NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


Brasil envia aviões da FAB para trazer brasileiros retidos no Peru


Lisandra Paraguassu | Publicada em 24/03/2020 12:46

O governo brasileiro enviou dois aviões Hércules C-130 a Cusco, no Peru, para trazer de volta ao país um grupo de brasileiros que ficou preso no país depois que o presidente Martín Vizcarra decretou o fechamento das fronteiras para tentar controlar a epidemia de coronavírus.

De acordo com o Itamaraty, 1.300 brasileiros aguardavam para retornar ao Brasil, mas 639 já foram repatriados. Em nota, os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores informaram que os dois aviões devem pousar em Cusco amanhã e têm previsão de chegada de volta ao Brasil na noite de quinta-feira (26).

Em entrevista à CNN no último domingo, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que no início da crise, havia quase 10 mil brasileiros no exterior, retidos pelo cancelamento de voos e fechamento de fronteiras.

"Já viabilizamos o retorno de cerca de 3 mil pessoas, em sua maioria de Portugal, Marrocos e Peru. Ainda há cerca de 6 mil para trazermos de volta ao Brasil", disse.

O Itamaraty montou um grupo de atendimento aos brasileiros no exterior e divulgou números específicos de telefone para atendimento.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Nota conjunta do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Defesa

Repatriação de brasileiros retidos no Peru

Publicada em 24/03/2020 12:00

Duas aeronaves C-130 (Hércules) da Força Aérea Brasileira decolaram, nesta terça-feira (24) de manhã, do Rio de Janeiro e de Belém, rumo a Cuzco (Peru), a fim de resgatar brasileiros que se encontram isolados naquela cidade.

A operação, determinada pelo Presidente da República Jair Bolsonaro, é uma ação coordenada entre o Ministério da Defesa e o Ministério das Relações Exteriores. O primeiro C-130 da FAB, que decolou do Rio de Janeiro, faz escala em Porto Velho antes de pousar em Cuzco. Já o segundo C-130 da FAB decolou, nesta terça-feira, de Belém para Porto Velho. Na quarta-feira (25) de manhã, irão para Cuzco.

As aeronaves têm previsão de chegada ao Brasil na quinta-feira (26) à noite, após, aproximadamente, 16 horas de voo. A operação resgatará os brasileiros identificados pela Embaixada do Brasil e que não puderam retornar por outros meios. 

Vale ressaltar que também estão previstos voos comerciais partindo de Cuzco e de Lima. Os brasileiros interessados em embarcar nesses voos devem seguir as orientações da Embaixada, publicadas no perfil: https://www.facebook.com/Embajadadebrasilperu/

O Itamaraty segue em contato com as autoridades peruanas e companhias aéreas sobre a retirada dos brasileiros retidos no Peru e recomenda que os interessados acompanhem as informações no endereço eletrônico acima.

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa
Departamento de Comunicação Social do Ministério das Relações Exteriores

PORTAL DEFESANET


NOTAS COVID DN - Repatriação De Brasileiros Retidos No Peru


Publicada em 24/03/2020 16:30

Em nota Conjunto do Ministério de Relações Exteriores e do Ministério da Defesa, ao meio dia de hoje (24MAR2020)  foi anunciado que:

Duas aeronaves aeronaves C-130 (Hércules) da Força Aérea Brasileira decolaram, nesta terça-feira (24MAR2020) de manhã, do Rio de Janeiro e de Belém, rumo a Cuzco (Peru), a fim de resgatar brasileiros que se encontram isolados naquela cidade.

A operação, determinada pelo Presidente da República Jair Bolsonaro, é uma ação coordenada entre o Ministério da Defesa e o Ministério das Relações Exteriores. O primeiro C-130 da FAB, que decolou do Rio de Janeiro, faz escala em Porto Velho antes de pousar em Cuzco. Já o segundo C-130 da FAB decolou, nesta terça-feira, de Belém para Porto Velho. Na quarta-feira (25MAR2020) de manhã, irão para Cuzco.

As aeronaves têm previsão de chegada ao Brasil na quinta-feira (26MAR2020) à noite, após, aproximadamente, 16 horas de voo. A operação resgatará os brasileiros identificados pela Embaixada do Brasil e que não puderam retornar por outros meios.

Vale ressaltar que também estão previstos voos comerciais partindo de Cuzco e de Lima. Os brasileiros interessados em embarcar nesses voos devem seguir as orientações da Embaixada, publicadas no perfil:
https://www.facebook.com/Embajadadebrasilperu/

O Itamaraty segue em contato com as autoridades peruanas e companhias aéreas sobre a retirada dos brasileiros retidos no Peru e recomenda que os interessados acompanhem as informações no endereço eletrônico acima.

BRAVO FAB 

Este é o espírito da Aeronáutica Brasileira que o Brasileiro acostumou a ver: O 22 de Abril, o Correio Aéreo Nacional, etc.
CONTATO


Nota DefesaNet

No primeiro NOTAS COVID ND mencionamos o Editorial FIASCO DE WUHAN. Este título constrangeu a muitos da FAB, em especial os que participaram da Missão de Resgate dos Brasileiros em WUHAN.

O editorial foi escrito antes da Missão ser anunciada e refere-se aos cortes orçamentários, que restringem as aquisições ou evaporam projetos em tempos oportunos e na emergência mostram a relevância de sua falta.

Se o equipamento não está disponível o desprendimento e o dever de Missão Cumprida não faltam aos membros da FAB, para superar as adversidades.  

DefesaNet envia o mais caloroso apoio e reconhecimento pela superação dos obstáculos, aos membros da MISSÃO WUHAN 
 
BRAVO FAB

Após o envio do NOTAS COVID DN a FAB divulgou detalhes e fotos da Operação Cuzco

OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - Já te atento Tchê: Esquadrão Pampa completa 73 anos


Publicada em 24/03/2020 17:54

O 1º/14º Esquadrão Pampa completa hoje (24) os 73 anos de história. O esquadrão de elite da FAB está pronto proteger a região sul do país 24 horas por dia e nos 365 dias do ano.

Suas origens são antes mesmo da 2º Guerra Mundial, mas só após a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1944 e no pós-guerra mundial, que este esquadrão de elite tomou forma. No dia 24 de março de 1947 foi criado o 1º/14º Grupo de Aviação, que já tinha considerável uma infraestrutura.

No requisito aeronaves, alguns clássicos já passaram pelo esquadrão sulino, o principal deles foi o icônico Curtiss P-40, junto a este caça veterano da II Gueera se criou o lema e mascote do esquadrão e não poderia ser mais brasileiro, o Zé Gaúcho (inspirado do Zé Carioca), foi e ainda é o símbolo do 1º/14º, o personagem se veste com roupa de caçador e fica apoiado em uma bomba, com o seguinte dizer: “Já te atendo tchê”.

A cidade de Canoas-RS, ficada sediada a Ala 3, nesta base de grande importância estratégica do país, três esquadrões se instalam, o 1º/14º Pampa, que opera caças F5EM/FM, 2º/7º Esquadrão Phoenix, que opera aeronaves C-95 Bandepatrulha (Bandeirante adaptado para missões de patrulha-marítima), e o 5º ETA, que opera aeronaves C-97, C-98 e C-95M, as aeronaves oferecem missões de transporte para a região.

Dentre as várias histórias do esquadrão pampa, estão suas participações em exercícios aéreos dentro e fora do país e suas conquistas netas operações aéreas são outro marco do esquadrão.

O destaque vai para a edição da Red Flag de 2008, onde caças F-5 do esquadrão voaram até a base de Nellis, em Nevada, EUA e participaram deste que é considerado o principal exercício aéreo do mundo. Lá nossos tigers duelaram ( de forma simulada), com caças de alta performance como o F-16 Fighting Falcon.

Hoje há quatro bases em pontos estratégicos do país operam os caças F-5, são elas: A ALA 2, em Anápolis-GO; A ALA 3, em Canoas-RS; A ALA 8, em Manaus-AM; E a ALA  12, em Santa Cruz-RJ.