NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


AM recebe 38 concentradores de oxigênio para atender pacientes com a Covid-19

Carga doada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) chegou ao estado, na terça-feira (26), em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Da Redação | Publicada em 27/01/2021 11:47

O Amazonas recebeu um carregamento de 38 concentradores de oxigênio para atender pacientes com a Covid-19. A carga doada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) chegou à cidade de Manaus, na terça-feira (26), em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

O sistema de saúde do Amazonas entrou em colapso por conta de um novo surto de Covid. Hospitais estão lotados e sofreram com falta de oxigênio para os pacientes. Até esta terça (26), mais de 7,2 mil pessoas morreram com a doença no estado. O governo local também decretou restrição de circulação em vias e espaços públicos devido ao crescimento no número de casos da doença.

A Defesa Civil recebeu os equipamentos que foram entregues à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas e ao Comitê Estadual de Gestão da Pandemia.

De acordo com a Confederação, cada concentrador tem 10 litros e não necessita de recarga de oxigênio porque é elétrico e converte o ar do ambiente em oxigênio para o paciente.

AGÊNCIA BRASIL


Rondônia transfere nove pacientes com a covid-19 para Porto Alegre

Pacientes apresentavam sintomas entre leve e moderado

Alex Rodrigues | Publicada em 27/01/2021 14:44

O estado de Rondônia transferiu mais nove pacientes com a covid-19 para a Região Sul do país. Os seis homens e três mulheres que estavam sendo atendidos em unidades de saúde de Porto Velho chegaram a Porto Alegre no início da madrugada de hoje (27).

Após viajarem por cerca de 6h45 a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que percorreu os mais de 3,6 mil quilômetros que separam a capital rondoniense da gaúcha, os pacientes foram levados para hospitais públicos da cidade, sendo que cinco seguiram para o Hospital Conceição, e quatro para o Hospital de Clínicas.

Segundo a Secretaria estadual de Saúde, os nove pacientes que aceitaram ser transferidos apresentavam sintomas da doença entre leve e moderado. Durante o trajeto, o grupo foi acompanhado por dois médicos, um enfermeiro e três técnicos de enfermagem. Ainda de acordo com a secretaria, assistentes sociais dos hospitais gaúchos permanecerão em contato com parentes dos pacientes a fim de manter a família informada sobre a evolução do tratamento.

Na segunda-feira (25) à noite, 13 pacientes com a covid-19 foram transferidos de Rondônia para Curitiba, a mais de 3,1 mil quilômetros de distância de Porto Velho.

Outros quatro pacientes com quadros clínicos de emergência foram removidos de Porto Velho para Cuiabá, a cerca de 1,5 mil quilômetros, ao longo desta terça-feira (26). Duas mulheres, de 60 anos e 53 anos de idade, levadas até a capital mato-grossense em uma aeronave do Corpo de Bombeiros de Rondônia, foram imediatamente conduzidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até o Hospital Metropolitano, onde foram encaminhadas para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), o estado já contabiliza 119.336 casos confirmados da doença até ontem a tarde. Desde que a presença do novo coronavírus (covid-19) no Brasil foi confirmada, no fim de fevereiro de 2020, 2.149 mortes em decorrência de complicações causadas pela covid-19 foram registradas em Rondônia, e ao menos 1.768 pessoas estavam aguardando pelo resultado de seus testes para saberem se estão infectadas, e 558 estavam internados até ontem a noite.

Com os hospitais lotados, o governo de Rondônia disse que a transferência de pacientes para outros estados visa aliviar a rede de saúde estadual. O governo informou ainda que ampliou o número de leitos hospitalares da rede pública de saúde, inclusive com a abertura de um hospital de campanha exclusivo para atendimento aos pacientes com a covid-19, mas que enfrenta a falta de profissionais de saúde, principalmente médicos, para poder usar toda a capacidade das unidades.

PORTAL AEROIN


Força Aérea detalha infraestrutura da Operação Covid-19 e as bases envolvidas


Fabio Farias | Publicada em 27/01/2021

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou em seu portal na terça-feira, 26, detalhes da infraestrutura da Operação COVID-19, que presta apoio a crise sanitária no estado do Amazonas. A missão conta com três bases operacionais e já voou mais de 600 horas em aeronaves de quatro modelos desde o início dos trabalhos, em 17 de janeiro.  

Com o intuito de promover maior agilidade no cumprimento das missões da Operação COVID-19, com menor tempo de resposta e aumento da capacidade de transporte dos tanques de oxigênio líquido, a FAB transformou a Ala 1, em Brasília (DF), em um hub. Trata-se de um centro de distribuição ou ponto de referência para que as aeronaves façam o carregamento e descarregamento dos tanques e a devida distribuição. A Ala 9, em Belém (PA), também tornou-se ponto de apoio a Manaus (AM).

A ação conta com a atuação da empresa White Martins, fornecedora de oxigênio hospitalar, para abastecer os hospitais que sofrem com a falta do insumo para tratar pacientes com o novo Coronavírus.

O Comando-Geral de Apoio (COMGAP), diante da situação crítica que o povo manauara enfrenta, opera em duas frentes para atender às demandas. De acordo com o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, a primeira frente ocorre por meio da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), que trabalhou para disponibilizar as aeronaves KC-390 Millennium, C-130 Hércules, C-105 Amazonas e C-99 para o cumprimento das missões.

“As aeronaves são utilizadas para fins de atendimento às necessidades de enfrentamento à pandemia da COVID-19, o que inclui, mas não se resume, ao transporte de pacientes, oxigênio e insumos”, explica o Oficial-General.

Em complemento, a segunda frente é realizada por meio do Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG), que coordenou junto à White Martins e ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) uma linha de suprimento de oxigênio líquido.

“Inicialmente, a logística envolvia a Base Aérea de São Paulo (BASP) e a Ala 8, em Manaus. Atualmente, a Ala 1, em Brasília (DF), centraliza a distribuição para Manaus, fornecendo 25 mil m³ de oxigênio diariamente. Além disso, por meio da implementação do transporte de ISO containers de Belém para Manaus, esse fornecimento poderá atingir a marca de 55 mil m³ por dia”, destaca o Comandante do COMGAP.

Ala 1 – Brasília (DF)

A Organização Militar, subordinada ao Comando de Preparo (COMPREP), está diretamente ligada à operação por meio do setor Posto do Correio Aéreo Nacional de Brasília (PCAN-BR), responsável pelo gerenciamento do transporte de cargas e passageiros.

Para atender às demandas, foi montada uma infraestrutura capaz de dar o suporte necessário, com a criação de três equipes, compostas por integrantes da Ala e técnicos da White Martins, para atuar, diuturnamente, no descarregamento dos cilindros das aeronaves, abastecimento dos cilindros e o carregamento nas aeronaves.

Até a manhã de segunda-feira (25), foram transportados cerca de 140 mil m³ de oxigênio líquido para Manaus, em 21 voos partindo de Brasília, sendo 14 com a aeronave C-130 Hércules e sete com o KC-390 Millennium.

O Chefe do Estado-Maior da Ala 1, Coronel Aviador Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, comentou que a situação crítica em que Manaus se encontra fez com que todos se unissem para ajudar.

“Poder contribuir com uma pequena parte dessa ajuda deixa todos os militares envolvidos com um senso de cooperação e de espírito de corpo bastante aguçados. Realmente é um orgulho para todos fazer parte desse grupo que está fazendo o máximo para salvar vidas”, destaca o Oficial.

Ala 9 – Belém (PA)

Com a autorização do seu Comando Superior, o COMPREP, a Ala 9 também tem apoiado missões de Transporte Aéreo Logístico da Operação COVID-19.

Desde o dia 8 de janeiro, o Posto CAN de Belém (PA) já movimentou para Manaus mais de 635 cilindros de oxigênio, três contêineres isotanques, quatro respiradores, quatro monitores de sinais vitais e quatro ventiladores respiratórios. Recebeu, também, mais de 20 pacientes que foram transferidos para hospitais da capital paraense, além de ter registrado o transporte de equipes médicas pelo interior da Amazônia e de 31 mil doses da vacina CoronaVac para Macapá. Para atender à demanda, mais de 60 militares estão engajados na missão.

O Comandante da Ala 9, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, destaca o momento de apoio e integração com a sociedade. “Nosso efetivo está de sobreaviso permanente e vigilante para cumprir essas missões que buscam minimizar o cenário da pandemia não só no nosso vizinho Amazonas, mas em todo o território nacional”, destacou o Oficial.

Ala 8 – Manaus (AM)

Foi demandado, para atuação na Operação COVID-19, apoio reforçado por parte do Posto CAN da Ala 8, Organização também subordinada ao COMPREP.

A equipe precisou ser redimensionada com mais militares, trabalhando 24 horas por dia, tendo sido designado um espaço físico na área operacional para que fosse feita a transferência do oxigênio líquido para o caminhão da empresa que fornece o produto para os hospitais da cidade. Tal processo leva em média oito horas para se completar e ocorre diariamente. Foram transportadas, ainda, duas usinas de oxigênio, destinadas às cidades de Manaus e de Parintins, no estado do Amazonas.

O Comandante da Ala 8, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, destaca a atuação da FAB para o desenvolvimento e a integração da região amazônica.

“O sentimento é de gratidão do povo manauara por conta do envolvimento direto da FAB, atuando 24 horas por dia, sete dias por semana. Não vamos parar enquanto houver demanda. Essa missão tem tido resultado positivo, pois tem efeito direto no sistema de saúde, uma vez que diminui a pressão na demanda por leitos hospitalares”, destaca o Comandante.

Operação COVID-19

Proteger os cidadãos é uma das funções precípuas das Forças Armadas. Nesse intuito, o Ministério da Defesa, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira enfrentam, juntos, a pandemia de COVID-19 no País. A Operação ocorre em um espaço territorial de grandes proporções, nas 27 unidades federativas, com características e necessidades diferentes e com uma população de cerca de 210 milhões de pessoas.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, dentre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em dez Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

REVISTA AERO MAGAZINE


Aviões da FAB voam mais de 600 horas de voo em apoio ao Amazonas

Operação humanitária tem transportado oxigênio para Manaus e removido pacientes

Edmundo Ubiratan | Publicada em 27/01/2021 16:30

No último domingo (24) a da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou um total de 633 horas de voo em apoio a missão humanitária no estado do Amazonas. Foram transportadas aproximadamente 760 toneladas de insumos hospitalares, incluindo tanques de oxigênio líquido e cilindros de oxigênio.

Apenas no dia 24 a FAB realizou três voos emergenciais para Manaus. Na tarde de domingo, às 18h15, um C-130 Hercules partiu de Brasília com oito tanques de oxigênio líquido para Manaus, seguindo de um KC-390 Millennium que decolou às 20h02 com outros nove tanques. Horas antes, ainda na madrugada, um primeiro C-130 partiu da capital Federal transportando oito tanques de oxigênio líquido para o Amazonas.

Os esforços da FAB ainda incluem o transporte de pacientes, respiradores, medicamentos e usinas de oxigênio para o combate ao novo coronavírus, que criou uma nova onda de mortes na região metropolitana de Manaus.

Os C-105 do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1°/15°GAV) – Esquadrão Onça, está realizando o transporte oxigênio para Manaus e cidades da região. No sábado (23), entre outras missões, o Esquadrão Onça transportou 54 cilindros de oxigênio, em um intervalo de 24 horas. Aproveitando seu deslocamento os C-105 do Esquadrão Onça ainda removeu enfermos para outros estados, com maior capacidade de atendimento emergencial.

Durante dez dias de ações as aeronaves da FAB realizaram dezessete voos de transporte de pacientes. Essa ação, que iniciou no dia 15 de janeiro, já deslocou 248 pessoas em estado grave para as cidades de Teresina, São Luís, João Pessoa, Natal, Goiânia, Brasília, Belém, Vitória, Maceió, Recife e Uberaba.

 

PORTAL AEROFLAP


Forças Armadas transportaram 291 pacientes do Amazonas para outros estados


Gabriel Centeno | Publicada em 27/01/2021

No contexto da Operação Covid-19, as Forças Armadas transportaram, entre os dias 07 e 25 de janeiro, 291 pessoas diagnosticadas com o coronavírus. Os pacientes seguiram do estado do Amazonas com destino ao Piauí, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Goiás, Distrito Federal, Pará, Espírito Santo, Alagoas, Pernambuco e Minas Gerais.

Aeronaves C-99 da Força Aérea Brasileira (FAB), acionadas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), realizaram 30 voos para a remoção dos pacientes de Manaus.

Dentre esses deslocamentos, os militares transportaram 14 pacientes e seis profissionais de saúde do município de Parintins (AM) para o Rio Grande do Norte. O pouso na Base Aérea de Natal ocorreu na segunda-feira (25), às 20h25.

Entre 7 e 25 de janeiro, outros 77 voos da FAB decolaram para apoio logístico. Foram transportadas 3 toneladas de medicamentos, 57 respiradores, 14 usinas de produção de oxigênio e 175 tanques de oxigênio.

Além disso, 3.732 cilindros seguiram para hospitais da capital amazonense e dos municípios de Parintins, Tefé e Coari, todos no Amazonas. A operação transportou 797 toneladas de carga e atingiu 703 horas de voo.

Somado a esses esforços, o Navio-Patrulha Apa da Marinha do Brasil atracou em Barcarena, no Pará, com um tanque de 54 toneladas nesta terça-feira (26).

O equipamento saiu do Porto de Santos, em São Paulo, no dia 19 de janeiro e agora será abastecido com 90 mil m³ de oxigênio líquido. Em seguida, o cilindro gigante será enviado para Manaus via transporte fluvial.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Forças Armadas transportam pacientes de Rondônia para Porto Alegre e Curitiba


Por Isabela Nóbrega E Viviane Oliveira | Publicada em 27/01/2021 18:59

Brasília (DF), 27/01/2020 – No âmbito da Operação Covid-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, as Forças Armadas transportaram 15 pacientes de Porto Velho, Rondônia, para Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A aeronave C-105 da Força Aérea Brasileira (FAB) foi utilizada para o trajeto, que ocorreu nesta terça-feira (26).

A primeira transferência de pacientes de Porto Velho ocorreu na segunda-feira (25). O avião C-105 desembarcou 13 pacientes e cinco profissionais de saúde em Curitiba, Paraná.

Os deslocamentos contam com o apoio da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, em apoio à Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (SESAU). Os pacientes provenientes do Hospital de Campanha e de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Porto Velho estão sendo encaminhados à Ala 6 (base aérea da FAB), onde são transferidos, gradativamente, para outras unidades de saúde no País.

A 17ª Brigada disponibiliza profissionais da área de saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos, além de viaturas e ambulâncias. Aproximadamente 50 militares são empregados na operação.

Militares entregam mais de 3,7 mil cilindros de oxigênio ao Amazonas


Viviane Oliveira | Publicada em 27/01/2021 20:13

Brasília (DF), 27/01/2021 – Em apoio à crise sanitária do Amazonas, as Forças Armadas entregaram ao estado 3.732 cilindros de oxigênio, além de 175 tanques de oxigênio líquido. O transporte teve início no dia 07 de janeiro. Desse total, a Força Aérea Brasileira entregou 52 tanques de oxigênio líquido, que partiram de Brasília (DF) nas aeronaves C-130 Hércules e KC-390 Millennium com destino a Ala 8, em Manaus (AM), entre os dias 25 e 26 de janeiro. Outros 101 cilindros foram enviados de Belo Horizonte (MG) por meio do C-130, no mesmo período.

Os militares têm atuado 24h por dia no âmbito da Operação Covid-19 para dar suporte às vítimas do novo coronavírus. Nessa etapa, as Forças Armadas entregaram 14 usinas de produção de oxigênio, 175 tanques de oxigênio líquido, além de 57 respiradores portáteis do tipo Inspire. O aparelho foi desenvolvido pelo Centro Tecnológico da Marinha, em São Paulo, em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Os voos de suporte ao Amazonas somam 703 horas de deslocamento e 797 toneladas de carga transportada.

Mantendo a linha de esforço, o Navio-Patrulha da Marinha, transportou de Santos, em São Paulo, até Barcarena, no Pará, um tanque com capacidade para 90 mil metros cúbicos de oxigênio líquido. O equipamento, entregue na terça-feira (26), permanece no estado paraense, onde será envasado e, em seguida, deslocado para Manaus por balsa. A chegada na capital amazonense está prevista para a primeira semana de fevereiro.

No contexto Operação Covid-19, ainda ocorreu o transporte de 180 cilindros de oxigênio com destino ao município de Santarém, no estado do Pará. A aeronave C-130, da FAB, partiu de Guarulhos, em São Paulo, e chegou à região na terça-feira (26).