NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Colaboração Real 3 – Episódio 1: A importância do Gripen para a Força Aérea Brasileira


Luiz Padilha | Publicada em 21/05/2020 10:29

Além da capacidade de se manter atualizado ao longo dos anos, o Gripen estará pronto para atender todos os tipos de missões, como guerra eletrônica, bombardeio e interceptações. O caça também será responsável pela vigilância de 22 milhões de quilômetros quadrados e garantir a soberania do espaço aéreo do Brasil. Confira o 1º episódio da 3ª temporada de Colaboração Real!

PORTAL AEROFLAP


Estagiários do Curso de Especialização Operacional realizam primeiro voo solo


Fab | Publicada em 21/05/2020 13:16

O Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação  (1º/11º GAV) – Esquadrão Gavião, sediado na Ala 10, em Parnamirim (RN), realizou, nessa segunda-feira (18), mais uma etapa na missão de especializar os futuros Oficiais Aviadores da Força Aérea Brasileira (FAB) em helicópteros, com os primeiros voos solo dos Aspirantes a Oficial Eric Costa Braga  e Samuel Barbosa de Castro na aeronave H-50 Esquilo. O voo solo, para os estagiários do Curso de Especialização Operacional na Aviação de Asas Rotativas (CEO-AR), revela-se como um marco ímpar na carreira do piloto de helicóptero, pois muitas vezes, este é o único voo realizado sem o compartilhamento da nacele com outro tripulante.

Após quatro semanas de ensinamentos das técnicas de pilotagem, exercícios básicos de aproximações, pousos pontuais e corridos, reforçados com treinamentos de emergências básicas – pane hidráulica, perdas de potência e autorrotação-, foi possível a consolidação do aprendizado pelos estagiários que, até então, não haviam tido contato com helicópteros durante a formação na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

Para o Aspirante a Oficial Eric, o sentimento de realizar o primeiro voo solo do CEOAR 2020 é quase que indescritível. “Significa muito mais do que estar sozinho na nacele do helicóptero. É a consolidação de todo o trabalho e dedicação dos instrutores de voo, militares responsáveis pela manutenção das aeronaves, bem como o apoio dos familiares e companheiros de turma, tornando-se em um sentimento inexplicável”, afirmou.

Já para o Aspirante a Oficial Castro, a etapa alcançada remeteu ao sentimento de concretização de um sonho, aguardado ao longo dos sete anos vividos nas escolas de formação da FAB. “Realizar o voo solo na aeronave H-50 é a concretização de um sonho. Agradeço a oportunidade de pertencer ao grupo seleto de pilotos de helicópteros da Força Aérea”, destacou o Aspirante.

Recepção dos Estagiários

No retorno da missão, os Aspirantes Eric e Castro foram recebidos pelo Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, e oriundo da Aviação de Asas Rotativas. O Oficial General  destacou a ocasião que marca o domínio do voo pairado, possível apenas em voos de helicópteros. “É um momento único que nós não esquecemos. A aviação de Asas Rotativas é marcada principalmente pelo trabalho em equipe. O voo solo reflete o primeiro passo no ganho de experiência para liderar as tripulações de helicóptero de alto desempenho que a Força Aérea possui”, disse o Comandante da Ala.

Estiveram presentes também o Chefe do Estado-Maior da Ala 10, Coronel Aviador André Fernando Albuquerque Bergo, e o Comandante do Esquadrão Gavião, Tenente-Coronel Aviador Daniel Duarte Moreira Peixoto. “Neste momento, o estagiário recebe o status de piloto de asas rotativas, consolidando conhecimentos, habilidades e atitudes totalmente diferentes. O dia de hoje é fruto de muita dedicação não só dos Aspirantes, mas de todo o Esquadrão Gavião, Ala 10 e Força Aérea Brasileira, sem os quais não seria possível”, completou o Comandante do Esquadrão.

Gripen do Brasil: Saab coloca no ar 1º episódio de vídeos a respeito do Gripen NG brasileiro


André Magalhães | Publicada em 21/05/2020 18:16

A SAAB colocou no ar o 1º episódio da web série Colaboração Real 3. No vídeo é possível conferir algumas missões que o Gripen NG fará em prol da defesa da pátria.

Ao todo serão 12 episódios nesta 3º temporada chamada “Coloboração Real 3”, nestes vídeos serão mostrados ao público detalhes do novo caça multimissão da força aérea brasileira, que inclui missões de guerra eletrônica, ataque ao solo, interceptações e outras missões.

O Gripen deverá chegar ao país neste ano para testes aqui no Brasil, e o começo da entrega oficial do caça para a FAB está planejada para 2021. Ao todo o Brasil terá 36 caças Gripens E/F (F-39, nome oficial do caça na FAB). Alguns destes 36 caças serão construídos em solo nacional e ambos irão ter tecnologia brasileira como a tela WAD, da empresa AEL Sistemas.

C-105 Amazonas da FAB transporta cilindros de oxigênio para Tabatinga


Pedro Viana | Publicada em 21/05/2020 18:49

Uma aeronave C-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou, nesta quarta-feira (20/05), Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19.

O avião, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAV) – Esquadrão Arara, transportou 55 cilindros de oxigênio, de Manaus (AM) para Tabatinga (AM).

A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

O FAB 2802 decolou da Ala 8 – Base Aérea de Manaus com o carregamento às 14h00 (horário de Brasília) e pousou em Tabatinga às 17h55. Os cilindros de oxigênio serão empregados no município amazonense para atendimento à população local no enfrentamento ao novo Coronavírus. Outros cilindros vazios serão levados para reabastecimento em Manaus (AM).

Segundo o Comandante da aeronave, Tenente Aviador Lucas Luiz Ávila, é recompensador poder utilizar a capacidade do Esquadrão para contribuir dessa maneira.

“Atuar nesta missão, prestando apoio aos que necessitam de ajuda neste momento de pandemia é muito gratificante. Graças ao Esquadrão Arara e a possibilidade de operar o C-105 Amazonas nós podemos levar para a região o material necessário para salvar vidas”, disse.

Para o Suboficial Franklin de Sousa Mota, um dos loadmaster da aeronave, a sinergia de todos é o fator primordial para o sucesso da missão.

“Unidos aos irmãos das Forças Armadas estamos trabalhando sem medir esforços no combate à pandemia. Tenho muito orgulho de contribuir, em mais uma missão, levando ajuda a quem necessita”, declarou.

OPERAÇÃO COVID-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19.

Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente.

A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento.

De acordo com a complexidade da solicitação, podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

JORNAL O VALE (S.J. DOS  CAMPOS -SP)


ITA desenvolve projeto de monitoramento da presença de coronavírus no ar


Por Redação | Publicada em 21/05/2020 12:53

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) está desenvolvendo um equipamento que deve monitorar a presença do novo coronavírus nas partículas de ar. O protótipo, que promete acompanhar áreas de risco, recebeu uma doação de R$ 250 mil do MPT (Ministério Público do Trabalho) para sua confecção.

O trabalho será desenvolvido pelos pesquisadores do Laboratório de Bioengenharia do ITA, em parceria com o Laboratório de Genômica Médica do Hospital A. C. Camargo Cancer Center e com o IEAv (Instituto de Estudos Avançados) da Força Aérea Brasileira.

O projeto consiste em um equipamento nacional, de baixo custo e de fácil acesso quando comparado aos similares produzidos em outros países. Ele fará o monitoramento seguro da presença de microrganismos dispersos no ar, em particular o coronavírus, em áreas de grande circulação de pessoas como hospitais, aeroportos, indústrias, salas de espera e estabelecimentos comerciais.

A verba destinada pelo MPT será investida na produção do protótipo, incluindo a aquisição de equipamentos, insumos, serviços e equipe técnica, além de outras despesas decorrentes do projeto. Segundo o ITA, a medida preventiva consegue antecipar possíveis novas ondas de retransmissão e contágios decorrentes de novas mutações do vírus, além de liberar áreas que mostram ausência de partículas virais infectantes.

PORTAL DEFESANET


Operação Covid-19 completa 60 dias em apoio à população de todos os recantos do Brasil


Defesa | Publicada em 21/05/2020 14:30

Sessenta dias após a deflagração da Operação Covid-19, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa já soma, em ações de emprego das Forças Armadas, números que superam os de missões históricas, como a participação na Segunda Guerra Mundial e a Missão de Paz no Haiti.

No Haiti, a MINUSTAH, operação liderada pelo Brasil, empregou mais de 37 mil militares brasileiros. Porém, essa missão durou 13 anos, de 2004-2017. Então, proporcionalmente, o número de homens e mulheres empregados na Operação Covid-19 é maior. Da mesma forma, na Segunda Guerra Mundial, durante sete meses, mais de 25 mil soldados integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) para lutar pela libertação da Itália.

Em dois meses de atuação, mais de 34 mil militares já foram empregados na iniciativa que integra o esforço do Governo Federal no enfrentamento à pandemia. Diante dos dados, o cenário atual é comparado à situação de conflito. Como o Ministro da Defesa Fernando Azevedo destacou: “o inimigo é invisível, feroz e dedicado na ação. Quando tem uma guerra, os brasileiros podem contar com as Forças Armadas. Em todos os momentos delicados e importantes do Brasil, as Forças Armadas estiveram ao lado da nossa população e isso será feito mais uma vez".

Esse combate exige muita estratégia, planejamento e operacionalidade. Com coordenação do Centro de Operações Conjuntas, o COC, foram ativados dez Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A capilaridade das Forças Armadas, com presença em todo o território nacional, é imprescindível, tanto em apoio às necessidades da população quanto aos demais órgãos governamentais.

Somados aos milhares de militares empenhados em ações de combate à pandemia, são empregadas 1.802 viaturas, 102 embarcações e 61 aeronaves. Os meios de transporte são disponibilizados pela Marinha, Exército e Aeronáutica, em apoio às necessidades da Nação, impactada pelo novo coronavírus.

Entre as ações de destaque, está o grande apoio à população de baixa renda, por meio de diversas ações de Norte a Sul do Brasil. Perto de 1,5 mil toneladas de alimentos foram arrecadados e distribuídos, desde a deflagração das ações.

A esta ação, soma-se a entrega de 19.640 Kits de alimentação para as famílias dos alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP), de inclusão social por meio do esporte, em todas as regiões do País. A população indígena também tem recebido grande atenção. Mais de 3 mil cestas básicas foram distribuídas em aldeias indígenas de várias etnias nos estados do Pará e do Amazonas. Além de recursos alimentícios, algumas comunidades receberam materiais de higiene.

O apoio das Forças Armadas chega aos lugares mais longínquos e inóspitos do País. Nesses dois meses, mais de 8 mil toneladas de materiais hospitalares, insumos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de cestas básicas foram transportados e distribuídos, em apoio a diversos órgãos, como Ministérios da Saúde, da Cidadania e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
 

Para frear o contágio, equipes de Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (DBNQR) das três Forças têm repetido, incansavelmente, a desinfecção de locais públicos. São hospitais, rodoviárias, estações de metrôs, trens, barcas, entre outros, onde circula grande fluxo de pessoas, constantemente higienizados. Já foram realizadas 1.295 ações desse tipo. E a iniciativa intensifica-se com a multiplicação de conhecimentos.

Por todo o Brasil, 4.578 pessoas receberam capacitações em defesa biológica e química.

A segurança nas áreas fronteiriças do Brasil também foi reforçada e ações de fiscalização do tráfego aquaviário, por meio de inspeções navais, também foram intensificadas. Como conhecimento é essencial, militares distribuem para tripulantes e passageiros das embarcações inspecionadas folders informativos. Eles também têm ido às ruas, em pontos estratégicos de diversos municípios, para panfletar e conscientizar a população sobre os cuidados para evitar o contágio. Quase 800 dessas ações ocorreram por todo o País.

Os homens e mulheres das Forças Armadas apoiam os governos municipais e estaduais na Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza (H1N1 e H3N2), nas regiões Sudeste, Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do País. Participam, ainda, de campanhas de doação de sangue, que já contaram com a colaboração de mais de 15 mil militares.

Para atuarem diretamente com pacientes acometidos pela doença, militares da área da saúde de todas as regiões do Brasil participam de treinamentos. As aulas são oferecidas no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, na Escola de Saúde do Exército (EsSEx), no Rio de Janeiro, e no Hospital da Aeronáutica de Canoas (HACO), no Rio Grande do Sul. Além disso, dez profissionais de saúde militares do Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) foram enviados para reforçar a equipe do Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira (HGuSGC), no Amazonas.

E os brasileiros que estão fora do País não foram esquecidos. O Ministério da Defesa em apoio ao Ministério das Relações Exteriores viabilizou o retorno de cidadãos que estavam em Wuhan, na China, no Peru e na Venezuela.

Em outra frente de atuação, foi lançada a campanha “Produtos ao Alcance de Todos”, com o cadastro de empresas e produtos para o combate à Covid-19. As informações são atualizadas diariamente e estão disponíveis para o Ministério da Saúde, Forças Armadas, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Atualmente, há mais de 770 produtos ofertados por quase 440 empresas.

Em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), com os Ministérios da Economia e da Saúde, com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e com empresas do setor automotivo, o Ministério da Defesa atua para viabilizar o reparo de respiradores danificados. A ação compreende todo o território nacional. Até a terça-feira (19), 889 aparelhos foram reparados para diversas instituições de saúde em 22 estados e Distrito Federal.

O trabalho da pasta da Defesa é focado, principalmente, no transporte dos equipamentos em regiões remotas. Conforme levantamento da CNI, 3.089 respiradores foram recolhidos para conserto em unidades do SENAI.

No campo da produção, os laboratórios químicos das Forças Armadas aumentaram, em caráter emergencial, a produção de álcool em gel e de cloroquina. Nesta empreitada, atuam de forma conjunta o Laboratório Farmacêutico da Marinha (LFM), o Laboratório Químico Farmacêutico do Exército (LQFEx) e o Laboratório Químico Farmacêutico da Força Aérea (LAQFA).

Os desafios são grandes. As Forças Armadas, com o apoio do povo brasileiro, continuarão atuando para que o Brasil vença mais esta batalha.

OUTRAS MÍDIAS


CAVOK - GRIPEN BRASIL: A importância do Gripen para a Força Aérea Brasileira


Diego Alves | Publicada em 21/05/2020 13:00

Está no ar o primeiro episódio da 3ª temporada da websérie Colaboração Real. Neste vídeo, você poderá conferir mais sobre as missões que o novo caça da Força Aérea Brasileira será capaz de realizar.

Confira abaixo e continue ligado em nossas redes sociais para assistir os próximos episódios!

Além da capacidade de se manter atualizado ao longo dos anos, o Gripen estará pronto para atender todos os tipos de missões. O caça também será responsável pela vigilância de 22 milhões de quilômetros quadrados e garantir a soberania do espaço aéreo do Brasil.