NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL SPUTNIK


Fotos mostram 4º avião de transporte KC-390 entregue à FAB

Neste sábado (19), a Força Aérea Brasileira recebeu o quarto avião de transporte multimissão KC-390 Millennium.

Da Redação | Publicada em 20/12/2020 09:45

"Recebemos, com grande satisfação, mais uma aeronave KC-390 Millennium que está sendo incorporada à nossa frota. Em breve, ela também será operada nas mais diversas missões em diferentes regiões do Brasil e até no exterior [...]. Principalmente no transporte de insumos e materiais durante a Operação COVID-19", ressaltou o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Desde o início da pandemia, a FAB tem empregado os KC-390 em missões de transporte aéreo logístico, enviando toneladas de suprimentos essenciais ao combate à COVID-19 para várias cidades do Brasil.

Para o comandante da Ala 2, o coronel aviador Gustavo Pestana Garcez, o recebimento da aeronave "é resultado do empenho de todas as organizações envolvidas", ressaltando que a aeronave "certamente contribuirá ainda mais com ações voltadas para o apoio ao povo brasileiro".

O KC-390 Millennium é um avião de transporte tático militar projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria, contando com grande mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia de última geração e de fácil manutenção. A entrega da aeronave ocorreu nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, São Paulo.

PORTAL PODER AÉREO


Esquadrão Guardião recebe a segunda aeronave E-99 modernizada


Agência Força Aérea | Publicada em 20/12/2020 11:00

A segunda aeronave E-99M entregue à Força Aérea Brasileira (FAB) pousou nessa quinta-feira (17) na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO). O vetor, que decolou de Gavião Peixoto (SP), será operado pelo Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2°/6° GAV) – Esquadrão Guardião. A modernização integra o projeto desenvolvido sob a responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).

O E-99M pousou na cidade goiana às 14h. A tripulação de pilotos foi composta pelo Comandante do 2°/6° GAV, Tenente-Coronel Aviador Felipe Francisco Espinha, e pelo Capitão Aviador Raoni Miranda, que realizaram o traslado da aeronave de Gavião Peixoto para a Ala 2.

O Comandante do 2°/6° GAV ressaltou que o FAB 6703 elevará ainda mais as capacidades operacionais do Esquadrão Guardião. “Hoje, recebemos mais uma aeronave E-99M, aeronave de extrema relevância para a missão da Força Aérea Brasileira, que juntamente com um quadro de tripulantes de excelência, aumentará as capacidades do Esquadrão Guardião”, afirmou.

A aeronave

O E-99M é capaz de fornecer dados de inteligência precisos, em tempo real, sobre aeronaves voando à baixa altura. Quando os pilotos de Caça recebem as suas ordens e decolam para as missões de interceptação, as aeronaves E-99M monitoram o espaço aéreo da região, visualizando toda a área de operação. Isso permitirá a continuidade da participação, com excelência, da FAB em missões aéreas de combate aos tráfegos irregulares, atuando com protagonismo nas ações interagências, como as operações Ágata e Ostium. Além disso, as aeronaves E-99M têm a capacidade de complementar os sinais dos radares de solo, servindo também como uma reserva de visualização-radar ou de comunicações para o tráfego aéreo da aviação geral.

OUTRAS MÍDIAS


MONEY TIMES - Embraer entrega quarta aeronave C-390 Millennium à Força Aérea Brasileira


Vitória Fernandes | Publicada em 20/12/2020 11:01

A Embraer (EMBR3) informou que entregou a quarta aeronave C-390 Millennium à Força Aérea Brasileira, de um total de 28 unidades encomendadas. De acordo com a empresa, todas as aeronaves encomendadas pela FAB estão preparadas para realizar missões de reabastecimento aéreo, com a designação KC-390 Millennium.

Recebemos com grande satisfação mais uma aeronave KC-390 Millennium que está sendo incorporada à nossa frota. Em breve, ela também será operada nas mais diversas missões em diferentes regiões do Brasil e até no exterior, a exemplo das outras três que já demonstraram sua grande capacidade, principalmente no transporte de insumos e materiais durante a Operação COVID-19”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Desde o início da pandemia da Covid-19, a FAB tem empregado as aeronaves KC-390 Millennium em missões de transporte aéreo logístico movimentando toneladas de suprimentos essenciais ao combate à pandemia no Brasil.

“Estamos muito satisfeitos com a entrega do quarto C-390 Millennium à Força Aérea Brasileira, pois o avião tem cumprido um papel extremamente relevante em uma série de missões humanitárias dentro do território brasileiro e até mesmo no exterior”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O C-390 está se estabelecendo por mérito próprio como o avião de transporte tático deste século, abrindo novos mercados, o que é extremamente importante para a estratégia da Embraer nos próximos anos”.