NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


MINISTÉRIO DA DEFESA


Boletim nº 10: Operação Regresso à Pátria Amada Brasil


Publicada em 19/02/2020 17:35

Anápolis (GO), 19/02/2020 – Nesta quarta-feira (19/02), todos os hóspedes que se encontram em quarentena na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis – permanecem com o quadro assintomático e continuam passando por avaliações clínicas diárias.

Além disso, hoje, conforme já divulgado pelo Ministério da Saúde, foram concluídos os exames - relativos à segunda coleta - realizados pelo Laboratório Central do Estado de Goiás, nos quais todos obtiveram resultados negativos para coronavírus.

A Operação Regresso à Pátria Amada Brasil reitera assim seu compromisso com o bem estar de todos os envolvidos na operação e com a segurança da população brasileira.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL AEROFLAP - Esquadrilha da Fumaça divulga sua primeira lista de 2020


Publicada em 19/02/2020 14:37

A temporada 2019 da Esquadrilha da Fumaça foi encerrada com 63 demonstrações aéreas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, somando um público presencial de aproximadamente um milhão de pessoas.

A equipe retornou suas atividades de rotina, manutenção e treinamentos no fim de janeiro e, finalmente, se reencontra com o público a partir da primeira semana de março. Nesta quarta-feira (19), o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), responsável pela agenda de demonstrações, divulgou o primeiro calendário de 2020 do Esquadrão, para os meses de março e abril.

Ao todo, estão previstas 19 demonstrações aéreas nos estados de Minas Gerais, Paraná e no Distrito Federal. Além dessas três localidades, destacam-se as apresentações internacionais, como a participação na maior feira aeronáutica da América Latina, a 40ª Feria Internacional del Aire y del Espacio (FIDAE), em Santiago, no Chile, onde estão planejadas a realização de quatro apresentações. Assunção, a capital do Paraguai, e as cidades argentinas Mendoza, Córdoba e Santiago del Estero também terão a presença da Esquadrilha da Fumaça no mês de abril.

“É missão da Esquadrilha da Fumaça divulgar a Força Aérea Brasileira (FAB) e a presença, portanto, em grandes eventos internacionais, cumpre um importante papel de fortalecer os laços de amizades com os vizinhos, projetando a FAB nessas regiões. É uma excelente oportunidade de trocarmos experiências e aprendermos com as Forças de países amigos”, comenta o Tenente Coronel Marcelo Franklin, no comando do Esquadrão desde o último dezembro.

A abertura da temporada 2020 acontece numa sequência de quatro demonstrações em Minas Gerais, nas cidades de Guarani, Carandaí, Barbacena e Varginha, respectivamente nos dias 05 a 08 de março.

Confira a agenda completa de março e abril:

  •  05/03 – Guarani/MG
  •  06/03 – Carandaí/MG
  •  07/03 – Barbacena/MG
  •  08/03 – Varginha/MG
  •  27/03 – Foz do Iguaçu/PR
  •  28/03 – Assunção – Paraguai
  •  02/04 – Santiago – Chile (FIDAE)
  •  03/04 – Santiago – Chile (FIDAE)
  •  04/04 – Santiago – Chile (FIDAE)
  •  05/04 – Santiago – Chile (FIDAE)
  •  07/04 – Mendoza – Argentina
  •  08/04 – Córdoba – Argentina
  •  09/04 – Santiago del Estero – Argentina
  •  11/04 – Campo Mourão/PR
  •  12/04 – Bela Vista do Paraíso/PR
  •  18/04 – Ituiutaba/MG
  •  19/04 – Uberaba/MG
  •  20/04 – Sacramento/MG
  •  21/04 – Brasília/DF

As agendas da Esquadrilha da Fumaça são divulgadas a cada um ou dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Para mais detalhes em como realizar um convite, acesse aqui.

 

PORTAL AEROFLAP - FAB terá planejamento especial para o controle do espaço aéreo no feriado de Carnaval


Publicada em 19/02/2020 11:33

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), iniciou, na segunda-feira (17), a Operação Carnaval 2020 nos aeroportos mais movimentados do país. A atividade ocorre até o dia 4 de março, quando acaba o pico de movimentação da demanda de voos durante o Carnaval.

Os aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Campinas (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Recife (PE), Salvador e Porto Seguro (BA) e Florianópolis (SC) terão as operações de monitoramento do fluxo de tráfego aéreo intensificadas.

Durante a Operação Carnaval 2020, o CGNA adotará medidas de contingência para facilitar a movimentação de passageiros. O reforço nas equipes operacionais e nos órgãos de controle de tráfego aéreo, de acordo com a expectativa de demanda, foi uma das medidas implantadas com base no planejamento do CGNA.

A movimentação de aeronaves no espaço aéreo brasileiro será acompanhada no Salão Operacional do CGNA. “Profissionais de controle de tráfego aéreo, administradoras de aeroportos e empresas aéreas atuam em conjunto nas decisões de gerenciamento em casos que envolvem não apenas o aumento de tráfego aéreo durante a festividade, mas também em situações como mau tempo”, esclarece o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino.

Serão adotados, também, o Plano de Alternados e o Plano de Desvios em Condições Meteorológicas Severas (SWAP), iniciativas do CGNA em conjunto com as empresas aéreas e aeroportos. O objetivo é orientar, de maneira estratégica, as ações a serem adotadas no nível tático, por ocasião de cenários operacionais com degradações que impliquem em elevado número de voos alternados ou com condições meteorológicas severas que tenham a necessidade de evitar um determinado espaço aéreo, mantendo níveis mínimos de eficiência operacional no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Segundo levantamento do CGNA, a previsão é de 69.626 movimentos aéreos da aviação comercial (pousos e decolagens) para o período de 17 de fevereiro a 4 de março.