NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DEFESANET


Depois de Tocantins, Força Aérea Brasileira deverá criar nova base aérea em Mato Grosso


Anderson Gabino | Publicada em 22/12/2018 22:40

Depois de ter acertado com o governo de Tocantins, para a instalação de uma nova Base Aérea, o comandante da Força Aérea, tenente-brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, anunciou que a força está próxima de montar uma nova base em Mato Grosso. Estudos do Estado-Maior da Aeronáutica indicam a necessidade da implantação de uma Base Aérea em Rondonópolis, principal cidade da região Sudeste do Estado – a 200 km de Cuiabá. O anúncio fora feito durante café da manhã com o senador Wellington Fagundes (PR-MT), relator setorial do Orçamento Geral da União para Justiça e Defesa.

Estudos de viabilidade, de acordo com o Brig Rossato, levam em conta vários aspectos. Entre eles, a questão geográfica para realizações de tarefas que garantam a segurança do espaço aéreo brasileiro. A localização de Rondonópolis, de acordo com o oficial, oferece condições adequadas dentro do mapa estratégico da FAB. “Uma base aérea representa muito para o desenvolvimento do Estado, sobretudo com vasta fronteira e imensas áreas não habitadas como é o caso de Mato Grosso. Faremos os esforços que forem necessários” – frisou o senador republicano.

Presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transporte e Armazenagem (Frenlog), Fagundes tem mostrado a importância de promover uma melhor infraestrutura aeroportuária no Estado. O processo de privatização em bloco, que acontecerá no ano que vem, deverá representar um grande salto de qualidade no sistema. Ao mesmo tempo, permitir que haja investimentos em outros aeródromos, como da cidade de Cáceres, na região Oeste.

Além dessa Base Aérea, o comandante da Aeronáutica destacou a importância que o Campo de Provas Brigadeiro Veloso, em Serra do Cachimbo, no Sul do Pará, oferecerá à Mato Grosso, especialmente a região Norte do Estado. Os benefícios se darão como resultado do centro de pesquisas dedicado a transferência tecnológica prevista no projeto Gripen N, caça sueco de múltiplo emprego adquirido pelo Brasil. Trata-se de um programa de alta tecnologia que promoverá reflexos em toda a indústria nacional de defesa.

No encontro, Rossato enfatizou a importância de Mato Grosso face à segurança nacional e voltou a ressaltar a localização estratégica do Estado, no centro da América do Sul, e de sua forte influência sobre a economia nacional, por meio de destacada produção agropecuária, mineral e recursos hídricos. Ainda dentro da área de segurança, observou a relação área territorial imensa versus população ainda pequena.

No encontro, o oficial também agradeceu o empenho e a forma de trabalho do senador Wellington Fagundes na relatoria setorial do Orçamento. Segundo ele, houve completa interação entre a disponibilidade orçamentária e a definição das prioridades do Ministério da Aeronáutica. “Agradeço o trabalho que Vossa Excelência executou em prol da Aeronáutica como relator setorial do Orçamento para 2019” – disse.

JORNAL DO SENADO


Congresso realiza primeiro ensaio da posse presidencial — Senado Notícias


Da Redação | Publicada em 23/12/2018 18:22

Um evento preparatório da posse presidencial de Jair Bolsonaro, marcada para 1° de janeiro, foi realizado neste domingo, 23, no Congresso Nacional.

O ensaio teve a participação dos coordenadores de todos os postos de trabalho: relações públicas, imprensa, segurança, saúde, cerimonial do Senado e da Câmara, além de tropas oficiais da Marinha, Exército e Aeronáutica e representantes do Palácio do Planalto.

Satisfeita com o resultado, a diretora da Secretaria de Relações Públicas do Senado, Cristina Monteiro, disse que o objetivo principal dessa simulação é observar e corrigir eventuais falhas.

– O saldo foi bem positivo. A gente ainda tem questões para acertar, vamos avaliar isto ao longo da semana, mas, no geral, o trabalho foi bem positivo.

Um segundo ensaio, marcado para o dia 30 de dezembro, terá todo o dispositivo montado. Incluirá o tapete vermelho, a identificação de convidados, o policiamento e todos os funcionários em seus postos de trabalho.