NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Carolina Ferraz mostra a pesada rotina das mulheres que querem ser pilotos da FAB

O Domingo Espetacular também destaca as polêmicas festas dos famosos em meio à pandemia. É neste final de semana (3), a partir das 19h45

Da Redação | Publicada em 30/12/2020 19:47

Grandes festas realizadas por famosos nos últimos dias, apesar dos alertas dos especialistas, são tema do Domingo Espetacular deste fim de semana (3).

Neymar e Gabigol esqueceram o isolamento e organizaram eventos para centenas de pessoas.  A confraternização de Carlinhos Maia pode ter espalhado covid-19 para parte dos convidados e até para uma cantora famosa. 

Com exclusividade, o programa revela Genival Lacerda como nunca visto antes. Enquanto o cantor se recupera da covid-19 em um hospital do Recife, o filho do compositor paraibano decidiu prestar uma homenagem ao pai divulgando um material inédito do rei da munganga.

O Domingo Espetacular conta a história de um jovem cuja vida depende do reencontro com a mãe biológica. Ele foi adotado quando tinha apenas 20 dias e, agora, aos 36 anos, precisa de um transplante para sobreviver. Após meses de buscas, ele fica frente a frente com a mulher que o gerou.

Carolina Ferraz mostra a pesada rotina das mulheres que decidiram se tornar pilotos da Força Aérea Brasileira. A apresentadora conta que sentiu na própria pele a dureza do treinamento. “Eu passei um dia encarando o desafio que essa cadete enfrenta!“. 

No quadro Por Onde Anda?, uma fera do pandeiro e da percussão, que explodiu como vocalista de um dos grupos de axé mais famosos do Brasil. O público vai saber como está Reinaldo, ex-Terra Samba, e vai se emocionar com a mensagem que ele recebeu dos filhos.

O Domingo Espetacular, apresentado nesta edição por Carolina Ferraz e Sergio Aguiar, vai ao ar às 19h45, na Record TV. Não perca!

PORTAL METROPÓLES (DF)


Com 234 vagas e salário de R$ 7,3 mil, inscrições do concurso da Aeronáutica encerram neste sábado

Serviço será prestado em diversas localidades do território nacional, incluindo Brasília

Marcus Rodrigues | Publicada em 30/12/2020 16:06

Os interessados em concorrer a uma das vagas no processo seletivo da Aeronaútica têm até este sábado (2/1) para realizar a inscrição através do site da Força Aérea Brasileira. São 234 vagas no total, sendo 105 para administração, 44 para análise de sistemas, 77 de serviços jurídicos e 8 de medicina veterinária. O salário é de R$ 7.315.

O processo seletivo, destinado a profissionais de nível superior, foi aberto no dia 21 de dezembro deste mês. A convocatória será para prestação de serviço militar voluntário em caráter temporário, para o ano de 2021, em diversas localidades do território nacional, incluindo Brasília.

Para a capital federal, estão abertas 28 vagas, sendo 17 para serviços administrativos, sete para funções jurídicas, três para analistas de sistemas e uma para médico veterinário. Para participar, além da escolaridade em nível superior na respectiva área para a qual concorre, os candidatos também deverão estar devidamente inscritos no conselho regional da profissão, quando existir, bem como ser brasileiro nato, ter idade máxima de 40 anos de idade, dentre outras exigências.

De acordo com o aviso de convocação, o voluntário que for incorporado poderá ser empregado em qualquer atividade militar ou considerada de natureza militar, nas Organizações Militares (OM) a que estiver vinculado. Pode, também, ser convocado a missões que se destinem a defender a pátria e a garantir os poderes constituídos, a lei e a ordem, conforme previsão legal.

Os candidatos e candidatas aprovados e convocados irão participar do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) ou Estágio de Adaptação Técnico (EAT). Os voluntários, ao serem incorporados, farão jus à remuneração mensal e aos demais direitos remuneratórios, que se iniciam na data e OM de incorporação, correspondentes ao posto de Aspirante a Oficial, de acordo com a legislação que versa sobre a remuneração dos militares das Forças Armadas.

A participação nos estágios terá duração de 12 meses, a contar da data de incorporação, com possibilidade de ser prorrogado por mais um ano, até o limite de 96 meses. Quanto ao prazo de validade do processo seletivo, este deve expirar após cinco dias corridos a contar da data prevista para a incorporação.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Nova edição da revista destaca o Exercício Operacional Tínia


Agência Força Aérea | Publicada em 30/12/2020 16:05

A nova edição da revista Aerovisão já está disponível online. Na última publicação de 2020, um dos destaques é o Exercício Operacional (EXOP) Tínia, no qual militares da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram de uma guerra simulada, em Canoas (RS) e Santa Maria (RS).

Em entrevista, o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, fala sobre o envolvimento da FAB em Operações simultâneas, como a COVID-19, a Verde Brasil 2 e a Pantanal.

Ainda nesta edição, uma reportagem aborda estudo com foco na alta performance de militares da Força Aérea, onde reações motoras e fisiológicas foram coletadas por sensores instalados em aeronaves e nos próprios pilotos.

Outro destaque da publicação é o desenvolvimento aeroespacial. Matéria mostra a concretização do Centro Espacial de Alcântara, que avança após assinatura de acordo entre Força Aérea Brasileira e Agência Espacial Brasileira. 

Para acessar a revista, clique aqui.

 

DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - A interoperabilidade entre os projetos RDS-Defesa, Link-BR2 e MDLP


Da Redação | Publicada em 29/12/2020 18:15

Na semana de 14 a 18 de dezembro, ocorreram dois eventos onde foi possível demonstrar a integração entre os três projetos do Programa de Interoperabilidade Técnica de Comando e Controle (INTERC2) do Ministério da Defesa (MD): o Projeto RDS-Defesa (Rádio Definido por Software de Defesa), sob responsabilidade do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), do Exército Brasileiro (EB); o Projeto Link-BR2, da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), da Força Aérea Brasileira (FAB); e o Projeto MDLP (Multi Data Link Processor, ou Link Processador Multi Dados, em português), da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), da Marinha do Brasil (MB).

Dentre os objetivos do Projeto RDS-Defesa, destaca-se a pesquisa e desenvolvimento de uma família de rádios veiculares e portáteis (manpack e handheld), baseados na tecnologia de Rádio Definido por Software, além do desenvolvimento de Formas de Onda de Defesa, provendo meios para se alcançar a interoperabilidade nas comunicações táticas das Forças Armadas.

No dia 16, uma equipe formada pelo major Robson França de Moraes e pelo tenente Victor Bramigk, engenheiros militares do CTEx, participou de uma demonstração do RDS-Defesa nas instalações da empresa AEL Sistemas, em Porto Alegre (RS). A demonstração ocorreu durante a visita de autoridades para acompanhar a Campanha de Ensaio em Voo do Projeto Link-BR2 embarcado no F-5M. Estavam presentes o Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e o Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante de esquadra Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar. Na ocasião, foi demonstrada a operação da 1ª versão do RDS-Defesa veicular com a plataforma de rádio utilizada no Link-BR2 e embarcada no F-5M para o teste em voo.

No dia 17, a MB realizou a Prova de Conceito (POC) de seu MDLP, um sistema que pretende integrar todos os links de dados das Forças Singulares em um teatro de operações. Duas unidades do RDS-Defesa foram inseridas nessa Prova de Conceito simulando dois nós de um link de dados do EB que se comunicavam em Rádio Frequência. As seguintes Organizações Militares da MB participaram da citada Prova de Conceito: Comando de Operações Navais (ComOpNav), Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), Centro de Tecnologia da Informação da Marinha (CTIM) e Centro de Análise de Sistemas Navais (CASNAV).

Na Prova de Conceito do MDLP, duas unidades do RDS-Defesa simularam a comunicação de dois nós de um link de dados do EB. Um dos rádios recebia de um simulador os acompanhamentos do link do EB e os transmitia, e o outro rádio recebia os acompanhamentos e os repassava ao MDLP. Com isso, foi possível trazer à realidade um conceito há muito tempo perdido por nosso país: comunicações militares em Rádio Frequência de forma segura, com tecnologia e desenvolvimento nacionais.

Os eventos mostraram que o RDS-Defesa não é mais um conceito de rádio, mas um rádio que opera, implementando a arquitetura SCA (Software Communications Architecture), uma estrutura criada para facilitar a interoperabilidade entre as forças singulares e permitir a portabilidade de formas de ondas entre os rádios.

O Barramento de Interoperabilidade do projeto INTERC2 indica que será possível a total interoperabilidade entre os sistemas de comando e controle (C2) das Forças Singulares e o Sistema de Planejamento Operacional Militar (SIPLOM), do MD, no nível estratégico/operacional.

DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Sargento barbacenense faz belo trabalho voluntário em Campo Grande

Militar é natural de Barbacena e, atualmente, serve no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Campo Grande, onde foi voluntária na recuperação de 115 aparelhos respiradores

Agência Força Aérea | Publicada em 30/12/2020 16:43

“A integração com a sociedade foi, é e sempre será um importante papel das Forças Armadas Brasileiras. Além de ser uma vocação, este atributo consta no arcabouço constitucional que estabelece suas atribuições”. A frase acima faz parte da Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA 11-45/2018), documento instituído pela Força Aérea Brasileira (FAB) como um compêndio para atuação de suas organizações em todo o território nacional. A Concepção Estratégica da Força Aérea 100 faz esta análise “considerando as dimensões continentais do Brasil, cujas características lhe permitem estar presente em pontos inalcançáveis, fazendo uso de seus homens e máquinas, com suas competências e tecnologias, profissionalismo e qualidade, para participar da vida da sociedade em todos os rincões do País, nas mais diversas ações e oportunidades.” Essa é parte do documento sobre a análise estratégica da FAB.

Nada poderia ser mais apropriado para ilustrar este regulamento do que a história da Segundo Sargento Básico em Eletrônica (BET) Ana Maria da Silva. Especialista em Eletrônica, a militar faz parte da Seção Técnica do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Campo Grande (DTCEA-CG), organização militar subordinada ao Segundo Centro de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), órgão regional do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). A Sargento Ana participou como voluntária junto à equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Mato Grosso do Sul (SENAI-MS) no projeto de manutenção dos respiradores hospitalares, equipamento que se tornou fundamental para o tratamento de doentes que contraíram o coronavírus. A inciativa faz parte de uma ação integrada dos departamentos regionais do SENAI de todo o País.

O trabalho viabilizou o conserto de 87 respiradores hospitalares que estavam com algum tipo de defeito, o que contribuiu para uma melhor estrutura no atendimento aos pacientes com Covid-19 em 18 municípios do estado do Mato Grosso do Sul. Antes de integrar o quadro de graduados da Força Aérea Brasileira, a militar trabalhou por mais de seis anos com manutenção de equipamentos eletrônicos. Destes, pelo menos quatro foram com manutenção de equipamentos médicos. Assim, diante da necessidade de mão de obra especializada para ajudar na manutenção dos respiradores não pensou duas vezes para se voluntariar.

“Sei da importância dos ventiladores mecânicos para salvar vidas, não só pela experiência de ter trabalhado em hospital, mas também porque vivi isso na pele quando no final do ano passado minha mãe precisou ficar entubada por 10 dias. Graças a Deus hoje ela está bem”, lembrou.Ela conta que fazer parte deste projeto foi uma maneira de expressar sua gratidão a Deus, aos profissionais de saúde, amigos e familiares pelo apoio que recebeu nesse momento tão difícil de saúde na família. Assim que soube da necessidade de profissionais com conhecimento em manutenção de equipamentos médicos, imediatamente se prontificou a ajudar nos contraturnos da escala de serviço técnico no DTCEA-CG.

Sua função consistiu em fazer a triagem dos respiradores, testes funcionais, consertos simples e liberação para envio à calibração. “Para mim foi uma experiência muito proveitosa trabalhar junto à equipe do SENAI, além da troca de conhecimento com profissionais de excelência, é gratificante saber que pude contribuir de alguma forma para que vidas fossem salvas durante esse período tão difícil de pandemia”.

A Sargento Ana carrega consigo os ensinamentos da mãe, que sempre lhe disse para fazer o bem sem olhar a quem. “Jamais imaginei receber algo em troca por esse trabalho voluntário, além da satisfação de fazer o bem”, lembra. Apenas pessoas mais próximas da militar sabiam de seu trabalho voluntário mas, para sua surpresa, a militar recebeu uma carta de agradecimento dos Ministérios da Saúde e da Economia, um certificado de Honra ao Mérito e uma homenagem da equipe do SENAI-MS.

Ela também teve a oportunidade de conhecer o primeiro paciente de Campo Grande que utilizou um dos respiradores que ajudou a consertar. Depois de quase 30 dias, entubado, o Senhor Jairo Monteiro (nome fictício) está bem. “Não tem preço que pague a sensação de dever cumprido, de ter colaborado para salvar uma vida e assim trazer alegria para sua família. Sou muito grata por isso”, enfatizou.

Para o Comandante do DTCEA-CG, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Sérgio Kebach Martins, “é o talento de nossos militares que faz a diferença para o Brasil. Não só atuando na disponibilidade de nossos auxílios à navegação e sendo suporte ao controle do espaço aéreo, mas também mostrando e exercendo os valores da Força Aérea no exercício da cidadania para a sociedade local. A militar está de parabéns pela iniciativa e merece nosso reconhecimento pelo gesto nobre”, ponderou.

DTCEA Campo Grande

Criado pela Portaria 1351 GM3, em 30 de outubro de 1979, à época Destacamento de Proteção ao Voo de Campo Grande (DPV-CG) sua área de controle abrangia desde o estado do Paraná até o território de Rondônia. Recebeu instalações próprias no Aeroporto Internacional de Campo Grande e equipamentos de auxílio à navegação, necessários à prestação do serviço de controle de tráfego aéreo.

Em julho de 2005, houve mudança de subordinação operacional para o CINDACTA II, quando assumiu novas características, que culminaram com a inauguração de nova e ampla sede no ano de 2008, o que possibilitou o aperfeiçoamento da prestação de serviços de telecomunicações, controle e detecção, com o radar de terminal, informações aeronáuticas e meteorologia. Está subordinado administrativamente à ALA-5 e operacionalmente ao CINDACTA II, fazendo o controle e gerenciamento de tráfego aéreo em uma área de 80 quilômetros ao redor do aeródromo de Campo Grande (SBCG), no Mato Grosso do Sul.