NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - FANTÁSTICO


Avião da Força Aérea Brasileira decola de Brasília com ajuda humanitária para o Haiti


Redação | Publicada em 22/08/2021 21:27

O Brasil está mandando 32 bombeiros militares, sete toneladas de materiais e equipamentos de emergência, além de 3,5 toneladas de remédios e material hospitalar. O presidente Jair Bolsonaro acompanhou o embarque. O Ministério da Defesa informou que os insumos são suficientes pra atender até dez mil pessoas.

PORTAL UOL


Aviões dos EUA chegam ao Brasil com helicópteros para simulação de guerra


Wanderley Preite Sobrinho | Publicada em 22/08/2021 11:35

Dois aviões do tipo C-17 Globemaster, um dos maiores modelos do mundo, aterrissaram ontem (21) no Brasil trazendo dos Estados Unidos soldados e um helicóptero em cada Boeing. De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), os helicópteros e os 50 soldados foram ao Mato Grosso do Sul para participar de um treinamento para simulação de uma guerra.

Os exercícios incluem missões de ataque, reconhecimento aeroespacial, infiltração aérea, busca e salvamento em combate, dizem os militares. Os exercícios ocorrerão até o dia 3 de setembro, quando 30 aeronaves e 16 Unidades Aéreas e de Infantaria participarão do treinamento em Campo Grande, capital sul-mato-grossense.

Os americanos desembarcaram no Brasil para "uma oportunidade para o intercâmbio de experiências e desenvolvimento doutrinário", diz a FAB em nota, "contribuindo para possíveis participações do país em missões previstas nos acordos de paz da Organização das Nações Unidas (ONU)." Essa participação em missões, diz a FAB, serve para estabelecer "ordem e a paz mundial", além de assegurar compromissos internacionais, "garantindo a soberania, integridade territorial e defesa patrimonial".

Embora os exercícios estejam previstos até o dia 3 de setembro, os dois aviões, que já voltaram para os Estados Unidos no final da tarde de ontem, devem retornar para buscar suas equipes e helicópteros entre 28 e 29 de agosto.

PORTAL G1


Avião da FAB é carregado com recursos levados ao Haiti


Redação | Publicada em 22/08/2021 09:41

Missão humanitária é conduzida pelo Ministério da Defesa. Aeronave decolou neste domingo.

 

AGÊNCIA BRASIL


FAB substitui aeronave que leva ajuda humanitária ao Haiti

A mudança de avião foi por causa de questão técnica, diz FAB

Da Agência Brasil | Publicada em 22/08/2021 20:17

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que a aeronave KC-390 Millennium que decolou hoje (22) para levar ajuda humanitária ao Haiti precisou ser substituída. O motivo informado foi uma questão técnica. Segundo a FAB, o avião cargueiro fez um pouso, que já estava programando, na Base Aérea da Serra do Cachimbo, no sul do Pará. Antes de checar ao Haiti, o avião ainda fará uma escala em Boa Vista. 

O novo horário de decolagem passou para amanhã (23), às 8h, devido às restrições de horário para pouso em Porto Príncipe capital do Haiti. 

Partindo da Base Aérea de Brasília, o KC-390 decolou na manhã de hoje levando cerca de 7 toneladas de materiais e equipamentos de emergência, além de 3,5 toneladas de medicamentos e insumos estratégicos do Ministério da Saúde. A missão tem por objetivo ajudar o Haiti a amenizar os problemas decorrentes de terremotos que atingiram o país desde o dia 14 de agosto, resultando em mais de 2 mil mortes e 10 mil feridos até o momento.

Confira o comunicado da FAB

"Uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou na manhã deste domingo (22), de Brasília (DF) com destino a Porto Príncipe, capital do Haiti. O pouso técnico na Base Aérea do Cachimbo, localizada no sul do Pará, ocorreu normalmente e já estava previsto originalmente na rota. Por uma questão técnica, houve a necessidade da troca por outra aeronave do mesmo tipo, realizando-se a transposição da carga e dos passageiros naquela localidade.

A aeronave prossegue para Boa Vista (RR), ainda hoje, conforme previsto. Entretanto, a decolagem da FAB para o Haiti foi reprogramada para 8h (local) de segunda-feira (23) devido às restrições de disponibilidade de horários para pouso em Porto Príncipe”.

PORTAL PODER 360 (DF)


Brasil envia equipe de resgate, medicamentos e insumos ao Haiti

País caribenho foi duramente atingido por um terremoto em 14 de agosto; mais de 2.000 morreram

Poder360... Leia Mais No Texto Original: (https:/ | Publicada em 22/08/2021 08:20

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) esteve na Base Aérea de Brasília na manhã deste domingo (22.ago.2021) para acompanhar a partida da aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) em missão humanitária rumo ao Haiti.

A ação é uma resposta à tragédia causada pelo terremoto de magnitude 7,2 que atingiu o Haiti em 14 de agosto e deixou mais de 2.000 mortos. Os medicamentos e insumos enviados pelo Brasil são uma doação do Ministério da Saúde. Entre os itens estão macas, colares cervicais e biombos.

Além dos insumos, foi enviada também uma equipe de especialistas e peritos em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas. No total, são 32 bombeiros militares, 9 toneladas de equipamentos e 1 tonelada de insumos.

A missão foi coordenada pelo  Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, articulação que envolve os ministérios da Justiça e Segurança Pública, Defesa, Relações Exteriores, Saúde e Desenvolvimento Regional.

Antes do embarque, o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, destacou que “o povo brasileiro tem uma vocação acolhedora” e classificou a missão como “nobre e importante”. Segundo o ministro, o Brasil também está enviando “apoio afetivo vital nesse momento de dor”.

Em um curto discurso, Bolsonaro declarou que “a solidariedade é uma marca do povo brasileiro” e que o Brasil esteve, por muitos anos, ao lado do Haiti. O Brasil encerrou em 2017 uma missão de 13 anos no país caribenho.

“Há menos de uma semana, recebi a informação de um pedido dos nossos irmãos haitianos”, falou. “Essa missão foi rapidamente programada”. O presidente disse que queria cumprimentar a equipe brasileira enviada ao Haiti, “um pequeno contingente, mas que tem uma grande missão”. “Vocês orgulham a todos nós brasileiros“, falou. “Desejamos que vocês tenham sucesso nessa jornada e que Deus os acompanhe”.

RÁDIOAGÊNCIA NACIONAL


Após terremoto, governo federal envia missão humanitária para o Haiti


Victor Ribeiro | Publicada em 22/08/2021 13:26

Uma missão humanitária organizada pelo governo federal partiu neste domingo para Porto Príncipe, capital do Haiti. No dia 14, o país foi atingido por um forte terremoto, com intensidade de 7,9 graus e, em seguida, pela tempestade tropical Grace, deixando mais de dois mil mortos e um rastro de destruição.

O presidente Jair Bolsonaro acompanhou o embarque da equipe e destacou o papel deles como representantes do Brasil.

A missão é formada por um representante do Ministério do Desenvolvimento Regional e 32 bombeiros militares, especialistas em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas. São 24 bombeiros do Distrito Federal, quatro de Minas Gerais e quatro da Força Nacional de Segurança Pública. O trabalho no Haiti está previsto para durar 21 dias.

A articulação para o envio da ajuda humanitária envolve 17 órgãos federais. O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, destacou que esse é um esforço conjunto do governo.

O grupo embarcou na aeronave KC-390, da Força Aérea Brasileira, que transporta três toneladas e meia de medicamentos e insumos estratégicos do Ministério da Saúde. É um material planejado para ser usado em situações de desastres, capaz de atender até 140 mil pessoas. Entre os insumos estão equipamentos de uso hospitalar como macas, colares cervicais e biombos.

Edição: Beatriz Arcoverde

JORNAL MIDIAMAX (MS)


Cenário de guerra: afinal, o que militares brasileiros e americanos treinam em Campo Grande até dia 3

Exercício conjunto serve de preparação para missões da ONU

Aliny Mary Dias | Publicada em 22/08/2021 09:00

A chegada de aeronaves militares em Campo Grande, neste sábado (21), chamou atenção de brasileiros e principalmente dos apaixonados pela aviação. Em um primeiro momento, a imponência do cargueiro da USAF (Força Aérea dos Estados Unidos), o Boeing C-17 Globemaster, atraiu os olhos de muita gente para a Base Aérea da Capital. Mas afinal, o que os militares de vários estados do Brasil e também os americanos farão em Campo Grande?

Chamado de Exercício Conjunto Tápio 2021, o treinamento é realizado no Brasil pelo quarto ano e a edição de 2021 é planejada há meses. Em maio, conferência nacional da FAB (Força Aérea Brasileira) organizou os últimos ajustes para o exercício. A Base Aérea de Campo Grande será a casa de dezenas de militares brasileiros e americanos até o dia 3 de setembro. O quantitativo total de militares não é divulgado. 

Além do cargueiro americano, que trouxe consigo dois helicópteros militares dos EUA, o MH-60 Pave Haw, também participarão do treinamento outras 30 aeronaves da FAB e 16 unidades aéreas e de infantaria que saíram de várias bases do Brasil e se concentram em solo campo-grandense. 

De acordo com a FAB, o exercício irá preparar os militares simulando cenário de guerra. O objetivo é que as equipes estejam treinadas caso a FAB participe de missões de paz da ONU (Organização das Nações Unidas). Nesse tipo de ação, além de promover ajuda humanitária para regiões em crise, a missão também conta com ações para garantia de ordem e paz mundial, soberania, defesa patrimonial e integridade territorial do local atingido. 

Mas o que de fato os militares farão na Capital? Sem muitos detalhes operacionais, a Força Aérea explica que os grupos serão expostos em um cenário controlado que simulará uma guerra "não convencional". Nesses casos, o combate não é de um país contra outro, por exemplo, mas sim contra forças insurgentes ou paralimilitares. Situação semelhante a que ocorre atualmente no Afeganistão após invasão do grupo extremista Talibã. 

Entre as atividades desenvolvidas no exercício em conjunto estão missões de ataque, reconhecimento aeroespacial, infiltração aérea, busca e salvamento em combate, entre outras. Todo o exercício, apesar de ocorrer no espaço aéreo de Mato Grosso do Sul, não deve impactar nos voos comerciais operados por aqui. 

Quem comanda o treinamento em Campo Grande é o Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto. Ele detalha que o exercício é considerado fundamental para a capacitação dos militares e da instituição. “Também nos capacita para a pronta-resposta no emprego em diversas missões que são executadas pela Força”, explica.

Curiosos

A chegada do cargueiro americano era comentada há dias entre os apaixonados por aviação. Aguardada com expectativa, a vinda da aeronave trouxe a Campo Grande até gente que vive em outros estados, mas que fez questão de esperar por horas na Orla do Aeroporto debaixo do sol quente.  O público contava com famílias e fãs de aeronaves que não perderam a oportunidade do registro. Fabrício Lúcio, viajou por sete horas de Maringá, no Paraná, só para acompanhar o pouso. “Dificilmente vai ter outra oportunidade de novo”, disse. O paranaense se diz apaixonado por aviões e pela importância, disse que a distância da viagem foi o de menos.

Assim como Alberto Semedo, que é de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e viajou de ônibus até Campo Grande só para acompanhar o pouso e depois o treinamento dos militares americanos. Ele tem um site especializado no assunto. “Devo ficar aqui por duas semanas para acompanhar o treinamento que será feito junto dos americanos”.

PORTAL AEROIN


Decolou hoje de Brasília o grande Embraer KC-390 da FAB para ajudar o Haiti


Murilo Basseto | Publicada em 22/08/2021 14:30

Decolou na manhã deste domingo (22), de Brasília (DF) com destino a Porto Príncipe, capital do Haiti, a aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB). Operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, a aeronave leva apoio emergencial à tragédia causada pelo terremoto que aconteceu no país, no dia 14 de agosto.

A ação integra a Missão Humanitária Multidisciplinar do Brasil. Antes da decolagem, uma cerimônia alusiva ao início da missão contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro. Estavam presentes, ainda, a Embaixadora do Haiti no Brasil, Rachel Coupaud, Ministros de Estado, Oficiais-Generais das Forças Armadas, dentre outras autoridades.

“Hoje, aqui, eu cumprimento este pequeno contingente, mas que tem uma grande missão, um grande simbolismo. Eu cumprimento pelo voluntarismo nesta oportunidade. Vocês, realmente, orgulham a todos nós brasileiros”, declarou o Presidente Jair Bolsonaro.

Também presente na solenidade, o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, lembrou que a ajuda ao Haiti é histórica. “Nosso trabalho na Minustah, após 13 anos de muito esforço, dedicação e profissionalismo, levou ao Haiti o compartilhamento de esperança e fé por conta de sucessivos contingentes, totalizando mais de 30 mil militares brasileiros da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira”, disse.

O Coronel Bombeiro Marcelo Teixeira Dantas, responsável pela missão no Haiti, ressaltou a importância do esforço conjunto. “Estamos conduzindo uma equipe de 32 voluntários de multiespecialidades nas áreas de busca e resgate em estruturas colapsadas, de busca com cães e um médico. Nossa expectativa é passar um período de três semanas prestando todo apoio humanitário e, a medida que fomos demandados para quaisquer outras situações, estaremos prontos”, declarou.

Após ser preparada nesse sábado (21), a aeronave decolou com militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBDF), de Minas Gerais (CBMG) e da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), materiais e equipamentos de emergência, além de medicamentos e insumos estratégicos para atendimento de saúde, totalizando 10,5 toneladas. A Operação é coordenada por ação interministerial brasileira, composta pelos Ministérios da Justiça e Segurança Pública,  da Defesa,  das Relações Exteriores, da Saúde e do Desenvolvimento Regional.

De acordo com o comandante da aeronave, Capitão Aviador Eugênio da Gama Jacobs, o trabalho na véspera da decolagem foi intenso, mas todo o esforço é para uma missão nobre. “Assim que soubemos do terremoto, por iniciativa própria, começamos fazer o planejamento para calcular a disponibilidade de militares do Esquadrão, uma vez que entendemos a importância deste tipo de missão”, afirmou.

A Mestre de Cargas (Loadmaster), Sargento Fernanda de Paula, falou da importância do trabalho prévio no avião. “Começamos a preparação da aeronave na véspera. Pegamos os medicamentos e materiais dos Bombeiros, de cerca de 11 mil quilos, e acondicionamos da melhor forma para cumprir a missão e levar o nosso apoio ao Haiti”, observou.

O KC-390 realiza sua segunda missão de assistência humanitária internacional. Em meados de agosto de 2020, a aeronave transportou 6 toneladas de material para o Líbano, em função de uma grande explosão no Porto de Beirute.

Informações da Força Aérea Brasileira

PORTAL METROPÓLES (DF)


Avião da FAB embarca com ajuda humanitária ao Haiti

Presidente Jair Bolsonaro se solidarizou com os mais de 2 mil mortos devido a terremotos que atingiram o país caribenho

Tácio Lorran | Publicada em 22/08/2021 09:23

Decolou da base área de Brasília, na manhã deste domingo (22/8), o avião de transporte KC-390 Millennium levando ajuda humanitária para Porto Príncipe, capital do Haiti. O país sofreu, no último dia 15, um terremoto de magnitude 7.2. Dois dias depois, foi atingido pelo ciclone tropical Grace, que acentuou os problemas. Já são mais de 2 mil mortos e 10 mil feridos. A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) está levando um representante do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), 32 bombeiros (militares e civis) e cerca de sete toneladas de materiais e equipamentos de emergência, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, de Minas Gerais e também da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP).

O voo saiu da capital federal às 8h, com parada para abastecimento em Cachimbo, no Pará, e em Boa Vista, Roraima. A previsão de desembarque na capital haitiana é às 19h25 (horário de Brasília).

Também estão sendo levadas mais 3,5 toneladas de medicamentos, além de insumos estratégicos do Ministério da Saúde. Planejado para situações de desastres, o material visa atender até 10 mil pessoas por unidade. Entre os insumos estão materiais de uso hospitalar disponibilizados pela Força Nacional do SUS, como macas, colares cervicais, biombos e outros. A assistência farmacêutica da pasta federal disponibilizou, ainda, insulina humana tipo regular, medicamento que tem ação rápida em casos de choque, ocasionado pela diminuição anormal do volume do sangue. “A solidariedade é a marca do povo brasileiro. Há pouco tivemos uma missão também no Líbano. Temos uma antiga, no Haiti, que findou-se há pouco tempo. Há menos de uma semana, recebi uma ligação de pedido dos nossos irmãos haitianos. Rapidamente, com as Forças Armadas, com o nosso corpo diplomático, entre outras instituições, essa missão foi rapidamente programada”, relatou Bolsonaro. “Desejo sucesso e que Deus os acompanhem neste momento que os nossos irmãos haitianos ainda sofrem com mais uma catástrofe”, finalizou o presidente.

AGÊNCIA FRANCE PRESSE - AFP


Brasil envia missão humanitária ao Haiti


Publicada em 22/08/2021 14:00

Um contingente de bombeiros e cerca de 10 toneladas de ajuda humanitária partiram neste domingo de Brasília rumo ao Haiti para reforçar as ações de emergência após o terremoto que devastou o sudoeste do país há uma semana, deixando mais de 2.200 mortos.

OUTRAS MÍDIAS


GBN DEFENSE - KC-390 Millennium decola com ajuda humanitária para o Haiti

A aeronave decolou com equipes de especialistas e peritos em busca e resgate, além de medicamentos e insumos estratégicos para assistência farmacêutica emergencial

Renato Oliveira | Publicada em 22/08/2021 15:00

Decolou na manhã deste domingo (22), de Brasília (DF) com destino a Porto Príncipe, capital do Haiti, a aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB). Operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, a aeronave leva apoio emergencial à tragédia causada pelo terremoto que aconteceu no país, no dia 14 de agosto. A ação integra a Missão Humanitária Multidisciplinar do Brasil. Antes da decolagem, uma cerimônia alusiva ao início da missão contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro. Estavam presentes, ainda, a Embaixadora do Haiti no Brasil, Rachel Coupaud, Ministros de Estado, Oficiais-Generais das Forças Armadas, dentre outras autoridades.

"Hoje, aqui, eu cumprimento este pequeno contingente, mas que tem uma grande missão, um grande simbolismo. Eu cumprimento pelo voluntarismo nesta oportunidade. Vocês, realmente, orgulham a todos nós brasileiros", declarou o Presidente Jair Bolsonaro.

Também presente na solenidade, o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, lembrou que a ajuda ao Haiti é histórica. "Nosso trabalho na Minustah, após 13 anos de muito esforço, dedicação e profissionalismo, levou ao Haiti o compartilhamento de esperança e fé por conta de sucessivos contingentes, totalizando mais de 30 mil militares brasileiros da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira", disse.

O Coronel Bombeiro Marcelo Teixeira Dantas, responsável pela missão no Haiti, ressaltou a importância do esforço conjunto. "Estamos conduzindo uma equipe de 32 voluntários de multiespecialidades nas áreas de busca e resgate em estruturas colapsadas, de busca com cães e um médico. Nossa expectativa é passar um período de três semanas prestando todo apoio humanitário e, a medida que fomos demandados para quaisquer outras situações, estaremos prontos", declarou.

Após ser preparada nesse sábado (21), a aeronave decolou com militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBDF), de Minas Gerais (CBMG) e da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), materiais e equipamentos de emergência, além de medicamentos e insumos estratégicos para atendimento de saúde, totalizando 10,5 toneladas. A Operação é coordenada por ação interministerial brasileira, composta pelos Ministérios da Justiça e Segurança Pública,  da Defesa,  das Relações Exteriores, da Saúde e do Desenvolvimento Regional.

De acordo com o comandante da aeronave, Capitão Aviador Eugênio da Gama Jacobs, o trabalho na véspera da decolagem foi intenso, mas todo o esforço é para uma missão nobre. "Assim que soubemos do terremoto, por iniciativa própria, começamos fazer o planejamento para calcular a disponibilidade de militares do Esquadrão, uma vez que entendemos a importância deste tipo de missão", afirmou.

A Mestre de Cargas (Loadmaster), Sargento Fernanda de Paula, falou da importância do trabalho prévio no avião. "Começamos a preparação da aeronave na véspera. Pegamos os medicamentos e materiais dos Bombeiros, de cerca de 11 mil quilos, e acondicionamos da melhor forma para cumprir a missão e levar o nosso apoio ao Haiti", observou.

KC-390 Millennium

O KC-390 realiza sua segunda missão de assistência humanitária internacional. Em meados de agosto de 2020, a aeronave transportou 6 toneladas de material para o Líbano, em função de uma grande explosão no Porto de Beirute.

Com informações do CECOMSAER

GBN DEFENSE - Chegada a Porto Príncipe adiada devido à janela de abertura do aeroporto local


Redação | Publicada em 22/08/2021 20:32

Uma aeronave Embraer KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou na manhã deste domingo (22) de Brasília (DF), com destino a Porto Príncipe, capital do Haiti. O pouso técnico na Base Aérea do Cachimbo, localizada no sul do Pará, ocorreu normalmente e já estava previsto originalmente na rota.

Operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, a aeronave KC-390 leva apoio emergencial à tragédia causada pelo grande terremoto que aconteceu no país, no dia 14 de agosto. Os KC-390 vêm sendo usados intensamente em ações contra a pandemia de Covid-19, e também foram usados em apoio ao Líbano, após a grande explosão no Porto de Beirute em 2020.

A aeronave prossegue para Boa Vista (RR) ainda hoje, conforme originalmente previsto. Entretanto, a decolagem da FAB para o Haiti foi reprogramada para 8h (local) de segunda-feira (23) devido às restrições de disponibilidade de horários para pouso em Porto Príncipe. Por uma questão técnica, houve a necessidade da troca por outra aeronave do mesmo tipo,  realizando-se a transposição da carga e dos passageiros naquela localidade. A Força Aérea Brasileira está preparada para lidar com essas situações, e a disponibilidade de uma aeronave extra já fazia parte da preparação para a missão. A transferência de cargas e pessoal ocorreu em poucos minutos, com a aeronave seguindo para Boa Vista (RR), onde pouso no horário previsto inicialmente, o que atesta a excelência dos tripulantes e da aeronave, que será o esteio da Aviação de Transporte da FAB nas próximas décadas.