NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Comando Conjunto resgata indígenas em grave situação de saúde na Amazônia

Tecnologia NVG, com equipamento de visão noturna, foi fundamental para o sucesso da operação

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 24/05/2023 12:39

Duas indígenas yanomami em situação de grave risco de morte, devido a complicações de saúde, foram resgatadas a partir do aeródromo de Surucucu, na noite dessa segunda-feira (22), após uma ação de Evacuação Aeromédica (EVAM) realizada por militares do Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz). Uma das pacientes encontrava-se em trabalho de parto, que foi interrompido pela dificuldade de passagem do feto, e a outra respirava por meio de aparelhos, após agravamento ocasionado pela malária.

Na ocasião, uma aeronave H-36 Caracal, do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV) - Esquadrão Falcão - que estava deslocada na Base Aérea de Boa Vista (BABV), foi acionada pelo Cmdo Op Cj Amz para a realização da EVAM. Após 90 minutos, a aeronave chegou a Surucucu transportando uma equipe de saúde composta por dois médicos e dois enfermeiros, a fim de prestar assistência às pacientes, que estavam sob os cuidados da equipe de saúde local.

Com o propósito de garantir a segurança e a eficácia da missão, que teve sua decolagem às 22h10 (horário de Brasília) e foi realizada sob meteorologia adversa, a tripulação utilizou o equipamento de visão noturna, chamado NVG (do inglês, Night Vision Goggles), essencial para operações nessas condições.

Devidamente acomodadas na aeronave, as pacientes foram transportadas até a BABV, onde eram aguardadas por viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e em seguida foram encaminhadas ao Hospital Geral de Roraima (HGR).

Desde o início da Operação Yanomami, o Cmdo Op Cj Amz mantém aeronaves e tripulações de sobreaviso, sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia, para atender casos dessa e de outras naturezas.

DEFESA AÉREA & NAVAL


Especialistas do DECEA discutiram o eVTOL em feira de drones em São Paulo


Guilherme Wiltgen | Publicada em 24/05/2023 10:37

Carro voador, táxi aéreo ou helicóptero elétrico? O que é o tão comentado eVTOL? Quando ele será uma realidade no mundo e no Brasil e quais suas consequências para a sociedade e para o espaço aéreo? Essas foram algumas das perguntas respondidas pelos especialistas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), organização da Força Aérea Brasileira, durante o “1º Fórum eVTOL – Desafios e Oportunidades” realizado na feira DroneSHOW 2023, no dia 10/05, em São Paulo.

A sigla eVTOL vem do termo em inglês “electric vertical take-off and landing”, que significa aeronave elétrica com capacidade de pousar e decolar na vertical. Apesar de não ser o mesmo que um drone, o tema foi inserido pela primeira vez na feira, devido ao avanço do assunto no Brasil e no mundo, movimentando o mercado e gerando novas demandas para os órgãos reguladores, como DECEA e ANAC.

De acordo com o Capitão Márcio André da Silva, gerente do projeto UAM do DECEA, palestrante e mediador do Fórum, já existem mais de 6.000 ordens de compras dessas aeronaves no mundo e quase 600 apenas no Brasil. “Uma das principais diferenças entre o eVTOL e o drone é que o primeiro irá transportar pessoas, o que provoca muitas alterações do ponto de vista da regulamentação. Outra diferença está nas áreas de operação e das tecnologias embarcadas, que são muito mais parecidas com as que são encontradas nas aeronaves tradicionais. Não se trata de um carro evolutivo ou de um táxi aéreo, estamos falando de um novo tipo de aeronave que representa um salto disruptivo, uma nova fase da história da aviação, que se assemelha ao momento do advento do helicóptero ou da aviação a jato, por exemplo”, destacou o Oficial.

Os especialistas do DECEA reforçaram que, no início das operações, o eVTOL deverá ter piloto a bordo, mas a tendência é que evolua até se tornar remotamente pilotado e, num futuro mais distante, autônomo. Outro palestrante do Fórum, o Capitão Robson Batista Cunha dos Santos, assessor da Seção de Planejamento de Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (UAS), adiantou que os primeiros voos desse tipo de aeronave no Brasil devem ocorrer entre 2025 e 2026.

O militar também explicou que existem outros desafios, como a aceitação pública, o desenvolvimento de tecnologias de suporte, a habilitação de pilotos e a necessidade de infraestrutura de vertiportos (aeroportos de eVTOL). “A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) já trabalha acompanhando o processo de certificação dos eVTOL. Em paralelo, o DECEA desenvolve o projeto visando preparar a estrutura do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro para viabilizar a operação dessas aeronaves de forma segura e integrada às demais aeronaves. Nós difundimos a importância das diversas organizações envolvidas trabalharem de forma colaborativa para a implementação desse conceito. O resultado será a disponibilidade de um novo modal aéreo que permitirá maior acessibilidade para os passageiros nas grandes metrópoles”, concluiu o especialista.

PORTAL AEROIN


Espaço aéreo brasileiro terá novo sistema de vigilância em 2026, para mais segurança aos voos


Murilo Basseto | Publicada em 24/05/2023 19:44

Com nova tecnologia que segue os padrões internacionais da navegação aérea e promove maior segurança aos voos em todo o país, um novo sistema de vigilância do espaço aéreo brasileiro será gradativamente implantado pela Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), até o segundo semestre de 2026.

Segundo informa o DECEA, todas as aeronaves que voarem em altitude a partir de 24,5 mil pés (FL acima de 245) deverão estar equipadas, até fevereiro de 2027, com instrumentos de bordo compatíveis para se adaptarem ao novo sistema.

O Sistema de Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão (ADS-B, da sigla em inglês) monitora as aeronaves por meio do Sistema Global de Navegação por Satélite, proporcionando maior precisão no monitoramento dos voos.

Na nova tecnologia, informações como posição, altitude, direção, velocidade e identificação da aeronave são processadas e transmitidas, por mensagem de rádio, para os controladores de voo em solo e, também, para outras aeronaves equipadas com o sistema e que estejam nas proximidades, reduzindo os riscos de colisões.

O DECEA vai instalar 66 estações da nova tecnologia em mais de 20 estados brasileiros, em parceria com o Grupo Thales na América do Sul, empresa global especializada em alta tecnologia de mobilidade aérea.

A aquisição do sistema ADS-B é realizada em consonância com as diretrizes da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). Em paralelo, o sistema anterior de radares e os demais sistemas de comunicação continuarão sendo utilizados.

O Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro Barbacovi, destacou que alguns dos benefícios da implantação da nova tecnologia são a melhoria do fluxo do tráfego aéreo e o aumento da segurança operacional.

“O ADS-B vai permitir que as aeronaves trafeguem mais próximas umas das outras, sem comprometimento da segurança operacional. Essa atualização promoverá, portanto, o aumento da capacidade do tráfego aéreo brasileiro”, afirmou o Diretor-Geral.

Outro diferencial é que as informações do ADS-B não sofrem interferência devido ao alcance, condições climáticas ou altitude da aeronave. Além disso, o tempo entre as atualizações das informações não depende da velocidade de rotação das antenas mecânicas dos radares.

Sobre esse assunto, o DECEA publicou, na última segunda-feira, 22 de maio de 2023, as Circulares de Informações Aeronáuticas (Aeronautical Information Circular – AIC) N-16 e A-14, que podem ser consultadas por meio deste link.

A mudança está sendo divulgada por meio de reuniões do Projeto de Operacionalização do ADS-B Continental e dos canais de comunicação do Departamento. Em caso de dúvidas, a organização também disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), pelo endereço eletrônico https://servicos.decea.mil.br/sac/.

Iniciando as celebrações de 150 anos de Santos Dumont, BAFZ sedia a IV Jornada Cearense de Foguetes


Murilo Basseto | Publicada em 24/05/2023 19:52

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que a Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) sediou, no último sábado, dia 20 de maio, a IV Jornada Cearense de Foguetes (JCF), evento que iniciou as comemorações dos 150 anos do Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont.

A atividade foi realizada pela Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o 14º Grupo Escoteiro do Ar Brigadeiro Eduardo Gomes (14º GEABEG) e com a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

A abertura da Jornada contou com a presença do Comandante da BAFZ, Tenente-Coronel Aviador Lauro Luiz de Freitas Filho, e do Organizador geral do evento, Francisco José Sampaio de Souza, o Diretor Institucional do 14º GEABEG.

O Comandante da BAFZ ministrou uma palestra sobre Santos Dumont e abordou a importância histórica do visionário brasileiro e seus notáveis feitos, como os Dirigíveis n°1 e n°6, o 14-bis e o Demoiselle. O Tenente-Coronel Aviador Lauro também incentivou os alunos a se inspirarem com a história de Santos Dumont.

“Hoje, escolhi falar sobre um herói brasileiro que muito me inspirou e espero que ele também sirva de fonte de inspiração para todos vocês, estudantes e entusiastas da ciência. Santos Dumont fez uma diferença significativa na sociedade através de seus estudos e dedicação”, destacou o Oficial.

Em sua quarta edição, a JCF teve o objetivo de promover a divulgação científica, com ênfase na Astronáutica. Durante a Jornada, os jovens construíram foguetes utilizando garrafas PET e buscaram atingir o maior alcance possível. Os lançamentos foram realizados por escolas públicas e privadas, de 22 municípios do Ceará.

Além das competições, a IV JCF também contou com exposições de aeromodelismo e maquetes de aviões da Força Aérea Brasileira, proporcionando um ambiente rico em conhecimento para um público de aproximadamente 500 pessoas.

“Nosso objetivo é desenvolver a capacidade de cada indivíduo através do método ‘aprender fazendo’, e a JCF proporciona exatamente essa experiência aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O evento envolve várias escolas públicas e privadas do Estado, além do grupo de escoteiros. Atualmente, contamos com a participação de 113 equipes, que nos motivam a realizar este evento, pois colaboramos para que esses jovens desenvolvam seu potencial no aprendizado prático e contribuam para o avanço científico e tecnológico da sociedade”, pontuou o Organizador geral do evento.

Página especial de Santos Dumont

Em ação pela celebração dos 150 anos de Santos Dumont, a Força Aérea Brasileira lançou uma página especial que conta a história do primeiro aeronauta a alcançar a dirigibilidade dos balões e a voar num aparelho mais pesado que o ar.

O hotsite foi criado para concentrar todas as informações relativas à vida, obra e valores de Alberto Santos Dumont, desde fotografias, arquivos e vídeos, até livros e publicações. A Central de Conteúdo tem caráter dinâmico e será atualizada à medida que novidades e eventos acerca das comemorações do sesquicentenário do herói nacional forem sendo definidos pelo Comando da Aeronáutica.

DEFESA EM FOCO


Retomada do Programa Forças no Esporte em Manaus: Força Aérea inspira juventude

Sob o apoio do VII COMAR, o PROFESP retoma suas atividades em Manaus, promovendo esporte e cidadania para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade

Marcelo Barros | Publicada em 24/05/2023 13:00

Com o apoio do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), o Programa Forças no Esporte (PROFESP) foi retomado no dia 17 de maio na Guarnição de Aeronáutica de Manaus (GUARNAE-MN). Em uma cerimônia especial de abertura, os beneficiários foram calorosamente recebidos com um café da manhã e, em seguida, participaram da aula inaugural. O evento contou com a presença do Comandante do VII COMAR, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, e de autoridades das Organizações Militares que apoiam o Programa.

Apresentação da Equipe e Atividades Iniciais

Os participantes foram apresentados à equipe de monitores, instrutores e coordenadores, composta por militares e civis voluntários. No fim do evento, todos tiveram a oportunidade de visitar as aeronaves militares sediadas em Manaus, assistir à apresentação da Banda de Música da Base Aérea de Manaus (BAMN), e passar pelo tradicional Banho de Batismo.

Palestra do Coordenador do Programa

O Coordenador do Núcleo do Programa, Capitão Especialista em Armamento Marcos Gaetner, palestrou sobre a origem do Programa, seu desenvolvimento no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER), a rotina do Núcleo PROFESP do Grupamento de Apoio de Manaus (GAP-MN), suas particularidades, os resultados alcançados e suas atribuições na operacionalização das atividades desenvolvidas. O Capitão Gaetner também expressou sua gratidão a todos os envolvidos no Programa.

Fala do Comandante do VII COMAR

O Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, Comandante do VII COMAR, destacou a importância do esporte na vida dos cidadãos e expressou seu orgulho em contribuir para o crescimento social dos jovens beneficiados pelo PROFESP. “A felicidade é o norteador para o futuro de cada um de vocês. Que os valores da Força Aérea possam inspirá-los em suas decisões e escolhas, mas é vital que sejam felizes em qualquer atividade que façam”, pontuou.

Sobre o Programa Forças no Esporte O PROFESP é um desdobramento do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Defesa com o apoio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. Implantado na GUARNAE-MN em 2018, atualmente está sob a égide do GAP-MN e a Coordenação Regional do VII COMAR, atendendo a aproximadamente 100 crianças. As atividades do PROFESP visam promover o acesso à prática do esporte educacional, valorizando o desenvolvimento integral de seus beneficiados, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida.

OUTRAS MÍDIAS


SAMPI.NET - Aero Franca prepara estrutura no aeroporto para a Esquadrilha da Fumaça no domingo

O público contará com estrutura para passar o dia no evento com praça de alimentação, banheiro e estacionamento; caça A-4 da Marinha do Brasil também se apresentará.

N. Fradique | Publicada em 24/05/2023 18:48

Os organizadores do 2º Aero Franca começaram a preparação da estrutura para receber o público no Aeroporto “Tenente Lund Presotto”, neste domingo, 28. O público contará com várias atrações, fechando o dia com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

Além do show dos aviões da FAB (Força Aérea Brasileira), o público contará com a apresentação do caça A-4 da Marinha do Brasil.

“Estamos na fase de montagem da estrutura, preparando o terreno para estacionamento, das tendas da área comercial, que ficarão nos hangares”, disse Túlio Santos, diretor e instrutor do Aeroclube de Franca, nesta quarta-feira, 24.

O público estimado, que compareceu ao evento ano passado, foi de 50 mil pessoas. “Esperamos um público igual ao do ano passado ou superior devido à atração do caça da Marinha fazendo as passagens. Estamos esperando um público surpresa”, completou Túlio.

O evento começará às 8h com várias apresentações de aeronaves e voos panorâmicos de helicóptero. O caça deverá se apresentar por volta das 13h, e a Esquadrilha da Fumaça às 16h.

O público poderá contar com estrutura para passar o dia no evento com praça de alimentação, banheiro e estacionamento. O valor do estacionamento para carro será R$ 50 e moto R$ 30.