NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Hospital na Base Aérea terá 70 leitos para atender pacientes com Covid-19


Jornal Tribuna | Publicada em 27/04/2020 20:53

MINISTÉRIO DA DEFESA


Crianças são preparadas para o combate à Covid-19 de forma lúdica


Mariana Alvarenga E Maristella Marszalek | Publicada em 27/04/2020 16:57

Modificar os hábitos em razão do coronavírus não é nada fácil. Diante da pandemia, todo cuidado é pouco na hora de tocar objetos, manter a higiene das mãos, evitar tocar o rosto ou descalçar os sapatos ao chegar em casa, entre outras atitudes imprescindíveis a serem adotadas no dia a dia. Se nem os adultos estão acostumados com tais procedimentos, muitas vezes parece ser difícil promover a mudança de hábitos entre as crianças.

Sem dúvida é necessário reforçar com as crianças a importância de ficar atento às precauções, já que elas ainda estão desenvolvendo suas habilidades cognitivas e atenção. E nada melhor do que fazer isto de forma lúdica, por meio de personagens infantis. As Forças Armadas também têm trabalhado de forma descontraída na Operação Covid-19. O intuito é ajudar a população mirim nesse período de enfrentamento à Covid-19. Marinha, Exército e Aeronáutica têm publicações voltadas para esse público. São elas: Nomarzinho, Recrutinha e a Turma do Fabinho, respectivamente. Com a pandemia, foram elaborados cartazes educativos para conscientizar as crianças das medidas de prevenção.

Disponível no site do Exército, o cartaz do Recrutinha explica quais são os sintomas da doença, como o coronavírus é transmitido e como se proteger. O Fabinho, personagem da Turma do Fabinho, passa mensagens sobre higiene e outros cuidados no combate ao coronavírus. A arte pode ser vista no hotsite da Operação Covid-19 da Aeronáutica. Além disso, a Força Aérea fez um vídeo com dicas de prevenção da Turma do Fabinho. A narração é do menino Arthur Gomes, 10 anos, filho do ilustrador, Cabo M. Gomes. “Gosto muito das histórias em quadrinhos, são muito legais, me divirto muito”, contou.

Com a suspensão das aulas e com o isolamento social, as crianças precisam de mais opções de divertimento dentro de casa. É possível contar com materiais da Turma do Fabinho para colorir, disponibilizados no endereço eletrônico da Força Aérea e em vídeos no youtube. Confira:

O Exército, na campanha institucional de prontidão e de combate ao novo coronavírus para a família militar, escolheu os personagens do Recrutinha, a Olívia e o Max, para orientarem seus integrantes sobre as ações de proteção e de prevenção com relação à Covid-19. Os dois são personagens conhecidos dos públicos que acessam as mídias do Exército e dos próprios militares da Força. Eles reforçam mensagens que precisam ser assimiladas e colocadas em prática por todos. Disponível no site do Exército, o cartaz do Recrutinha explica quais são os sintomas da doença, como o coronavírus é transmitido e como se proteger.

Valentim Ribeiro Angonese, 9 anos, foi apresentado pelo pai, militar da Força Terrestre, às orientações dessa turminha, no site do Exército. De forma simples e clara, a arte é uma forma de conscientizar as crianças de tudo o que está acontecendo nesse momento de pandemia. Além disso, possibilitou a Valentim que ele assimilasse as orientações e entendesse que o trabalho do pai, militar, não pode parar, uma vez que visa a defesa da Pátria em apoio à população, apesar do isolamento social imposto pelas autoridades de saúde. “Entendi tudo que devemos fazer. A gente tem que se proteger agora para proteger nosso futuro”, disse o menino.

Histórias em quadrinhos

A Marinha criou para o público infantil a Nomarzinho. Trata-se de publicação digital disponível no site da Força com jogos dos sete erros, caça-palavras e informações referentes ao trabalho dos marinheiros.

O Recrutinha foi criado em 2000. No início, a história era de uma onça que protegia a natureza, até que mais tarde passou a ser um soldado que mostra os trabalhos realizados pelo Exército. A revistinha traz joguinhos, desenhos para colorir e histórias especiais.

A Turma do Fabinho surgiu em 2010 e foi criada pelo Setor de Publicidade e Propaganda do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica. A publicação retrata dez personagens e suas aventuras, contadas em formato de história em quadrinhos.

Operação COVID-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.

OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - Esquadrão Gavião inicia Instrução Aérea na Ala 10


Agência Força Aérea | Publicada em 27/04/2020 14:34

Na manhã do dia 13 de abril, três Aspirantes a Oficial Aviador da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram mais uma etapa importante de suas carreiras: voar o helicóptero H-50 Esquilo. Trata-se do início da atividade aérea do Curso de Especialização Operacional da Aviação de Asas Rotativas (CEO-AR), no Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV) – Esquadrão Gavião, em Parnamirim (RN).

Os Aspirantes a Oficial Aviador Vitor Lucas de Mello, Gustavo Sobrinho Cardoso e Luisa Chaves Lassance Cunha iniciaram a preparação com Briefing com seus respectivos instrutores. Posteriormente,  seguiram para a sala de equipagem e para a casa de pista para conferirem e assinarem o relatório de voo do respectivo helicóptero utilizado em cada missão.  

Um dos principais objetivos dessa primeira missão de instrução, é demonstrar aos estagiários as principais diferenças entre a pilotagem de aeronaves de asas fixas e as de asas rotativas. Toda a operação foi acompanhada pelo Comandante do Esquadrão Gavião, Tenente-Coronel Aviador Daniel Duarte Moreira Peixoto, que contou a alegria de presenciar esse momento. “É uma imensa satisfação, como Comandante, poder acompanhar, desde os primeiros passos, os futuros pilotos de helicóptero da FAB, aprendendo a utilizar essa plataforma tão versátil para, em breve, estarem cumprindo as mais diversas missões operacionais, tripulando aeronaves de Asas Rotativas em situações reais”, pontuou.

Ao término do voo, o Aspirante Lucas relatou a experiência da atividade. “A primeira diferença que notei foi o campo de visão, que é muito maior que o de aeronaves de asa fixa e passa uma sensação maior de realmente voar. Com certeza é um voo muito diferente do que já tinha tido a oportunidade de experimentar e, apesar da dificuldade inicial inerente às novas experiências, foi algo que gostei muito e que me deixou animado para as próximas missões”, disse.

O Aspirante Gustavo, ao descer da aeronave, descreveu a experiência. “Para voar helicóptero, o piloto realmente precisa tê-lo na mão, diferente do avião que permite um menor domínio. Gostei bastante do voo e da instrução. Estou muito satisfeito por ter escolhido a aviação de asas rotativas”, comentou.

Já a Aspirante Lassance definiu o voo como um sonho. “Foi a concretização de um sonho voar junto ao Esquadrão Gavião. Eu acredito que, a partir de agora, tudo vai dar certo durante o transcorrer de todo o curso”, concluiu.

Cuidados

Em virtude do cenário global motivado pela pandemia da COVID-19, o Esquadrão Gavião precisou adotar algumas medidas preventivas de modo a cumprir sua missão institucional, buscando minimizar a propagação da doença. Um Boletim de Doutrina foi elaborado estabelecendo procedimentos específicos para o briefing, o debriefing, bem como para a desinfecção da aeronave entre um voo e outro.

DEFESA TV - Forças Armadas alteram processos para produção de máscaras de tecido


A Redação | Publicada em 27/04/2020 08:40

Para proteger militares e civis que atuam no enfrentamento à pandemia da COVID-19, as Forças Armadas se adaptaram para desempenhar uma nova tarefa.

Em diversas localidades, Organizações da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) estão produzindo máscaras de tecido para serem distribuídas entre os públicos interno e externo.

Apenas o Comando Conjunto Sul produz 1,7 mil máscaras por dia. Ao todo, dez unidades do Exército, sediadas no Paraná e no Rio Grande do Sul, estão trabalhando na manufatura do equipamento de produção individual descartável.

Da FAB, as Alas 3 e 4, sediadas no Rio Grande do Sul, em Canoas e em Santa Maria, respectivamente, também participam da produção. A Marinha emprega o 5º Distrito Naval, em Rio Grande, no mesmo Estado. Ao todo 136 militares atuam na tarefa.

Na Região Sudeste, uma parceria entre o Comando Conjunto Leste e o Serviço Social do Comércio (SESC-RJ) possibilita a produção de máscaras descartáveis no Rio de Janeiro (RJ). Com o material disponibilizado pelo SESC, militares da Brigada de Infantaria Paraquedista do da Força Terrestre atingiram a produção de 400 máscaras diárias.

O efetivo empregado na atividade é o responsável pela manutenção de paraquedas no Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimentos pelo Ar (DOMPSA). Além das máscaras, a Brigada também participou de campanha de arrecadação de alimentos.

Ainda no Rio, militares da Companhia de Comando da 4ª Região Militar distribuíram matéria-prima para a confecção de máscaras em confecções, oficinas, facções e por costureiras independentes do projeto “Um Milhão de Máscaras”.

O Comando Conjunto Sudeste, que atua no Estado de São Paulo, também está produzindo máscaras de tecido e TNT para uso dos militares que atuam durante a Operação COVID-19.

Ao todo, 50 militares de três unidades em Campinas (SP) e Barueri (SP) mantêm produção de 1.480 unidades diárias. Um deles, o 22º Batalhão Logístico Leve Aeromóvel, adaptou seus maquinários de capotaria e correaria e treinou seu pessoal para confeccionar máscaras.

No âmbito do Comando Conjunto Planalto, o 16º Batalhão Logístico (16º B Log) está mobilizado na produção de máscaras de proteção individual em tecido e reutilizáveis. São empregados na atividade os militares da oficina de capotaria da Companhia Logística de Manutenção.

Depois de produzidas, as máscaras são higienizadas, embaladas e distribuídas em apoio à tropa. Confeccionadas em tecido tricoline, as máscaras podem ser lavadas e reutilizadas. Usadas de forma correta, ajudam na proteção, principalmente dos militares que mantém contato com o público.

O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (SENAI-RN), realiza oficinas de costura para a produção de máscaras de tecido.

A ação se dá na sede do Departamento Regional do Abrigo do Marinheiro em Natal (RN), com máquinas de costura adquiriras para o Projeto “Integração”. As máscaras de tecido estão sendo utilizadas pelas tripulações das organizações militares e Família Naval.

AEROFLAP - FAB transporta EPIs do Rio de Janeiro para Brasília e Belém


Agência Força Aérea | Publicada em 27/04/2020 10:43

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, no sábado (25) e neste domingo (26), uma missão de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19.

A aeronave C-105 Amazonas, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1°/15° GAV) – Esquadrão Onça, transportou 3,4 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), do Rio de Janeiro (RJ) para Brasília (DF) e Belém (PA).

A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

O FAB 2811 decolou da Ala 11 – Base Aérea do Galeão (RJ), às 13h10 (horário de Brasília), e pousou na Ala 1 – Base Aérea de Brasília, às 15h40, onde fez o descarregamento de 145 quilos de itens hospitalares. De lá, seguiu neste domingo (26), às 12h55, para a Ala 9 – Base Aérea de Belém, onde pousou às 17h55.

A carga transportada será entregue a hospitais localizados no Distrito Federal e no Pará, com o objetivo de auxiliar no enfrentamento ao novo Coronavírus.

O Comandante da aeronave, Capitão Aviador Marcelo Augusto Xavier de Almeida, falou da satisfação de participar da missão. “É muito gratificante saber que esses materiais vão possibilitar que a população brasileira receba os cuidados necessários para combater a COVID-19”, destacou.

ara o Suboficial Dayverson de Souza, mecânico da aeronave, é uma honra participar da Operação COVID-19 e fazer parte da Força Aérea Brasileira nesse momento de crise pandêmica mundial. “É uma Operação que está salvando vidas pelo Brasil todo”, pontuou.

Operação COVID-19

A Operação COVID-19 está em atividade por todo o país, buscando mitigar os efeitos do novo Coronavírus. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), situado em Brasília (DF). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

AEROFLAP - FAB transporta vacinas H1N1 de Brasília (DF) para Anápolis (GO)


Agência Força Aérea | Publicada em 27/04/2020 19:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta segunda-feira (27/04), uma missão de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. 

A aeronave C-98 Caravan, pertencente ao Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA) – Esquadrão Guará, transportou 500 vacinas contra o vírus H1N1, de Brasília (DF) para Anápolis (GO).

A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

O FAB 2709 decolou da Ala 1 – Base Aérea Brasília, às 10h15 (horário de Brasília), e pousou na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis, às 11h15. As vacinas serão distribuídas da seguinte forma: 450 doses serão utilizadas pelo Comando de Operações Especiais de Goiânia e 50 pelo Esquadrão de Segurança e Defesa de Anápolis. O intuito é imunizar, contra o vírus influenza, a tropa que está dando apoio ao Comando Conjunto Planalto.

O Comandante da aeronave, Capitão Aviador João Paulo Rodrigues Medeiros, falou sobre sua participação. “É uma satisfação poder participar de uma missão voltada para o nosso bem maior: a saúde”, destacou.

Para o Sargento Luiz Felipe Moura Lima, mecânico da aeronave, é uma honra participar da Operação COVID-19 e fazer parte da Força Aérea Brasileira nesse momento de crise pandêmica mundial. “É uma grande satisfação para mim, como integrante da Força Aérea, fazer parte dessa missão em apoio aos cidadãos brasileiros nesse momento. E nada traz mais prazer em nossas missões do que contribuir com a nossa sociedade”, pontuou.

Operação COVID-19

A Operação COVID-19 está em atividade por todo o país, buscando mitigar os efeitos do novo Coronavírus. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras.

Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), situado em Brasília (DF). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

BARBACENA ONLINE (MG) - EPCAR e GAP-BQ distribuem kits de alimentação aos alunos de projeto social


A Redação | Publicada em 27/04/2020

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), junto com o Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ), realizaram uma entrega kits de alimentação aos beneficiários do Programa Forças no Esporte (PROFESP), na sexta-feira (24).

Com o atual cenário de isolamento social em decorrência da Covid-19, as atividades do PROFESP foram suspensas e, de acordo com a Orientação Normativa nº 4, de 31 de março de 2020, do Ministério da Defesa, a distribuição de kits de alimentação aos beneficiários do programa é necessária durante o estado de calamidade pública em decorrência do Coronavírus.

As Escolas Municipais que estão participando do Programa esse ano são a Alberto Corrêa e Tony Marcos de Andrade, que receberam o total de 180 kits com alimentos como arroz, feijão, óleo, farinha láctea, farinha de trigo, macarrão, leite em pó. A distribuição continuará na próxima semana e durante o mês de maio. “Só temos que agradecer à Força Aérea Brasileira por esta ajuda que chegou em um momento muito difícil em que estamos passando. Esta doação será aproveitada da melhor maneira possível”, agradeceu Wellisangny Nascimento, mãe da Pyettra Beatriz do Nascimento, aluna do PROFESP.

Para realizar a entrega às famílias, os militares seguiram as orientações do Ministério da Saúde para a prevenção de contágio pela Covid-19, utilizando máscaras e luvas. “Esta atitude da EPCAR veio no momento onde muitas de nossas crianças já estavam em um estado crítico, em que os pais estão encontrando dificuldades para trabalhar e conseguir o alimento diário. Atendeu muito além das nossas expectativas”, afirmou Angela Roman Rodrigues, diretora da Escola Municipal Alberto Corrêa.

O PROFESP é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Defesa em parceria com o Ministério da Cidadania, Ministério da Educação, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e com o apoio das Forças Armadas. É destinado a atender crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, de 6 aos 18 anos de idade, da rede pública de ensino, e em parceria com as Prefeituras das cidades onde há núcleo. 

FLAVIA MELLO BLOG DE NOTICIAS - A FORÇA AÉREA BRASILEIRA CONTINUA CONTRIBUINDO INTENSAMENTE NO COMBATE AO COVID 19.


Flavia Mello | Publicada em 27/04/2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aqui a criançada poderá aprender, com alegria, a se cuidar e a cuidar daqueles que amam. Espetacular esse trabalho da FAB. PARABÉNS AOS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO DA FORCA AEREA BRASILEIRA.