Saúde, do Ministério da Economia, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin). Além de realizar a manutenção, o Senai treinou os funcionários dos parceiros.

Os hospitais que possuem respiradores parados podem solicitar o serviço no SENAI e a instituição ajuda interessados a encontrar os endereços dos pontos de manutenção. Para os locais onde não há pontos de reparo, há a possibilidade de enviar os equipamentos a pontos de reparo.

JORNAL A CRÍTICA (MS)


Aeronave da FAB transporta neste sábado respiradores hospitalares para a Capital

A chegada está prevista para as 12h45 (horário de Brasília) na Ala 5

Da Redação Com Assessoria | Publicada em 17/04/2020 17:48

Uma aeronave C-105 Amazonas da FAB (Força Aérea Brasileira) realiza, neste sábado (18), o transporte de 15 respiradores hospitalares e 20.000 máscaras de proteção de Guarulhos (SP) para Campo Grande. A missão interministerial, designada pelo Ministério da Defesa, em ação coordenada com o Ministério da Saúde, faz parte da Operação COVID-19. A chegada está prevista para as 12h45 (horário de Brasília) na Ala 5 – Base Aérea de Campo Grande.

A Força Aérea Brasileira tem atuado ativamente em apoio aos brasileiros no enfrentamento à pandemia da COVID-19. Na Operação Regresso à Pátria Amada Brasil, a FAB repatriou brasileiros e familiares que estavam na China, prestando todo o suporte durante a quarentena destes cidadãos na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis.

Em outra missão, coordenada pelo COMAE (Comando de Operações Aeroespaciais) junto ao Centro de Operações Conjuntas do MD (Ministério da Defesa), duas aeronaves C-130 Hércules foram empregadas na repatriação de um grupo de 66 brasileiros que estavam no Peru. Nas últimas semanas, as aeronaves da FAB têm atuado no transporte de medicamentos e equipamentos entre diversas regiões do país no enfrentamento ao COVID-19.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Nota conjunta do MRE e da Defesa: repatriação dos integrantes da representação diplomática e das repartições consulares brasileiras na Venezuela


Publicada em 17/04/2020 16:02

Brasília, 17/04/2020 - Os integrantes da representação diplomática e das repartições consulares brasileiras na Venezuela, incluindo diplomatas e demais servidores do Itamaraty, adidos militares e civil e familiares, totalizando 38 pessoas, regressam nesta sexta-feira (17) a Brasília, Distrito Federal, em voo da Força Aérea Brasileira procedente de Caracas.

A aeronave C-130 Hércules da FAB transporta também um grupo de 12 brasileiros em repatriação.

A operação, determinada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, é ação coordenada entre o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Defesa.

Departamento de Comunicação Social do Ministério das Relações Exteriores
Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa

Operação Covid-19: Forças Armadas doam alimentos para famílias de baixa renda


Por Mariana Alvarenga E Tenente Franklin | Publicada em 17/04/2020 18:04

Brasília (DF), 17/04/2020 – A Operação Covid-19 está em atividade por todo o país, buscando mitigar os efeitos do Coronavírus. Até o momento, 29 mil militares, utilizando-se de 816 viaturas, 61 embarcações e 17 aeronaves participam ativamente desse combate. Uma das ações que se destaca é a entrega de água e de alimentos a famílias que se encontram em situação vulnerável, diante da impossibilidade de trabalho em face ao isolamento social.

Na Região Sul, em Santa Cruz do Sul (RS), militares transportaram, nesta sexta-feira (17), 630 cestas básicas da Central de Doações da Defesa Civil de Porto Alegre para o Batalhão do município. Em seguida, foram distribuídas às famílias necessitadas. Em Nova Santa Rita (RS), equipe do Exército realizou a montagem e distribuição de kits de higiene para moradores de baixa renda.

Em Rio Pardo (RS), sete comunidades da área rural estão sendo abastecidas com água potável. Na capital do estado, Porto Alegre, 10 mil protetores faciais foram entregues para a Defesa Civil destinados a profissionais de saúde e de segurança. Em Maringá (PR), em parceria com a prefeitura, equipe do Exército participou de campanha de arrecadação de alimentos para distribuição a pessoas de baixa renda.

Na Região Norte, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Manaus (AM) para Porto Velho (RO) para transportar materiais e militares que farão a descontaminação do Aeroporto Internacional da capital rondoniense.

Em Itaituba (PA), militares realizam o empréstimo e a montagem de barracas em um Posto Sanitário operado por agentes de saúde do município, dando suporte à ação de triagem realizada com a finalidade de detectar possíveis portadores de sintomas do coronavírus.

No Centro Oeste, foi feita a desinfecção da rodoviária interestadual de Brasília. Em Corumbá (MS), foi feita a descontaminação do posto de imigração na fronteira com a Bolívia.

No Sudeste, em Belo Horizonte (MG), foi realizada capacitação de agentes de diversas instituições para desinfecção de locais públicos, com foco em presídios, penitenciárias e casas de detenção.

Na Região Nordeste, houve desinfecção da estação ferroviária de Natal (RN), conduzida por militares da Equipe de resposta Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (BNQR). No mesmo estado, a FAB entregou 5 toneladas de alimentos para familiares dos alunos atendidos pelo Programa Forças no Esporte (Profesp) em Parnamirim (RN). A ação contempla os 400 beneficiários do Profesp, dos quais 12 são portadores de necessidades especiais.

Parceria MD-CNI: Respiradores reparados pelo SENAI retornam a unidades de saúde


Por Tenente Felipe Bueno E André Pinto | Publicada em 17/04/2020 15:54

Brasília (DF), 17/04/2020 - Pouco mais de uma semana após recolher respiradores em hospitais de Brasília (DF) e Macapá (AP) e entregar ao Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), as Forças Armadas estão devolvendo os aparelhos consertados. Os equipamentos foram reparados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). A iniciativa integra uma parceria do Ministério da Defesa com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para a missão, foi acionada uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que transporta os equipamentos, agora em condições de uso, de Belo Horizonte (MG) até seus locais de origem.

O Transporte Aéreo Logístico é realizado desde a manhã desta sexta-feira, pela aeronave C-95 Bandeirante, do Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA) - Esquadrão Pégaso, que decolou de Belo Horizonte às 9h com destino a Fortaleza (CE) e escala em Salvador (BA) e Recife (PE). Além da devolução dos respiradores prontos, a parceria entre Ministério da Defesa e Confederação Nacional da Indústria (CNI) também proporcionou o transporte de outros itens úteis no combate à pandemia da COVID-19. Para a produção de máscaras rígidas, cinco impressoras 3D, folhas de acetato e peças adicionais seguem até o Amapá, além de máscaras descartáveis e aventais. Até a capital cearense, a tripulação também transportou medicamentos.

A previsão de chegada da carga a Macapá é neste sábado. Além dos equipamentos já prontos, a missão também levou no caminho de ida ao SENAI-FIEMG mais nove respiradores mecânicos para manutenção, oriundos do Rio de Janeiro (RJ), entregues na última quinta-feira (16). A ação logística foi promovida pelo Ministério da Defesa (MD), por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) e da Chefia de Logística (CHELOG), e gerenciada pelo Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM). Em Macapá, o equipamento será levado para a Maternidade Mãe Luzia e para o Hospital da Criança e do Adolescente.

De forma voluntária e gratuita, dez unidades do SENAI e diversas empresas se propuseram a consertar ventiladores mecânicos que estavam quebrados em todo o Brasil. São 15 pontos realizando o reparo de respiradores inutilizados, a fim de ajudar no tratamento de pacientes da COVID-19 em 13 estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Para realizar o serviço, o SENAI conta com engenheiros mecânicos, eletricistas e de automação, além de técnicos com conhecimento em equipamentos eletroeletrônicos, que estão unindo esforços com empresas que já faziam esse tipo de manutenção. A FAB foi acionada para realizar o transporte gratuito dos equipamentos, de cidades sem infraestrutura para realizar o conserto até um ponto de manutenção.

Além do reparo de ventiladores mecânicos, o CIT SENAI está produzindo 3 mil litros de álcool em gel 70%, em parceria com o Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A produção do álcool já foi iniciada e será distribuída para hospitais públicos, asilos ou creches que necessitem do material. Além disso, máscaras estão sendo produzidas pelo SENAI Modatec, para distribuição em Belo Horizonte. No interior do estado, unidades também têm se organizado para contribuir neste momento de pandemia.

Operação Covid-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à Covid-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia e recebeu o nome de Operação Covid-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para que esses avaliem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, poderá ser encaminhada ao Gabinete de Crise, que irá determinar a melhor forma de atendimento.

Fotos: Tenente Landin e Suboficial Moreira/FAB

PORTAL DEFESANET


Esquadrão Rumba inicia Curso de Especialização da Aviação de Transporte

Os 42 Aspirantes a Oficial Aviadores iniciaram a atividade após conclusão do Curso de Instruções Técnicas da aeronave C-95M

Ten Matheus, Asp Letícia Faria E Maj Monteiro | Publicada em 17/04/2020 11:20

O Esquadrão Rumba (1º/5º GAV), sediado em Parnamirim (RN), deu início nessa quarta-feira (15), ao Curso de Especialização Operacional da Aviação de Transporte (CEO-TR). Os 42 Aspirantes a Oficial Aviadores da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciaram a atividade após concluírem o Curso de Instruções Técnicas da aeronave C-95M e de treinamento de procedimentos normais e de emergência no simulador.  

A primeira instrução foi ministrada pelo Comandante do Esquadrão Rumba, Tenente-Coronel Aviador Ailton David Cabral Júnior. “O preparo teórico, dedicação e padronização não só dos estagiários, mas também dos instrutores de voo é primordial para o êxito ao final dos oito meses de curso”, comentou e, ainda, destacou a importância da fase de adaptação diurna do curso. “Faz parte do primeiro contato com um avião multimotor por parte dos futuros pilotos da Aviação de Transporte. É onde eles são lapidados para comporem missões nos esquadrões operacionais da Forca Aérea Brasileira”, disse.

A primeira instrução

A missão teve seu início às 8 horas, com o briefing do comandante. Após um início de dia chuvoso em Parnamirim, a meteorologia deu sinais de melhora ao final da manhã. A decolagem foi realizada às 14h15 e, nesta primeira missão, o estagiário teve o seu primeiro contato propriamente dito com uma aeronave multimotor. Os Aspirantes a Oficial Aviadores executarão, nesta fase do Programa de Especialização Operacional (PESOP), exercícios de adaptação a pilotagem do novo vetor em diversas situações, como táxi, decolagem, voo monomotor e pouso. No decorrer da fase básica do CEO-TR, realizarão missões de adaptação noturna, voo por instrumentos, navegação em rota e voo em formatura.

O Aspirante a Oficial Aviador Igor Lettieri Dias comentou sobre a experiência. “Estou gostando da dinâmica de tripulação, do Crew Resource Management (CRM), que é intrínseco nas missões das aeronaves multimotores. O gerenciamento das situações é feito em conjunto com a tripulação para tomar a melhor decisão possível, e não mais sozinho como era feito na instrução aérea na Academia da Força Aérea”, relatou.

Após demonstrar o domínio da aeronave Bandeirante nesta etapa primária, será iniciada a fase Avançada da Aviação de Transporte do PESOP, quando o estagiário realizará missões de treinamento para emprego em cenário de combate real, como Pouso Noturno com Balizamento Tático (PNBT), navegação à baixa altura, lançamento de carga e de paraquedistas.

Simulador da aeronave C-95M

As instruções iniciaram, ainda no dia 9 de abril, no simulador da aeronave C-95-M. O treinamento teve a finalidade de adaptar os alunos à aeronave que será voada durante a vida operacional dos oficiais após a chegada nos Esquadrões de Transporte Aéreo (ETA) e de Patrulha. O simulador de voo é uma importante ferramenta de adaptação, sendo usada principalmente para a ambientação dos pilotos e manutenção da operacionalidade, possuindo a capacidade de treinamento de panes simuladas e até mesmo exercícios em voo.

Com essa capacidade, os instrutores e alunos se mantêm preparados para possíveis eventualidades que ocorram em situação real, e salvaguardar as vidas de passageiros e demais tripulantes que estejam sob suas responsabilidades na aeronave. O simulador é o primeiro contato dos aspirantes com a instrução do C-95M, usado também para realizar missões de voo por instrumento.

Aeronave C-95 Bandeirante da FAB transporta respiradores entre o RJ e BH

Nove equipamentos foram entregues para reparos no Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI-FIEMG

Da Redação | Publicada em 17/04/2020 11:50

Uma aeronave C-95 Bandeirante da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta quinta-feira (16/04), missão de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. O avião, pertencente ao Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo - Esquadrão Pégaso (5º ETA), transportou nove respiradores do Rio de Janeiro (RJ) para Belo Horizonte (MG). A missão interministerial foi designada pelo Ministério da Defesa, em ação coordenada com o Ministério da Saúde e com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A aeronave com o carregamento decolou da Ala 11 – Base Aérea do Galeão (RJ), às 14h15 (horário de Brasília) e pousou na capital mineira às 15h30. Os respiradores foram entregues para reparos no Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI-FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e, futuramente, serão empregados no combate ao novo Coronavírus.

O Comandante da Aeronave, Tenente Aviador Diogo Landim Simões, diz que se sente orgulhoso em participar da Operação COVID-19, integrando os esforços da Força Aérea. “Ao transportar esses respiradores, estamos levando esperança a uma boa parte da sociedade brasileira”, comentou.

OPERAÇÃO COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza mais de 28 mil militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do Coronavírus em apoio à população. Até o momento, são empregadas 816 viaturas, 71 embarcações e 26 aeronaves.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

JORNAL O TEMPO (MG)


Após conserto, Senai em Minas devolve respiradores a Macapá

Até agora, Senai já recebeu 1.229 ventiladores pulmonares e devolveu 194; do total, cerca de 655 já estão em manutenção, 119 em calibração e 195 em triagem

Da Redação | Publicada em 17/04/2020 14:47

Dez respiradores hospitalares, consertados pelo Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) do Senai em Minas, foram embarcados em voo nesta sexta-feira (17) do aeroporto de Confins com destino a Macapá. Toda a operação faz parte do esforço da entidade, das Forças Armadas e de empresas para ajudar no combate ao coronavírus em todo o país.

Os equipamentos foram transportados por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que levou também impressoras 3D para fabricação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Até agora, o Senai já recebeu 1.229 ventiladores pulmonares. Ao todo, 194 já foram devolvidos. Cerca de 655 já estão em manutenção, 119 em calibração e 195 em triagem. O esforço faz parte de uma rede voluntária articulada pelo serviço, com grandes indústrias e instituições, que foi criada para consertar ventiladores pulmonares que estão sem uso em todo o país.

“O Senai possui hoje a maior rede de apoio à inovação e ao aumento de produtividade na indústria, que está sendo colocada à disposição de toda a sociedade brasileira neste momento em que o Brasil e o mundo enfrentam um grave problema”, explica o diretor geral do Senai, Rafael Lucchesi.

A Iniciativa + Manutenção de Respiradores, com pontos de manutenção gratuita em 19 Estados, tem a participação de unidades do Senai e dos parceiros ArcelorMittal, Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Ford, General Motors, Honda, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e POLI-USP, Jaguar Land Rover, Mercedes-Benz do Brasil, Moto Honda, Renault, Scania, Toyota e Vale.

OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - FAB transporta militares e medicamentos para Porto Velho (RO)


André Magalhães | Publicada em 17/04/2020 18:31

Uma aeronave C-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da Ala 8 – Base Aérea de Manaus (AM), nesta sexta-feira (17/04), às 7h35 (horário de Brasília), transportando militares que farão a descontaminação do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira, em Porto Velho (RO). O avião do Esquadrão Arara (1º/9º GAV) também transportou suprimentos de saúde, totalizando, aproximadamente, 1,9 toneladas de carga. O pouso na capital rondoniense ocorreu às 9h45.

A missão de descontaminação será realizada pela equipe de Defesa Química, Biológica Radiológica e Nuclear (DQBRN) da Marinha do Brasil (MB). A ação consiste na desinfecção de locais públicos, atendendo à Operação COVID-19. A intenção é evitar a propagação do vírus em áreas com grande circulação, por meio da higienização de espaços com maior fluxo de pessoas, reforçando as ações de prevenção.

O Piloto do Esquadrão Arara, Tenente Aviador Lucas Luiz de Ávila, destacou a atuação durante o enfrentamento ao novo Coronavírus. “Realizamos missões de Transporte Aéreo Logístico em toda região Norte, apoiando o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil. Na Operação COVID-19, que tem relevância nacional, é importante operarmos de maneira conjunta no enfrentamento dessa pandemia”, disse.

Operação COVID-19

Esta missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde. O Transporte Aéreo Logístico é uma das muitas ações realizadas pelo Ministério da Defesa no contexto da Operação COVID-19. Militares das Forças Armadas também estão envolvidos em campanhas de conscientização, vacinação e descontaminação.

Ainda atuam apoiando órgãos de saúde com a montagem de postos de triagem; fiscalização da entrada e saída de passageiros nas fronteiras, nos aeroportos e nos portos; confecção e distribuição de máscaras; além de inspeções navais em todo o território nacional.

MIDIAMAX - Operação Covid-19: FAB traz para MS 15 respiradores e 20 mil máscaras

Aeronave C-105 desembarca em Campo Grande neste sábado

Renan Nucci | Publicada em 17/04/2020 18:25

Nesta sábado (18), desembarca em Campo Grande uma aeronave modelo C-105 Amazonas da FAB (Força Aérea Brasileira), que traz de Guarulhos (SP) para Mato Grosso do Sul, no âmbito da Operação Covid-19, 15 respiradores hospitalares e 20 mil máscaras de proteção. Os equipamentos serão usados no combate ao coronavírus.

Conforme nota, a chegada está prevista para às 12h45, na Ala 5, Base Aérea. Além do transporte de equipamentos, a FAB tem auxiliado em outras ações. Na Operação Regresso à Pátria Amada Brasil, repatriou brasileiros e familiares que estavam na China, prestando suporte durante à quarentena dos cidadãos em Anápolis (GO).

Em outra missão, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais, junto ao Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, duas aeronaves C-130 Hércules foram empregadas na repatriação de um grupo de 66 brasileiros que estavam no Peru.