NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


AGÊNCIA BRASIL


Operação vai destruir cerca de 16 mil armas no Rio de Janeiro

Cerca de 16 mil armas apreendidas serão destruídas nesta sexta-feira (26) durante a Operação Rolo Compressor III, conduzida pelo Exército Brasileiro. Há três anos a iniciativa se repete com o objetivo de conscientizar os cidadãos brasileiros sobre a violência armada.

Vinícius Lisboa | Publicada em 25/07/2019 13:58

Cerca de 16 mil armas apreendidas serão destruídas nesta sexta-feira (26) durante a Operação Rolo Compressor III, conduzida pelo Exército Brasileiro. Há três anos a iniciativa se repete com o objetivo de conscientizar os cidadãos brasileiros sobre a violência armada.

O material será destruído no período da manhã, no Batalhão de Manutenção e Suprimento de Armamento, em Deodoro, na zona oeste do Rio de Janeiro. 

Esses armamentos apreendidos foram considerados dispensáveis para a continuidade de processos judiciais a que estavam relacionados. Por isto, receberam a ordem de destruição por magistrados. As armas nessa situação são encaminhadas à destruição ou à doação a órgãos de segurança pública e às Forças Armadas.

OUTRAS MÍDIAS


PODER AÉREO - Esquadrão Pacau – 1º/4º Grupo de Aviação, completa 72 anos


Publicada em 25/07/2019 17:55

O Esquadrão Pacau (1°/4° GAV) completa 72 anos de história no dia 29 deste mês de julho. O profissionalismo e a dedicação dos seus tripulantes deram ao Esquadrão Pacau o título de “A Sorbonne da Caça”.

Como componente operacional da ALA 8 (Manaus/AM), o Esquadrão Pacau tem como missão cumprir as ações de defesa aérea, escolta e varredura, a fim de contribuir para o preparo dos esquadrões subordinados ao Comando de Preparo, como parte das Asas que Protegem o Brasil.

Criado em 1947 em Fortaleza-CE, foi ali que o Esquadrão se destacou pela tarefa de formar líderes da aviação de caça. A missão deu à capital cearense o apelido de “A Sourbonne da Caça” e à bolacha do 1°/4° GAV a imagem do bulldog Tetéu como o instrutor que avisa aos seus alunos: “Tô Lhe Manjando”.

Transferido para Natal em 2002, o Esquadrão Pacau foi a última unidade de caça da Força Aérea Brasileira a operar os jatos AT-26 Xavante.

Depois de voar com os A-28, B-25, P-47, F-80, TF-33, começou a voar os AT-26 a partir de 1973.

O 1°/4° GAV começou a ser transferido para Manaus em 2010, para voar os F-5EM modernizados pela Embraer.

AEROFLAP - Aeroporto de Brasília é o terminal aéreo mais pontual do Brasil


Publicada em 25/07/2019 19:33

O Aeroporto da capital federal é o terminal aéreo mais pontual do Brasil. São cerca de 450 pousos e decolagens diários e, segundo a Flightstats, 87% estiveram dentro da margem de pontualidade no 1º semestre deste ano.    

O mês de junho foi o mês mais pontual, quando o Aeroporto atingiu a marca de 92,04% de operações dentro do horário.  Nos últimos quatro meses a pontualidade do terminal brasiliense vem em uma crescente positiva. Em março, as operações atingiram 85,24% da pontualidade, em abril foram 86,81%, e em maio, chegou a 91,93%. 

Segundo a consultoria inglesa especializada em aviação, OAG, o Aeroporto de Brasília também se destacou como o mais pontual entre os principais terminais aéreos do país durante os seis primeiros meses do ano. Em 2018, a empresa avaliou o terminal brasiliense como o 3º mais pontual do mundo entre os aeroportos que movimentam de 10 a 20 milhões de passageiros por ano. Para a Consultoria, um voo é considerado pontual quando chegue ou decole em tempo inferior a 15 minutos da programação.

Para o diretor de assuntos corporativos, Rogério Coimbra, a pontualidade é essencial para um aeroporto e é uma das metas da Inframerica, concessionária que administra o terminal brasiliense. “Sempre informamos aos passageiros a importância de chegar antes no terminal e se eles são pontuais, precisamos ser pontuais também.  Queremos que nosso passageiro tenha uma experiência agradável em nosso aeroporto, que viajar seja um processo prazeroso e dentro do roteiro programado pelo usuário”, conta.

O executivo lembra que o trabalho harmônico e sinérgico com as companhias aéreas e com Controle de Tráfego Aéreo da Aeronáutica é essencial para que os aviões saiam no horário. “Todos se ajudam. Para uma operação redonda e no horário, todos trabalham em conjunto. Nossa equipe de monitoramento e de apoio operacional auxilia dando todas as ferramentas para que as companhias sejam pontuais. Um atraso aqui pode gerar um efeito cascata em outros terminais aéreos”, explica o diretor.

O Terminal brasiliense é um dos maiores hubs e o 3º mais movimentado do país. O Aeroporto também possui a maior capacidade de pista do Brasil, podendo operar um voo a cada 53 segundos.