NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


CECOMSAER


Esquadrão Falcão realiza resgate de vítima de acidente em navio

A evacuação aeromédica foi realizada por um helicóptero do 1º/8º GAV - Esquadrão Falcão

Agência Força Aérea | Publicada em 29/05/2020 23:45

O Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), sediado na Ala 10, em Parnamirim (RN),  resgatou, nesta sexta-feira (29), um homem que sofreu acidente em um navio estrangeiro que navega na costa brasileira. O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), organização da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela coordenação de missões aéreas, acionou o Esquadrão após o contato do SALVAERO Recife.

Antes da decolagem do helicóptero, militares do Esquadrão de Saúde de Natal analisaram as informações recebidas  pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (SALVAMAR) sobre o estado da vítima, que apresentava fratura exposta na perna esquerda. O navio, oriundo de Malta, foi localizado a cerca de 470km da costa brasileira, na direção da cidade de Natal (RN).

A aeronave H-36 Caracal decolou de Parnamirim (RN)  para Fernando de Noronha (PE), onde realizou pouso técnico e, em seguida, voou até a posição do navio para realizar o resgate. O helicóptero manteve o voo pairado enquanto os homens de resgate  SAR (do inglês Search And Rescue - Busca e Salvamento)  desceram até o convés, imobilizaram a vítima e a içaram em uma maca. Ao final, o Esquadrão transportou o paciente  para a capital do Rio Grande do Norte para receber atendimento médico especializado. Toda a operação durou aproximadamente cinco horas.

A tripulação do helicóptero, formada por 11 militares, sendo 2 pilotos, 3 operadores de equipamentos, 3 homens de resgate, 2 médicas e 1 enfermeira, usou trajes especiais para minimizar o risco de qualquer contaminação.

De acordo com o Major Aviador Átila Miranda Alves de Campos, Chefe da Seção de Operações do Esquadrão Falcão, o tempo de resposta da missão foi muito importante devido ao estado delicado de saúde da vítima, que, caso não fosse resgatado a tempo, poderia evoluir rapidamente para um quadro mais crítico.

O Sargento Diogo Ramos, homem de resgate que participou desse voo, disse que devolver a esperança à vítima lhe traz satisfação de participar de missões como essa. “Para mim, é um momento muito gratificante fazer parte disso”, destacou.

O piloto da aeronave, Tenente Aviador Alan Dickson Brito de Medeiros, falou que o momento mais difícil foi ter feito a manobra até o convés, que é um exercício mais complexo. “Nessa hora, nós temos que manter a posição do helicóptero em relação ao navio, que está em movimento, já que você precisa de certa precisão para poder fazer o embarque e o desembarque da vítima pelo guincho”, contou o piloto.

PREPARO

Um dos fatores fundamentais para o sucesso de qualquer missão é o preparo operacional das tripulações. Para atingir alto nível técnico e doutrinário, agindo com a pronta-resposta requerida na execução das ações, os Esquadrões da FAB realizam treinamentos constantes. Neste contexto, o Comando de Preparo (COMPREP) tem seu papel destacado. Como Comando Operacional encarregado de fixar os padrões de eficiência, planejar o treinamento e avaliar o desempenho das unidades subordinadas, a partir das capacidades definidas pelo Comandante da Aeronáutica, também coordena a formulação da Doutrina Aeroespacial, em consonância com as experiências adquiridas e os sistemas de armas incorporados à Força Aérea Brasileira.

FAB realiza Evacuação Aeromédica de uma bebê de Sergipe para Santa Catarina

A aeronave VC-99, do Grupo de Transporte Especial (GTE), realizou, nesta sexta, o translado de uma menina de menos de três meses de Aracaju (SE) para Navegantes (SC)

Agência Força Aérea | Publicada em 30/05/2020 08:38

Nesta sexta-feira (29), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a Evacuação Aeromédica (EVAM) de uma criança de menos de três meses de Aracaju (SE) para Navegantes (SC). A aeronave VC-99, do Grupo de Transporte Especial (GTE), decolou de Brasília (DF), às 8h25, para Aracaju. Às 11h25, realizou o translado da bebê Joana Vitória até Navegantes, cidade onde se encontram os familiares. Uma equipe de saúde, composta por seis profissionais Médicos, Fisioterapeutas, Enfermeiros e Técnico de Enfermagem do Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB), realizou o acompanhamento na UTI aérea.

No início de março, quando os pais passavam por Sergipe, a mãe sentiu as dores do parto, foi levada à maternidade e submetida a uma cesariana. Joana Vitória nasceu prematura, com 32 semanas e dois dias, e foi direto para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn). Dias após dar à luz, a mãe teve problemas cardíacos e faleceu. O pai de Joana Vitória, Jaciano Marcos Dias, agradeceu o esforço em levar a criança de volta para casa. “Eu fico agradecido pelo esforço porque sem vocês eu não teria ela aqui”, disse emocionado.

O Comandante da aeronave, Major Aviador Luiz Dircineu Lacerda Júnior, disse ter se sentido honrado ao transportar Joana Vitória para perto de sua família. "Esse tipo de missão é muito gratificante, pois renova o nosso lado humano e mostra a pronta-resposta da Força Aérea Brasileira em cumprir todos os tipos de missão", declarou.

A Capitão Médica Fabíola da Silva Maciel Azevedo, integrante da equipe de saúde que acompanhou o voo destacou a emoção em realizar a missão. "Muito bom saber que podemos chegar onde os nossos necessitam de nosso apoio. Foi uma missão muito emocionante! Além dos cuidados médicos, de enfermagem e fisioterapia, a Joana Vitória recebeu mais, o carinho de todos e o desejo de que possa ser feliz junto a sua família", disse.

A criança saiu da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), onde estava internada, com uma homenagem, em forma de carta, da equipe médica. Os profissionais de saúde relataram os dias de internação. "Você nasceu ainda bem pequenininha. Eram você e a mamãe. A sua mãe corajosa e cheia de amor por você. E a gente, 'titios e titias', que não temos o mesmo sangue, mas crescemos e aprendemos com vocês. No começo, as titias entravam na UTIn junto com a mamãe para ela te visitar, mas logo ela já vinha sozinha e queria ficar o máximo de tempo com você. E todos os dias, mais de uma vez por dia, ela vinha ficar. Te dar carinho e amor, cuidar de você. E assim ela fez todos os dias, até o dia que não pôde mais. O dia que ela começou a cuidar de você e te amar sem você poder a ver, ou sentir o seu toque de carinho, ou o cheirinho dela. Mas ela segue te cuidando de outro jeito. E continuará", diz um trecho da carta.

Em outra parte, a carta faz referência ao transporte aéreo da Força Aérea. "Hoje você vai voar. Vai lá bem alto. Perto do céu. Vai voar bem rápido para ir para casa. Conhecer sua casa, onde papai e mamãe sonharam sua chegada. Onde vai crescer, conhecer sua família e novos amiguinhos".

Ela saiu da maternidade para o Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sob escolta de policiais do Grupo Especial Tático de Motos. “Procuramos fazer o translado pelo caminho menos acidentado, com menos desníveis, pois a situação da bebê ainda era complexa e de alto risco. Cuidamos para que a chegada da ambulância coincidisse com a chegada da aeronave”, explicou o Tenente Médico Arthur Felipe Barbosa Vasconcelos do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Aracaju (DTCEA-AR). A Joana Vitória partiu para Navegantes (SC), onde segue sob acompanhamento médico.

REDE GLOBO


Bebê sergipano que perdeu a mãe 42 dias após nascer é transferido para Santa Catarina

Pai agradeceu as equipes que cuidaram da transferência da filha

Se Tv | Publicada em 29/05/2020 19:38

A bebê, de menos três meses, que perdeu a mãe 42 dias após nascer, em Aracaju (SE), já está um hospital da cidade de Itajaí (SC), onde mora a família. Segundo o Serviço Móvel de Urgência (Samu), a viagem foi tranquila e ela chegou com quadro de saúde estável. Após o desembarque, no aeroporto da cidade de Navegantes (SC), uma ambulância do Samu a aguardava para fazer o transporte em uma incubadora até um hospital na cidade de Itajaí.

Ao receber a filha o pai agradeceu o empenho das equipes. “Peço obrigada pelo esforço de ter feito o possível para trazer minha filha de volta para casa. Eu não consegui trazer minha mulher junto, mas peço obrigado. Sem vocês eu não teria ela aqui”, disse emocionado.

No início de março, quando passava por Sergipe durante uma viagem com o marido, que é caminhoneiro, a mãe sentiu as dores do parto. Ela foi levada à maternidade e submetida a uma cesariana.

Nascida prematura, às 32 semanas e dois dias, a bebê foi direto para a unidade de terapia intensiva neonatal (Utin), onde ficou recebendo os cuidados médicos e maternos, enquanto o pai voltou ao trabalho. Mas, dias após dar à luz, a mãe teve problemas cardíacos e foi levada em estado grave para a Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), também na capital sergipana, onde morreu no dia 17 de março aos 25 anos.

Em Aracaju, a despedida dos funcionários da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), onde ela estava internada foi cercada de muita emoção entre os profissionais, que escreveram uma carta relatando os momentos da chegada de mãe e filha a unidade de saúde.

“Você nasceu ainda bem pequenininha. Eram você e a mamãe. A sua mãe corajosa e cheia de amor por você. E a gente, 'titios e titias', que não temos o mesmo sangue, mas crescemos e aprendemos com vocês. No começo, as titias entravam na UTIn junto com a mamãe para ela te visitar, mas logo ela já vinha sozinha e queria ficar o máximo de tempo com você. E todos os dias, mais de uma vez por dia, ela vinha ficar. Te dar carinho e amor, cuidar de você. E assim ela fez todos os dias, até o dia que não pôde mais. O dia que ela começou a cuidar de você e te amar sem você poder a ver, ou sentir o seu toque de carinho, ou o cheirinho dela. Mas ela segue te cuidando de outro jeito. E continuará", diz um trecho da carta.

PORTAL AEROFLAP


APP Nordeste I e nova TWR Recife sinalizam benefícios operacionais e redução de custo


Agência Força Aérea | Publicada em 29/05/2020 10:34

A utilização racional e otimizada do espaço aéreo, com a adoção de novos conceitos para a navegação aérea, utilizando soluções de alta tecnologia na coordenação eficiente, eficaz e segura da crescente demanda de tráfego aéreo, são princípios do Programa Sirius Brasil, desenvolvido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Assim, o Programa Sirius tem por finalidade a adoção de soluções para a evolução permanente do ATM (Air Traffic Management), ou seja, a garantia da harmonia entre a capacidade do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e as demandas crescentes dos voos.

Como órgão central do SISCEAB, e responsável pelas atividades de planejamento estratégico para o Controle do Tráfego Aéreo, o DECEA realiza um trabalho de utilização de melhores práticas de forma a disponibilizar aos usuários do espaço aéreo um serviço seguro, ordenado e rápido. Sob esta ótica, o Departamento iniciou o planejamento para o agrupamento de Centros de Controle de Aproximação (APP), denominado Projeto de Concentração de APP. “O Projeto consta do Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER), tendo como diretriz do Comandante da Aeronáutica, entre outras, a de agrupar Unidades. Assim, o Projeto de Concentração de APP foi concebido para cumprir esta diretiva e, ao mesmo tempo, assegurar benefícios para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”, esclarece o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino.

Concentração de centros operacionais

A finalidade na concentração de centros operacionais distintos em um órgão único proporciona um melhor aproveitamento dos recursos humanos, racionalização dos processos e meios técnicos e redução dos custos administrativos. Outro ponto positivo advindo foi à constatação de que a concentração de órgãos de controle converge favoravelmente na padronização da doutrina e aplicação de procedimentos operacionais. Ademais, visa aproveitar a infraestrutura do Comando da Aeronáutica para reunir organizações hoje isoladas, concentrando-as em lugares com apoio de outras organizações militares do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Inicialmente, já estavam previstas a implantação do APP Sudeste, que reunirá os centros do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, no APP Guaratinguetá, em São Paulo; o APP Centro-Oeste, que reunirá os centros de Brasília e Anápolis, em Anápolis (GO); e, ainda, o Nordeste I, que agrupará os centros de Fortaleza, Natal, Maceió e Recife, em Recife, no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), localizado na capital de Pernambuco.

Dessa forma, o DECEA a longo prazo espera, ainda, que haja redução no efetivo, ou seja, haverá um melhor aproveitamento da mão de obra especializada. Sob o ponto de vista de apoio ao homem, a concentração de APP também busca priorizar localidades que ofereçam um melhor atendimento de Apoio ao Homem, moradias, hospitais, transportes, dentre outros.

Construção de Torre de Controle no aeroporto de Recife

Em Recife, além do APP Nordeste I está prevista, também, a construção de uma nova Torre de Controle (TWR) para o Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, localizado na zona sul da cidade do Recife, no bairro da Imbiribeira. A nova TWR terá aproximadamente 34 metros de altura e concentrará os equipamentos mais avançados empregados no Brasil como, por exemplo, um sistema integrado com status da iluminação, auxílios à navegação e meteorologia. A estrutura trará modernidade a um dos aeroportos mais movimentados da Região Nordeste e do País. Em 2019, foram contabilizados mais de 8,5 milhões de passageiros. A assinatura do contrato, para a construção da Torre, tem previsão de ocorrer nas próximas semanas.

Processo licitatório

O edital de licitação, lançado em dezembro passado, pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), organização militar subordinada ao DECEA, responsável pelo planejamento, implantação, atualização e revitalização dos ativos de vigilância e controle do espaço aéreo em todo o Brasil, teve seu processo finalizado na última semana.

O início das obras está previsto para o primeiro semestre deste ano, a depender das restrições impostas pela crise de saúde mundial do Coronavírus (COVID-19). A estimativa do cronograma de infraestrutura é de três anos, com conclusão em abril de 2023. Já a instalação e integração da primeira fase dos sistemas operacionais de controle de tráfego aéreo em abril de 2024, com transferência da TWR Recife e dos APP Recife e Maceió.

FAB transporta mais de 20 mil unidades de Equipamentos de Proteção Individual para Belém


Agência Força Aérea | Publicada em 29/05/2020 17:48

O transporte de insumos para o combate ao novo Coronavírus se mantém entre as ações realizadas pela Força Aérea Brasileira (FAB). Diante deste esforço, nesta quinta-feira (28), ocorreu mais uma missão de Transporte Aéreo Logístico do Rio de Janeiro (RJ) para Belém (PA).

A aeronave C-105 Amazonas, operada pelo Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1°/15º GAV) – Esquadrão Onça, decolou da Ala 11 – Base Aérea do Galeão, às 15 horas (horário de Brasília) com mais de uma tonelada de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Foram transportadas 16.840 luvas cirúrgicas; 2.000 luvas nitrílicas; 1.119 macacões Tyvek e 975 silver tape (fita adesiva multiuso), totalizando 20.934 itens.

O avião pousou às 21h05 na Ala 9 – Base Aérea de Belém. Um dos pilotos da aeronave, Tenente Aviador Isaac Luiz Matias de Santana, afirmou que a missão tem importância ímpar neste momento. “É uma satisfação enorme cumprir missão em apoio à sociedade no combate à COVID-19. Como militar da Força Aérea Brasileira, eu me sinto grato e honrado por realizar tal ação”, declarou.

Operação COVID-19

A Operação COVID-19 é coordenada pelo Ministério da Defesa e conta com o apoio de dez Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).

Somado ao Transporte Aéreo Logístico, a FAB contribui com ações que envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, campanha de vacinação, distribuição de kits de alimentos e produtos de limpeza e de higiene pessoal para pessoas de baixa renda, distribuição de refeição para caminhoneiros, dentre outras atividades.