NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Avião da FAB busca órgãos doados por família de homem que teve morte cerebral em Tatuí

Segundo a prefeitura da cidade, foram retirados coração, rim, fígado, pâncreas, ossos e córnea do paciente. Órgãos serão doados para pessoas que aguardam na fila para transplante.

Por Tv Tem | Publicada em 17/09/2021 17:34

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta sexta-feira (17), o transporte de órgãos de um homem de 39 anos que teve morte cerebral em Tatuí (SP). A ação contou com o apoio da prefeitura da cidade e de equipes médicas de vários hospitais.

De acordo com a prefeitura de Tatuí, foram retirados coração, rim, fígado, pâncreas, ossos e córnea do paciente. Os órgãos serão doados para pessoas que aguardam na fila para transplante.

A prefeitura informou que o fígado do homem será levado para São José dos Campos, o coração e o pâncreas para São Paulo, a córnea para Sorocaba, os ossos para Marília e os rins para Botucatu (SP). O motivo da morte do paciente não foi informado.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o segundo país que mais realiza transplante de órgãos. Para ser um doador, a família tem que estar ciente e autorizar o procedimento.

Nas redes sociais, o prefeito de Tatuí disse que "Deus prepara esses momentos para que possamos refletir que ajudar o próximo é um ato de amor".

PORTAL CAVOK


Piloto de provas da FAB é o primeiro militar brasileiro a voar o Gripen E no Brasil


Fernando Valduga | Publicada em 17/09/2021 18:43

Preparados para mais um marco do Programa Gripen Brasileiro? Depois de muita preparação e treinamento, o Major Aviador Abdon se tornou o primeiro piloto de provas da Força Aérea Brasileira a voar o novo caça Gripen E no país.

Em 2020, o Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos, piloto de provas da FAB, foi o primeiro a receber o treinamento do Gripen C/D e o de conversão para o Gripen E. A capacitação começou em agosto do ano pasado, e o treinamento prático com o caça seguirá, ao menos, até o fim do primeiro semestre de 2021.

Antes de subir no cockpit da aeronave, o piloto passou por uma série de exercícios teóricos e recebeu preparação do equipamento necessário. Para se ter uma ideia, o primeiro dia do curso foi dedicado a ajustes no equipamento pessoal, como no macacão de voo, no equipamento anti-G, nas botas, na máscara de oxigênio e no capacete. Foi um processo meticuloso para garantir que tudo se encaixasse perfeitamente no piloto.

No dia seguinte, o cenário da preparação foi o Centro Fisiológico de Voo da Qinetics, localizado em Malmslätt, Linköping. Lá, ele passou por treinamento na centrífuga 9G, um dos requisitos fundamentais para a pilotagem do Gripen. Antes da prática, o Capitão Johan Ekblad ensinou ao aviador como respirar e se preparar para suportar as enormes forças que colocariam seu corpo e mente em teste.

Após a aula teórica, o Major Abdon foi direcionado à centrífuga, acompanhado por especialistas e um médico. Nela, as forças G foram aumentadas aos poucos para que ele praticasse suas novas habilidades. Quando atingiu 8G, o Major optou por aguentar até 30 segundos – um longo tempo para esse tipo de força -, e após alguns minutos de descanso, retomou para a última sessão, a de 9G. Nessa etapa ele permaneceu por 15 segundos, sem qualquer problema, sendo aprovado ao final do período – e aliviado por ter vivenciado esse teste.

“Foi a primeira vez que eu fiz esse tipo de treinamento. Foi muito importante porque aprendi e apliquei técnica correta para a manutenção dos 9Gs. Eu tenho certeza que isso será necessário durante a operação da aeronave”, disse o aviador.

O Major recebeu ainda uma instrução sobre os procedimentos de aterragem após uma ejeção. “Pude relembrar alguns procedimentos e aprender outros utilizados aqui na Suécia no caso de uma ejeção para um pouso seguro”, afirmou o piloto.

Antes de subir no cockpit da aeronave, o Major Abdon passou por uma série de exercícios teóricos e recebeu preparação do equipamento necessário.

O segundo dia de curso foi concluído com um treinamento teórico e prático de sobrevivência no mar. Houve um simulado dentro de uma piscina, com ondas, tempestade e tempo noturno. Ele recebeu orientações diversas sobre todos os procedimentos necessários caso ocorra uma aterragem dentro da água.

O treinamento sobre hipóxia, ou seja, a falta de oxigênio, ocorreu no terceiro dia, com uma aula teórica de preparação para que o piloto pudesse aprender como seu corpo é afetado pela falta de oxigênio.

“A redução do oxigênio para o cérebro resulta em perda da realidade e deterioração da capacidade mental. Algumas tarefas muito fáceis devem ser realizadas durante um fornecimento decrescente de oxigênio. As tarefas tornam-se cada vez mais difíceis de executar. Neste exercício o objetivo foi aprender sobre você e os sinais que seu corpo pode dar em caso de falta de oxigênio para que se tome as medidas necessárias a tempo”, explicou.

Após os três dias de intenso treinamento, o Major Abdon foi aprovado. “Todos os instrutores me receberam muito bem e transmitiram muito conhecimento sobre como operar a aeronave no dia a dia. A experiência é extremamente valiosa para mim como piloto e representante da Força Aérea Brasileira”, afirmou.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


2º Congresso de Segurança de Voo da Força Aérea Brasileira – 2021


Da Redação | Publicada em 17/09/2021 12:04

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) realizou, nos dias 14 e 15 de setembro, o 2º Congresso de Segurança de Voo da Força Aérea Brasileira.

O evento iniciou após as palavras de abertura proferidas pelo Comandante da Escola Superior de Guerra, o Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço e contou com a participação de militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da própria FAB, totalizando 428 inscritos.

Conforme o formato anterior, o 2º Congresso também foi realizado via internet, pela plataforma Webex, tendo sido abordados os seguintes assuntos: lições apreendidas nas investigações de acidentes aeronáuticos na aviação militar; investigação de sistemas de aeronaves; aspectos jurídicos da investigação de acidentes aeronáuticos; gerenciamento de erros e ameaças; condições meteorológicas adversas; desafios decorrentes da automação.

O evento faz parte das atividades propostas pelo Programa de Fomento à Segurança de Voo na FAB para o ano de 2021, coordenado pelo CENIPA, o qual visa permitir o aperfeiçoamento da comunicação corporativa e o fortalecimento das atividades dos Elos Militares do SIPAER.