NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Aeronave chega a Oriximiná com oficiais e materiais que serão utilizados em obras de aeroporto

As obras foram retomadas nesta quarta-feira (29). A previsão é que as obras sejam concluídas no mês de outubro.

Tracy Costa, G1 Santarém | Publicada em 29/07/2020 18:18

Chegou na manhã de terça-feira (28) a Oriximiná, no oeste paraense, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) transportando cerca de 1,5 tonelada de materiais que serão usados nas obras do Aeroporto Municipal, e onze oficiais militares que trabalharão no local.

As obras foram retomadas nesta quarta-feira (29). A previsão é que as obras sejam concluídas no mês de outubro.

Segundo Ailton Fonseca, coordenador do Aeroporto, o objetivo das obras é habilitar a pista para receber voos noturnos. "Essa pista é muito usada para voos de aeronaves que transportam pacientes para outros municípios e fornecer serviços de companhias aéreas", disse.

Os onze militares, entre oficiais, sargentos, sub-sargentos e soldados, foram submetidos a exames antes da viagem, como medida de precaução para evitar a contaminação por coronavírus. O avião da FAB trouxe a bordo uma equipe da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara), maquinários e suprimentos alimentícios.

* Com informações de Márcio Garcia, de Oriximiná.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Defesa continua apoiando órgãos do governo no combate a incêndio no Pantanal


Ten Fraga | Publicada em 29/07/2020 17:44

Brasília (DF), 29/07/2020 – O Ministério da Defesa (MD) prosseguiu, na terça-feira (28), com o combate aos focos de incêndio no Pantanal, no Mato Grosso do Sul (MS). A Operação é conduzida pelo Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), no município de Ladário (MS), e reúne esforços da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB), Força Aérea Brasileira (FAB), Corpo de Bombeiros de MS, Polícia Militar Ambiental e Ibama/Prevfogo.

Em quatro dias, as aeronaves Esquilo e Super Cougar, da MB, realizaram 66 investidas com o bambi bucket, tipo de bolsa localizada na parte externa da aeronave, capaz de transportar água até o foco de incêndio. O Hércules C-130 da FAB, avião cargueiro capaz de despejar até 12 mil litros de água em cada sobrevoo, já fez quatro lançamentos em dois dias. O total de água despejada pelas três aeronaves nos focos de incêndio foi de, aproximadamente, 71 mil litros. As aeronaves Pantera e Blackhalk, do EB, estão sendo empregadas no transporte de pessoal para as áreas mais afetadas, entre elas, a região do Jatobazinho, Castelo e Serra do Amolar.

As ações de apoio contam com mais de 320 profissionais, entre militares, brigadistas e civis, e com o emprego de cinco aeronaves das Forças Armadas em voos de reconhecimento, transporte de militares/brigadistas e lançamentos de água.

De janeiro a julho, as queimadas já consumiram cerca de 780 mil hectares na região do Pantanal. Somente neste mês, mais de 180 mil hectares já foram devastados pelo fogo, o que mantém o município de Corumbá na liderança dos focos de calor em Mato Grosso do Sul.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA TV - Brasil e Indonésia estudam ações para incremento das relações na área da Defesa


Marcelo Barros | Publicada em 29/07/2020 13:21

Jacarta (Indonésia) – O Ministro da Defesa da Indonésia, Tenente-General Prabowo Subianto, recebeu uma comitiva brasileira composta pelo Embaixador do Brasil na Indonésia, Adidos Militares e um integrante do corpo diplomático, no salão de audiências do ministério, Kemhan (sigla em bahasa indonésio). Na ocasião, as ações estratégicas de cooperação entre o Brasil e a Indonésia foram exploradas com o intuito de alavancar, ainda mais, as relações comerciais na área da Defesa entre os 2 países.

Especificamente sobre as atividades entre as Forças Terrestres, os seguintes temas sobressaíram como assuntos passíveis de intercâmbio de militares: Artilharia de Campanha, Inteligência, Operações Especiais e Operações em Ambiente Operacional de Selva. Nesse contexto, foi discutida a possibilidade de prospecção econômica entre a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) e a estatal indonésia PT PINDAD. Também foi motivo de comentários a ótima aceitação do Sistema ASTROS, Produto de Defesa fabricado pela Empresa AVIBRAS.

Para as demais forças singulares brasileiras, o Ministro demonstrou interesse nas especificações da aeronave KC-390, da EMBRAER, bem como na realização de intercâmbios doutrinários entre militares submarinistas.

Fonte: Aditância do Exército na República da Indonésia

MIDIAMAX - Governo retifica decreto e área consumida por fogo no Pantanal cai para 300 mil hectares

Publicação original apontava área de 1 milhão de hectares de lavouras e vegetação consumida pelas chamasnativa

Guilherme Cavalcante | Publicada em 29/07/2020 09:19

O Governador de MS, Reinaldo Azambuja (PSDB) retificou o decreto “E” nº 81/20, que havia declarado na última terça-feira (28) situação de emergência por 180 dias em partes das áreas rurais de Corumbá e Ladário devido às queimadas. A retificação, que consta do DOU (Diário Oficial do Estado) desta quarta-feira (29), retrata informação de que as queimadas teriam consumido mais de 1 milhão de hectares de lavoura e de vegetação, passando a considerar quantidade acima de 300 mil hectares “cujos sinistros estão demandando uma força-tarefa competente e empenhada em conter o avanço do fogo, por meio de apoio aéreo e das forças de socorro locais”.

O decreto foi publicado porque facilita o apoio do governo federal no combate às chamas, e também porque a fumaça decorrente das queimadas, além do dano ambiental, também aumenta a demanda por atendimento ambulatorial decorrente de problemas respiratórios.

Imagens de satélite revelam que, apenas em julho, o MS teve 9.530 focos de calor, 7.598 deles em Corumbá. Hoje (28) já são 394 focos na região. Assim, força-tarefa foi montada para conter o avanço do fogo, por meio de apoio aéreo e das forças de socorro locais.

Um reforço no combate às chamas foi a chegada do Hércules C-130 da FAB (Força Aérea Brasileira), que desde a segunda-feira (27) está auxiliando no trabalho de bombeiros e brigadistas. A equipe também está sendo auxiliada por helicópteros da Aeronáutica e da Marinha. Até ontem (28), o Corpo de Bombeiros combatia ao menos 394 focos na região do Pantanal.

Cerca de 50 militares do Corpo de Bombeiros trabalham na operação, com o apoio de oito veículos terrestres da corporação. Foram mobilizados para a Operação Pantanal II, bombeiros de Corumbá, Jardim, Aquidauana, Maracaju, Ponta Porã e Campo Grande, além de 18 brigadistas do Prevfogo, do Ibama. O Centro de Comando da Operação foi instalado em Ladário.

A retificação pode ser conferida na página 3 do DOE desta quarta-feira (29).

DIÁRIO CORUMBAENSE (MS) - Operação Pantanal emprega mais de 320 profissionais e cinco aeronaves no combate ao fogo


Leonardo Cabral | Publicada em 29/07/2020 10:00

Mais de 320 profissionais estão envolvidos no combate aos focos de incêndios que devastam grande área no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Eles integram a “Operação Pantanal”, deflagrada pelo Ministério da Defesa, que mobiliza órgãos municipais, estaduais e as Forças Armadas.

Entre as equipes envolvidas na ação, estão militares do Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, brigadistas do Ibama e do 6° Distrito Naval, Força Área Brasileira e Polícia Militar Ambiental.

Além disso, as equipes contam com o emprego de cinco aeronaves: Super Cougar (UH-15) e Esquilo (UH-12), da Marinha; Pantera (HM-1), do Exército; Blackhalk (H60) e Hércules (C-130), da FAB. As aeronaves são empregadas em voos de reconhecimento, transporte de militares/brigadistas e lançamentos de água. O comando da operação está baseada no 6º Distrito Naval, em Ladário.

Resultados 

Em quatro dias, as aeronaves Esquilo e Super Cougar realizaram 66 investidas com o bambi bucket, tipo de bolsa localizada na parte externa da aeronave capaz de transportar água até o foco de incêndio.

O Hércules, avião cargueiro, que despeja até 12 mil litros de água em cada sobrevoo, já fez quatro lançamentos em dois dias. O total de água despejada pelas três aeronaves nos focos de incêndio foi de aproximadamente 71 mil litros.

As aeronaves Pantera e Blackhalk estão sendo empregadas no transporte de pessoal para as áreas mais afetadas, entre elas, regiões do Jatobazinho, Castelo e Serra do Amolar.

Levantamento do Ibama/Prevfogo aponta que de janeiro até agora, já foram consumidos pelo fogo cerca de 780 mil hectares em todo o bioma Pantanal de MS. Ainda segundo os dados do Ibama, só em julho, 185 mil hectares foram devastados pelo fogo.

Corumbá segue liderando os municípios com maiores números de focos de queimadas no Brasil. Já são 2.674 focos registrados de janeiro até agora. Neste mês de julho, foram contabilizados 901 focos de queimadas. O número é superior ao da cidade de Poconé, em Mato Grosso, no período anual, que somou 770 focos de calor.

A boa notícia é que nas últimas 48h, Corumbá despencou para o quinto município no número de queimadas, reflexo dos combates realizados pela Operação Pantanal. Foram 45 focos identificados. Quem lidera agora é a cidade de Apuí, no Amazonas, com 121 focos.

CORUMBÁ ONLINE - Operação Pantanal segue com ações diárias de combate a incêndios


Redação | Publicada em 29/07/2020 12:00

A Operação Pantanal, deflagrada pelo Ministério da Defesa no último sábado (25/7), em apoio ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul no combate aos focos de queimadas no bioma Pantanal, segue com ações diárias na região.

O Centro de Coordenação da Operação, conduzido pelo Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), no município de Ladário-MS, reúne esforços da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB), Força Aérea Brasileira (FAB), Corpo de Bombeiros de MS, Ibama/Prevfogo e da Polícia Militar Ambiental.

As ações de apoio contam com mais de 320 profissionais, entre militares, brigadistas e civis, e com o emprego de cinco aeronaves: Super Cougar (UH-15) e Esquilo (UH-12), da MB; Pantera (HM-1), do EB; Blackhalk (H60) e Hércules (C-130), da FAB. As aeronaves são empregadas em voos de reconhecimento, transporte de militares/brigadistas e lançamentos de água.

Em quatro dias, as aeronaves Esquilo e Super Cougar realizaram 66 investidas com o bambi bucket, tipo de bolsa localizada na parte externa da aeronave capaz de transportar água até o foco de incêndio.

O Hércules, avião cargueiro capaz de despejar até 12 mil litros de água em cada sobrevoo, já fez quatro lançamentos em dois dias. O total de água despejada pelas três aeronaves nos focos de incêndio foi de aproximadamente 71 mil litros.

As aeronaves Pantera e Blackhalk estão sendo empregadas no transporte de pessoal para as áreas mais afetadas, entre elas, região do Jatobazinho, Castelo e Serra do Amolar.

De janeiro a julho, as queimadas já consumiram cerca de 780 mil hectares na região do Pantanal. Somente neste mês, mais de 180 mil hectares já foram devastados pelo fogo, o que mantém o município de Corumbá na liderança dos focos de calor em Mato Grosso do Sul (As informações são do 6º Distrito Naval)