NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


KC-X3: Primeiro A330-200 da FAB vai passar por revisão e pintura na Jordânia


Guilherme Wiltgen | Publicada em 21/05/2022 08:32

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, anunciou na sua conta oficial no Twitter que o primeiro KC-30 (Airbus A330-200) seguiu nessa madrugada para a Jordânia, onde vai passar por revisão e receberá a pintura da Força Aérea Brasileira (FAB).

O A330-200 prefixo PR-AIS é um dos dois aviões adquiridos da Azul SA, dentro do programa KC-X3 que visa prover a FAB de aviões de Reabastecimento em Voo (REVO), de longo alcance, e transporte estratégico.

O próximo passo, para alcançar o objetivo da FAB, é realizar a conversão dos dois A330-200 em MRTT (Multi-Role Tanker Transport), elevando a FAB a outro patamar operacional.

As duas aeronaves, FAB 2901 e FAB 2902, receberão o designativo KC-30 e serão operadas pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, e ficarão sediados na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ).

PORTAL AEROFLAP


DECEA viabiliza primeira aproximação sob regras de voo por instrumentos em Parintins (AM)


Pedro Viana | Publicada em 21/05/2022

No dia 19 de maio foi executada a primeira aproximação RNP (required navigation performance) para pista homologada somente para operações sob Regras de Voo Visual (VFR) na Amazônia Legal.

O Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) coordenou o procedimento inédito na pista do aeroporto de Parintins (SWPI), cidade distante 369 km de Manaus.

A operação só foi possível com os esforços do Departamento do Controle do Espaço Aéreo (DECEA) na viabilização de novas tecnologias por meio dos conceitos de Navegação Aérea Baseada em Performance (PBN) e da pioneira normatização da Elaboração de Procedimentos de Aproximação RNP (Required Navigation Performance/Performance de Navegação Requerida), para atender pistas homologadas apenas para operações sob VFR.

Esse tipo de procedimento, que utiliza a capacidade embarcada das aeronaves, no caso a Navegação de Área Satelital (GNSS – Global Navigation Satelital System), visa proporcionar a transição do voo em rota para os fixos iniciais de aproximação, com trajetórias bem definidas, bem como descida estabilizada na aproximação final, utilizando gradientes ótimos e garantindo ganhos reais em termos de segurança e regularidade nas operações aéreas.

O comandante, Brigadeiro do Ar Raul Carlos Camara Borges, e o chefe da Divisão Operacional do CINDACTA IV, Tenente-Coronel Aviador Alessandro Silva, acompanharam o procedimento do Centro de Controle de Área Amazônico (ACC-AZ).

Em Parintins, a ação foi coordenada pelo chefe da Subdivisão de Operações Militares do CINDACTA IV, o Tenente-Coronel Controlador de Tráfego Aéreo Edivaldo Cardoso dos Santos.

A seguir, registros dos trechos da conversa do piloto da Azul Linhas Aéreas Brasileiras com o controlador de tráfego aéreo do ACC-AZ, no momento do procedimento: 

– “Azul 4468, confirme se tem intenções de executar o procedimento para a pista 06 de Parintins” 

– “Afirmo. Azul 4468”. 

– “A Força Aérea Brasileira sente-se honrada em informar que a sua aeronave será a primeira a executar esse tipo de procedimento para pista homologada apenas para operação visual na Região Amazônica.” 

– “Ciente. Azul 4468”. 

– “Azul 4468, reporte iniciando o procedimento RNP para a pista 06 de Parintins.” 

– “Sinto-me extremamente honrado por ter sido o primeiro a realizar o procedimento, irretocável, diga-se de passagem. A Força Aérea Brasileira, mais uma vez, contribuindo bastante para a garantia da segurança das operações aéreas em Parintins” – registrou o comandante da aeronave Azul 4468, o piloto Nilson Santos. 

Foi um marco, tanto para o aeroporto de Parintins quanto para o controle do espaço aéreo na Amazônia. Esse procedimento utiliza a capacidade embarcada nas aeronaves para prover, a partir se sinais satelitais – nesse caso específico -, sua posição tridimensional com a máxima precisão” – explicou o Tenente-Coronel Cardoso. 

CCSM (Marinha do Brasil)


SC Expo Defense 2022 fortalece e debate o futuro da Base Industrial de Defesa

Evento na Base Aérea de Florianópolis recebeu ministros, empresários, acadêmicos e representantes das Forças Armadas

Por Capitão-tenente Fabrício Sérgio Costa | Publicada em 20/05/2022

Em dois dias, Florianópolis deixou de ser apenas a Ilha da Magia para se transformar também na Ilha da tecnologia e dos produtos de defesa. A capital catarinense tornou-se o centro de debates sobre o fortalecimento e o futuro da Base Industrial de Defesa (BID). A SC Expo Defense 2022 fez com que ministros de Estado, empresários, acadêmicos e representantes das Forças Armadas brasileiras se unissem para pensar em um bem-comum: o desenvolvimento tecnológico do Brasil na área militar.

No primeiro dia do evento (19/5), o Presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cesar de Aguiar, destacou que a parceria entre as empresas catarinenses e as Forças Armadas brasileiras se intensificou nos últimos anos. Aliás, uma das estratégias da FIESC é tornar a Base Industrial de Defesa (BID) mais robusta.

"Nós temos que desmistificar que o produto importado é melhor que o nacional. O Brasil já tem empresas de ponta de tecnologia e pode, sim, ser um grande fornecedor não só para as Forças Armadas brasileiras, mas também para outros países”, lembrou.

Um dos propósitos da SC Expo Defense 2022 foi impulsionar o desenvolvimento de industrias catarinenses para a produção de produtos de defesa, já que esse mercado possui enorme potencial para geração de empregos, aumento de renda per capta e poderá proporcionar um arrasto tecnológico na região. "Estamos muito satisfeitos com os resultados da Expo Defense. Esperamos que em 2024 ela seja ainda maior porque acreditamos no crescimento muito forte da relação harmoniosa entre as Forças Armadas e a indústria catarinense", afirmou Mário Cesar de Aguiar.

Em seu discurso de abertura da feira, o Ministro da Defesa, Paulo Sérgio de Oliveira, observou que houve um crescimento do debate sobre os temas de defesa no Brasil e no mundo. Ele lembrou que a última guerra com participação das Forças Armadas brasileiras aconteceu há mais de 70 anos, porém o País não pode abrir mão de ter a Marinha, o Exército e a Força Aérea capacitados e em permanente estado de prontidão.

"O País precisa dispor de capacidades de dissuasão compatíveis com a sua estatura política, econômica e social. Isso para ser capaz de preservar a sua soberania, defender o seu território, proteger os seus interesses e garantir o desenvolvimento, a paz e a liberdade do seu povo", garantiu.

Além disso, o Ministro defendeu a necessidade de se aumentar a participação do orçamento de defesa no Produto Interno Bruto (PIB) nacional. "Entendemos que é mais que urgente discutir com a sociedade a meta de o Brasil alcançar 2% do PIB destinados à defesa, hoje cerca de 1,3%. Isso nós faremos no início de junho, eu e os Comandantes de Força. Nós estaremos presentes nas duas casas legislativas para falar sobre o nosso orçamento de defesa”.

Para ele, isso irá aquecer a economia, com a geração de mais empregos e melhora na renda dos brasileiros. “Metas mais ousadas podem ser atingidas por nossa indústria de defesa, contribuindo de forma incisiva para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Essa Base Industrial de Defesa tem sido um suporte dentro de um planejamento do Ministério da Defesa para que a gente possa criar empregos e renda. Com essas parcerias, podemos possibilitar novas tecnologias. Hoje, por exemplo, cerca de 20% do que se adquire das Forças Armadas tem origem em Santa Catarina", reforçou.

Palestras na SC Expo Defense 2022

Na quinta-feira, (19/5), coube ao Contra-Almirante Paulo Cesar Demby Corrêa representar a Marinha do Brasil (MB) no ciclo de palestras das três Forças Armadas. Ele atualizou o público sobre o desenvolvimento tecnológico da MB, enquanto o General de Brigada Everton Pacheco destacou quais foram os principais equipamentos adquiridos pelo Exército Brasileiro (EB) nos últimos anos. Já o Coronel Aviador José Renato de Araújo discorreu sobre os projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira (FAB).

Em sua apresentação sobre a evolução da ciência e tecnologia na Força Naval, o Almirante Demby relembrou os feitos do Almirante Álvaro Alberto, fundador do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Também revelou qual é a visão de futuro do Sistema de Ciência e Tecnologia da Marinha (SCTMB).

"Precisamos cuidar de uma Marinha que está sendo projetada hoje. A Marinha do amanhã e do futuro. Podemos não ter o melhor, mas precisamos ter algo nosso. Devemos ter recursos humanos altamente capacitados, infraestrutura compatível com o tamanho do Brasil e foco na redução da dependência externa. Estamos falando de uma gestão voltada à eficácia, à eficiência e à efetividade", disse o Assessor de Relações Institucionais e Comunicação Social da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM).

Já o Diretor de Material do Exército, General Pacheco da Silva, afirmou que o Comando Logístico do EB (Colog) dispõe de orçamento anual de R$ 2 bilhões e que esse valor é destinado à aquisição de materiais para manutenção da Força. Isso inclui alimentos, uniformes, combustíveis, armas e munições, viaturas e materiais veterinários, entre outras despesas. Grande parte dessas aquisições é realizada em Brasília. Porém, alguns produtos podem ser comprados pelas Regiões Militares ou nas unidades operacionais, dependendo da natureza de cada insumo.

Além disso, o Chefe da Seção de Ciência, Tecnologia e Inovação e Acordos de Compensação da Aeronáutica, Coronel Aviador Araújo Costa, explicou quais são os principais projetos estratégicos da FAB. Eles foram divididos em três categorias: meios da FAB, infraestrutura aeroespacial e tecnologia aeroespacial. Um dos objetivos estratégicos dos projetos é garantir a soberania do espaço aéreo e melhorar o posicionamento geopolítico do Brasil.

Por outro lado, na sexta-feira (20/5), foram realizadas rodadas de negócios, em que os empresários puderam sanar dúvidas a respeito das normas e modelos de aquisições do setor de defesa. O intuito foi possibilitar aos industriais que iniciassem ou até ampliassem suas vendas para a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira.

SC Expo Defense 2022

A feira foi organizada pelo Comitê da Indústria de Defesa (Comdefesa) e pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). O evento reuniu profissionais das áreas de Defesa, autoridades civis e militares, representantes governamentais e acadêmicos, com o objetivo de mostrar o que há de mais moderno em produtos e tecnologia de Defesa, promovendo a integração das Forças Armadas com a indústria e centros de tecnologia.

Entre os dias 19 e 20/5, a SC Expo Defense 2022 atraiu mais de 2.000 pessoas à Base Aérea de Florianópolis. Ao todo, aconteceram 18 simpósios e palestras. Os visitantes puderam conhecer 77 estandes e meios militares expostos dentro e fora da feira, como por exemplo, um protótipo do caça Gripen da FAB, um helicóptero UH-15 da Marinha e diversos veículos blindados do Exército.

DEFESA EM FOCO


FAB lança o documentário “Na Ala da Esquadrilha da Fumaça”


Da Redação | Publicada em 21/05/2022 13:19

A Força Aérea Brasileira lançou em seu canal do Youtube, uma série com quatro episódios do documentário “Na Ala da Esquadrilha da Fumaça”, marcando os 70 anos do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia.

Episódio 1

No primeiro vídeo, intitulado “No solo”, o público pode saber mais sobre o trabalho dos Anjos da Guarda, aqueles responsáveis por manter aeronaves e equipamentos sempre seguros.

Episódio 2

Na segunda parte, “Nos Bastidores”, é possível acompanhar um pouco das cenas que geralmente não são vistas pelo público, como as viagens e a saudade da família.

Episódio 3

“No Ar” é o episódio em que os pilotos contam suas histórias e a maneira como treinam para fazer as manobras que encantam a todos por onde passam.

Episódio 4

O quarto vídeo, intitulado “Nos Aplausos”, é dedicado à razão de ser do Esquadrão: o público. Os depoimentos tratam da relação dos integrantes da Fumaça com aqueles que os inspiram e são por eles inspirados.

Assista aqui esses e outros vídeos.

OUTRAS MÍDIAS


PREFEITURA DE ARACAJU - Agentes da Defesa Civil de Aracaju concluem curso de busca e salvamento


Da Redação | Publicada em 21/05/2022 08:59

Com o objetivo de manter a cidade preparada para situações de emergências, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), desenvolve uma série de ações preventivas, o que inclui o aperfeiçoamento dos serviços e capacitação das suas equipes. Por isso, agentes da Defesa Civil de Aracaju participaram do Curso Básico de Busca e Salvamento, ofertado pela Força Aérea Brasileira. A programação ocorreu entre os dias 16 e 20, no auditório do Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). 

O curso é realizado pelo Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira, e tem por objetivo capacitar os agentes de segurança pública e profissionais que possam agir de forma direta ou indireta em ações de busca e salvamento, os qualificando para atuar como novos elos do Sistema de Busca e Salvamento, SAR (do inglês Search and Rescue), além de valorizar a importância da atividade no Brasil. 

Para o coordenador técnico e operacional da Defesa Civil, Robson Rabelo, esse curso “apesar de ser básico, proporciona o aprendizado das técnicas de busca e da estrutura organizacional do sistema de comando de incidente da Força Aérea Brasileira. Como nós trabalhamos em parceria com a segurança pública, podem acontecer situações em que o Cindacta precise de alguma informação da Defesa Civil. Então, com essa capacitação, nossos agentes saberão como prover esse tipo de comunicação”, destaca.

Ao todo, quatro agentes da Defesa Civil de Aracaju participaram da capacitação, entre eles o engenheiro civil Marcelo Augusto Gomes.

“Estou muito feliz por ter participado do Curso SAR-005. Com toda certeza mudou a minha visão, além de ter me capacitado para atuar como elo do Sistema SAR”, conta.

Além da Defesa Civil de Aracaju, também participaram da capacitação profissionais militares e civis de instituições civis, como Integrantes da FAB (Força Aérea Brasileira), Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Samu, Petrobras, AENA, Grupamento Tático Aéreo (GTA) e Associação Brasileira de Multirrotores. Ao todo a capacitação contou com cinquenta participantes.