NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


FAB lança vídeo em homenagem ao Dia da Aviação de Patrulha

No vídeo, Força Aérea mostra a evolução das aeronaves que compõem os esquadrões da Patrulha, que em 2022 completa 80 anos de atuação

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 23/05/2022 16:02

A Força Aérea Brasileira (FAB) homenageia aquela que tem por missão vigiar e proteger, 24 horas por dia, uma área de aproximadamente 13,5 milhões de quilômetros quadrados: a Aviação de Patrulha, lembrada no dia 22 de maio. No vídeo, a FAB mostra a evolução das aeronaves que compõem os esquadrões de Patrulha, que em 2022 completa 80 anos de atuação.

O Dia da Aviação de Patrulha faz alusão a uma missão de treinamento no litoral nordeste do Brasil, realizada em 1942, quando uma aeronave B-25 Michell, comandada pelos Capitães Aviadores Parreira Horta e Oswaldo Pamplona, atacou o submarino italiano Barbarigo que havia realizado diversas incursões em nossas águas territoriais. Esse histórico evento, em que a Aviação de Patrulha teve a honra de realizar o primeiro ataque ao inimigo, é considerado o batismo de fogo da FAB.

PORTAL AEROIN


Veja como a Força Aérea gerencia o grave risco baloeiro no Brasil


Murilo Basseto | Publicada em 23/05/2022 09:43

A soltura de balões pode ser considerada crime, por colocar em risco a navegação aérea e a vida de milhares de pessoas. Mesmo assim, essa prática continua sendo comum em várias regiões do País. Fazer frente a esse tipo de irregularidade exige mobilização de vários órgãos governamentais, como os de Segurança Pública, a quem cabe a repressão a esse tipo de atividade.

Na esfera da Aeronáutica, medidas vêm sendo adotadas para amenizar o problema. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Força Aérea Brasileira (FAB), está atento para a questão envolvendo os balões não tripulados.

Além de participar junto ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) de ações de conscientização por meio de campanhas sobre o risco baloeiro, são adotados procedimentos quando um balão é avistado em algum terminal.

A primeira ação tomada pelos controladores de tráfego aéreo ao receber esses reportes é notificar todos os operadores na vizinhança do avistamento do balão. Os pilotos são alertados quanto a esse tipo de ocorrência por meio do ATIS (Automatic Terminal Information Service), uma mensagem periódica gravada que informa sobre as condições do aeroporto e suas proximidades.

Além do perigo em si, a atividade de soltar balões traz também vários transtornos. Quando um balão cai dentro de um aeroporto, os controladores fecham a rota de aproximação para aquele terminal.

O CENIPA mantém um banco de dados no site https://www2.fab.mil.br/cenipa/, onde as pessoas que avistarem um balão na rota de aeronave possam comunicar ao Órgão. Esses relatos permitem manter uma base de dados para que a comunidade aeronáutica possa fazer pesquisas, bem como medidas protetivas a serem tomadas por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e das Administrações Aeroportuárias.

A conscientização da população é tão fundamental quanto seu engajamento contra essa irregularidade. Qualquer cidadão, assim como autoridade aeronáutica, pode requisitar o auxílio da Força Policial para a detenção dos presumidos infratores ou até de aeronave que ponha em perigo a segurança pública, pessoas ou coisas, nos limites do disposto no art. 290 do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA).

Informações do DECEA

REVISTA AERO MAGAZINE


Aviação que protege a costa brasileira completa 80 anos

Aviação de patrulha brasileira nasceu durante a Segunda Guerra Mundial

André Magalhães | Publicada em 23/05/2022 09:55

Nesse domingo (22), a Força Aérea Brasileira (FAB) comemorou os 80 anos da aviação de patrulha,que é responsável pela proteção da vasta costa brasileira.No dia 22 de maio de 1945, em meio a Segunda Guerra Mundial, um B-25 Mitchell foi empregado em uma missão de ataque contra o submarino italiano Barbarigo, que havia lançado torpedos contra o navio mercante brasileiro Comandante Lyra.

Ao longos dos 80 anos foram feitas diversas missões em prol da defesa marítima do Brasil, vigiando e interceptando embarcações que poderiam colocar em risco a soberania brasileira. Para além da interceptação de embarcações hostis ou com cargas ilícitas, a aviação de patrulha também garante a vigilância de importantes áreas do Brasil, como a Zona Econômica Exclusiva brasileira, situada no Oceano Atlântico, onde estão localizadas nossas grandes reservas de petróleo.

As operações de vigilância são amplificadas com a participação da Marinha do Brasil, por meio de helicópteros e navios. Hoje, a aviação de patrulha da FAB é composta por aeronaves P-3AM Orion e P-95M Bandeirulha, que são divididos em três esquadrões: 3°/7º GAV, localizado em Belém (PA), 2º/7º GAV, localizado em Canoas (RS) e o 1°/7º GAV, localizado no Rio de Janeiro (RJ).

Caso preciso, ataques aéreos podem ser feitos, devido a isto são utilizados nos P-3 Orion o míssil antinavio Harpoon – que tem um alcance de 124 km, uma ogiva explosiva de 226 quilos e uma velocidade que pode chegar a 850 km/h.

PORTAL AEROFLAP


FAB: novo lote de caças Gripen deverá ter 26 aviões, afirma Comandante


Por Gabriel Centeno | Publicada em 23/05/2022 15:00

O segundo lote de caças F-39 Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB) deverá ser composto por 26 aeronaves, afirmou o comandante da instituição, Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Jr., durante um evento no Comando da Aeronáutica, na manhã desta segunda-feira (23) em Brasília. 

Durante o Café da Manhã com o Comandante, jornalistas puderam conversar pessoalmente com o Comandante da FAB, que apresentou o andamento de diversos projetos.

Falando sobre o Gripen, novo avião de caça multimissão da Força Aérea, o Brigadeiro também revelou que as aeronaves de dois assentos (biplace) não serão mais fabricadas no Brasil, mas sim na Suécia. 

Baptista Jr. explicou que a Embraer participou do desenvolvimento do F-39F biplace, mas a produção local da versão F-39E, de apenas um assento, permite que mais unidades sejam fabricadas localmente, além da maior participação de outras empresas e o aumento do número de homens-hora para produzir o avião no país.

Sobre o segundo lote, cujos estudos para aquisição foram anunciados pelo Comandante durante o evento do Dia da Aviação de Caça, o oficial-general revelou que este deverá ser formado por 26 aeronaves, elevando para 66 o número de aviões adquiridos (já contado com as quatro aeronaves adicionais ao primeiro lote).

O número é projetado a partir do Planejamento Baseado em Capacidades (PBC), um estudo que define as capacidades existentes dentro da FAB e as que a instituição almeja alcançar.

O Brigadeiro também apontou que 36 aeronaves é um número muito grande para apenas uma base aérea, mas insuficiente para duas. Dessa forma, a aquisição mais quatro aviões formando um lote inicial de 40 caças permite a implantação dos Gripens em duas bases aéreas.

A nova localidade ainda será definida pelo Comando da Aeronáutica através de estudos que estão em sua fase inicial. 

Em um slide apresentado durante o evento, foi revelado o atual cronograma de entrega dos caças: seis aviões em 2022, três aviões em 2023. 2-24 e 2025, 10 em 2026 e 11 em 2027.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Ministro da Defesa se reúne com os Comandantes das Forças Armadas


Ascom | Publicada em 23/05/2022 18:49

O Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, reuniu-se, hoje (23), na sede da Pasta, com os Comandantes das Forças Armadas. Na ocasião, foram tratados temas institucionais e da conjuntura nacional, além dos projetos estratégicos das Forças Armadas. Estiveram presentes o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Comandante do Exército, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), General de Exército Laerte de Souza Santos, e o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sérgio José Pereira.

 

 

 

 

 

 

 

PORTAL CAVOK


FAB apresenta detalhes de seus programas estratégicos em café da manhã com a imprensa


Fernando Valduga | Publicada em 23/05/2022 19:30

Na manhã desta segunda-feira (23/05), o Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Jr. reuniu a imprensa para um café da manhã em Brasília, onde ele expôs os projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira, como Gripen, KC-390, KC-30 e o satélite de reconhecimento Lessonia. O Cavok esteve presente e comenta aqui os detalhes.

O comandante apresentou em detalhes como está o andamento dos atuais vetores e projetos da FAB. O principal programa atual é o caça Gripen E/F junto da fabricante sueca Saab. Foi apresentado um cronograma atualizado de entrega dos jatos, que deve prosseguir até 2027. O que estava no contrato inicial previa a entrega das 36 aeronaves até 2024.

Sobre as oito aeronaves da versão F-39F biplace, todas agora devem ser fabricadas integralmente na Suécia. No projeto inicial estava previsto a fabricação no Brasil e algumas unidades. A razão da mudança é promover a produção nacional do modelo F-39E monoplace, que tem mais chance de alcançar vendas para outros países e a indústria nacional participar com um maior número de empresas.

O Brasil já fez um grande investimento no desenvolvimento dos caças Gripen com a Suécia, com participação técnica e de engenharia brasileira. A Base Aérea de Anápolis também está recebendo um grande número de melhorias para receber os novos caças e também as aeronaves KC-390.

Já está definida a compra de 40 caças Gripen, sendo 36 de primeiro lote e quatro caças adicionais anunciados no dia 22 de abril. Hoje durante a apresentação, o brigadeiro disse que foram iniciadas negociações para um lote adicional de 26 caças, totalizando 66 unidades.

O número de 66, segundo Batista, prevê a abertura de um segundo esquadrão em uma base ainda a ser definida, que já está sendo estudada. A primeira unidade que operará os 40 Gripens será a ALA 2, na Base Aérea de Anápolis, em Goiás.

Sobre o KC-390, o brigadeiro apresentou um cronograma atualizado de entregas da aeronave de transporte multimissão, que após a redução em seis unidades no número de aeronaves adquiridas, deve ter entregas até 2034. A previsão original previa 28 aeronaves entregues em 2027.

Um dos motivos apresentados pelo brigadeiro foi espaçar o programa para alocação de recursos entre o Gripen e o KC-390.Foi apresentado também um cronograma de certificações, incluindo o sistema de combate a incêndios MAFS. O KC-390 deve alcançar a Capacidade Operacional Final (FOC) em novembro deste ano. A Embraer está atualmente em tour pelo Oriente Médio com um KC-390 do Esquadrão Gordo, que depois segue para Ásia.

Sobre a aquisição mais recente da FAB, as duas aeronaves de reabastecimento estratégico Airbus A330 adquiridos através de licitação da companhia aérea Azul, Batista Jr. explicou que a primeira aeronave deve chegar ao Brasil já pintada com as cores da FAB no dia 26 de julho, na Base Aérea do Galeão, onde será operada pelo Esquadrão Corsário (2º/1º GT).

Atualmente a aeronave encontra-se na Jordânia para revisão, antes de seguir para Getafe, na Espanha, onde será convertida na versão MRTT pela Airbus. A primeira equipe de pilotos e pessoal de apoio já está em treinamento para operar os novos aviões que serão designados KC-30 na FAB.

Dois projetos que nos últimos anos foram apresentados pela FAB em parceria com a Embraer, a aeronave híbrida-elétrica STOUT e uma aeronave de combate não tripulada (UCAV) furtivo, não receberão mais investimentos pela Aeronáutica. Como o brigadeiro afirmou várias vezes no encontro, o investimento do Gripen e no KC-390 inviabilizam tocar neste momento neste dois projetos. Caso a Embraer queira prosseguir com o desenvolvimento, será por conta própria, sem o envolvimento da FAB.

O STOUT previa a substituição futura de aeronaves C-95 Bandeirante e C-97 Brasilia no serviço. Embora importante para substituição dos meios de transporte leve, não deverá ser retomado, com seu programa sendo oficialmente cancelado em até dois meses.

Um dos assuntos que gerou a maior curiosidade por parte da imprensa geral foi o lançamento, possivelmente nesta semana, do satélite de sensoriamento remoto Lessonia, um projeto que foi assinado em 2019 com a fabricante finlandesa IceEye que prevê a colocação de dois satélites de pequeno porte em órbita, com a SpaceX de Elon Musk responsável pelo lançamento no Cabo Canaveral, na Flórida.

Os satélites usam a tecnologia SAR (Radar de Abertura Sintética) para obter imagens com resolução de até dois metros. Em comparação, os atuais satélites em uso pelo Comando da Aeronáutica tem resolução de 40 metros. Os novos satélites do programa Lessonia será operados pelo Centro de Operações Espaciais (COPE) da FAB, sediado em Brasília.

O cronograma de entrega dos helicópteros H225M do programa HX-BR para as três forças armadas do Brasil (Exército, Marinha e Aeronáutica) também sofreu alteração. A totalidade de entregas deve ser agora atingida apenas em 2026, perante o cronograma anterior que previa 2016 com prazo final.

Além da mudança de cronograma, a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira devem receber novos helicópteros H125 Esquilo dentro do programa  TH-X. Estes novos helicópteros não devem vir de novos investimentos, mas sim de cancelamento de três helicópteros H225M do programa HX-BR, sendo um de cada serviço.

A Marinha do Brasil receberá doze H125 e a Força Aérea Brasileira 15 unidades, todos fabricados novos pela Helibras em Itajubá. A aeronave H225M reduzida do Exército deve ser substituída por apoio logístico, já que os HA-1 Esquilo/Fennec  foram recentemente modernizados e sem necessidade  de helicópteros novos.

A quantidade de helicópteros destinados à Marinha deve ser ligeiramente maior tendo em vista ter sido cancelado o quinto H225M Naval, por se tratar da versão mais cara e complexa do programa.

Nota do Editor: Durante a sessão de perguntas, recebi do próprio Comandante da Aeronáutica a informação de que serei agraciado com a Medalha Santos-Dumont, pelo trabalho que venho realizando em prol da aeronáutica brasileira. Nem preciso dizer que este foi um momento de grande honra. Aproveito para agradecer publicamente por tal honraria e dizer que tenho orgulho de divulgar e respeitar a Força Aérea Brasileira pelo trabalho excepcional que faz para nosso país.