NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DEFESANET


Campus Brasília celebra 71 anos da Escola Superior de Guerra


Ministério Da Defesa | Publicada em 21/08/2020 13:13

A Escola Superior de Guerra (ESG) completa 71 anos nesta quinta-feira (20), mas a comemoração no Campus Brasília ocorreu na manhã desta quarta-feira (19). A solenidade militar alusiva à data foi presidida pelo Ministro da Defesa, Fernando Azevedo. A cerimônia, com número restrito de participantes, seguiu as orientações de distanciamento social, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

A comemoração foi aberta pelo Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar. Ele relembrou a criação da Escola, em 20 de agosto de 1949, “sob a influência das experiências obtidas por um grupo de militares, capitaneados pelo Marechal César Obino, após o Segundo Conflito Mundial e, diante dos prenúncios de uma nova ordem, apontados pelo início da Guerra Fria”.

O Comandante destacou a construção dos fundamentos sobre os quais o ensino e a pesquisa apoiariam-se e a contribuição de intelectuais civis à Instituição, a partir de 1951. Lembrou que, ao longo dos anos, a ESG “tornou-se reconhecido Instituto de Altos Estudos de Política, Estratégia e Defesa, onde são desenvolvidos e disseminados conhecimentos necessários ao exercício de funções de direção e assessoramento superior na Administração Pública, em especial nas áreas de Defesa e Segurança”.

O Almirante explanou sobre a expansão das atividades da Escola com a materialização do Campus Brasília a partir de 2011, o que reaproximou a ESG do “centro político-administrativo do País, de forma a atingir o interesse estratégico do Estado, isto é, formar especialistas civis em assuntos de defesa”. Depois de ocupar instalações do Ministério da Defesa, em 2 de dezembro de 2019, a instituição de ensino ganhou local definitivo, ocupando as instalações que pertenciam anteriormente à Escola Nacional de Administração Pública. Em 3 de junho deste ano, a área foi incorporada ao patrimônio da Defesa.

Atualmente, a ESG conduz 11 cursos, sendo quatro no Rio de Janeiro, cinco em Brasília, um em São Paulo e um em Belo Horizonte. “O Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) e o Curso de Altos Estudos de Defesa (CAED) são ministrados, respectivamente, no Rio de Janeiro e em Brasília, tendo como propósito preparar civis e militares, inclusive de outras nações, para o desempenho de funções de alto nível”, salientou o Comandante da Escola.

Ele ainda lembrou que os formados pela ESG têm contribuído “por meio dos seus conhecimentos, para o aperfeiçoamento dos processos de gestão e tomada de decisões, tanto na Administração Pública, como na iniciativa privada”. Para o futuro, o Comandante assegurou que, em breve, o Campus Brasília se tornará a Escola Superior de Defesa (ESD), “onde serão realizados vários cursos de interesse da Administração Pública, no âmbito dos três Poderes.” Ele finalizou o discurso assegurando que a ESG destaca-se como “centro de excelência nacional e de referência internacional, no ensino e na pesquisa”

Ao dirigir-se aos presentes, o Ministro Fernando Azevedo enfatizou o papel da Escola, ao reunir civis qualificados e integrar militares das Forças Armadas para “somar conhecimentos, compartilhar visões, projetar tendências e modelar soluções para o Brasil. A ESG é um foro acadêmico de discussão para a Defesa do País”.

O mandatário reforçou a importância dos ensinamentos repassados pela Instituição. “Aqui se discute como manter a capacidade de dissuasão, que é a arte de manter a paz e a estabilidade sem o uso da força. Aqui são prospectados os vetores de potenciais ameaças e antecipados os caminhos para neutralizá-los”, reforçou.

Ele lembrou que “discutir a defesa é uma atividade complexa em um País onde a memória coletiva não dimensiona os horrores de um conflito. Esta Escola emite os estímulos para a discussão da sociedade sobre o exercício do poder militar como organismo garantidor do ambiente seguro. Com isso, as pessoas têm assegurada a liberdade de fazer suas escolhas e de construir suas vidas”.Após o pronunciamento do Ministro, houve imposição da Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias a diversos agraciados, entre instituições e personalidades que prestaram relevantes serviços à Escola. A condecoração foi criada em 1983, em homenagem ao Marechal Oswaldo Cordeiro de Farias, primeiro Comandante da ESG.

A cerimônia também foi prestigiada pelo Ministro da Casa Civil, Walter Souza Braga Neto, pelo Ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior, pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, Tenente- Brigadeiro do Ar Raul Botelho, e pelo Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, além de outras autoridades militares.

Comandante da Aeronáutica realiza palestra para a Escola Superior de Guerra¹

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez palestrou, na manhã desta quinta-feira (20), em Brasília (DF), para integrantes e alunos da Escola Superior de Guerra (ESG), localizada no Rio de Janeiro (RJ). A palestra "Políticas e Estratégias Nacionais do Comando da Aeronáutica" foi realizada por meio de videoconferência e teve o objetivo de apresentar a atual conjuntura do Comando da Aeronáutica e as perspectivas para o futuro.

Participaram do encontro 265 estagiários do Curso Superior de Defesa (CSD) e do Curso de Altos Estudos de Defesa (CAED) compostos por civis  por militares das Forças Armadas. Estiveram presentes, também, o Subcomandante da ESG, Major-Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Júnior; o Diretor do Curso Superior de Defesa, Contra-Almirante Ricardo Fernandes Gomes; o Comandante Interino da Universidade da Força Aérea e Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Luís Renato de Freitas Pinto; o Comandante do Campus da ESG em Brasília, General de Divisão Carlos André Alcântara Leite; e o Assessor do Comandante do Campus da ESG em Brasília, Brigadeiro do Ar Helio Severino da Silva Filho.

Dentre os assuntos abordados, o Tenente-Brigadeiro Bermudez tratou sobre: Estrutura do Comando da Aeronáutica, Projetos Estratégicos, Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, Ações de Combate ao Coronavírus (COVID-19), Operação Verde Brasil 2, missão Especial Humanitária Brasileira a Beirute, inauguração da Estação Radar em Corumbá (MS), dentre outros. “Sinto-me honrado em compartilhar as ações da Força Aérea Brasileira com os senhores que fazem dos ensinamentos daqueles que nos antecederam, os pilares que sustentam nossas Instituições", disse.

Um dos alunos do Curso de Altos Estudos da ESG, Coronel Intendente Fernando Sousa Chaves, agradeceu, em nome dos colegas, ao Comandante da Aeronáutica pela palestra e realizou a entrega virtual do certificado. "Agradeço ao Tenente-Brigadeiro Bermudez pelos conhecimentos repassados nesta apresentação de excelência, na qual expôs um vasto conhecimento de Força Aérea que certamente utilizaremos em trabalhos futuros", concluiu.

Escola Superior de Guerra

A Escola Superior de Guerra (ESG) é um Instituto de Altos Estudos de Política, Estratégia e Defesa, integrante da estrutura do Ministério da Defesa, e destina-se a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários ao exercício de funções de direção e assessoramento superior para o planejamento da Defesa Nacional, nela incluídos os aspectos fundamentais da Segurança e do Desenvolvimento.

A ESG funciona como centro de estudos e pesquisas, a ela competindo planejar, coordenar e desenvolver os cursos que forem instituídos pelo Ministro de Estado da Defesa. Seus trabalhos são de natureza exclusivamente acadêmica, sendo um foro democrático e aberto ao livre debate.

OUTRAS MÍDIAS


HOJE NO MUNDO MILITAR - O primeiro voo do Gripen E da FAB com um piloto brasileiro


Hoje No Mundo Militar | Publicada em 21/08/2020 11:07

O primeiro voo do Gripen E da FAB com um piloto brasileiro.

PODER AÉREO - Piloto brasileiro voa o caça F-39E Gripen pela primeira vez

Voo sobre o mar Báltico, na Suécia, durou, aproximadamente, 50 minutos e faz parte da verificação das qualidades de voo e de pilotagem da aeronave

Da Redação | Publicada em 21/08/2020 15:48

O Major Aviador Cristiano de Oliveira Peres, piloto de provas da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou, nesta quinta-feira (20), na Suécia, o primeiro voo de um piloto brasileiro no novo caça F-39 Gripen E. A aeronave decolou do aeródromo da SAAB, empresa responsável pelo desenvolvimento do vetor, em Linköping, e sobrevoou o mar Báltico por aproximadamente 50 minutos. A atividade faz parte da verificação das qualidades de voo e pilotagem da aeronave.

O militar explica que a preparação para o voo desta quinta-feira foi intensa. Ele está desde janeiro em Linköping e tem passado por uma série de treinamentos que o qualificaram para a pilotagem. Entre eles, o estudo da documentação técnica do F-39 Gripen e muitas horas de treinamento em simuladores.

Para o Major Cristiano, realizar o voo foi uma grande responsabilidade dada a importância do projeto para a Força Aérea Brasileira. “O Gripen E FAB 4100 ainda é um protótipo e demandou muito tempo de preparação para esse voo. Mas quando eu ouvi da torre de controle a autorização para o pouso, tive a certeza que todo o esforço valeu a pena. Foi para isso que eu decidi me tornar piloto de ensaio em voo. Agradeço à FAB por ter confiado a mim a missão de levar ao alto a nossa bandeira em céus suecos”, acrescentou.

Gripen

As atividades conjuntas iniciaram em 2014 com a assinatura do contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas embarcados, suporte e equipamentos. As plataformas são desenvolvidas e produzidas com a participação de técnicos e engenheiros brasileiros. Essa integração faz parte da transferência tecnológica e visa a proporcionar o conhecimento necessário para a continuidade das atividades no Brasil.

IPEV

O Major Cristiano faz parte do efetivo do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O IPEV tem por finalidade prestar serviços tecnológicos especializados na área de ensaios em voo, instrumentação de aeronaves e telemetria de dados para apoio à pesquisa, ao desenvolvimento e à certificação de produtos aeronáuticos, bem como formar pessoal especializado em ensaios em voo. Realiza, ainda, pesquisas e desenvolvimento de técnicas e meios de ensaios em voo além de métodos de planejamento e apoio à decisão nas atividades de ensaios em voo, buscando soluções inovadoras e mais eficientes e eficazes.