NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Grupo na Base Aérea de Anápolis pode sair da quarentena depois de exame, diz Ministério da Saúde

Segundo o órgão, a última amostra para o exame será colhida nesta sexta-feira na Base Aérea de Anápolis. Caso resultado seja negativo, o Ministério da Defesa poderá organizar a saída do grupo a partir de sábado (22).

Rafael Oliveira | Publicada em 21/02/2020 15:18 | Atualizado em 21/02/2020 16:12

O ministro interino da Saúde, João Gabbardo dos Reis, informou nesta sexta-feira (21) que o grupo em quarentena na Base Aérea de Anápolis pode ser liberado antes do prazo previsto pelo órgão, em 27 de fevereiro, quando completaria 18 dias em isolamento. A decisão de alterar o calendário da quarentena foi tomada após a pasta adotar o padrão internacional estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que determina 14 dias em isolamento e não 18.

O último exame será feito ainda nesta sexta-feira, às 17h, e caso o resultado seja negativo para a presença do coronavírus, o Ministério da Defesa pode organizar a saída da unidade militar a partir de sábado (22), conforme anúncio feito em entrevista coletiva na sede do órgão, em Brasília.

O resultado do exame deve ficar pronto entre 24h e 72h, de acordo com o ministro interino, caso o laboratório precise fazer novos testes no material coletado. A data da saída e o deslocamento do grupo para a residência familiar será anunciado pelo Ministério da Defesa, segundo Gabbardo.

"Eles voltam para casa ainda sob a tutela do governo. As pessoas voltarão aos seus locais de origem no brasil. Podem voltar em voos da FAB ou voos comerciais, que será organizado pela defesa tão logo os exames sejam negativo", afirmou o ministro interino.

Os exames realizados desde a chegada de Wuhan, província chinesa onde começou o surto de coronavírus, têm sido negativos para a presença do vírus, por isso a última coleta no grupo, que tem 58 pessoas, acontecerá nesta sexta-feira.

Os brasileiros repatriados e equipe que foi buscá-los em Wuhan terão secreções colhidas por equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que serão testadas, no Lacen de Goiás, para saber se há ou não infecção pelo vírus.

O grupo passou por outras duas avaliações no Brasil e o resultado foi negativo nas duas vezes. Segundo o Ministério da Saúde, a coleta do material deve ser feita após o 14º dia de isolamento, considerada a data limite para a manifestação do vírus no corpo humano.

TV BRASIL


Indústria de Defesa vai receber estímulo do governo


Yara Aquino | Publicada em 21/02/2020 11:12

A ideia é reforçar a participação de empresas nacionais no fornecimento de materiais estratégicos na área de segurança. Ministério da Defesa e BNDES assinaram acordo para atuar juntos às empresas do ramo.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Boletim nº 12: Operação Regresso à Patria Amada Brasil


Assessoria De Comunicação Social (ascom) | Publicada em 22/02/2020 21:34

Anápolis (GO), 21/02/2020 – Nesta sexta-feira (21/02), todos os hóspedes que se encontram em quarentena na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis – permanecem com o quadro assintomático e continuam passando por avaliações clínicas diárias.

Além disso, hoje, conforme já divulgado pelo Ministério da Saúde, foram coletadas amostras para realização do terceiro exame de detecção do novo coronavírus. A expectativa é que os resultados estejam disponíveis ainda durante o final de semana.

Com a confirmação dos resultados negativos, o Ministério da Defesa divulgará oportunamente o plano de desmobilização da quarentena, com informações acerca do regresso dos hóspedes para suas residências no Brasil.

A Operação Regresso à Pátria Amada Brasil reitera seu compromisso com o bem estar de todos os envolvidos na operação e com a segurança da população brasileira.

OUTRAS MÍDIAS


VARGINHA DIGITAL - Esquadrilha da Fumaça fará demonstração aérea em Varginha


Raquel Cristina | Publicada em 21/02/2020 11:18

A Esquadrilha da Fumaça já liberou a agenda de apresentações de 2020 e estará em Varginha, no dia 8 de março. A apresentação poderá ser conferida no aeroporto, à partir das 16h.

Ao longo do ano estão previstas 19 demonstrações aéreas nos estados de Minas Gerais, Paraná e no Distrito Federal. Confira a agenda completa aqui.

“É missão da Esquadrilha da Fumaça divulgar a Força Aérea Brasileira (FAB) e a presença, portanto, em grandes eventos internacionais, cumpre um importante papel de fortalecer os laços de amizades com os vizinhos, projetando a FAB nessas regiões. É uma excelente oportunidade de trocarmos experiências e aprendermos com as Forças de países amigos”, comenta o Tenente Coronel Marcelo Franklin, no comando do Esquadrão desde o último dezembro.

Com informações FAB.