CAPACITAÇÃO
Pelotão contraincêndio da FAB treina profissionais de saúde de Lagoa Santa (MG)
Os profissionais de saúde do Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Lagoa Santa (MG), receberam no mês de julho treinamento em atendimento pré-hospitalar. A instrução foi ministrada pelos militares do Pelotão Contraincêndio do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), unidade da Força Aérea Brasileira especializada na manutenção das aeronaves A-29 Super Tucano e C-95 Bandeirante, localizada a cerca de 40 quilômetros de Belo Horizonte.
Ao todo, 32 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, aprimoraram as técnicas de atendimento. O treinamento envolveu aulas teóricas e atividades práticas em transporte de vítimas com trauma ou mal clínico, utilização de aparelho de reanimação e primeiros-socorros. O treinamento é resuldado de uma parceria entre a prefeitura municipal de Lagoa Santa e PAMA-LS, que surgiu devido ao nível de treinamento dos bombeiros de aeronáutica da FAB, considerado referência na região.
A enfermeira Fernanda Aparecida Silva Mota participou da instrução e destacou a importância de aprimorar os atendimentos para a população local. "Atendemos todos os dias casos de urgência e emergência, como quedas, acidentes de trânsito e acidentes caseiros. Toda a matéria abordada foi adequada à nossa rotina, sendo de suma importância para subsidiar as intervenções da equipe de enfermagem frente às situações de emergência”, ressaltou.
O pronto-atendimento de Lagoa Santa tem capacidade para atender até 4 mil pessoas por mês.