NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


BLOG DO DR. KALIL - Doação de órgãos: a lição do caubói Woody que todos deveriam seguir


Roberto Kalil | Publicada em 29/07/2019 04:00

Toy Story 4 é um filme para crianças e adultos de todas as idades. Entre as muitas cenas tocantes dos brinquedos que ganham vida e sentimentos quando os humanos não estão olhando, há uma em especial que nos mostra a importância da doação. Como não quero deixar ninguém bravo comigo pelo spoiler, sugiro que assistam à animação, e fiquem atentos para os momentos de decisão do caubói Woody. Ao aceitar doar uma pequenina parte de seu corpo, o boneco demonstra um dos mais nobres sentimentos humanos: a solidariedade.

Assim como Woody, quando uma pessoa se torna um doador de órgãos, ela demonstra toda sua generosidade e desprendimento. No Brasil, as estatísticas do Sistema Nacional de Transplantes demonstram que, aproximadamente, 40 mil brasileiros precisam passar por algum tipo transplante e aguardam por doadores — sendo que destes, 190 esperam por transplante de pulmão, e 360 necessitam de transplante de coração.

Somente no Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, hospital de referência mundial em doenças cardiovasculares e pulmonares que tenho a honra de presidir, 20 crianças e 40 adultos esperam por transplante de coração (em virtude de insuficiência cardíaca em fase avançada), e 50 pacientes aguardam por transplante de pulmão. No estado de São Paulo, 220 pacientes esperam por um coração.

O programa de transplantes do InCor é um exemplo para o Brasil e já salvou diversas vidas. Desde 1985, mais de mil pacientes já foram submetidos ao procedimento na instituição. Hoje, realizamos mais de 100 transplantes de órgãos torácicos no InCor anualmente, e isto se deve, sobretudo, ao investimento institucional na criação de um Núcleo de Transplantes, que reúne médicos e multiprofissionais trabalhando exclusivamente com o procedimento.

Além disso, as parcerias estabelecidas pelo InCor com a Força Aérea Brasileira (FAB), a Polícia Militar do Estado de São Paulo, e a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo para a utilização de aeronaves, helicópteros e mesmo para fretamento de voos, são fundamentais — uma vez que quase 50% dos nossos transplantes são realizados com captações à distância (acima de 50 Km).

O transplante de coração é o tratamento definitivo da insuficiência cardíaca avançada: doença grave, caracterizada por fraqueza do músculo cardíaco, que resulta na incapacidade do coração em transportar sangue e oxigênio por todo o organismo. No Brasil, estima-se que a doença atinja mais de 5 milhões de pessoas, sendo a principal causa de internação hospitalar. O período de espera por um coração é, na maioria das vezes, um tempo de angústia e de sofrimento que pode durar, em média, seis meses. Neste período, 20% a 30% dos pacientes morrem, e uma boa parte fica internada em leitos de emergência ou de terapia intensiva — onde muitas vezes desenvolvem complicações que acabam por impedir a realização do transplante.

O procedimento melhorou muito com os novos medicamentos disponíveis, e com o controle de rejeição. Participar da realização de um transplante cardíaco bem sucedido é uma das maiores realizações que um médico pode vivenciar. Uma pessoa muitas vezes restrita a um leito, sem força para respirar, alimentar ou viver ganha uma nova chance, uma nova vida. E a partir dali, passa a reescrever sua história.

A taxa de sucesso atual de um transplante de coração é de 90%, e vida com qualidade é alcançada por meio desse ato. Entretanto, necessitamos de muitos mais órgãos do que os que hoje são disponíveis para doação. Enquanto esse problema da escassez de doadores não for solucionado, milhares de pacientes morrerão. Para isso, a saúde pública brasileira tem que melhorar. Somente assim poderemos aumentar a captação de órgãos.

O potencial doador é, na maioria das vezes, um paciente que teve derrame cerebral (AVC) ou um trauma cranioencefálico, que evoluiu para morte encefálica. É indispensável que o potencial doador seja bem atendido e cuidado nos hospitais, e é necessário que haja a profissionalização do sistema de captação de órgãos, em parceria com o estados e municípios, além do aprimoramento da política regional de doações. Entretanto, para que essas ações resultem em transplantes bem sucedidos e vidas salvas, é essencial que as famílias compreendam o significado da doação de órgãos, e que essa manifestação de solidariedade e compaixão seja disseminada pela sociedade como um todo.

A alta taxa de recusa familiar para doação de órgãos é um problema grave no país. Dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 40% da população brasileira não aceita doar órgãos de parentes falecidos com diagnóstico de morte cerebral. Precisamos discutir esse assunto de forma aberta e clara: o ato da doação de órgãos é genuíno, significa salvar vidas.

Por tudo isso, depois de ver Toy Story 4, aproveite a lição do filme para conversar com a família e com os amigos. Mire-se no exemplo do Woody, salve vidas. Seja você também um doador.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

PORTAL G1


Tradicional desfile cívico será realizado em Macaé, RJ, para comemorar aniversário de 206 anos

Programação vai começar às 9h30, na Avenida Elias Agostinho. Mais cedo, às 9h, haverá solenidade com hasteamento da bandeira, em frente ao Paço Municipal.

Por G1 — Região Dos Lagos | Publicada em 28/07/2019 17:42

O tradicional desfile cívico será realizado na manhã desta segunda-feira (29) para comemorar os 206 anos de Macaé, no interior do Rio. A programação está marcada para começar às 9h30, na Avenida Elias Agostinho. Mais cedo, às 9h, será realizada uma solenidade cívica de hasteamento da bandeira, em frente ao Paço Municipal, ainda de acordo com a Prefeitura.

A abertura do desfile será marcada com os pelotões da Capitania dos Portos, Forte Marechal Hermes (Exército), Polícia Militar, Grupamento de Bombeiros Militares, Ordem Pública/Guarda Municipal, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, além dos estudantes da rede municipal. Representantes do 95º Grupo Escoteiro Macaé, 99º Grupo Escoteiro Macaé e 115º Grupo Escoteiro do Mar também estarão presentes.

Segundo a Prefeitura, a programação de aniversário da cidade vai contar também com a inauguração do Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, às 12h30. O espaço vai oferecer consultas em 28 especialidades médicas, exames, diagnósticos, tratamentos, medicamentos e até pequenas cirurgias, além dos serviços de órtese e prótese, reabilitação multiprofissional e farmácia popular.

Ainda de acordo com a Prefeitura, no próximo domingo (4), ocorrerá uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça da Aeronáutica, às 15h30, entre os postos 1 e 2, da orla da Praia dos Cavaleiro. As acrobacias com a utilização de sete aviões, que sairão de São Pedro da Aldeia, durarão cerca de 30 minutos.

AGÊNCIA BRASIL


Brasil conquista três medalhas em domingo de disputas no Pan


Por Alex Rodrigues | Publicada em 28/07/2019 20:22

O ciclista Henrique Avancini, 30 anos, terminou a prova de cross country masculino do mountain bike em segundo lugar, ficando com a medalha de prata da categoria nos Jogos Pan-Americanos de Lima, Peru.

Esta foi a segunda medalha que os atletas brasileiros conquistaram hoje (28) no ciclismo de montanha. Mais cedo, a brasileira Jaqueline Mourão, 43 anos, já tinha faturado a medalha de bronze do cross country feminino.

Também neste domingo (28), o coronel da Força Aérea Brasileira (FAB) Júlio Almeida Antonio de Souza, 49 anos, ganhou uma medalha de bronze. Atleta de tiro esportivo, ele marcou 217.3 pontos na categoria 10 metros com pistola de ar, ficando atrás do cubano Jorge Potrillé (237.3 pontos) e do norte-americano Nickolaus Mowrer (236.7).

Ainda esta noite, atletas brasileiros disputam medalhas na ginástica artística masculina e no taekwondo, categoria abaixo dos 68 quilos, com Edival Marques, 21 anos.

Até o momento, o Brasil ocupa a sétima posição no quadro de resultados. Com 11 medalhas ganhas, sendo duas de ouro; quatro de prata e cinco de bronze, o país aparece atrás do México (21); dos Estados Unidos (20); da Argentina (9); do Peru (8); de Cuba (7) e do Canadá (12).

Primeiro dia

O Brasil conquistou oito medalhas durante o primeiro dia de disputas dos Jogos Pan-Americanos, ontem (27). Luisa Baptista, 25, e Bruna Wurts, 18, ficaram com o ouro no triatlo individual feminino e na patinação artística, respectivamente.

As três medalhas de prata que o Brasil obteve ontem foram conquistadas pela atleta do taekwondo, Talisca Reis, 29, e pelos triatletas Manoel Messias, 22, e Vittoria Lopes, 23. O bom resultado brasileiro no primeiro dia de disputas contou ainda com as medalhas de bronze obtidas pela equipe feminina de ginástica artística; pelo patinador artístico Gustavo Casado, 28; e por Paulo Souza, do taekwondo, na categoria abaixo de 58 quilos.

Edição: Lílian Beraldo