NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


JORNAL ZERO HORA


Foguete da Space X lança dois satélites da Força Aérea Brasileira

Equipamentos vão ajudar no monitoramento de tráfico de drogas, mineração ilegal e queimadas florestais no Brasil

Agência Brasil | Publicada em 26/05/2022 07:58 | Atualizado em 26/05/2022 10:09

O foguete Falcon 9, da empresa SpaceX, colocou em órbita dois satélites de sensoriamento remoto radar (SRR) projetados pela Força Aérea Brasileira (FAB). O lançamento ocorreu na quarta-feira, por volta das 15h30min, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida), nos Estados Unidos (EUA).

Os equipamentos, batizados de Carcará 1 e Carcará 2, fazem parte do Projeto Lessonia 1, da FAB, e consistem na aquisição de uma constelação de satélites de órbita baixa. 

Eles serão usados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), operado em conjunto pelas Forças Armadas e por agências governamentais. Segundo a FAB, os equipamentos usam um sensor ativo de detecção capaz de gerar imagens de alta resolução, que podem ser obtidas a qualquer hora do dia e da noite, independentemente das condições meteorológicas, já que o sinal atravessa as nuvens.

"A ideia é vigiar as fronteiras e combater o tráfico de drogas, a mineração ilegal e as queimadas florestais. Também será possível monitorar desastres naturais e atualizar os mapas da região amazônica", informou a Aeronáutica. 

Cada satélite tem dimensão de um metro cúbico e pesa cerca de 100 quilogramas (kg). 

A SpaceX é uma empresa do bilionário norte-americano Elon Musk, atua no mercado de lançamentos espaciais comerciais. O empresário também é presidente da Tesla, maior fabricante de carros elétricos do planeta. 

Na última sexta-feira (20), Musk esteve no Brasil e se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro, ministros e empresários. No encontro, eles conversaram sobre uma parceria do governo brasileiro com o projeto de conectividade sub-orbital Starlink, vinculado à SpaceX. O lançamento dos satélites, porém, foi acordado antes da vinda do bilionário ao Brasil.

PORTAL R7


Veja como foi o lançamento dos primeiros satélites do Projeto Lessonia - 1

Os satélites foram comprados com o orçamento do Ministério da Defesa para auxiliar no monitoramento contínuo de áreas de interesse do Brasil

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 26/05/2022 12:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta quarta-feira (25/05), o lançamento dos primeiros satélites do Projeto Lessonia - 1. Os dois satélites de Sensoriamento Remoto Radar (SRR), denominados Carcará I e Carcará II, foram lançados por meio do foguete Falcon 9, da SpaceX, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos (EUA). No Brasil, a operação foi acompanhada do Centro de Operações Espaciais (COPE), em Brasília (DF), com transmissão, ao vivo, pelo canal oficial da SpaceX no Youtube.

A cerimônia contou com a presença do Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, do Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, Ministros de Estado, Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, além de outras autoridades.

As imagens captadas pelos satélites serão utilizadas em apoio ao combate ao tráfico de drogas e mineração ilegal, atualização de produtos cartográficos, determinação da navegabilidade dos rios, visualização de queimadas, monitoramento de desastres naturais, vigilância da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e apoio às operações de vigilância e controle das fronteiras, entre outras capacidades.

Em seu discurso, o Ministro da Defesa destacou os benefícios que esse avanço tecnológico trará ao país. "A região amazônica será uma das maiores beneficiadas com o monitoramento permanente e com maior precisão nas informações essenciais para decisões estratégicas. Destaco a dualidade do emprego desses satélites com aplicações militares e civis o que reitera a histórica contribuição das forças armadas para o desenvolvimento nacional e para o bem estar da gente brasileira.Temos que agradecer ao Presidente Bolsonaro pelo apoio irrestrito ao projeto, que agora é uma realidade e pelo amplo endosso que sempre conferiu aos programas e projetos estratégicos das Forças Armadas", ressaltou. 

O Comandante da Força Aérea Brasileira explicou que esse é um passo importante para o conhecimento e controle do nosso território. "Os satélites da ICEYE vão utilizar a tecnologia radar para monitorar o nosso território, essa tecnologia permite observar o terreno mesmo quando há uma cobertura de nuvens. São mais precisos que os satélites que fazem varredura ótica, que possuem uma leitura mais limitada, porque não “furam” as nuvens e restrigem nossa capacidade de monitorar regiões como a Amazônia", explicou.

Projeto Lessonia - 1

Consiste na aquisição de uma constelação de satélites de órbita baixa. De emprego dual, visam atender às necessidades operacionais das Forças Armadas, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), bem como de agências governamentais. O sistema de imageamento do Projeto Lessonia utiliza um Sensor Ativo de Detecção capaz de gerar imagens de altíssima resolução, que podem ser obtidas a qualquer hora do dia ou da noite, independentemente das condições meteorológicas, pois o sinal emitido atravessa as nuvens. Dessa forma, é possível o monitoramento continuado de áreas de interesse do Brasil.

Os satélites foram contratados e adquiridos da empresa finlandesa ICEYE, em 2020, na gestão do atual Governo Federal, com recursos do orçamento do Ministério da Defesa, desenvolvidos e fabricados ao longo do ano de 2021.

O Projeto Lessonia integra o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE). Executado pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Organização Militar da FAB, ele disponibiliza produtos duais (civil e militar) a serem utilizados de forma integrada em benefício de toda a sociedade brasileira.

Buscando cumprir plenamente o programa estratégico de sistemas espaciais, no futuro, também está prevista a implantação de um conjunto de satélites, de fabricação nacional, para obtenção de imagens óticas, o que complementará a capacidade do Ministério da Defesa de imagear o território nacional, atendendo, assim, a todas as demandas governamentais.

Assista abaixo o vídeo produzido pelos Sargentos Ronan e Mônica para o CECOMSAER:

 

 

 

 

DEFESA AÉREA & NAVAL


ICEYE coloca simultaneamente em órbita cinco satélites, sendo dois brasileiros no seu maior lançamento de satélites


Guilherme Wiltgen | Publicada em 26/05/2022 07:40

Helsinki, FINLÂNDIA, e Irvine, CALIFÓRNIA – 26 de maio de 2022 – A ICEYE, líder global em monitoramento persistente através de imagens radar e perita em soluções referentes a inundações e catástrofes naturais, lançou com sucesso cinco novos satélites SAR, dois dos quais serão operados pela Força Aérea Brasileira. Todos foram lançados na missão Falcon 9 de lançamento compartilhado de pequenos satélites via EXOLAUNCH da SpaceX, a partir de Cabo Canaveral, na Flórida. A comunicação com cada satélite já foi estabelecida com sucesso. Desde 2018, a ICEYE e a ICEYE US já colocaram em órbita 21 satélites, incluindo tanto missões comerciais quanto para clientes específicos.

Dois dos satélites lançados foram fornecidos diretamente para o Governo brasileiro, e serão operados pela FAB em suporte aos objetivos ambientais e de segurança nacional, sendo de emprego dual, ou seja, civil e militar. Devido ao tempo prevalente no Brasil, com até oito meses de céus nublados por ano, os satélites SAR, que podem “ver” o solo durante a noite ou através de nuvens, têm uma vantagem importante na coleta de informações para possibilitar ações subsequentes. Devido ao seu uso civil e militar, as imagens coletadas pelos satélites serão úteis para uma série de instituições, como Ministério da Defesa, Comandos da Aeronáutica, Marinha e Exército, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Agricultura, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Ministério da Infraestrutura, Ministério da Justiça, Ministério das Minas e Energia, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal etc.

A constelação de satélites da ICEYE é projetada para prover aos clientes imageamento confiável e contínuo, com rápida detecção e acompanhamento de mudanças na superfície da Terra, independentemente da hora ou das condições meteorológicas. Essa capacidade é vital para emprego governamental e comercial em vários setores, incluindo seguros, resposta e recuperação por ocasião de catástrofes naturais, segurança nacional, defesa, socorro humanitário e monitoramento de mudanças climáticas.

A empresa considera que existe uma tendência mundial por parte dos governos para aproveitar e integrar totalmente as tecnologias de sensoriamento remoto em suas arquiteturas de coletas de informações. O Brasil vai se beneficiar muito da capacidade dos radares de “verem” o solo independentemente da hora e das condições meteorológicas. Através do estudo das mudanças na superfície terrestre observadas através da comparação de imagens sucessivas de uma determinada área, será possível a obtenção, em curto espaço de tempo, de informações que possibilitem o rápido acionamento da melhor resposta para cada situação específica.

“Em poucos anos, a equipe da ICEYE já lançou 21 pequenos satélites de imageamento radar, o que é uma notável feito”, declarou Rafal Modrzewski, CEO e cofundador da ICEYE. “O mundo precisa mais do que nunca dessas fontes de dados verdadeiros e objetivos. Com esse lançamento, teremos expandido o desempenho e a capacidade de fornecer suporte adicional aos nossos clientes e ao crescimento dos nossos mercados verticais, atuais e emergentes.”

“Queremos trazer o Brasil para o protagonismo que ele merece e democratizar o uso do espaço. Vemos na região um grande potencial intelectual com diversas possiblidades de desenvolvimento de novas tecnologias. Temos total interesse em nos estabelecer no país e torná-lo um Hub para a América Latina”, comenta Ana Paula Cordeiro, diretora regional da ICEYE para América Latina para o desenvolvimento de negócios e vendas.

Ainda esse ano, a ICEYE planeja adicionar até cinco novos satélites à sua constelação, incluindo mais satélites fabricados pela ICEYE US.

FONTE: ICEYE
FOTOS: SpaceX e fotocaptura DAN

PORTAL METROPÓLES (DF)


Vídeo: Detran e FAB trazem coração de Tocantins para hospital do DF

Aeronáutica trouxe órgão até aeroporto. De lá, equipe aérea do Detran levou coração ao Instituto de Cardiologia

Celimar De Meneses | Publicada em 26/05/2022 23:54

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e a Força Aérea Brasileira (FAB) transportaram um coração de Palmas (TO) para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). O órgão, trazido na noite desta quinta-feira (26/5), será usado para um transplante.

A FAB trouxe o coração até o Aeroporto Internacional de Brasília e, de lá, a equipe Sentinela – da Unidade de Operações Aéreas do Detran – levou o órgão para a unidade de saúde. A velocidade na entrega de órgãos doados é essencial, pois o transplante só pode ser feito até seis horas após a morte do doador.

Veja a chegada do coração no Aeroporto de Brasília:

PORTAL DEFESANET


Especial Espaço FAB lança primeiros satélites do Projeto Lessonia 1

Os satélites foram comprados com o orçamento do Ministério da Defesa para auxiliar no monitoramento contínuo de áreas de interesse do Brasil

Agência Força Aérea | Publicada em 26/05/2022 12:00

Fonte: Agência Força Aérea, por Aspirante Roberta Nunes Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta quarta-feira (25/05), o lançamento dos primeiros satélites do Projeto Lessonia - 1. Os dois satélites de Sensoriamento Remoto Radar (SRR), denominados Carcará I e Carcará II, foram lançados por meio do foguete Falcon 9, da SpaceX, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos (EUA). No Brasil, a operação foi acompanhada do Centro de Operações Espaciais (COPE), em Brasília (DF), com transmissão, ao vivo, pelo canal oficial da SpaceX no Youtube.

A cerimônia contou com a presença do Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, do Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, Ministros de Estado, Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, além de outras autoridades.

As imagens captadas pelos satélites serão utilizadas em apoio ao combate ao tráfico de drogas e mineração ilegal, atualização de produtos cartográficos, determinação da navegabilidade dos rios, visualização de queimadas, monitoramento de desastres naturais, vigilância da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e apoio às operações de vigilância e controle das fronteiras, entre outras capacidades.

Em seu discurso, o Ministro da Defesa destacou os benefícios que esse avanço tecnológico trará ao país. "A região amazônica será uma das maiores beneficiadas com o monitoramento permanente e com maior precisão nas informações essenciais para decisões estratégicas. Destaco a dualidade do emprego desses satélites com aplicações militares e civis o que reitera a histórica contribuição das forças armadas para o desenvolvimento nacional e para o bem estar da gente brasileira.Temos que agradecer ao Presidente Bolsonaro pelo apoio irrestrito ao projeto, que agora é uma realidade e pelo amplo endosso que sempre conferiu aos programas e projetos estratégicos das Forças Armadas", ressaltou.  

O Comandante da Força Aérea Brasileira explicou que esse é um passo importante para o conhecimento e controle do nosso território. "Os satélites da ICEYE vão utilizar a tecnologia radar para monitorar o nosso território, essa tecnologia permite observar o terreno mesmo quando há uma cobertura de nuvens. São mais precisos que os satélites que fazem varredura ótica, que possuem uma leitura mais limitada, porque não “furam” as nuvens e restrigem nossa capacidade de monitorar regiões como a Amazônia", explicou.

Projeto Lessonia - 1

Consiste na aquisição de uma constelação de satélites de órbita baixa. De emprego dual, visam atender às necessidades operacionais das Forças Armadas, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), bem como de agências governamentais. O sistema de imageamento do Projeto Lessonia utiliza um Sensor Ativo de Detecção capaz de gerar imagens de altíssima resolução, que podem ser obtidas a qualquer hora do dia ou da noite, independentemente das condições meteorológicas, pois o sinal emitido atravessa as nuvens. Dessa forma, é possível o monitoramento continuado de áreas de interesse do Brasil.

Os satélites foram contratados e adquiridos da empresa finlandesa ICEYE, em 2020, na gestão do atual Governo Federal, com recursos do orçamento do Ministério da Defesa, desenvolvidos e fabricados ao longo do ano de 2021.

O Projeto Lessonia integra o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE). Executado pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Organização Militar da FAB, ele disponibiliza produtos duais (civil e militar) a serem utilizados de forma integrada em benefício de toda a sociedade brasileira. 

Buscando cumprir plenamente o programa estratégico de sistemas espaciais, no futuro, também está prevista a implantação de um conjunto de satélites, de fabricação nacional, para obtenção de imagens óticas, o que complementará a capacidade do Ministério da Defesa de imagear o território nacional, atendendo, assim, a todas as demandas governamentais.

Características dos satélites

Dimensões: 1m³
Peso: 100kg
Painéis Solares: 5
Potência: 300W

Fotos: Sargento Bianca Viol e Sargento Viegas - Vídeo: Sargento Ronan e Sargento Mônica / CECOMSAER

Esquadrilha da Fumaça é tema de websérie em comemoração aos 70 anos

A produção está dividida em quatro capítulos e terá distribuição gratuita na internet

Aspirante Pandini E Major Oliveira Lima | Publicada em 26/05/2022 17:30

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), realizou no dia 19/05 o lançamento da websérie “Fumaça 70 anos”, produzida pela Produtora Hunter Press. Em evento denominado Avant-première (pré-lançamento), 100 convidados assistiram, com exclusividade, a um episódio especial da serie e puderam conhecer a sede da Esquadrilha da Fumaça (EDA) e presenciar um treinamento aéreo.

Estiveram presentes no evento o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso, o Comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea, Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira, integrantes do EDA, Instrutores da AFA e Cadetes da Aeronáutica.

A Websérie está dividida em quatro capítulos e terá distribuição gratuita na internet. Após quase quatro mil apresentações, os expectadores poderão assistir a história e todos os detalhes de bastidores dos espetáculos nos céus. A contextualização histórica da criação da Esquadrilha da Fumaça e muitos depoimentos dos atuais, ex-fumaceiros e pessoas que participaram ativamente desta história de sucesso também são destaques.

O Brigadeiro Gobbet ressaltou o evento como uma oportunidade muito interessante de reunir amigos que tanto contribuem para o crescimento da aviação brasileira. “Parabéns à Hunter Press, pelo apoio e pela parceria neste momento tão especial para nós, da Esquadrilha da Fumaça e da Academia da Força Aérea, ao retomarmos as atividades normais após a pandemia da COVID-19”, concluiu o Comandante.

Para o roteirista e produtor João Paulo Moralez, este foi um dos trabalhos mais intensos e desafiadores da sua carreira, pois é muito mais do que apenas retratar os aviões, mudança de sede e as evoluções ao longo dessas sete décadas. “Significa expressar, por meio de imagens, o espírito e a essência deste Esquadrão, que possui uma missão singular na FAB, a de valorizar e elevar o espírito patriótico, fomentar a Aviação, despertar a vocação Aeronáutica, demonstrar a perícia dos aviadores da FAB e a qualidade da indústria aeronáutica brasileira,” disse.

A primeira parte da websérie estará disponível ao público, a partir desta quinta-feira (26/05), por meio do site www.fumaca70anos.com.br.

Fotos: Soldado João Oliveira / AFA

PORTAL R3 (SP)


EEAR retoma atividades presenciais de projetos em Guaratinguetá


Portalr3 Defesa, Com Agência Força Aérea | Publicada em 26/05/2022 09:00

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), retomou, na segunda quinzena de maio, as atividades presenciais do Programa Segundo Tempo e Forças no Esporte (PROFESP), programa desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com os Ministérios da Cidadania, da Educação e da Mulher, Família e Direitos Humanos. O objetivo é promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, formando cidadãos e melhorando a qualidade de vida dos beneficiados.

No total, 500 crianças de 11 Escolas da Rede Municipal de Ensino de Guaratinguetá (SP) são beneficiadas pelo Programa, com atividades que ocorrem de segunda a quinta-feira, com práticas esportivas educacionais, bem como aprendizado com instrumentos musicais, realizado na Banda de Música da EEAR.

O PROFESP também proporciona aos jovens outras atividades de cunho educativo, na área de preservação ambiental e cuidados com a saúde e higiene.

A Coordenadora do PROFESP da EEAR, Tenente-Coronel Pedagoga Ana Márcia Leal, destacou a satisfação em retomar as atividades presenciais do projeto. “As expectativas são de um ano bastante produtivo ao retomar as atividades presenciais. Depois de dois anos de enfrentamento da pandemia mundial, percebemos a ansiedade e curiosidade das crianças em poder conviver novamente em grupo, no ambiente harmônico da Escola de Especialistas, além da vontade de participar das atividades”, ressaltou.

PROFESP

O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, de seis a 18 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social.

O programa tem por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.

OUTRAS MÍDIAS


PONTO DA NOTÍCIA - Forças Armadas iniciam Operação Ágata na fronteira


Assessoria | Publicada em 26/05/2022 08:36

No dia 24 de maio, as Forças Armadas em ação conjunta com Órgãos de Segurança Pública (OSP) e de Fiscalização (OF) deram início à Operação ÁGATA – ARCO SUL-SUDESTE 2022, com a intensificação de ações de patrulhamento, controle e monitoramento na faixa de fronteira e vias navegáveis.

Esta Operação está sendo coordenada pela Marinha do Brasil, com apoio do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização (OSPF) Federal, Estadual e Municipal, em ambiente de trabalho interagências, com a finalidade de coibir os ilícitos transfronteiriços (descaminho, contrabando e tráfico) nas rodovias, hidrovias e área marítima adjacentes aos Estados de São Paulo (SP) e Paraná (PR).

Cerca de 2500 militares e agentes estão envolvidos em ações preventivas e repressivas, tais como postos de bloqueio e controle em estradas (em vias urbanas e rurais), patrulha e inspeção de embarcações nos rios e área marítima e monitoramento aéreo da área de operação.

A faixa de fronteira é legalmente definida como a região interna de 150 Km de largura paralela à linha divisória terrestre do território nacional. No Estado do Paraná, em uma área de cerca de 67 mil Km2, maior que o tamanho do estado da Paraíba, existem 139 municípios (segundo estado com maior número de cidades fronteiriças – segundo IBGE) e uma população próxima a 2.380.000 habitantes.

A Operação Ágata está inserida no Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, instituído pelo Decreto Presidencial nº 8.903, de 16 de novembro de 2016, combinada com a Lei Complementar nº 97/1999, alterada pela LC nº 117/04 e LC nº 136/10, que tem como objetivos a integração e articulação de ações de segurança pública da União, de inteligência, de controle aduaneiro e das Forças Armadas com as atividades dos Estados e Municípios situados na faixa de fronteira, incluídas suas águas interiores, e na costa marítima, em situação de normalidade, buscando priorizar o fortalecimento da prevenção das medidas de controle, da fiscalização e da repressão aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, fortalecendo a presença do Estado na região.

Nesta edição da Operação Ágata, será disponibilizado um canal de comunicação direto com a população, o FALE CONOSCO (45) 99988-2344 / oitdis.imprensa@marinha.mil.br, com o objetivo de aproximar e receber as demandas da nossa sociedade com as Forças Armadas na Operação.

DIÁRIO DE GOIÁS - Base Aérea de Anápolis completa 50 anos e ganha exposição fotográfica


Pollyana Cicatelli | Publicada em 26/05/2022 17:14

Aproveitando o lançamento do filme Top Gun – Maverick, o Shopping Cerrado fará a estreia da exposição fotográfica com o tema aeronáutico a partir de hoje (26). Durante a mostra, os visitantes poderão conferir cerca de 48 trabalhos, que retratam os 50 anos da Base Aérea de Anápolis (BAAN) e os recursos empregados na defesa do espaço aéreo da região.

Além de comemorar o jubileu de ouro da Base Aérea de Anápolis, a exposição tem o objetivo de contar um pouco da história e do trabalho da Força Aérea Brasileira, especialmente das aeronaves que já operaram e ainda operam na BAAN. Produzidas por integrantes do Spotters Brasil, grupo dedicado a fotografias com tema aeronáutico, as imagens já foram exibidas na própria Base Aérea de Anápolis e no prédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília.

A exposição segue até o dia 5 de junho, no piso 1 do shopping, disponível de segunda-feira a sábado, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20 horas.

FOLHA DE FRANCA - Franca terá apresentação da Esquadrilha da Fumaça no domingo, 29


Alessandro Macedo | Publicada em 26/05/2022 14:06

Após mais de 20 anos sem riscar os céus de Franca, a Esquadrilha da Fumaça fará uma apresentação neste domingo, 29, no Aeroporto Estadual ‘Tenente Lund Presotto. A demonstração da equipe da Esquadrilha da Fumaça faz parte do 1º Aero Franca, evento que está sendo organizado pelo Aeroclube de Franca em parceria com a prefeitura. O evento começa a partir das 8 horas.

Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, a última apresentação na cidade foi registrada nos anos 90. A programação do evento ainda terá a realização de voos panorâmicos de helicópteros, seguidos da Exposição Aeromodelismo e Aviões. A partir das 10 horas está prevista a chegada das aeronaves da Esquadrilha da Fumaça vindas de Pirassununga. A recepção terá apresentação da fanfarra do Tiro de Guerra de Franca de Franca e hasteamento de bandeiras. A apresentação da equipe terá início às 16 horas. Ao todo virão para Franca 9 aeronaves.

O evento contará também com áreas de alimentação, estacionamento com segurança privada e voos panorâmicos de helicópteros, com cobrança individual cujos passeios poderão ser agendados pelo telefone (16) 99636-0657. O passeio poderá ser feito por até 3 pessoas e o valor por vôo é de R$ 450, ou seja, R$ 150 por pessoa. O pagamento poderá ser dividido em até 3 vezes e a empresa aceitará cartão à vista, dinheiro ou Pix como forma de pagamento.

O 1º Aero Franca será realizado no Aeroporto Estadual de Franca ‘Tenente Lund Presotto’, localizado na Rodovia Rio Negro e Solimões, Km 399. O público terá acesso ao evento pelas laterais dos hangares do Aeroclube de Franca.

Esquadrilha da Fumaça

A Esquadrilha da Fumaça nasceu da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro que, em suas horas de folga, treinavam acrobacias em grupo com o objetivo de mostrar aos cadetes a capacidade e segurança dos aviões, incutindo-lhes confiança e motivando-os para a pilotagem militar.

Em 14 de maio de 1952, aconteceu a primeira demonstração oficial da Esquadrilha da Fumaça, no Rio de Janeiro. Completando 70 anos de existência em 2022, a Fumaça se concretizou como um instrumento de comunicação social da FAB, com manobras arrojadas e algumas exclusivas que a fazem diferenciar das demais esquadrilhas do mundo, como o voo invertido em formação, sua especialidade.