NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Ministério da Defesa apresenta projetos estratégicos na 2ª SC Expo Defense


Isabela Nóbrega E Viviane Oliveira | Publicada em 18/05/2022 18:03

Representantes do Ministério da Defesa participam, nos dias 19 e 20 de maio, da 2ª edição da SC Expo Defense - Feira de Tecnologias e de Produtos de Defesa, na Base Aérea de Florianópolis, em Santa Catarina. O evento reforça a importância do desenvolvimento do setor de Defesa, que, além dos quesitos tecnológicos e produtivos das Forças Armadas, assegura a soberania do País.

No estande do Ministério da Defesa, os participantes poderão conhecer mais sobre as ações da Pasta em prol da indústria nacional de defesa brasileira, por intermédio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD). Na ocasião, Marinha, Exército e Aeronáutica apresentarão seus projetos estratégicos, com destaque para o papel da Base Industrial de Defesa (BID).

A Força Naval irá expor embarcações e aeronaves, bem como protótipos da Fragata Classe Tamandaré, um dos projetos navais mais modernos e com elevado poder de combate. Apresentará, também, maquete do primeiro Submarino com Propulsão Nuclear Brasileiro (SN-BR), “Álvaro Alberto”. O SN-BR integra o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), que dotará a indústria brasileira de defesa com tecnologia nuclear de ponta. O PROSUB abrange, ainda, outros quatro submarinos convencionais brasileiros.

Os visitantes conhecerão as viaturas blindadas Guarani e os novos armamentos do sistema ASTROS 2020, projetos da Força Terrestre. O Guarani é equipado com sistemas de armas, de comando e controle, e de comunicações, permitindo a atuação em amplo espectro nos conflitos. Cerca de 90% dos componentes utilizados em sua fabricação são de origem nacional. Já o ASTROS 2020 é um projeto para fabricação de lançadores múltiplos de foguetes de longo alcance e elevada precisão.

A apresentação da Força Aérea Brasileira (FAB) inclui o KC-390 Millennium, a maior aeronave militar já produzida no Brasil, com capacidade para transportar tropas e carga, reabastecer outras aeronaves em voo, realizar evacuação aeromédica, lançar paraquedistas e combater incêndios. Além disso, os visitantes poderão visitar uma réplica em tamanho real do novo caça multimissão F-39 Gripen, usado em ações de defesa aérea, ataque e reconhecimento.

Os interessados terão, ainda, a oportunidade de tirar dúvidas sobre o Sistema de Cadastramento de Produtos e Empresas de Defesa (SISCAPED), que é o sistema de gestão do processo de credenciamento de Empresas de Defesa (ED) e de Empresas Estratégicas de Defesa (EED) e, também, da classificação de Produtos de Defesa (PRODE) e de Produtos Estratégicos de Defesa (PED).

A 2ª SC Expo Defense é coordenada pelo Comitê da Indústria de Defesa (COMDEFESA), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e com o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER). A programação da feira inclui rodadas de negócios e simpósios, para discutir desafios do segmento e oportunidades de negócios em nível nacional e internacional. O evento reúne profissionais do segmento, autoridades civis e militares, representantes governamentais e academia.

PORTAL AEROFLAP


Esquadrilha da Fumaça anuncia duas novas datas de apresentação este mês em São Paulo


Da Redação | Publicada em 18/05/2022 15:00

A Esquadrilha da Fumaça (EDA) anunciou em seu Instagram oficial, duas novas datas de apresentação ainda neste mês de maio em São Paulo. No dia 28 de maio, a Esquadrilha da Fumaça irá se apresentar em Catanduva, interior de São Paulo. A apresentação está marcada para às 15h30 na Rua Martinópolis, entre a rodovia e o aeroclube. Já no dia seguinte, 29 de maio, a apresentação será em Franca-SP, com horário marcado para às 16h no Aeroporto da cidade.

Documentário dos 70 anos

Para marcar essas sete décadas de história, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) produziu um documentário em vídeo que será publicado em quatro episódios temáticos.

O produto traz uma linguagem leve, baseada em depoimentos dos Fumaceiros e belas imagens. A estética lúdica trazida pelo formato de desenho animado utilizado em alguns momentos é especialmente voltada ao público infantil – e aos adultos que voltam a ser criança assistindo às demonstrações – em alusão à maneira como o público muitas vezes enxerga a Fumaça, como se não fossem reais ou palpáveis.

No primeiro vídeo, intitulado “No solo”, o público vai saber mais sobre o trabalho dos Anjos da Guarda, aqueles responsáveis por manter aeronaves e equipamentos sempre seguros.

Na segunda parte, “Nos Bastidores”, é possível acompanhar um pouco das cenas que geralmente não são vistas pelo público, como as viagens e a saudade da família.

“No Ar” é o episódio em que os pilotos contam suas histórias e a maneira como treinam para fazer as manobras que encantam a todos por onde passam.

Para finalizar, o quarto vídeo é dedicado à razão de ser do Esquadrão: o público. Os depoimentos tratam da relação dos integrantes da Fumaça com aqueles que os inspiram e são por eles inspirados.

PORTAL GLOBO.COM


Acesso Restrito te leva a conhecer o trabalho na torre de controle de um aeroporto

É reportagem exclusiva da RPC.

Da Redação | Publicada em 18/05/2022 16:00

DEFESA EM FOCO


Ministério da Defesa celebra o 77º Dia da Vitória, no Rio de Janeiro


Da Redação | Publicada em 18/05/2022 14:37

Em cerimônia presidida pelo Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, na manhã desta quarta-feira (18), o Ministério da Defesa celebrou o 77º aniversário do término da Segunda Guerra Mundial, conhecido como Dia da Vitória (8 de maio). Na solenidade, 251 personalidades e instituições, civis e militares, foram agraciadas com a Medalha da Vitória, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados e pela contribuição para a difusão dos feitos dos ex-combatentes. A solenidade ocorreu no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, localizado no Aterro do Flamengo, na capital fluminense.

A leitura da ordem do dia, feita pelo Ministro da Defesa, destaca a bravura dos marinheiros que atuaram no Atlântico, dos soldados e dos aviadores, integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB). “A vitória na guerra tem grande significado até hoje, pois representa a prevalência do mundo livre sobre o totalitarismo e o triunfo da democracia sobre a tirania. […] Assim, é justo afirmar que as Forças Armadas honraram a confiança nelas depositadas pelo Povo brasileiro, tal como fizeram em toda a história do Brasil e como continuam a fazer na atualidade”.

Na lista de personalidades, conforme Portaria do MD publicada em 11 de abril, foram contemplados 39 ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, e 212 civis e militares de diferentes funções e patentes, que prestaram serviços importantes, integraram missões de paz ou participaram de conflitos internacionais na defesa dos interesses brasileiros. As Instituições militares condecoradas foram o Comando Militar do Nordeste, a Base Aérea de Canoas, a Corveta Barroso, o Gonfalão da Força Expedicionária Brasileira na Itália e o Gonfalão do 1º Grupo de Aviação de Caça na Itália.

Em homenagem aos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, foi prestada continência em reconhecimento ao sacrifício, bravura e glória dos que defenderam a honra da pátria e os ideais de liberdade e democracia.

COMPAAz participa do Exercício Técnico SAR-SAREX 2022 realizado pela Força Aérea Brasileira


Da Redação | Publicada em 18/05/2022 09:00

Entre os dias 17 de abril e 7 de maio, ocorreu o Exercício Técnico “SAR-SAREX III / CARRANCA”, realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) na Base Aérea de Florianópolis (SC). O evento teve a participação de integrantes do Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz), do Comando do 5° Distrito Naval e da Capitania dos Portos de Santa Catarina, abrangendo desde o Órgão Central de Busca e Salvamento Marítimo aos Subcentros de Coordenação, que atuam no nível regional da área de execução do treinamento em Florianópolis.

O exercício teve como propósito o aprimoramento de técnicas e procedimentos empregados nas diversas situações em que as duas Forças são demandadas, em esforço conjunto, nas suas respectivas áreas de atuação SAR (Busca e Salvamento). No decorrer das atividades, foram conduzidos os testes com o Sistema de Planejamento e Apoio à Decisão de Busca e Salvamento (SPAD-SAR). Adicionalmente, foram utilizados os dados de tráfego de embarcações fornecidos pelo Sistema de Informações Sobre o Tráfego Marítimo (SISTRAM) a fim de aprimorar a utilização dos sensores das aeronaves durante a realização das buscas.

A interação reforça a importância da interoperabilidade entre as duas Forças, em situações que demandem o esforço sinérgico em prol de operações SAR, como relevante serviço para prestado à sociedade.

Força Aérea Brasileira participa da SpaceBR Show, em São Paulo (SP)


Da Redação | Publicada em 19/05/2022 15:53

Tecnologia, controle e inovação! Assim começou a segunda edição da SpaceBR Show, que ocorre até esta quinta-feira (19/05), no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São  Paulo (SP). A abertura da Feira de tecnologia contou com a presença de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasília (FAB), que representaram o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), bem como grandes empresas de tecnologia e processamento de dados.

Com um estande de 28 metros quadrados, a FAB expõe maquetes de satélites e de veículos lançadores, evidenciando o poder tecnológico que é desenvolvido pelas Organizações Militares responsáveis por esse setor. Neste sentido, ressaltando a presença da FAB na SpaceBR Show, o Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta falou sobre essa missão da Força Aérea relacionada aos assuntos aeroespaciais e também da importância do trabalho desenvolvido pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). “O nosso objetivo é colocar o CLA à disposição do mundo, para que os mais variados lançamentos possam ser realizados em um local de referência mundial. Estarmos aqui é de extrema importância para que possamos fomentar a indústria aeroespacial e, ao mesmo tempo, ficarmos a par das novidades do setor”, explica.

O Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, evidenciou o trabalho desenvolvido pela Força Aérea nas questões tecnológicas, mostrando que a participação em fóruns como este dá a oportunidade de integração com o público externo e também com empresas do setor. “Como órgão central do sistema de inovação da FAB, aproveitamos esse fórum para a troca de experiências e ideias em um momento em que o futuro passa, necessariamente, pelo melhor uso do espaço. A FAB tem que estar sempre na linha de frente, seja apoiando a indústria ou participando da integração de projetos para buscarmos o desenvolvimento de soluções tecnológicas, que é a missão do DCTA”, argumenta.

Organizada pelo MundoGEO, a Feira teve o apoio estratégico da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), parceiro da Força Aérea. O Ministro do MCTI, Paulo Alvim, ao visitar o estande da FAB, falou sobre todos os anos de trabalho realizado entre os órgãos. “Hoje a transversalidade entre diversas tecnologias nos permitem desenvolver ações e muitas delas são vinculadas ao Comando da Aeronáutica. Assim, trabalhamos em conjunto com a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, o que chamamos de interoperabilidade entre as Forças, para que possamos desenvolver tecnologia de ponta em prol de toda a sociedade”, concluiu.

Novidades da SpaceBR

A Força Aérea Brasileira levou para Feira as principais novidades relacionadas ao lançamento de satélites e de veículos lançadores, dentre eles, destaca-se o VSB-30, um dos melhores foguetes de gravidade que existe atualmente no mundo, estando agora em processo de transferência para a indústria.

Houve ainda a apresentação do VS-50, o primeiro estágio do Veículo de Lançamento de Microssatélites (VLM), que já passou por teste de lançamento no ano de 2021 e que passará por novos lançamentos na torre de Alcântara, sendo o primeiro foguete a ser lançado do local, após a reativação da Torre de Lançamento. “Após o lançamento do VS-50, estaremos muito perto de lançar o VLM, que será o primeiro microssatélite a ser lançado no país. Com a SpaceBR, podemos mostrar as raízes da FAB e quais são nossos objetivos, salientando o que temos feito para alcançar o que almejamos. É uma mistura de passado, presente e futuro”, falou o Chefe do Centro Espacial do Instituto Tecnológico  de Aeronáutica (ITA), Major Aviador Pedro Kukulka de Albuquerque.

Saldo positivo

Em seu primeiro dia, o estande da Força Aérea recebeu a visita de mais de três mil pessoas, dentre elas, destaca-se a presença do estudante, mestrando em Ciências Aeroespaciais, Thiago dos Santos Dias, que parabenizou a FAB por participar de feiras como essa e, assim, legitimar os princípios defendidos e o trabalho desenvolvido pela Força. ” Um estande desse na feira é de suma importância para evidenciar participação da FAB em operações rotineiras. Isso ressalta ainda mais a Força Aérea”, relatou.

OUTRAS MÍDIAS


VISOR NOTÍCIAS - Réplica do novo caça Gripen é uma das atrações da SC Expo Defense

Aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) já está exposta na Base Aérea de Florianópolis, onde a FIESC realiza a feira de tecnologias e produtos de defesa, nesta quinta e sexta-feira, dias 19 e 20 de maio

Silvio Matheus | Publicada em 18/05/2022 11:10

Nesta quinta e sexta-feira, dias 19 e 20 de maio, a Federação das Indústrias (FIESC) realiza a 2ª edição daSC Expo Defense, feira de tecnologias e produtos de defesa, na Base Aérea de Florianópolis. A solenidade oficial de abertura será nesta quinta-feira, às 10h, com a participação dos ministros da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, que ministrará palestra; e da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim. O evento vai reunir empresários, representantes das Forças Armadas e de centros de pesquisa. A intenção é aproximar indústria, Defesa e instituições de ensino e desenvolvimento de tecnologia para gerar negócios e garantir o atendimento a demandas da Aeronáutica, do Exército e da Marinha.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, vê o evento como uma oportunidade importante para o aumento de vendas das indústrias. Ele destaca que as Forças Armadas adquirem produtos que englobam praticamente todos os setores, como alimentos, têxteis, máquinas, equipamentos, eletrônicos, tecnologias, entre outros. “A atividade militar e de defesa precisa de tudo aquilo que o mercado civil e as empresas usam no dia a dia além dos produtos específicos para sua atuação”, resume.

Segundo o presidente do Comitê da Indústria de Defesa (Comdefesa), da FIESC, Cesar Augusto Olsen, a aproximação dos empresários com o setor de defesa é importante porque Santa Catarina pode atender todo tipo de demanda dos militares. Ele reforça o caráter inovador do empresário catarinense e destaca a diversificação da produção local, que inclui desde alimentos até alta tecnologia, passando por peças de automóveis, motores, produtos hidráulicos, tintas especiais e itens de comunicação e segurança.

Na Expo Defense, os participantes terão a oportunidade de conhecer parte da produção catarinense para o setor e ter informações sobre projetos estratégicos da Defesa. Uma das atrações será a réplica do novo caça multimissão F-39 Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB). Os visitantes poderão entrar e fazer fotos no equipamento, semelhante às aeronaves que vão incluir o Brasil no restrito grupo de países que utilizam caças de alta tecnologia.

O Exército também estará presente e vai expor peças e ferramentas de viaturas blindadas que atualmente são importadas. Existe o interesse na nacionalização desses itens e os visitantes poderão manter contato com especialistas para conhecer as especificações técnicas dos equipamentos. Além disso, um representante da 4ª Subchefia do Estado-Maior do Exército vai sanar dúvidas dos empresários sobre o Sistema de Cadastramento de Produtos e Empresas de Defesa (SISCAPED), sistema de gestão do processo de Credenciamento de Empresas de Defesa (ED), Empresas Estratégicas de Defesa (EED), de Classificação de Produtos de Defesa (PRODE) e Produtos Estratégicos de Defesa (PED).

A Marinha vai apresentar embarcações e aeronaves e as maquetes de projetos estratégicos como o SCPN Submarino Convencional com Propulsão Nuclear “Álvaro Alberto” e o Reator nuclear que constituirá a Planta Nuclear Embarcada (PNE). Os visitantes também vão conhecer a Maquete da Fragata Classe Tamandaré, um dos mais modernos e inovadores projetos navais do Brasil, que será produzido em Santa Catarina com investimento de cerca de R$ 9 bilhões.

A programação da Expo Defense inclui ainda rodadas de negócios e palestras que irão abordar temas de interesse da indústria. A abertura contará com a participação de autoridades civis e militares, representantes do Governo e do Ministério da Defesa, e executivos de empresas. Interessados em acompanhar o evento podem se inscrever no site www.scexpodefense.com.br

A SC Expo Defense é patrocinada por: Apex Brasil, Elanus, Flic, Intelbras, RedTech Security, SENAI, SESI, CNI, Quartzo, Fundação CITeB, Dígitro, Metisa, SENAI-PR, EAB, B.Lotti, Bovenau, BoxTop, Bremer/Brevil, Certi, Clemar Engenharia, Contronics, Cravil, CSD, Datacabos, Desmodus, Fishing Company, Global Drones, GreyLogix Brasil, Olsen, Parks, Rafitec/Propex, Riosulense, Simmmers, Terä, UsiRota, Vlavi e VK Parafusos. Participa como co-realizador o SEBRAE. O evento tem ainda o apoio institucional da Abimaq, Abimde, ABNT, Prefeitura de Florianópolis e SIMDE, além do apoio do Ministério da Defesa.

BARBACENA MAIS - EPCAR celebrará seus 73 anos

Desde o ano de 1949, a “Nascente do Poder Aéreo” vem preparando o futuro cadete aviador da Força Área Brasileira.

Da Redação | Publicada em 18/05/2022 12:00

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena - MG, completará, no próximo dia 21 de maio, 73 anos de atuação na formação do futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira (FAB). Durante mais de sete décadas, a Escola já formou mais de 17 mil alunos no Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). E, para comemorar tão marcante momento, no dia 23 de maio, será realizada a solenidade militar alusiva à data, na oportunidade onde serão agraciados militares com a Medalha Militar de Tempo de Serviço, por haverem completado 10, 20 ou 30 anos de serviços prestados. A cerimônia contará com a presença de oficiais-generais do Alto-Comando da Aeronáutica e autoridades civis e militares da região.

Haverá, ainda, no dia 19 de maio, um concerto musical com a Banda de Música da EPCAR, apresentando as mais belas canções nacionais e internacionais. Encerrando as comemorações, no dia 25 de maio, às 16h, será realizada uma corrida recreativa contando apenas com a presença de integrantes do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), no interior da Escola. A fachada histórica da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a Escola, também receberá iluminação especial a partir da noite de sexta-feira, dia 20 de maio. Para o Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, Comandante da EPCAR, a existência da Escola durante estes 73 anos ratifica a dedicação dos integrantes do efetivo em todos estes anos, concretizando a preparação do futuro cadete aviador com alto grau de excelência. “São milhares de alunos formados em nossa Escola. São milhares de profissionais que já passaram nas mais diversas áreas de atuação para que a missão fim da FAB seja cumprida. Essa sintonia, no final de cada ano letivo, alça a Nascente do Poder Aéreo ao patamar mais elevado no contexto nacional!”, afirmou o oficial-general.

Serviço: Concerto musical da Banda de Música da EPCAR

Data: 19 de maio de 2022Horário: 19h 30min. Local: Pátio das paineiras da EPCAR (em caso de mau tempo, o concerto será cancelado)

Serviço: Solenidade Militar alusiva aos 73° aniversário da EPCAR

Data: 23 de maio de 2022Horário: 10h 30min. Local: Pátio de formaturas da EPCAR (em caso de mau tempo, a solenidade será realizada no Ginásio Charles Astor)

GAZETA DE RIO PRETO - Esquadrilha da Fumaça fará apresentação em Catanduva

A demonstração aérea será realizada no aeroporto do município no sábado, dia 28, às 15h30

Da Redação | Publicada em 18/05/2022 09:00

A Esquadrilha da Fumaça se apresentará em Catanduva no sábado, dia 28 de maio. A apresentação será realizada às 15h30 no aeroporto do município. Esta será a primeira apresentação desde a retomada das apresentações do Esquadrão de Demonstração Aérea.

A apresentação das sete aeronaves tem duração de aproximadamente 50 minutos. 

Neste mês, a Esquadrilha da Fumaça completou 70 anos. Desde a sua criação, em 14 de maio de 1952, o esquadrão da Força Aérea Brasileira (FAB) já voou com cinco modelos de aeronaves. Entre eles, o North-American T-6, Fouga Magister, Neiva T-25 Universal e o Embraer T-27 Tucano. Atualmente, a Esquadrilha da Fumaça está equipada com os modernos A-29, também conhecidos como ‘Super Tucano’, também de fabricação brasileira, produzidos pela Embraer. 

A Esquadrilha da Fumaça é o terceiro esquadrão mais antigo do mundo, ficando atrás apenas do time de demonstração aérea da marinha americana, os Blue Angels e da força aérea francesa Patrouille de France.