NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


FAB: 2º Sgt Especialista em Material Bélico conquista primeira colocação no Curso de “Explosive Ordnance Disposal” nos EUA


Guilherme Wiltgen | Publicada em 26/05/2020 13:30

O 2º Sgt Thiago Mendes Nery especialista em Material Bélico (BMB), recebeu o diploma de honra como primeiro colocado no Curso denominado “Explosive Ordnance Disposal” (EOD). O curso aconteceu no estado da Flórida (EUA), durante o período de 11 de julho de 2019 a 28 de janeiro de 2020, na Naval School Explosive Ordnance Disposal, situada na Base da Força Aérea de Eglin.

Formado na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) em 2006, o 2S Nery é graduado em Física pela Universidade de Taubaté (2018) e também possui diversos cursos operacionais no âmbito Força Aérea Brasileira (FAB), tais como Curso de Inspetor de Material Bélico (CIMBE), Curso de Manipulação de Material de Demolição (CMMAD), Curso de Neutralização e Destruição de Artefatos Explosivos (CNDAEX) dentre outros.

Sabendo da importância e necessidade de militares capacitados, o militar do IAE se sentiu motivado a realizar o curso, por se tratar do Curso de maior reconhecimento dentro e fora do Brasil no tocante a artefatos explosivos. “Empenhei-me para alcançar esse respeitado e restrito quadro dentro da FAB a fim de alcançar conhecimentos e experiências ímpares dentro e fora da vida militar”, afirmou o 2S Nery.

Esta qualificação não foi fácil, exigiu muita dedicação do militar em diversas fases até a referida conquista.

Inicialmente foi necessário realizar uma prova de proficiência da língua inglesa na embaixada americana, ainda no Brasil, para assim, dar continuidade no processo. Então foi declarado apto para iniciar o curso American Language Couse – Specialized English Training (ALC-SLC), que tem por objetivo confirmar o nível de inglês do candidato durante 9 semanas. Com o grau obtido neste Curso inicial, concluiu-se que estaria apto a executar no Curso EOD. Assim iniciou o Curso EOD, na Naval School EOD situada na Eglin Air Force Base.

Durante 29 semanas, as disciplinas foram divididas em 3 módulos e 7 divisões. Apesar de ser um curso da Marinha Americana (NAVY), os alunos são das Forças Armadas de diversos países aliados, neste caso tratavam de 21 alunos de 15 nacionalidades diferentes, dentre estes, apenas 13 alunos conseguiram concluir o curso.

O corpo de instrutores é composto por militares das Forças Armadas Americanas e, todos, com experiência real na função EOD fora dos Estados Unidos da América (EUA).

O Curso EOD é um curso de extrema importância para todo o Sistema de Material Aeronáutico e Bélico (SISMAB) da Força Aérea Brasileira (FAB), pois, o militar EOD tem habilitação para responder sinistros com quaisquer tipos de artefatos explosivos encontrados dentro e fora de regiões de combate, incluindo dispositivos improvisados, químicos e biológicos e, ainda, contribuir para a atualização e manutenção de toda a doutrina de manuseio e trato com explosivos dentro do SISMAB.

O 2S Nery destaca que “foi realmente uma honra ter sido escolhido para esta missão e ter trazido para o Brasil, e para a FAB, o diploma de honra dado ao primeiro colocado do Curso”, e conclui ainda, “espero, primeiramente, poder atender os sinistros advindos da Força Aérea Brasileira envolvendo explosivos e, também, contribuir para a atualização dos procedimentos adotados pelo SISMAB referentes a artefatos explosivos, assim como, poder agregar o quadro de instrutores dos cursos operacionais de explosivos da FAB (CMMAD e CNDAEX).

PORTAL AEROFLAP


FAB transporta máscaras de proteção facial para regiões nordeste e norte do país


Da Redação | Publicada em 26/05/2020 17:04

Uma aeronave C-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, entre o domingo (24) e segunda-feira (25), Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. O avião, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1°/15°GAV) – Esquadrão Onça, transportou 15 mil máscaras do tipo Face Shields de Canoas (RS) para Maceió (AL), Macapá (AP) e Boa Vista (RR). A missão interministerial foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

O FAB 2806 decolou da Ala 3 – Base Aérea de Canoas, no domingo (24), às 14h30 (horário de Brasília) transportando a carga para o primeiro destino: Maceió. A aeronave pousou às 21h20, na cidade alagoana. Já segunda-feira (25), o FAB 2806 decolou de Maceió, às 8h45,  e seguiu para Macapá, onde pousou às 13h45. A última parada do transporte foi em Boa Vista. O avião, que decolou às 15h05 de Macapá, pousou na cidade roraimense às 18h.

O piloto do C-105, Tenente Aviador Henrique Martins Simões, avalia a importância da missão. “É uma oportunidade ímpar participar e cumprir essa missão no combate à COVID-19. É muito gratificante para mim como militar e, também, para toda tripulação engajada nesta ajuda à sociedade”, enfatizou.

Para o Sargento  Ricardo Batista de Souza, que desempenha a função de mecânico da aeronave, é uma grande honra participar de uma missão em prol da sociedade. “Uma missão como esta faz a gente se sentir cada vez mais útil e realizado, ajudando o nosso país”, declarou.

Operação COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, em apoio à população. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Militares realizaram mais de 300 campanhas de doação de sangue em todo país


Da Redação | Publicada em 26/05/2020 18:03

Desde a ativação da Operação Covid-19 já foram realizadas mais de 300 campanhas de doação de sangue em todo o País. Entre as ações efetivadas pelas Forças Armadas no enfrentamento ao novo coronavírus, essa é uma das atividades diárias. Na tarde desta terça-feira (26), militares do Comando Conjunto da Bahia iniciaram campanha de doação na Fundação Hemoba. A ação continua até a quinta-feira (28).

No Comando Conjunto Leste, parceria da Escola de Sargentos de Logística com a Fundação Hemorio, levou coleta móvel à Vila Militar do Rio de Janeiro, facilitando a doação de militares de outras organizações, como do Centro de Educação a Distância do Exército, do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil e da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea.

O Comando Conjunto Sul também prossegue na campanha de doação de sangue em toda a Região Sul. Desde o início da Operação Covid-19, mais de 3 mil militares do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul contribuíram com os estoques dos bancos de sangue. No Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, a campanha ocorreu nesta terça-feira (26) em Caicó (RN).

Em Manaus, militares da Força Aérea Brasileira reforçam os estoques do Hemoam até a sexta-feira (29). As doações, em todas as regiões brasileiras, contribuem para normalizar os estoques que estão em nível crítico.

Ainda na capital amazonense, militares da Marinha descontaminaram o prédio central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da cidade. Após a limpeza, os funcionários foram informados sobre os procedimentos adequados para a descontaminação e desinfecção do prédio e das ambulâncias, além do uso correto da roupa de proteção e sua retirada. As orientações proporcionam um ambiente de trabalho mais seguro.

Também em Manaus, a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado foi higienizada. A unidade hospitalar é considerada centro de referência nacional e mundial para o tratamento de enfermidades tropicais e pesquisas científicas na área.

Na capital mato-grossense, a desinfecção ocorreu no Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, com área de mais de 30 mil metros quadrados. No mesmo Estado, em Cáceres, militares desinfectaram a Praça Barão e a calçada da Caixa Econômica Federal, além de distribuírem panfletos para conscientizar a população sobre a importância do uso de máscara.

É possível ver, ainda, a cooperação das Forças Armadas e secretarias municipais e estaduais em outras regiões brasileiras. No Sudeste, 30 militares desinfectaram a estação Ferraz de Vasconcelos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. A atividade contou com o apoio da Guarda Civil, da Secretaria Municipal de Saúde e da CPTM.

A atuação das Forças Armadas com desinfecção ainda ocorreu em dependências carcerárias e delegacias. Em Petrolina (PE), foram limpas a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher e o Centro de Atendimento Socioeducativo. Já em Nísia Floresta (RN), a Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga foi higienizada. Na Bahia, a descontaminação biológica beneficiou as instalações da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), no Complexo Penitenciário da Mata Escura. Durante a ação, 20 profissionais, entre agentes penitenciários, agentes de saúde e serviços gerais, foram capacitados.

Para manter a higidez dos militares, as organizações militares realizam, também, a desinfecção das áreas internas e externas de unidades, vilas militares, hospitais e postos médicos das Forças Armadas e Forças Auxiliares.

Proteção Facial

Uma aeronave C-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira, transportou 15 mil máscaras do tipo Face Shield de Canoas (RS), para Maceió (AL), Macapá (AM) e Boa Vista (RR). O material foi doado por empresas para atender o Exército e órgãos de saúde do Norte e Nordeste.

Para o piloto da aeronave, tenente aviador Henrique Martins Simões, é uma oportunidade única participar e cumprir a missão no combate à Covid-19. “É muito gratificante para mim como militar e, também, para toda a tripulação engajada nessa ajuda à sociedade”, assegurou. O mecânico da aeronave, Ricardo Batista de Souza, destacou que a missão “faz a gente se sentir cada vez mais útil e realizado, ajudando o nosso país”, declarou o militar.

Operação COVID-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas poderão ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determinará a melhor forma de atendimento.

PORTAL DEFESANET


13 toneladas de insumos são doadas durante Ação Cívico-Social em Alcântara (MA)

Doação de cestas alimentícias, kits de limpeza e Equipamentos de Proteção Individual, além de vacinação e doação de sangue, são algumas das atividades realizadas

Da Redação | Publicada em 26/05/2020 10:20

Terminou neste domingo (24), a Ação Cívico-Social Quarentena Solidária, promovida pela Guarnição de Aeronáutica de Alcântara (GUARNAE-AK). Desde o dia 16/05, a atividade atendeu 670 famílias de sete Agrovilas situadas em Alcântara (MA), além de duas comunidades do entorno.

Foram distribuídas cestas básicas alimentícias e kits de limpeza e higiene pessoal, totalizando 13 toneladas de insumos. Antes da doação, os pacotes foram higienizados. As localidades visitadas também passaram por limpeza após o encerramento da ajuda.

Além da doação de insumos, a iniciativa contemplou a entrega de máscaras de proteção, distribuição de cartazes e folhetos com orientações de prevenção e aferição de temperatura e pressão. Também ocorreu a limpeza de avenidas e pontos turísticos da cidade e do atracadouro do Porto do Jacaré.

Ainda, nessa sexta (22), teve início uma campanha de vacinação dos moradores contra a Influenza H1N1, que continuará nesta semana. Cerca de 3 mil doses foram doadas pelo Ministério da Saúde.

Em complemento à Ação, nos dias 19 e 20/05, os militares da GUARNAE-AK também participaram de uma campanha de doação de sangue para o Hemonucleo de Pinheiro (MA).

Sob a Coordenação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), a missão contou com a participação do Grupamento de Apoio de Alcântara (GAP-AK), Esquadrão de Segurança e Defesa de Alcântara (ESD-AK) e Esquadrão de Saúde de Alcântara. A Agência Espacial Brasileira (AEB) também colaborou com a atividade com a doação dos produtos de limpeza e higiene.

De acordo com o Diretor do CLA, Coronel Aviador Marcello Correa de Souza, a Ação Cívico-Social foi um sucesso. “Essa ação teve o objetivo  de amenizar o sofrimento das comunidades e levar um pouco de conforto para quem está sofrendo com a pandemia. Fomos muito bem recebidos em todas as comunidades visitadas e tenho certeza de que o objetivo foi  atingido”, disse.