NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


General do exército venezuelano é encontrado morto em hotel

Jesús Hernandez era próximo de ex-diretor de serviço de inteligência, que foi um dos líderes do levante fracassado do dia 30 de abril.

Publicada em 17/05/2019 14:39

O general das forças armadas da Venezuela Jesús Alberto García Hernández foi encontrado morto na quarta (15) em um quarto de hotel situado na rodovia que liga Caracas à capital do estado vizinho de Miranda, Los Teques, confirmou nesta sexta-feira à Agência Efe uma fonte do Ministério Publico venezuelano.

O corpo foi encontrado no dia 15 de maio no quarto de um hotel na rodovia Pan-Americana, de acordo com a fonte, que não deu detalhes sobre as condições em que o corpo foi descoberto, mas assinalando que o Ministério Público já iniciou uma investigação sobre o caso.

Corpo foi encontrado com arma na mão

A imprensa, citando informações do Corpo de Pesquisas Científicas, Penais e Criminalísticas (CICPC, na sigla em espanhol), assegurou que García Hernández foi encontrado morto vestido com seu uniforme, com uma arma na mão direita e um ferimento na cabeça.

"O Corpo de Pesquisas Científicas Penais e Criminalísticas abriu uma investigação pela morte catalogada de suicídio, em sua fase preliminar", relatou o site de notícias "Efecto Cocuyo".

Até o momento, nenhuma autoridade nem a Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) se pronunciou publicamente sobre a morte do major-general.

JORNAL DO SENADO


Contingenciamento não é corte, diz Roberto Rocha


Publicada em 17/05/2019 15:00

O contingenciamento é uma ferramenta de gestão utilizada por todos os governos e não pode ser considerada corte porque não é definitiva, defendeu o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) nesta sexta-feira (17), em Plenário. O parlamentar defendeu a legitimidade do bloqueio de verbas para institutos e universidades federais e afirmou que a medida também foi aplicada a outros setores, como Forças Armadas.

A polêmica em torno do assunto, analisou o senador, foi motivada pela justificativa do ministro da Educação, Abraham Weintraub, quando anunciou o bloqueio de verbas. Na época, o chefe da pasta acusou as universidades afetadas de "promoverem balbúrdia em vez de conhecimento".

— Essa confusão toda nasceu de uma colocação errada do ministro da Educação, que não pode tratar de ideologia. Então, essa crise todinha podia estar sendo eliminada se tivesse o ministro falado menos e feito mais. Ele acerta muito no conteúdo, mas erra na forma em determinados momentos — criticou.

OUTRAS MÍDIAS


PODER AÉREO - Formandos do curso de montagem do Gripen seguem para a Suécia

De malas prontas, integrantes da segunda turma de montadores da Saab Aeronáutica Montagens (SAM) concluem treinamento antes de viagem para a Suécia

Publicada em 17/05/2019 11:00

Os sete formandos do curso preparatório de montagem do Gripen, realizado nas instalações da Akaer, empresa de engenharia voltada para os mercados aeroespacial e de defesa, e parceira da Saab no programa Gripen, caminham para a próxima etapa de treinamentos práticos, chamados on-the-job, na Suécia. Essa é mais uma fase do programa de transferência de tecnologia para o desenvolvimento do caça Gripen no Brasil.

O curso tinha por objetivo acelerar o domínio da mecânica do trabalho e fazer com que os montadores se acostumassem às nomenclaturas, às documentações e à forma que se constrói todo o processo da fábrica.

“Recebemos feedback da Suécia de que as outras turmas que estão em treinamento tiveram uma adaptação bastante fácil por conta dessa etapa que antecedeu o embarque. O processo foi bastante satisfatório”, comemora Laércio Pereira, gerente de RH da SAM.

O time, que é o terceiro de profissionais da SAM, e o segundo de montadores aeronáuticos a seguirem para Linköping, na Suécia, será o primeiro a retornar após um ano de intensa imersão, para, efetivamente, dar início à produção das aeroestruturas na fábrica do Gripen em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo. No total, 34 funcionários, entre operadores, engenheiros e gerentes, cruzarão o oceano para receber uma grande injeção de tecnologia e inovação.

“Esse é um momento importante para a SAM e para os colaboradores que compõem a segunda turma. Fechamos mais um capítulo de preparação para a viagem à Suécia, onde o treinamento terá continuidade na fábrica”, explicou Marcelo Lima, diretor geral da SAM.

Na Suécia, o grupo estará inserido em uma situação real de trabalho, na linha de montagem do caça, na qual terão a oportunidade de conhecer todas as práticas de produção da Saab e serão responsáveis por trazer todo o conhecimento para desenvolver as habilidades no Brasil. “Essa turma de montadores terá a vivência de um processo completo e enfrentará todos os desafios da produção do caça” disse Fernando Ferraz, vice-presidente operacional da Akaer.

“A parceria entre a Saab e a Akaer é frutífera para as empresas e para o país. Tratamos o projeto como um formador de profissionais mais completos e pessoas melhores, uma vez que esses jovens passarão por uma experiência de vida única ao se mudarem para a Suécia e permanecerem por lá durante um ano”, exaltou Bibiana Misumi, diretora de desenvolvimento organizacional da Akaer.

Essa experiência se propõe formar um montador aeronáutico responsável por toda a operação. “Estamos formando um profissional capaz de atuar em todo o processo da montagem, ou seja até a inspeção final. Ele será responsável pelo todo, bem diferente do que o mercado de trabalho pratica”, completou Laércio.

Gabriel Gomes, integrante da segunda turma de montadores, fez os agradecimentos em nome da turma. “Esse é um momento muito especial para todos nós. Essa é uma missão de suma importância para nossa carreira, mas também para o desenvolvimento do nosso país”, agradeceu o aluno. “Isso não seria possível sem o apoio e a imensa competência dos profissionais envolvidos no treinamento que se dedicaram a nos preparar para essa imensa jornada. Não mediremos esforços para valorizar, mostrar e colocar prática tudo o que aprendemos aqui”, finalizou Gabriel.