NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Médicos captam 11 órgãos para doação e material é transportado para pacientes em três estados diferentes

Entenda como processo de doação de órgãos é conduzido pela equipe médica. Além do RN, pacientes do Ceará e Distrito Federal também foram beneficiados.

G1 Rn | Publicada em 19/01/2023 14:51

A quinta-feira (19) foi dia da primeira captação de órgãos do ano no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte. Ao todo, 11 órgãos foram doados em ato que vai ajudar a salvar a vida de 11 pacientes de três estados diferentes.

Os órgãos foram captados de dois pacientes que estavam internados na unidade. Eles tinham 24 e 51 anos, tiveram morte cerebral confirmada e as famílias de ambos autorizaram que o procedimento ocorresse.

A captação teve início por volta das 11h e foi feita por uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap). Os profissionais utilizaram um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para acelerar o percurso de chegada ao município potiguar. Foram captados um coração, quatro rins, quatro córneas e dois fígados. Os órgãos foram transportados para pacientes no Ceará, Distrito Federal e no próprio Rio Grande do Norte.

Passo a passo

O processo de doação de órgãos é composto por diversas etapas. Quando um paciente está em situação grave, tem início um protocolo que passa pela supervisão de três profissionais de diferentes áreas.

Dois exames clínicos são realizados para confirmar a presença do coma e ausência da função do tronco encefálico. Um terceiro exame, esse de imagem, também é realizado e, após a confirmação dos resultados, é emitido um laudo. Com o laudo em mãos, os médicos comunicam a família sobre a possibilidade da doação (quando ela existir). Apenas a família pode autorizar que o procedimento seja feito.

Os órgãos só são retirados (processo chamado de captação) quando existe alguém para receber. O paciente já fica preparado em uma sala de cirurgia esperando pela chegada dos órgãos.

 

 

 

 

PORTAL DEFESANET


FAB e PF atuam em conjunto para interceptar aeronave carregada com drogas em SP

Ação foi realizada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) em conjunto com a Polícia Federal (PF)

Agência Força Aérea, Tenente Letícia Faria | Publicada em 20/01/2023

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na manhã desta quarta-feira (18/01), nas proximidades de Caporanga (SP), uma aeronave oriunda de outro país, que adentrou na região da fronteira, transportando drogas. Caças A-29 Super Tucano da FAB foram empregados na missão, realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF).

Os radares brasileiros dos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) detectaram a aeronave entrando no território, por volta das 7h20 (horário de Brasília), sem plano de voo, ficando assim sujeita às medidas previstas no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004. Os meios de Defesa Aérea foram acionados e a PF avisada, por se tratar de uma aeronave fazendo uma rota de tráfico de drogas já conhecida. 

Durante todo o processo de interceptação, o piloto da aeronave ilícita realizava o voo em baixa altura e, após contato da FAB, fez um pouso forçado, em meio a uma área não habitada, abandonando a aeronave e a carga. As equipes da Polícia Federal de Marília e da Polícia Militar de São Paulo realizaram as Medidas de Controle de Solo.

Para concluir com êxito a missão, a FAB utilizou as aeronaves A-29 com todas as suas capacidades de emprego. De acordo com o COMAE, realizar uma interceptação como esta, demonstra, mais uma vez, a prontidão e a operacionalidade da Força a qualquer hora.

Ação permanente

As ações dessa quarta-feira fazem parte da Operação Ostium e da Operação Ágata, do Ministério da Defesa, interligadas ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF). O objetivo é coibir ilícitos no espaço aéreo brasileiro, no qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública, em cumprimento ao Decreto nº 5.144 de 16 de julho de 2004. 

 

 

 

 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


LANCE - Sensação das Olimpíadas, Darlan Romani se despede das Forças Armadas

Quarto lugar na modalidade de arremesso de peso nos Jogos Olímpicos de Tóquio, `Sr. Incrível` encerra ciclo de oito anos na FAB

Da Redação | Publicada em 19/01/2023 11:37

Após oito anos, Darlan Romani encerrou o seu ciclo nas Forças Armadas. Sensação das Olimpíadas de Tóquio, o atleta de arremesso de peso foi homenageado em uma cerimônia de desligamento e publicou fotos com outros esportistas nas redes sociais, como Jade Barbosa e Flávia Saraiva, ambas da ginástica artística.

- Vou voltar para Uberlândia, ciclos que se iniciam e que terminam, né? Dentro das Forças Aéreas, iniciei em 2015, muito bonito. Foram muitas conquistas, muitos momentos bons vividos, muito aprendizado, que é o que a gente mais leva para a vida. Muito grato a FAB e a todos que participaram de tudo isso. Pessoal novo, que está entrando em 2022, fiquei muito feliz, todo mundo foi lá, dar os parabéns. Agradecer a todo o corpo da Força Aérea Brasileira. Ciclo se findou e agora vamos para o próximo - disse Darlan, nas redes sociais.

Darlan Romani fez parte do programa de Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas. Desde 2015, ele defendeu o Time Brasil e a FAB, participando de Jogos Mundiais Militares, nos quais conquistou a medalha de ouro duas vezes (Mungyeong2015 e Wuhan 2019).

O projeto foi criado em 2008, em parceria do Ministério da Defesa com o Ministério do Esporte, para fortalecer a equipe militar brasileira em eventos esportivos de alto nível. Dessa forma, os atletas recebem assistência financeira e benefícios sociais, como plano de saúde, nutricionista, fisioterapeuta, 13º salário, dentre outros benefícios.

Aos 31 anos, o "Sr. Incrível", como foi apelidado pelos fãs durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, busca competir as Olimpíadas de Paris, em 2024. Na última edição, o atleta ficou com a quarta colocação no arremesso de peso.  Em 2022, Darlan conquistou a medalha de ouro no Mundial Indoor, o Campeonato Mundial de Atletismo em Pista Coberta. Ele bateu o seu recorde pessoal no lançamento indoor, atingindo a marca de 22m53cm - sua terceira melhor marca na carreira de modo geral, batendo o recorde mundial da competição.