NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


OUTRAS MÍDIAS


Portal NDmais - Florianópolis recebe a SC Expo Defense, feira de tecnologias e produtos militares

Evento será na Base Aérea de Florianópolis, com abertura na sexta-feira (27) e palestra do Ministro da Defesa, o general do Exército, Fernando Azevedo e Silva Redação ND, Florianópolis

Publicada em 25/09/2019 18:41

Santa Catarina sediará a primeira edição da SC Expo Defense,  uma feira de tecnologias e produtos de defesa. O evento será na na Base Aérea de Florianópolis, com abertura às 10h de sexta-feira (27) e encerramento no domingo (29).

Na abertura haverá palestra do Ministro da Defesa, General do Exército Fernando Azevedo e Silva. O evento tem o objetivo de aproximar indústrias brasileiras  das demandas militares.

A feira apresentará produtos e novas tecnologias da indústria e projetos estratégicos da Marinha, Exército e Aeronáutica que estão em andamento e orientar as empresas sobre os requisitos para fornecer às Forças.

O evento é realizado pelo CIESC (Centro das Indústrias do Estado de Santa Catarina), uma entidade do sistema FIESC (Federação das Industrias do Estado de Santa Catarina).

Durante a feira serão expostos diversos equipamentos militares como aviões de vários modelos, helicópteros, embarcações, carros blindados, uniformes inteligentes e simuladores de voo.

Eventos paralelos

Além da feira, com estandes de instituições de ensino, startups e indústrias de médio e grande porte de segmentos variados (metalmecânico, têxtil, de tecnologia, entre outros), o evento terá uma série de painéis na programação técnica paralela.

A programação inclui ainda a apresentação de projetos estratégicos da defesa, painel sobre internacionalização de empresas e atração de investimentos, discussão sobre o potencial da indústria da defesa brasileira e palestra sobre a economia do mar como instrumento de desenvolvimento do País.

Aproximação com indústria catarinense

As compras militares vão muito além de armamentos e incluem produtos básicos como alimentos, roupas, calçados, fardamento, mobiliário e eletrodomésticos, por exemplo. Só em 2018, as licitações e contratos das Forças Armadas somaram R$ 17,5 bilhões, conforme dados do Portal da Transparência do governo federal.

“A aproximação entre empresários e Forças Armadas vai possibilitar a troca de conhecimentos de lado a lado. O setor privado pode conhecer melhor as necessidades dos militares. Ao mesmo tempo, vale mostrar a representantes das Forças a qualidade dos produtos oferecidos pela indústria catarinense. Isso é importante para gerar parcerias e negócios”, diz o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

A criação da SC Expo Defense é reflexo direto do trabalho do COMDEFESA (Comitê da Indústria de Defesa de Santa Catarina), criado pela FIESC em 2016 para aproximar a indústria catarinense das Forças Armadas e promover oportunidades de negócios e o desenvolvimento do setor.

Em três anos já foram realizadas 59 reuniões entre setores industriais e órgãos militares. “Não existe defesa nacional sem a participação da indústria local”, diz o presidente do COMDEFESA, Cesar Olsen.

Portões Abertos

No domingo (29), em paralelo à SC Expo Defense será realizada a Base Aérea Portões Abertos, das 9h às 17h. No evento, gratuito e aberto ao público, haverá exposição de aeronaves civis, da Força Aérea e da Marinha, carros de combate do Exército e embarcações.

As forças armadas brasileiras também irão expor seus projetos. A aeronáutica, por exemplo, apresentará um simulador de voo, uma maquete do caça Gripen e aeronave KC-390, jogos interativos e lousa interativa.

Já o Exército apresentará informações e vídeos sobre os projetos estratégicos. Os militares ficarão disponíveis para conversar com os empresários que estiverem interessados.

Por fim, a Marinha apresentará uma maquete do submarino nuclear (SNBR e reator), uniformes inteligentes, além de explicar como funciona o centro de defesa nuclear, biológica, química e radiológica. Também haverá presença do grupo de busca e salvamento aéreo e apresentação do programa Antártico Brasileiro.