NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - Hospital da FAB obtém selo de qualidade pela oitava vez


André Magalhães | Publicada em 26/09/2019 09:03

No dia 19 de setembro, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) recebeu, pela oitava vez, o Selo de Conformidade do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH). Esse é um programa de adesão voluntária, mantido pela Associação Paulista de Medicina (APM) desde 1991, com o objetivo de contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar.

O CQH estimula a participação e a autoavaliação, além de incentivar a mudança de atitudes e o trabalho coletivo, principalmente de grupos multidisciplinares, no aprimoramento dos processos de atendimento. O HFASP participa do programa desde 2000.

Entre os dias 24 e 29 de agosto, o HFASP recebeu a visita de auditoria de cinco profissionais de saúde, que compuseram a banca de avaliadores. A ferramenta utilizada para a pontuação foi o manual do Prêmio Nacional de Gestão em Saúde da Fundação Nacional da Qualidade, na modalidade de 250 pontos, intitulado “Compromisso com a Qualidade”.

A entrega da recertificação foi realizada pelo coordenador do Programa CQH, Milton Massayuki Osaka, ao Diretor Interino, Coronel Médico Sidney Dionísio Toledo, na presença do Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel, após a Solenidade Militar alusiva ao 40º aniversário do Hospital.

“Essa recertificação foi um presente para o HFASP, fruto do trabalho de militares e civis que se dedicam a oferecer um atendimento de qualidade aos usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica, e representa um incentivo à nossa busca contínua pela excelência”, comentou o Coronel Sidney.

Solenidade militar

A solenidade de celebração dos 40 anos de criação do HFASP foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), Major-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, e contou com a presença do ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito.

Durante o evento, o Diretor Interino do HFASP entregou a Menção Honrosa ao Sargento Dércio Fernandes Preguiça, vencedor do Concurso Cultural realizado para escolha do Símbolo Comemorativo alusivo ao aniversário. Também foi conferido o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira a personalidades civis que, no último ano, realizaram ações que contribuíram com o engrandecimento do Hospital. Ainda foram entregues Medalhas de Tempo de Serviço aos militares do efetivo.

Em homenagem aos ex-Diretores, representados pelo Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel, Brigadeiro Médico Daniel dos Santos Bioza, Brigadeiro Médico Antonio Hernani Grillo Jordão e Coronel Médico Eliezar de Jesus Ferreira, soldados formaram o numeral quarenta atinente ao aniversário do Hospital.

Ao final, a tropa desfilou ao som da Canção do Serviço de Saúde e contou com a participação especial do Tenente da reserva Caetano Beccari, 95 anos, que já faz parte da história do HFASP, sendo responsável pelo plantio de cerca de 350 árvores na área do Hospital, além da Banda de Música da Base Aérea de São Paulo e do grupamento armado e de soldados do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo.

AEROFLAP - Em 2019, FAB já transportou mais de 120 órgãos para transplante


Pedro Viana | Publicada em 27/09/2019 03:09

Celebrado nesta sexta-feira (27), o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos é uma data significativa também para a Força Aérea Brasileira (FAB), que mantém, permanentemente, disponível uma aeronave para esse transporte, conforme preconiza o Decreto nº 9175, de 18 de outubro de 2017. Apenas em 2019, até o dia 25 de setembro, a FAB foi responsável por 117 missões de Transporte de Órgãos, Tecidos e Equipes (TOTEQ), totalizando 121 órgãos transportados. 

Em muitos casos, o emprego das aeronaves da Força Aérea é fundamental para que o processo de transplante aconteça. Por isso, existem tripulações de sobreaviso, em tempo integral, nas seguintes localidades: Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Canoas (RS).

“Nossas tripulações estão sempre motivadas a fazer parte de um sistema que transporta esperança a diversos brasileiros. O transporte de órgãos e equipes médicas é uma das missões mais gratificantes que realizamos”, diz o Comandante do Esquadrão Guará (6° ETA), Tenente-Coronel Aviador Rodrigo Goretti Piedade. A Unidade Aérea, sediada em Brasília (DF), é uma das responsáveis por missões de TOTEQ no âmbito da FAB.

Em uma das missões mais recentes, na noite de terça (24/09), uma aeronave C-97 Brasília, do Esquadrão Pastor (2º ETA), decolou de Natal (RN) com destino a Recife (PE) para realizar o embarque da equipe médica que seria responsável pela captação de um coração. A aeronave decolou da capital pernambucana, pouco depois da 1h da madrugada, para a cidade de Petrolina (PE), onde o órgão foi captado. Às 5h50, tripulação e equipe médica regressaram para Recife com o coração pronto para ser transplantado e salvar mais uma vida.

Também esta semana, na segunda-feira (23/09), uma aeronave decolou de Brasília (DF) para Porto Alegre (RS), local do embarque de uma equipe médica. Em seguida, seguiu para Jaguaruna (SC) para realizar a captação de um pulmão. Posteriormente, o órgão foi transportado para o receptor na capital gaúcha. 

Logística do transporte de órgãos

A logística de uma missão de Transporte de Órgãos, Tecidos e Equipes (TOTEQ) é complexa. Cabe ao Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), Organização da FAB sediada no Rio de Janeiro (RJ), a coordenação da distribuição, por meio de transporte aéreo, dos órgãos para transplante no Brasil. Para isso, a Unidade conta com duas posições da Central Nacional de Transplantes (CNT) em seu Salão Operacional, 24 horas por dia, que administram a logística de distribuição.

Recebida a demanda, os profissionais alocados no CGNA iniciam a busca pelo voo adequado mais próximo, que serve ao percurso requerido. A regra é o aproveitamento de voos da aviação comercial. Quando o trecho não é atendido por linha aérea, entra em cena o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) da FAB, que, viabiliza uma aeronave militar. De lá, avalia-se qual Esquadrão deve ser acionado.

A partir de então, é ativada uma cadeia de eventos até a decolagem da aeronave. É preciso checar as condições de pouso no aeroporto de destino, acionar a tripulação e avisar ao controle de tráfego aéreo que se trata de um transporte de órgãos – tanto no plano de voo, quanto na fonia – pois isso confere prioridade ao avião para procedimentos de pouso e decolagem.

As instituições coordenadoras precisam ter uma boa comunicação e trabalhar de forma integrada. A agilidade no cumprimento da missão é necessária, pois todo órgão possui um tempo de isquemia fria (TIF), que é o período que pode ficar sem circulação sanguínea. O coração é o órgão que tem o menor tempo de isquemia,  04 horas. Já os rins, por exemplo, podem ficar até 48h sem serem irrigados.