NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


OUTRAS MÍDIAS


DEFESA AÉREA E NAVAL - Cinco curiosidades sobre o Gripen Brasileiro


Guilherme Wiltgen | Publicada em 28/02/2020

Selecionado no Programa F-X2, o processo licitatório que visava reequipar a Força Aérea Brasileira (FAB) com novas aeronaves de caça, o Gripen E/F tem muita história e curiosidades para serem compartilhadas.

Selecionamos aqui cinco curiosidades:

1) Desde 26 de agosto de 2019, o Gripen Brasileiro está passando por uma série de ensaios em voo em Linköping, na Suécia, onde deve permanecer até o segundo semestre de 2020, quando virá ao Brasil para dar continuidade a campanha de ensaios em voo aqui no Brasil.

2) O Gripen foi concebido para ser flexível e utilizar pequena infraestrutura logística. Ele precisa de apenas 500m de pista para decolar e 600m de distância para pousar.

3) O tempo de mudança de configuração do Gripen também é mínimo. São necessários apenas 10 minutos para configurá-lo para missões ar-ar, incluindo o reabastecimento e o remuniciamento das armas.

4) Programa Gripen Brasileiro inclui mais de 60 projetos de offset – uma compensação de natureza industrial, tecnológica e comercial – a fim de promover a autonomia da Força Aérea Brasileira e da indústria aeronáutica na aquisição de know-how em inteligência de defesa e independência na manutenção dos caças.

5) Desde novembro de 2016, funciona o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN – Gripen Design and Development Network) na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). O GDDN é o hub do desenvolvimento tecnológico do Gripen no Brasil e conta, atualmente, com o trabalho de aproximadamente 190 engenheiros brasileiros e 20 suecos.

AEROFLAP - Caças F-5 Tiger completam 45 anos de serviço na Força Aérea Brasileira


André Magalhães | Publicada em 28/02/2020 18:24

Hoje completam-se 45 anos de serviço do F-5 Tiger II na Força Aérea Brasileira.

O principal caça da FAB atualmente foi entregue de forma simbólica em 28 fevereiro 1975 na cidade de Palmdale, na Califórnia, EUA. A chegada dos primeiros caças ao Brasil aconteceu em março deste mesmo ano, marcando assim uma história de muita importância para a FAB.

O governo brasileiro adquiriu 42 unidades do ágil caça norte-americano.O translado dos caças foi feito por pilotos da FAB que receberam apoio do “Gordo”, o C-130 Hercules.

Durante todos estes anos o F-5 dividiu espaço com outros dois supersônicos, o Dassault Mirage III que chegou ao Brasil em 1972 e operou até 2005, e o Mirage 2000, que ficou de 2006 a 2013 operando pela FAB. Com a aposentadoria do Mirage 2000, o F-5 ocupa hoje o principal posto de defesa aérea do país.

Atualmente, as aeronaves já cumpriram quase 285 mil horas de voo pela Força Aérea Brasileira e ao longo destas horas de voo e destes 45 anos de serviços prestados os F-5 já participaram de diversos exercícios dentro e fora do país, bem como pronto alerta e missões reais de interceptação.

Uma delas se tornou bastante conhecida e aconteceu em meio a Guerra das Malvinas, em 1982, (conflito entre a Argentina e o Reino Unido). Dois Caças F5E foram acionados da na Base Aérea de Santa Cruz-RJ (ALA 12) para interceptar um bombardeiro Vulcan da RAF (Real Força Aérea Inglesa) que havia entrado no espaço aéreo brasileiro sem a devida autorização. Com a interceptação feitas pelos pilotos da FAB os pilotos do Vulcan foram obrigados a pousar no Aeroporto do Galeão-RJ.

Hoje quatro bases em pontos estratégicos do país operam os caças F-5, são elas; a ALA 2, em Anapólis-GO, a ALA 3, em Canoas-RS, a ALA 8, em Manaus-AM e a ALA 12, no Rio De Janeiro.

Para que fosse possível operar os Tigers por tanto tempo foi necessária uma completa modernização dos caças que incluiu um novo radar, novos sistemas de bordo e dos armamentos. Bem como a capacidade de mira acoplado no capacete do piloto. O processo de modernização durou sete anos e introduziu a nossa força aérea em um patamar mais moderno.

O Futuro do F-5 Tiger:

O futuro dos F-5EM/FM da FAB já está traçado, previsto para 2021 a FAB vai começar a receber os caças Gripens NG, ou F-39 como serão chamados por aqui, estes caças vão alavancar nossa força aérea a um patamar de soberania e modernidade e vão começar uma nova era dentro de nossa aviação militar.

Os F-5EM/FM irão sendo substituídos a medida que os F-39 forem chegando e sendo introduzidos na FAB. Ainda não ainda ao certo o que serão feitos dos caças após a conclusão da chegada dos novos Gripens. Mas é certo que nosso Tiger assim como os dois deltas franceses irão deixar muitas saudades após todos estes anos de serviço em prol da defesa aérea do Brasil.

JC CONCURSOS - Concurso Aeronáutica: inscrições abertas para 81 vagas de nível médio · JC Concursos


Samuel Peressin | Publicada em 28/02/2020 15:38 | Atualizado em 28/02/2020 15:43

Estão abertas as inscrições do concurso Aeronáutica para admissão aos cursos de formação de oficiais aviadores, intendentes e de infantaria. No total, serão preenchidas 81 vagas, todas com exigência de nível médio.

Os postos para intendentes (35 chances) e aviadores (18) admitem candidatos de ambos os sexos, enquanto as ofertas para infantaria (28) são destinadas a homens. Os candidatos devem possuir entre 17 e 22 anos (até 31 de dezembro de 2021).

Ministrados pela Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, no interior paulista, os cursos de graduação têm duração de quatro anos e ocorrem em regime de internato.

Será possível se inscrever até as 9h de 19 de março, mediante o preenchimento de formulário disponível no endereço http://ingresso.afaepcar.aer.mil.br/afa2021.html. A taxa de participação custa R$ 70.

Concurso Aeronáutica: como serão as provas

Em 21 de junho, os candidatos farão avaliação escrita com 64 questões de múltipla escolha e uma redação. O conteúdo programático abrange língua portuguesa, física, matemática e língua inglesa.

Haverá aplicação em Belém/PA, Recife/PE, Salvador/BA, Natal/RN, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Barbacena/MG, São Paulo/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Pirassununga/SP, Porto Alegre/RS, Brasília/DF, Manaus/AM, Porto Velho/RO e Boa Vista/RR.

As demais fases incluem inspeção de saúde e exame de aptidão psicológica, de 1 a 18 de setembro, e teste físico, de 3 a 5 de novembro. A data para matrícula e início dos cursos é 7 de janeiro de 2021.

Situação após a incorporação

Os aprovados em todas as etapas do concurso Aeronáutica serão matriculados como cadete e receberão alimentação, alojamento, fardamento e assistências médico-hospitalar e odontológica, além de remuneração na faixa de R$ 1.300.

Após a formatura, os militares ocuparão o cargo de aspirante a oficial, com vencimentos de R$ 7.315, e poderão servir em unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) em todo o território nacional.