NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Dois pacientes transferidos do Amazonas se curam da Covid-19 e têm alta do Hospital das Clínicas, no Recife

Dyego Morais e Darlem Oliveira chegaram à capital pernambucana no dia 23 de janeiro devido à falta de oxigênio hospitalar em Manaus. Volta para o Amazonas ocorre neste sábado (30).

Por G1 Pe | Publicada em 30/01/2021 12:11

Dois pacientes diagnosticados com a Covid-19 transferidos do Amazonas ao Hospital das Clínicas (HC), no Recife, tiveram alta na manhã deste sábado (30) (veja vídeo acima). Dyego Morais e Darlem Oliveira, ambos de 31 anos, estavam na Enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias da unidade de saúde desde o dia 23 de janeiro, quando chegaram à capital pernambucana.

Os dois manauaras estão curados da Covid-19 e, de acordo com o HC, devem voltar para a capital amazonense ainda neste sábado (30), em um voo comercial.

“Só quero agradecer por tudo, pelo recebimento que eu tive, os médicos, o pessoal da limpeza, todos que me acolheram aqui de braços abertos para eu poder ir para casa curada dessa doença”, disse Darlem, emocionada.

A gratidão e o alívio após a cura também seguem com Diego rumo a Manaus. “A sensação de ir para casa é a melhor. Graças a Deus, voltando para o lar da família, para os meus filhos. Isso é muito gratificante. Mais uma vez, agradeço à família HC”, afirmou.

A alta dos dois pacientes deu ânimo à equipe médica do HC, que havia se preparado com a disponibilização de leitos e presentes para os amazonenses.

“É com muita satisfação que a gente vive esse momento de alta dos nossos dois pacientes que recebemos de Manaus. É carregado de simbolismo, em função de toda mobilização aqui do Hospital das Clínicas. Toda uma equipe foi mobilizada, uma infraestrutura, e nós devolvemos os pacientes a seus familiares”, declarou o superintendente do HC, Luiz Alberto Mattos.

Transferência

Ao todo, 26 pacientes de Manaus foram transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB) a Pernambuco. A transferência foi uma determinação da Justiça Federal devido à falta de oxigênio hospitalar no Amazonas.

Do total de pacientes, 13 foram internados no HC. As outras 13 pessoas foram levadas ao antigo Hospital Alfa, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Duas pessoas que estavam internadas em Pernambuco morreram durante a semana.

Coronavírus em Pernambuco

O estado passou a totalizar 258.725 casos da Covid-19 e 10.304 mortes provocadas pela doença, após registrar, na sexta-feira (29), 1.748 infectados pelo novo coronavírus e 25 óbitos devido à pandemia. Os dados são contabilizados desde março de 2020.

Pacientes com câncer de mama do AM são transferidas para cirurgia oncológica em hospital do RJ

Oito pacientes da FCecon viajaram, nessa sexta (29), em avião da Força Aérea Brasileira. Medida busca continuar tratamento em outro estado, já que Amazonas vive colapso no sistema de saúde.

Por G1 Am | Publicada em 30/01/2021 11:02

Oito pacientes com câncer de mama do Amazonas vão passar por cirurgias oncológicas no Hospital de Câncer 3, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro (RJ). A transferência delas ocorreu nessa sexta (29), em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB).

As mulheres fazem tratamento na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), e foram transferidas pelo Governo do Amazonas por conta do colapso no sistema de saúde local. Mais de 300 pacientes com Covid também foram transferidos para atendimento em outros estados.

De acordo com o governo, todas as pacientes foram escolhidas pelos serviços de Navegação e da Mastologia da FCecon, que analisaram casos que necessitavam da cirurgia de forma mais urgente, para não se perder o avanço do tratamento.

Foi levado em conta, ainda, o estado clínico das pacientes para a viagem e se estavam com a Covid-19. Todas passaram por teste para a doença e tiveram resultado negativo.

A maior parte das pacientes passou pela quimioterapia neoadjuvante, quando os medicamentos quimioterápicos são aplicados para reduzir o tamanho do tumor cancerígeno e então ser feita a cirurgia. Existe um intervalo de 3 a 6 semanas para a cirurgia ser realizada, sem perder a redução do tumor.

Este é um projeto-piloto, e a FCecon estuda novas transferências para realização de cirurgias eletivas, também em outras especialidades. Devido à elevada demanda de oxigênio na unidade, a FCecon suspendeu as cirurgias provisoriamente, de modo a garantir que o insumo atual atenda os pacientes já internados. Ainda não há previsão para o retorno dos procedimentos.

PORTAL AEROIN


Grupo de Apoio da FAB reforça ações e detalha como atua na Operação COVID-19


Por Fabio Farias | Publicada em 30/01/2021

Com a necessidade de auxílio ao sistema de saúde do estado do Amazonas, a Ala 8, em Manaus (AM), tem reforçado o apoio à Operação COVID-19 atendendo às demandas do Ministério da Defesa, por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e do Comando Conjunto Amazônia.

Desde o início deste ano, para minimizar os efeitos da pandemia na região, a Organização Militar reforçou a estrutura para dar todo o suporte necessário aos militares que estão atuando diuturnamente no combate ao novo Coronavírus.

A Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), por meio de suas organizações subordinadas, Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD) e Centro de Apoio Administrativo da Aeronáutica (CEAP), vem coordenando as ações dos Grupamentos de Apoio do Distrito Federal (GAP-DF), Grupamento de Apoio de Manaus (GAP-MN) e Base Aérea de Belém (BABE), órgãos que prestam o apoio administrativo às organizações militares operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB) naquelas localidades.

“Somente o GAP-MN, por exemplo, mobilizou um efetivo de 63 militares para atuarem diretamente na Operação. Em coordenação com o CEAP, montou uma estrutura de apoio às equipes operacionais, atuando 24 horas por dia, principalmente em relação a refeições (3.600 unidades) e lanches de bordo (2.450 unidades), hospedagem (927 tripulantes), auxílio à equipe hospitalar e a pacientes, além do apoio de tudo mais que for necessário aos homens e mulheres envolvidos na Operação COVID-19”, destaca o Subdiretor de Pagamento de Pessoal e Chefe do CEAP, Brigadeiro Intendente Alexandre Santana Nogueira.

Suporte do GAP-MN

Na Ala 8, o Grupamento de Apoio de Manaus (GAP-MN) é quem viabiliza o suporte aos militares em trânsito durante a Operação COVID-19. O Chefe do GAP-MN, Tenente-Coronel Intendente Emanuel Rosa dos Santos Junior, explica que este auxílio, no contexto da Operação COVID-19, acontece, principalmente, em três serviços: hospedagem, subsistência e disponibilidade de infraestrutura e de viaturas.

O intuito é proporcionar condições adequadas para o cumprimento das missões. “Na hospedagem, todos os protocolos de segurança e desinfecção de instalações são realizados. Além disso, visando facilitar o acionamento das equipagens, buscamos hospedar os integrantes das equipes sempre no mesmo hotel, evitando transtornos para a Operação”, explica o Oficial.

O Chefe do Hotel de Trânsito, Tenente Intendente Sidclei Junger da Silva Junior, conta que o atendimento tem sido de até 110 militares, diariamente. “Sabemos que as missões a serem cumpridas são essenciais e nada mais satisfatório e justo que o GAP-MN proporcione um atendimento condizente a estes homens e mulheres que trabalham salvando vidas e transportando pacientes para todas as regiões do País”, complementa.

No serviço de subsistência, dada a característica da Operação, são disponibilizadas refeições 24 horas por dia, no local onde for necessário. “Isto contempla refeições a bordo de aeronaves, nos hotéis e nos ranchos (refeitórios). Também buscamos prover o máximo de segurança às equipagens e, por isso, o Serviço de Subsistência segue rigorosos protocolos de segurança e foi reservado um refeitório exclusivo para as tripulações”, explica o Tenente-Coronel Emanuel.

O Chefe do Rancho, Tenente Intendente Jefte de Souza Targino, explica como funciona o apoio para a tripulação. “Atuamos como alicerce dos militares que estão envolvidos diretamente na Operação, proporcionando o melhor conforto. Todas as ações visam ao cumprimento das atividades em apoio à sociedade”, destaca, salientando que a Unidade mantém em funcionamento, 24 horas por dia e sete dias por semana, o refeitório – servindo café da manhã, almoço e jantar.

“Além do apoio aos militares, também fornecemos alimentação a bordo das aeronaves para os passageiros, profissionais de saúde e pacientes que são transferidos de Manaus para outros estados”, completa o Tenente Targino.

Quanto à disponibilidade de infraestrutura e de viaturas, este é o serviço que viabiliza a consecução dos anteriores. “É necessário um grande empenho para manter a disponibilidade de viaturas para o transporte das tripulações e das refeições, bem como para manter sistemas de refrigeração, de elétrica e hidráulica em pleno funcionamento”, pontua o Chefe do GAP-MN.

Além disso, o apoio das viaturas otimiza o deslocamento das tripulações e pessoal de apoio da área operacional para os hotéis de trânsito e para os refeitórios.

JORNAL A CRÍTICA (AM)


Transferidos para outros estados já chegam a 343, diz Ministério da Saúde

Até agora foram 335 pessoas acometidas pela Covid-19 e oito em tratamento oncológico para 13 estados e o Distrito Federal

Portal A Crítica | Publicada em 30/01/2021 15:43

O número de pacientes do Amazonas transferidos para tratamento em outros estados brasileiros chegou a 343 neste sábado (30/01). A operação está sendo realizada pelo Ministério da Saúde (MS) e Governo do Amazonas, com o apoio do Ministério da Defesa. Do número total de transferidos, 335 são pacientes com Covid-19 e oito em tratamento oncológico. Destes, 96 já retornaram curados para Manaus, até o momento.

A previsão é que neste sábado mais 36 pessoas diagnosticadas com Covid-19, de gravidade leve ou moderada, condição que permite a remoção aérea, sejam transferidas para outros estados, sendo 18 são para Natal/RN e 18 para Florianópolis/SC.

Os pacientes estão sendo transferidos para leitos de hospitais universitários federais, vinculados ao Ministério da Educação, disponibilizados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). E, também, para leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) de outros estados.

A iniciativa de realocar pacientes do Amazonas em outros estados é uma das ações implementadas pelo MS para reorganizar e desafogar o sistema de saúde local, junto com medidas de ampliação de leitos nos hospitais e implantação de Enfermaria de Campanha em Manaus.

A meta, de acordo com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, é transferir 1,5 mil pacientes, abrindo leitos para os casos graves, nesse período de novo pico de Covid-19 no estado.

Dos 343 pacientes transferidos do Amazonas, 48 foram para Goiás, 41 para o Rio Grande do Norte, 39 para o Maranhão, 36 para o Espírito Santo, 30 para Alagoas, 27 para Pernambuco, 23 para o Piauí, 23 para o Pará, 18 para Minas Gerais, 17 para o Paraná, 15 para o Distrito Federal, 15 para a Paraíba, oito para o Rio de Janeiro e três para o Acre.

Os voos partem da capital amazonense, Manaus, e dos municípios de Parintins e Tabatinga. São realizados pela Força Aérea Brasileira (FAB), em aeronaves com estrutura e equipamentos adequados para o transporte seguro dos pacientes.

As oito pacientes oncológicas removidas de Manaus, todas com câncer de mama, foram recebidas para cirurgia no Hospital de Câncer 3, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro/RJ, na última sexta-feira (29/01). Mais voos para pacientes não-Covid estão previstos para a próxima semana.

Entre os já curados que retornaram para Manaus, total de 96 pessoas, 63 delas chegaram entre quinta-feira (28/01) e a madrugada deste sábado (30/01), vindas de São Luís (MA), Natal (RN), Teresina (PI), Goiânia (GO), Belém (PA), Maceió (AL), João Pessoa (PB) e Uberaba (MG).

Mais 14 pacientes com Covid-19 são transferidos para Natal

Acompanhados por uma equipe de profissionais de saúde, os pacientes foram transferidos dos hospitais 28 de Agosto, SPA São Raimundo, SPA Joventina Dias, SPA São Raimundo, SPA Danilo Corrêa e UPA Campos Sales

Portal A Crítica | Publicada em 30/01/2021 17:00

O Governo do Amazonas segue agindo com medidas de combate à Covid-19 no Estado. E, na tarde deste sábado (30/01), mais 14 pacientes infectados com o novo coronavírus, internados em 6 unidades de saúde na capital, foram transferidos para o Hospital Universitário de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, onde receberão assistência para o tratamento da doença.

O avião com os pacientes decolou da base da Força Aérea Brasileira (FAB), no aeroporto Ponta Pelada, bairro Crespo, zona Sul de Manaus, por volta das 14h. Dos 14 transferidos, 7 são do sexo masculino e 7 do sexo feminino.

Acompanhados por uma equipe formada por profissionais de saúde, os pacientes foram transferidos dos hospitais 28 de Agosto, SPA São Raimundo, SPA Joventina Dias, SPA São Raimundo, SPA Danilo Corrêa e UPA Campos Sales para 14 leitos disponibilizados na capital potiguar.

O transporte aéreo tem sido realizado em aeronaves da FAB, adaptadas com equipamentos que garantem a estabilidade e segurança dos pacientes. Para viajar, todos os pacientes precisam apresentar quadro clínico favorável para suportar a viagem, até que sejam internados na unidade de saúde onde darão prosseguimento ao tratamento.

A ação de transferência ocorre mediante o convênio que o Governo do Estado possui com os hospitais universitários de outros estados e com o apoio do Ministério da Saúde e da Força Aérea Brasileira (FAB).

Até o momento, um total de 333 pacientes já foram transferidos para os estados do Piauí (23), Maranhão (39), Brasília (15), Paraíba (15), Rio Grande do Norte (55), Goiânia (32), Alagoas (30), Espírito Santo (36), Pará (23), Acre (3), Pernambuco (27), Minas Gerais (18) e Paraná (17).

Transferências de pacientes da capital para outros estados: 311

  Destinos:
Teresina (PI): 23 (Viagens 15 e 24/01)
São Luís (MA): 39 (Viagens 15, 16 e 19/01)
Brasília (DF): 15 (Viagem 16/01)
João Pessoa (PB): 15 (Viagem 17/01)
Natal (RN): 55 (Viagens 17, 20 e 30/01)
Goiânia (GO): 32 (Viagens 18/01 - tarde e noite)
Belém (PA): 17 (Viagem 22/01)
Maceió (AL): 30 (Viagens 20 e 26/01)
Vitória (ES): 36 (Viagens 21/01 - tarde e noite)
Recife (PE): 27 (Viagens 23 e 25/01)
Uberaba (MG): 18 (Viagem 24/01)
Curitiba (PR): 17 (Viagem 28/01)

  Transferências de pacientes do interior para outros estados: 22

  Origem – Destino:
Tabatinga - Acre: 3 (viagem 15/01)
Parintins - Pará: 6 (viagens 18 e 19/01)
Parintins - Natal: 13 (viagem 25/01)

OUTRAS MÍDIAS


Cavok - BRASIL: Forças Armadas ultrapassam 900 horas de voo em apoio ao estado do Amazonas


Fernando Valduga | Publicada em 30/01/2021 08:00

Em apoio à crise no sistema de saúde pública no estado no Amazonas, a Força Aérea Brasileira (FAB) alcançou 915 horas de voo.

Na batalha para salvar vidas, as missões aéreas desenvolvidas pelos militares totalizam 131 viagens, com média de deslocamento de aproximadamente 44 horas por dia. A carga transportada, entre tanques de oxigênio líquido, cilindros de oxigênio e equipamentos para o combate ao novo coronavírus, soma 968 toneladas.

Desde o dia 08 de janeiro, aeronaves da FAB realizaram 97 trajetos de apoio logístico e 34 para remoção de 349 pacientes do Amazonas para hospitais de outros unidades da federação.

Até esta quinta-feira (28), 3.918 cilindros de oxigênio foram transportados para municípios do Amazonas, sendo 1.150 por balsas. Seguiram, ainda, em aeronaves da FAB 15 usinas de produção de oxigênio, 235 tanques de oxigênio líquido e 3,1 toneladas de medicamentos.

A Marinha do Brasil enviou 47 respiradores de baixo custo ao estado. Os equipamentos doados foram desenvolvidos em parceria entre o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e a Universidade de São Paulo (USP).

Defesa.com - FAB transporta pacientes oncológicos de Manaus (AM) para o Rio de Janeiro (RJ)


Publicada em 30/01/2021 15:38

Um C-97 Brasília da Força Aérea Brasileira (FAB), pertencente ao Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA), cumpriu, nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro, missão de apoio à Operação COVID-19. O intuído foi realizar a remoção de oito pacientes em tratamento oncológico, e seus acompanhantes, para o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a fim de disponibilizar vagas na rede pública de saúde de Manaus (AM) para atendimento de pacientes com o novo Coronavírus.

O FAB 2015 decolou da Ala 8, em Manaus (AM), às 11 horas (horário de Brasília), com destino à Ala 11, no Rio de Janeiro (RJ), onde pousou às 18 horas. Um dos pilotos da aeronave, Tenente Aviador Rafael Félix Raposo da Costa Pereira, comentou sobre o cumprimento da missão. “Muito gratificante auxiliar na transferência desses pacientes de modo a colaborar com a rede pública de saúde de Manaus no enfrentamento da pandemia”, completou o Oficial.

Operação COVID-19

As Forças Armadas estão, desde o início da Operação COVID-19, dedicando seus esforços no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus. O Comando da Aeronáutica emprega seu efetivo e suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira.