NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Santos Dumont sonhou com um polo aeronáutico brasileiro, materializado em São José dos Campos


Carlos Ferreira | Publicada em 21/05/2023 18:30

Santos Dumont fez uma profecia em O que eu vi, o que nós veremos (1918), obra que encerra sua carreira como escritor. No livro, o pai da aviação sugere a fundação de um centro de pesquisa e ensino de aeronáutica – área, à época, ainda incipiente em todo o mundo. “É tempo, talvez, de se instalar uma escola [voltada à aviação] de verdade em um campo adequado. Não é difícil encontrá-lo no Brasil”, afirmou Dumont.

O inventor se permitiu a dar alguns palpites do melhor lugar para a instalação da escola. Citando as boas condições geográficas e atmosféricas da região, Dumont fez menção a algum local nas proximidades de Mogi das Cruzes (SP), às margens da antiga ferrovia Central do Brasil. Um mapa não deixa dúvidas: ele se referia a São José dos Campos, município de 700 mil habitantes do interior paulista que, anos mais tarde, viria a se tornar oficialmente a Capital Estadual da Indústria Aeroespacial e do Avião.

A Lei nº 17.418/2021, de autoria da deputada Letícia Aguiar (PP) e aprovada pelos pares da Alesp, chancela à cidade um título honorário que, na cultura local, já estava incorporado há muitos anos. Finado em 1932, Dumont não teve a chance de ver a profecia se concretizando: em 1947, instala-se em São José dos Campos o Centro Técnico Aeroespacial (CTA, atual DCTA); três anos depois, funda-se no município o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); e, em 19 de agosto de 1969, é criada a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

Inspiração e homenagem

Letícia Aguiar afirma que a maior inspiração para o projeto de lei foi, justamente, de um dos fundadores da Embraer: Ozires Silva, coronel, engenheiro aeronáutico e ex-ministro da Infraestrutura. “Quando o coronel Ozires me disse que se sentia frustrado pelo Governo não reconhecer oficialmente a vocação de São José dos Campos, apresentei o projeto de lei como uma forma de homenageá-lo. Pensei também em criar novas oportunidades para o polo aeroespacial joseense”, afirma Aguiar.

A proposição, segundo Letícia Aguiar, tinha propósitos além dos fins honorários. “Por todo o histórico da cidade”, afirma Letícia, “receber o título já seria um importante reconhecimento”. Havia, porém, um outro objetivo com a lei. “Queria chamar a atenção das autoridades brasileiras para a necessidade de incentivo e capacitação da indústria aeroespacial para a competição global”, destaca a deputada.

Carinho e orgulho

Segundo Anderson Farias (PSD), prefeito de São José dos Campos, a população do município mantém uma relação “estreita, carinhosa e de muito orgulho” com o polo de pesquisa aeronáutica e espacial. “Todo joseense tem orgulho pelo fato de a cidade ser conhecida pelo título de ?Capital do Avião?”, afirma Farias. “Quase todas as famílias possuem um ou mais membros que trabalha ou trabalhou na Embraer ou em empresas que integram a cadeia aeronáutica e de suprimentos da cidade”, completa o prefeito.

É o caso de Giovanna Siqueira, 19. A cultura do avião se fez presente na vida da estudante de Direito por meio do pai Reinaldo Siqueira, 52, funcionário da Embraer desde 2000. “Em dias festivos, pude visitar a fábrica com meu pai”, relembra Giovanna.

Minha família construiu sua carreira profissional na Embraer”, afirma Reinaldo. “Somos em dez irmãos e, desses, seis trabalharam na empresa”, completa o engenheiro.

Pontos turísticos

Além das visitas ao trabalho do pai, Giovanna viveu a cultura do avião por meio das “diversas idas, quando era criança, ao Parque Santos Dumont”, fundado em 1971 e situado na região central de São José dos Campos.

O parque é repleto de homenagens a Dumont e à aviação, contando, por exemplo, com réplicas da aeronave 14 Bis, um protótipo do avião Bandeirante e maquetes de foguetes da família Sonda. Há, ainda, uma réplica da residência do pai da aviação.

Os monumentos e pontos turísticos dedicados à aeronáutica não param por aí. Situa-se em São José dos Campos o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), inaugurado em fevereiro de 2004.

Economia diversificada

O cluster aeroespacial, com mais de 100 empresas vinculadas, rende a São José dos Campos cerca de 95% da cadeia produtiva da indústria aeroespacial do país – a economia da cidade, contudo, é diversificada.

O município ostenta a 4ª posição no ranking de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) paulista. Boa parte se deve à instalação de indústrias, tal como a aeronáutica, de alto valor tecnológico – General Motors, Johnson & Johnson, Prolind e Bayer são alguns exemplos.

 

 

 

PORTAL AIRWAY


Militares do Peru conhecem e voam no Embraer KC-390 da Força Aérea Brasileira


Thiago Vinholes | Publicada em 21/05/2023 13:54

Militares das forças armadas peruanas tiveram a oportunidade, na última semana, de conhecer e voar no Embraer KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB). O encontro ocorreu durante o Exercício Cooperación IX, realizado no Peru, que também teve a participação de outras 10 nações das Américas.

A apresentação técnica da aeronave foi realizada no dia 16/5 pelo Comandante do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (Esquadrão Zeus), Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira. Participaram do evento representantes da Marinha, Exército, Força Aérea e da Polícia Nacional do Peru, além de autoridades estrangeiras sediadas em Lima e outros participantes do exercício militar. Em seguida todos embarcaram para um voo no KC-390 da FAB.

Embaixador do Brasil em Lima, Sérgio França Danese, esteve no evento de apresentação do KC-390 e comentou sobre a possibilidade de negociar a aeronave com o Peru. “A indústria de defesa do Brasil pode suprir, com vantagens, as necessidades estratégicas peruanas, inclusive quanto à diversificação de provedores de tecnologia militar e equipamentos competitivos e de alta qualidade, como o KC-390.”

De acordo com a FAB, o Chefe do Comando Conjunto das Forças Armadas do Peru, General de Exército Manuel Gómez de la Torre, um dos participantes do voo, enalteceu a aeronave multimissão da Embraer.

Compra cancelada de Antonov abre espaço para o KC-390 no Peru

Recentemente, o governo peruano anulou a compra de um exemplar do Antonov An-178, aeronave da fabricante ucraniana da mesma categoria do Embraer KC-390. O bimotor a jato seria destinado à Polícia Nacional peruana para substituir um par de antigos turboélices Antonov An-32B.

O acordo de US$ 64 milhões foi cancelado após a Antonov não cumprir o prazo de entrega do avião, que era esperado para 24 de outubro de 2021. A negociação entre Lima e Kiev estava em andamento desde 2019, quando o Antonov venceu a licitação para fornecer um An-178 para a Polícia Nacional, órgão dirigido pelo Ministério de Interior peruano.

A aeronave endereçada ao Peru, que seria o cliente de lançamento da aeronave, estava em fase de construção. No entanto, com a invasão da Rússia ao território da Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022, o paradeiro da célula se tornou desconhecido. Com a guerra em curso, o futuro do programa An-178, assim como o destino da própria Antonov, é incerto.

Durante a viagem pelo Peru na última semana, o Esquadrão Zeus da FAB aproveitou o terreno montanhoso do país para executar a primeira missão do KC-390 num aeroporto em altitude elevada, o aeródromo em Jaula, localizado a 11.034 pés (3.300 metros).

A boa capacidade do An-178 nesse tipo de terreno, como era previsto no projeto, foi uma das qualidades que levou os peruanos a selecionarem o Antonov que não foi entregue. Se for o caso, o avião da Embraer provou que também funciona para servir nas desafiadoras pistas peruanas.

DEFESA EM FOCO


ITA e Universidade Estadual de Utah firmam parceria para duplo diploma de Doutorado

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica e a Universidade Estadual de Utah consolidam parceria para a realização de duplo diploma de Doutorado, impulsionando pesquisas no setor aeroespacial

Marcelo Barros | Publicada em 21/05/2023 13:00

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), renomada instituição da Força Aérea Brasileira, e a Universidade Estadual de Utah, situada nos Estados Unidos, assinaram, no dia 12 de maio, um acordo de cooperação acadêmica para duplo diploma de Doutorado. Tal parceria representa um marco histórico para o ITA, que pela primeira vez estabelece uma colaboração desse tipo nos Estados Unidos a nível de doutorado.

Fortalecimento da pesquisa aeroespacial e a internacionalização do conhecimento

Esta aliança estratégica entre as duas instituições de ensino superior envolverá projetos desenvolvidos pelo Centro Espacial ITA (CEI) em colaboração com a NASA, a Agência Espacial Americana. O acordo representa um grande passo para o avanço das pesquisas no setor aeroespacial e na internacionalização do conhecimento. A Pró-Reitora do ITA, Professora Doutora Emília Villani, ressaltou a relação já estabelecida entre as instituições e mencionou projetos conjuntos de satélites que já foram realizados, como o SPORT, lançado ao espaço em novembro de 2022.

Estudantes brasileiros e americanos beneficiados

Com a assinatura deste acordo, os estudantes americanos e brasileiros que participarem do programa conjunto de doutorado terão seus diplomas expedidos tanto pelo ITA quanto pela Universidade Estadual de Utah. Trata-se de uma oportunidade única para os estudantes dessas instituições terem acesso a uma formação de alto nível e reconhecida internacionalmente em suas respectivas áreas de estudo.

Escola Superior de Defesa recebe comitiva do Colégio de Defesa Nacional do México

Em visita ao Brasil, 46 militares e civis do Colégio de Defesa Nacional do México conhecem a Escola Superior de Defesa e suas instalações

Marcelo Barros | Publicada em 21/05/2023 14:00

A Escola Superior de Defesa (ESD) recebeu uma comitiva do Colégio de Defesa Nacional do México na manhã de quarta-feira, 17 de maio. O grupo, composto por quatro oficiais generais, 46 militares e civis, passou pela ESD para conhecer sua história, instalações e cursos oferecidos para estrangeiros. A visita à escola faz parte de uma série de encontros que a comitiva mexicana realizou em instituições de Brasília e do Rio de Janeiro.

Apresentação da Escola Superior de Defesa

O Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, Comandante da ESD, deu as boas-vindas aos visitantes, expressando a satisfação em receber uma escola congênere que, assim como a ESD, lida com questões de defesa. Em seguida, o General de Brigada R1 Carlos Henrique Teche, Chefe do Departamento Acadêmico, realizou uma palestra sobre a ESD, enquanto o professor da escola, Cel R1 Thadeu Luiz Negrão, apresentou a Estratégia Nacional de Defesa (END) e a Política Nacional de Defesa (PND) do Brasil.

Fortalecimento das Relações Bilaterais e Tour pela Escola

Ao agradecer a presença da comitiva do Colégio de Defesa Nacional do México, o Comandante da ESD ressaltou a importância do estreitamento de laços entre as nações e a possível ampliação de tratativas em temas de defesa que possam ser relevantes para ambos os países. Encerrando a visita, a comitiva realizou um tour pelas instalações da escola, visitando o Bloco do Comando, a Biblioteca, as salas de aula e os alojamentos.