NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


Aviões da FAB chegam ao país com 66 brasileiros que estavam retidos no Peru


Colaboração Para O Uol, Em São Paulo | Publicada em 25/03/2020 21:33

Os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores anunciaram a chegada de dois aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) que trouxeram 66 brasileiros que estavam retidos no Peru em meio à pandemia do coronavírus.

Segundo a nota oficial, as aeronaves, ambas de modelo C-130 (Hércules), pousaram em Porto Velho (RO) na tarde de hoje. O pouso foi técnico, sem desembarque de passageiros. Na sequência, os aviões partiram para o estado de São Paulo.

Os passageiros repatriados estavam na cidade de Cuzco. O governo peruano fechou todos os aeroportos no último sábado (21), medida tomada para conter a propagação do novo coronavírus.

Na ocasião, o MRE (Ministério das Relações Exteriores) divulgou que havia 3,7 mil turistas brasileiros em terras peruanas. "O governo brasileiro, por meio da rede diplomática e consular do Itamaraty, segue acompanhando a situação dos viajantes brasileiros no exterior e está trabalhando para permitir a repatriação de todos", disse a nota conjunta publicada hoje.

PORTAL R7


Aviões da FAB pousam com 66 brasileiros que estavam no Peru

Operação determinada por Bolsonaro faz parte do acompanhamento do Itamaraty para repatriar brasileiros em viagem ao exterior

Do R7 | Publicada em 25/03/2020 21:24

As duas aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) que realizaram o resgate de 66 brasileiros que se encontravam retidos em Cuzco, no Peru, pousaram na tarde desta quarta-feira (25) na cidade de Porto Velho (RO).

Os aviões Hércules C-130 cumpriram pouso técnico na capital rondoniense, sem desembarque de passageiros, e seguiram para Estado de São Paulo.

Determinada pelo presidente Jair Bolsonaro, a operação é uma ação coordenada entre o Ministério da Defesa e o Ministério das Relações Exteriores com a intenção de repatriar brasileiros que estão no exterior em meio à pandemia de coronavírus. 

O governo brasileiro, por meio da rede diplomática e consular do Itamaraty, segue acompanhando a situação dos viajantes brasileiros no exterior e está trabalhando para permitir a repatriação de todos.

AGÊNCIA BRASIL


Voos da FAB com brasileiros repatriados do Peru chegam ao Brasil

Operação é uma ação conjunta entre Itamaraty e Ministério da Defesa

Fábio Massalli | Publicada em 25/03/2020 21:51

Os dois aviões Hércules, da Força Aérea Brasileira, que realizaram o resgate de 66 brasileiros que se encontravam retidos em Cuzco, no Peru, pousaram na tarde desta quarta-feira (25), em Porto Velho (RO). A informação foi divulgada em uma nota conjunta dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa. 

Em Porto Velho, as aeronaves fizeram um pouso técnico, sem desembarque de passageiros, e seguiram para São Paulo.

A operação foi determinada pelo presidente Jair Bolsonaro e foi  uma ação coordenada entre o Ministério da Defesa e o Ministério das Relações Exteriores.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro, por meio da rede diplomática e consular do Itamaraty, continua acompanhando a situação dos viajantes brasileiros no exterior e trabalha para permitir a repatriação de todos.

TV BRASIL


Brasileiros voltam ao país após ajuda do MRE


Tv Brasil | Publicada em 25/03/2020

Um grupo de brasileiros que estava no Peru conseguiu voltar pra casa após receber suporte consular do ministério das Relações Exteriores. Os turistas ficaram isolados em Cusco depois que os voos foram proibidos, por conta da Covid-19.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Nota Conjunta do MD e do MRE: Chegam ao Brasil voos da FAB com repatriados do Peru


Md | Publicada em 25/03/2020 20:50

Brasília, 25/03/2020 – Pousaram, na tarde desta quarta-feira (25), em Porto Velho (RO), as duas aeronaves C-130 (Hércules) da Força Aérea Brasileira que realizaram o resgate de 66 brasileiros que se encontravam retidos em Cuzco, no Peru.

Na capital rondoniense, os aviões cumpriram pouso técnico, sem desembarque de passageiros, e seguiram para o estado de São Paulo.

Determinada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, a Operação é uma ação coordenada entre o Ministério da Defesa e o Ministério das Relações Exteriores.

O governo brasileiro, por meio da rede diplomática e consular do Itamaraty, segue acompanhando a situação dos viajantes brasileiros no exterior e está trabalhando para permitir a repatriação de todos.

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa
Departamento de Comunicação Social do Ministério das Relações Exteriores

OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - FAB lança vídeo em homenagem ao Dia do Especialista de Aeronáutica


André Magalhães | Publicada em 25/03/2020 10:11

A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou um vídeo em homenagem ao Dia do Especialista de Aeronáutica, comemorando em 25 de março. Os Especialistas são profissionais que atuam para dar suporte à atividade-fim da FAB.

DEFESA AÉREA NAVAL - Produção do Gripen F em andamento


Guilherme Wiltgen | Publicada em 26/03/2020 07:10

A Saab realizou o primeiro corte de metal para a versão do caça de dois lugares (biposto), o Gripen F, estabelecendo um marco importante no Programa.

O Gripen F está em desenvolvimento para a Força Aérea Brasileira (FAB) e compartilha do mesmo design e recursos avançados do Gripen E, mas com um assento, displays e controles para um segundo piloto. O Gripen F tem tanto um modo de treinamento para instruções de um único membro e um modo onde os dois membros da equipe dividem o trabalho com duas diferentes configurações do display.

A primeira peça foi fabricada recentemente nas instalações da Saab, em Linköping, Suécia, e será usada na seção de dutos de ar, localizada logo atrás do cockpit da aeronave.

“Esse é um marco importante para o projeto Gripen, pois demonstra que a fase de desenvolvimento está acontecendo adequadamente. Isso sinaliza o início da produção da aeronave de dois lugares, o Gripen F, muito aguardado pela Força Aérea Brasileira”, diz o Coronel Renato Leite, integrante da Força Aérea Brasileira e chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle da Saab (GAC-Saab).

O Programa Gripen F acontece em conjunto entre a Saab e as empresas parceiras brasileiras Embraer, AEL Sistemas, Akaer e Atech. Atualmente, cerca de 400 engenheiros estão trabalhando no desenvolvimento do Gripen F, principalmente no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, do inglês Gripen Design and Development Network), localizado na planta fabril da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. A fabricação ocorrerá na Suécia e no Brasil.

“Este foi um trabalho de equipe onde tivemos muitas pessoas dedicadas, tanto na Suécia como no Brasil, construindo o caminho para este importante marco da nova versão do Gripen. Estes marcos são momentos especiais devido a sua raridade e faz com que estejamos realizados”, diz Jonas Hjelm, head da Saab Aeronautics.

O Brasil encomendou 28 caças monoposto (um assento) Gripen E, que serão entregues no Brasil a partir de 2021, e 8 caças Gripen F, com entregas acontecendo a partir de 2023.

O Gripen F também está sendo oferecido pela Saab para o governo da Finlândia para o programa de substituição de caças.