NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Conheça a mais jovem piloto de Patrulha em atividade na FAB

Tenente Gabriela é a piloto mais moderna a exercer a função operacional e a única Comandante de Aeronave de Patrulha em atividade na Força Aérea Brasileira

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 19/05/2022 15:00

O Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3º/7º GAV) - Esquadrão Netuno, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará, celebrou na última terça-feira (17), a elevação operacional da Tenente Aviadora Gabriela Ariana Fernandes do Couto como Piloto de Patrulha.

A Oficial, que pertence ao efetivo desde 2021, entra para a história da Unidade Aérea, tornando-se a piloto mais moderna a exercer essa função operacional e a única Comandante de Aeronave de Patrulha em atividade na Força Aérea Brasileira.

A Aviadora destaca a importância e a satisfação deste momento na carreira. "É uma honra ter tido essa oportunidade! Não posso deixar de agradecer a todos que me auxiliaram nesse processo, principalmente àqueles que me ensinaram e apoiaram, para que eu pudesse chegar até aqui. Salve a patrulha!”, disse a Tenente, ao retornar do voo operacional.

A militar atingiu as marcas operacionais e concluiu todas as provas aéreas com sucesso, além de ter sido aprovada no Conselho Operacional, por unanimidade. Dessa forma, passa a cumprir as ações de Força Aérea designadas à Aviação de Patrulha, exercendo deveres e responsabilidades de Comandante de Aeronave.

O Chefe de Operações do Esquadrão Netuno, Major Aviador Edesemario Lopes Bispo, disse que este é um marco para a Aviação de Patrulha. "Fica evidenciado para os jovens Patrulheiros que o comprometimento e a dedicação superam quaisquer dificuldades. Parabenizo a militar pelo feito, sendo o mérito inteiramente dela”, afirmou.Clique aqui para baixar a imagem original

O voo da Tenente Gabriela ocorre na semana alusiva ao Dia da Aviação de Patrulha. “No dia 22 de maio comemoraremos os 80 anos do Batismo de Fogo da Força Aérea e o afundamento do submarino italiano Barbarigo. O voo da Oficial evidencia a continuidade do espírito aguerrido dos jovens patrulheiros de ontem e de hoje, engendrando a imponente história da nossa gloriosa Aviação” afirmou o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Ciro Appip Lambiase.

REVISTA AERO MAGAZINE


Tenente Gabriela se tornou a mais jovem comandante de avião da Patrulha no Brasil

Esquadrão Netuno promoveu a mais jovem piloto de Patrulha em atividade na FAB

Edmundo Ubiratan | Publicada em 19/05/2022 15:41

A Força Aérea Brasileira a comandante de avião de patrulha mais jovem de seus quadros. A tenente aviadora Gabriela Ariana Fernandes do Couto se tornou comandante de P-95 Bandeirulha, após dois anos de sua atividade no Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3º/7º GAV) – Esquadrão Netuno, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará.

A aviadora entra para a história do 3º/7º GAV ao se tornar a mais jovem piloto a exercer essa função, além de ser, por ora, a única comandante de aeronave de patrulha na Força Aérea Brasileira.

“É uma honra ter tido essa oportunidade. Não posso deixar de agradecer a todos que me auxiliaram nesse processo, principalmente àqueles que me ensinaram e apoiaram, para que eu pudesse chegar até aqui”, disse a tenente, ao retornar do voo operacional.

O processo para ser elevada para função de comandante envolveu uma série de provas realizadas em voo e a aprovação pelo Conselho Operacional, o que obteve com total unanimidade.

“Fica evidenciado para os jovens Patrulheiros que o comprometimento e a dedicação superam quaisquer dificuldades. Parabenizo a militar pelo feito, sendo o mérito inteiramente dela”, destacou Edesemario Lopes Bispo, major aviador e chefe de operações do Esquadrão Netuno.

O voo da Tenente Gabriela ocorreu justamente na semana alusiva ao Dia da Aviação de Patrulha, quando no dia 22 de maio será celebrado o Batismo de Fogo da patrulha na FAB, quando há 80 anos foi afundado o submarino italiano Barbarigo, na costa brasileira.

PORTAL METROPÓLES (DF)


Eleitor do DF confia mais nas Forças Armadas, na Igreja e no governo que no STF, diz pesquisa Metrópoles/Ideia

O levantamento exclusivo é o primeiro de uma série de sondagens encomendadas pelo Metrópoles ao Instituto Ideia

Isadora Teixeira | Publicada em 19/05/2022 10:55

A primeira pesquisa exclusiva Metrópoles/Ideia revela que os eleitores do Distrito Federal colocam as Forças Armadas e a Igreja no topo da lista de instituições em que mais confiam.

O levantamento mostra que 35,7% do eleitorado da capital federal acreditam nas Forças Armadas, enquanto 33% dizem sentir mais confiança na Igreja.

O governo federal (23,8%) e o Supremo Tribunal Federal (20,1%) ficam logo atrás dos militares e das organizações religiosas quando o assunto é confiabilidade.

Segundo a pesquisa Metrópoles/Ideia, 15% dos eleitores brasilienses afirmam confiar na polícia (sem especificar a corporação – Federal, Civil ou Militar) e 14% acreditam mais no Congresso Nacional.

A soma extrapola os 100% porque os entrevistados foram instados a citar as três instituições em que mais confiam.

O percentual de eleitores do DF que não confia em nenhuma das instituições citadas é de 19,2%. E 1,5% das pessoas afirmam não saber em quem acreditar.

O levantamento é o primeiro de uma série de sondagens encomendadas pelo Metrópoles ao Instituto Ideia. As pesquisas para aferir a preferência do eleitorado brasiliense serão divulgadas até a véspera do segundo turno.

Análise

O professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) David Fleischer analisa que as Forças Armadas apareceram em primeiro lugar na pesquisa de confiança porque os militares têm, historicamente, uma imagem positiva perante a população do DF.

“Os brasilienses conseguem diferenciar as Forças Armadas, como instituição, dos militares que têm dado alguns foras”, afirmou Fleischer. “Já a Igreja é uma instituição que as pesquisas mostram há muito tempo ter a confiança da população, e isso porque a Igreja tem tomado algumas posições importantes”, acrescentou.

O advogado e professor da Universidade Católica de Brasília Caio Morau concorda que a confiança dos brasileiros nas Forças Armadas é histórica, porque trata-se de uma instituição de Estado, que funciona em governos de esquerda ou de direita.

“Pesquisas das últimas décadas sempre colocaram as Forças Armadas como instituições muito confiáveis. Nesse ponto específico, eu não penso que esse percentual tenha aumentado por conta do governo Bolsonaro, que tem alinhamento com os militares”, avaliou Morau.

Já o mestre em ciência política e professor de direito do Ceub Alessandro Costa afirma que o discurso de Bolsonaro contra as urnas eletrônicas influencia no maior índice de aprovação das Forças Armadas.

“Tendo em vista que, nos últimos meses, o presidente da República tem levantado sistematicamente dúvidas sobre a transparência e confiabilidade das urnas eletrônicas, sem provas, isso acaba contaminando parte do eleitorado (e parte substancial constituída de eleitores do próprio presidente da República), aumentando esses índices de aprovação, em especial pelo protagonismo desempenhado pelas Forças Armadas no comitê de transparência do Tribunal Superior Eleitoral”, assinala.

Pesquisa

Foram entrevistadas 1.200 pessoas na faixa etária de 16 anos ou mais, com Título de Eleitor, em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, entre 11 e 16 de maio.

A pesquisa quantitativa foi realizada com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, com plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-09593/2022.

PORTAL AEROFLAP


FAB participa de cerimônia do Dia da Vitória


Pedro Viana | Publicada em 19/05/2022 15:00

Homenagear aqueles que, em sacrifício, bravura e glória, defenderam a honra da Pátria e os ideais de liberdade e democracia. Esse foi o objetivo da cerimônia cívico-militar, realizada nessa quarta-feira (18/05), no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, localizado no Rio de Janeiro (RJ).

O evento recordou o término da Segunda Guerra Mundial com a entrega da Medalha da Vitória às Organizações Militares e personalidades que contribuíram para a difusão dos feitos heroicos da campanha expedicionária brasileira.

A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira; e contou com a presença de Ministros de Estado; dos Comandantes da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; do Exército Brasileiro, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes; e da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; de Oficiais-Generais das Forças Armadas; de ex-combatentes e veteranos das Forças Armadas; dentre outras autoridades militares e civis.

Na ocasião, o Ministro Paulo Sérgio Nogueira destacou que a vitória na guerra tem significado até hoje.

Na cerimônia, autoridades e ex-combatentes das três Forças realizaram a aposição de uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido. Foram agraciadas com a Medalha da Vitória Organizações Militares e personalidades que contribuíram para a difusão dos feitos heroicos do maior conflito bélico do século XX. As homenagens foram comentadas pelos veteranos presentes.

“É muita nostalgia rever nossos colegas e lembrar de uma época em que tivemos brasileiros lutando e defendendo nossa Pátria. Todos os ex-combatentes merecem o nosso respeito sem sombra de dúvida”, ressaltou o Soldado Veterano Davi Tito da Costa, que prestigiou o evento.

“Essa data tão importante para a humanidade representa o triunfo da democracia sobre a tirania e inspira as novas gerações a refletirem acerca do heroísmo dos marinheiros, dos soldados e dos aviadores, que combateram pela nossa liberdade. Assim, é possível afirmar que as Forças Armadas honraram a confiança nelas depositada pelo povo brasileiro, tal como fizeram em toda história do Brasil e como continuam fazendo até hoje”, pontuou.

Homenagens e desfile

Na cerimônia, autoridades e ex-combatentes das três Forças realizaram a aposição de uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido. Foram agraciadas com a Medalha da Vitória Organizações Militares e personalidades que contribuíram para a difusão dos feitos heroicos do maior conflito bélico do século XX. As homenagens foram comentadas pelos veteranos presentes.

“É muita nostalgia rever nossos colegas e lembrar de uma época em que tivemos brasileiros lutando e defendendo nossa Pátria. Todos os ex-combatentes merecem o nosso respeito sem sombra de dúvida”, ressaltou o Soldado Veterano Davi Tito da Costa, que prestigiou o evento.

A solenidade foi encerrada com o desfile das tropas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. O grupamento da FAB no evento foi constituído pelo Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial do Rio de Janeiro, desfilando com o estandarte do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), que participou da campanha na Segunda Guerra Mundial.

É Amanhã! Aeronaves da FAB realizarão passagem especial nos céus de Brasília


Gabriel Benevides | Publicada em 19/05/2022

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizará amanhã (20), um sobrevoo especial sobre Brasília (DF). Apesar de ainda não se saber o motivo, a ocasião contará com a aviação de caça, transporte, reconhecimento, patrulha e SAR (Busca e Salvamento).  

Durante a manhã de hoje, um dos leitores do Portal Aeroflap flagrou o momento em que um KC-390 estava voando em formação com dois caças F-5. 

Com isso, para os entusiastas de aviação militar e spotters, possivelmente os céus da capital federal contarão com voos de formação das aeronaves KC-390, F-5EM Tiger II, Embraer R-99, C-99, P-95 Bandeirulha e o CASA/Airbus SC-105 Persuader. 

Programado para acontecer entre por volta das 9 da manhã (recomendamos comparecer antes), a passagem das aeronaves ocorrerá sobre a Base Aérea de Brasília (Ala 1), mesmo local onde ocorrem outras solenidades parecidas, como o dia do aviador, tradicionalmente comemorado no dia 23 de outubro. 

OUTRAS MÍDIAS


AVIAÇÃO EM FLORIPA - Base Aérea de Florianópolis recebe a II SC Expo Defensão


Da Redação | Publicada em 19/05/2022 17:08

A Base Aérea de Florianópolis (BAFL), sob coordenação do Estado-Maior da Aeronática (EMAER), está sediando nos dias 19 e 20 de maio, a segunda edição da SC Expo Defense, uma feira de tecnologias e produtos voltada para a área de Defesa. O evento é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), por meio de seu Comitê da Indústria de Defesa (COMDEFESA) e tem o objetivo de reunir profissionais e empresas ligadas ao setor para apresentar as novidades, oportunidades de negócios e o desenvolvimento de parcerias nos campos tecnológico e de produtos de Defesa, conectando as Forças Armadas e de Segurança com a indústria, centros de tecnologia e de estudos acadêmicos. Quando se fala em Defesa, logo imagina-se armamentos e equipamentos militares, entretanto, o universo que envolve a relação entre as Forças Armadas e a indústria é muito mais abrangente, indo desde produtos mais complexos e sofisticados até aqueles básicos, como alimentos, vestuário, entre outros. É um mercado bastante exigente e seletivo nas suas aquisições mas que ajuda a alavancar a economia do país. De acordo com dados oficiais, entre janeiro e setembro do ano passado, as Forças Armadas movimentaram cerca de R$ 27 bilhões em produtos e serviços, mostrando a importância de feiras como essa. A abertura oficial da Expo Defense aconteceu às 10 horas da manhã e contou com a presença dos Ministros das pastas da Defesa, General do Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e da Ciência, Tecnologia e Inovações, Sr. Paulo Alvim, além de autoridades civis e militares, representantes governamentais e executivos de empresas. Durante os dois dias do evento, estão programadas palestras e painéis, abordando os projetos, os desafios e outros assuntos de interesse ligados ao segmento da Defesa. Também estão agendadas diversas rodadas e mesas de negócios entre os participantes. O evento conta ainda com vários estandes empresariais e institucionais para exposição de artigos e produtos.

 A solenidade de abertura da feira aconteceu às 10 horas da manhã e contou com diversas autoridades civis e militares.

A presença da Força Aérea Brasileira na Expo Defense não se restringe apenas na utilização do espaço físico da Base Aérea de Florianópolis para o evento. A FAB também conta com um estande, no qual os visitantes podem conhecer algumas de suas atividades e dos Projetos Estratégicos da Instituição em andamento, entre eles, o Programa Gripen BR. Especialmente para a feira, a Força Aérea trouxe pela primeira vez a Santa Catarina, a réplica em escala natural de sua nova aeronave de combate, o caça F-39 Gripen, produzido em parceria entre a Embraer e a sueca Saab. Com relação aos benefícios que um evento desse porte traz para a FAB, nas palavras do Coronel Aviador Helcio José Jasiocha Soares, representante do Estado-Maior da Aeronáutica junto ao COMDEFESA, "...é muito importante conhecer as capacidades dos centros de tecnologia e universidades do nosso País, visando possíveis interações para o desenvolvimento de projetos estratégicos do Comando da Aeronáutica (COMAER). A importância da interação com a indústria é a de fomentar a nossa Base Industrial de Defesa (BID) brasileira, buscando soluções para transformar estes projetos em produtos”. Esta é a segunda vez que a capital catarinense e a Base Aérea de Florianópolis recebem a Expo Defense. A primeira edição ocorreu entre os dias 27 e 29 de setembro de 2019 e contou com quase 3 mil inscritos (entre palestrantes, representantes de empresas e governos, militares e imprensa), além de 485 expositores. Para este ano, a organização do evento espera superar esses números e potencializar as oportunidades de negócios.

A FAB trouxe para a Expo Defense a maquete em escala real do seu mais novo caça de combate, o F-39 Gripen, desenvolvido em parceria entre a Embraer e a empresa sueca Saab. Esta é a primeira vez que a maquete está sendo exposta em Santa Catarina. Em breve iremos publicar uma matéria especial sobre ela.

      

MUNDO GEO - Força Aérea Brasileira participa da feira SpaceBR Show 2022

Em sua segunda edição, evento ocorre até esta quinta-feira (19/5), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP)

Da Redação | Publicada em 19/05/2022 14:39

Tecnologia, controle e inovação! Assim começou a segunda edição da SpaceBR Show, que ocorre até esta quinta-feira (19/5), no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São  Paulo (SP).

A abertura da Feira de tecnologia contou com a presença de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasília (FAB), que representaram o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), bem como grandes empresas de tecnologia e processamento de dados.

Com um estande de 28 metros quadrados, a FAB expõe maquetes de satélites e de veículos lançadores, evidenciando o poder tecnológico que é desenvolvido pelas Organizações Militares responsáveis por esse setor. Neste sentido, ressaltando a presença da FAB na SpaceBR Show, o Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta falou sobre essa missão da Força Aérea relacionada aos assuntos aeroespaciais e também da importância do trabalho desenvolvido pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). “O nosso objetivo é colocar o CLA à disposição do mundo, para que os mais variados lançamentos possam ser realizados em um local de referência mundial. Estarmos aqui é de extrema importância para que possamos fomentar a indústria aeroespacial e, ao mesmo tempo, ficarmos a par das novidades do setor”, explica.

O Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, evidenciou o trabalho desenvolvido pela Força Aérea nas questões tecnológicas, mostrando que a participação em fóruns como este dá a oportunidade de integração com o público externo e também com empresas do setor. “Como órgão central do sistema de inovação da FAB, aproveitamos esse fórum para a troca de experiências e ideias em um momento em que o futuro passa, necessariamente, pelo melhor uso do espaço. A FAB tem que estar sempre na linha de frente, seja apoiando a indústria ou participando da integração de projetos para buscarmos o desenvolvimento de soluções tecnológicas, que é a missão do DCTA”, argumenta.

Organizada pelo MundoGEO, a Feira teve o apoio estratégico da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), parceiro da Força Aérea. O Ministro do MCTI, Paulo Alvim, ao visitar o estande da FAB, falou sobre todos os anos de trabalho realizado entre os órgãos. “Hoje a transversalidade entre diversas tecnologias nos permitem desenvolver ações e muitas delas são vinculadas ao Comando da Aeronáutica. Assim, trabalhamos em conjunto com a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, o que chamamos de interoperabilidade entre as Forças, para que possamos desenvolver tecnologia de ponta em prol de toda a sociedade”, concluiu.

Novidades da SpaceBR

A Força Aérea Brasileira levou para Feira as principais novidades relacionadas ao lançamento de satélites e de veículos lançadores, dentre eles, destaca-se o VSB-30, um dos melhores foguetes de gravidade que existe atualmente no mundo, estando agora em processo de transferência para a indústria.

Houve ainda a apresentação do VS-50, o primeiro estágio do Veículo de Lançamento de Microssatélites (VLM), que já passou por teste de lançamento no ano de 2021 e que passará por novos lançamentos na torre de Alcântara, sendo o primeiro foguete a ser lançado do local, após a reativação da Torre de Lançamento. “Após o lançamento do VS-50, estaremos muito perto de lançar o VLM, que será o primeiro microssatélite a ser lançado no país. Com a SpaceBR, podemos mostrar as raízes da FAB e quais são nossos objetivos, salientando o que temos feito para alcançar o que almejamos. É uma mistura de passado, presente e futuro”, falou o Chefe do Centro Espacial do Instituto Tecnológico  de Aeronáutica (ITA), Major Aviador Pedro Kukulka de Albuquerque.

Saldo positivo

Em seu primeiro dia, o estande da Força Aérea recebeu a visita de mais de três mil pessoas, dentre elas, destaca-se a presença do estudante, mestrando em Ciências Aeroespaciais, Thiago dos Santos Dias, que parabenizou a FAB por participar de feiras como essa e, assim, legitimar os princípios defendidos e o trabalho desenvolvido pela Força. ” Um estande desse na feira é de suma importância para evidenciar participação da FAB em operações rotineiras. Isso ressalta ainda mais a Força Aérea”, relatou.