FORMATURA

Força Aérea Brasileira realiza formatura de mais de 800 novos soldados

Publicado: 2020-08-06 11:01:21
Organizações Militares em todo Brasil realizaram as cerimônias seguindo os protocolos de segurança em combate à COVID-19

Organizações Militares (OMs) da Força Aérea Brasileira (FAB), realizaram, no dia 31 de julho, a Cerimônia Militar alusiva ao Compromisso à Bandeira Nacional e a Conclusão do Curso de Formação de Soldados. Mais de 800 novos soldados foram formados e, a partir de agora, estão à disposição da Força para servir ao Brasil. Todas as solenidades seguiram os protocolos de segurança em combate à COVID-19.

Ala 11 forma 238 recrutas

Os 238 recrutas, instruídos pelo Grupo de Segurança e Defesa do Galeão (GSD-GL), no Rio de Janeiro (RJ), desfilaram em cerimônia militar no pátio de formatura da Ala 11 – Base Aérea do Galeão. E os 149 novos soldados do Grupo de Segurança e Defesa do Rio de Janeiro (GDS-RJ), desfilaram no pátio de formatura do Complexo Santos Dumont. O curso de formação teve início em março e teve duração de 21 semanas. As duas cerimônias contaram com a presença do Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto e do Comandante Interino da Ala 11, Coronel Aviador Regis Augusto de Azevedo Peroba.

Academia da Força Aérea (AFA)

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), reuniu os recrutas da Turma Kratos para a solenidade de compromisso à Bandeira Nacional. A cerimônia aconteceu no pátio do Esquadrão de Segurança e Defesa (ESD-YS) e foi presidida pelo Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro. O Comandante do Grupamento de novos soldados, Tenente Infante Adriano Nunes Flores, comentou sobre a formação dos novos soldados. “Durante o período de formação tomamos todos os cuidados relativos à prevenção ao contágio pela COVID-19. E, mesmo com essa adversidade, oferecemos instruções de alto nível”, disse.

Solenidade na Ala 1 

Com o objetivo de formar novos soldados para o cumprimento do serviço militar obrigatório na Força Aérea Brasileira, o Curso de Formação de Soldados da Ala 1 – Base Aérea de Brasília (DF), teve duração de 127 dias. A formação da primeira turma de 2020 foi composta de instruções de Conduta Social, Segurança de Voo e do Trabalho, Higiene e Primeiros Socorros, Ética Profissional Militar, Legislação Militar, Defesa Pessoal, Ordem Unida, Armamento, Segurança das Instalações, Contra Incêndio, dentre outras. A solenidade, realizada no pátio do Grupo de Segurança e Defesa de Brasília (GSD-BR), contou com a presença de 183 militares da Turma Jambock. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Ala 1, Brigadeiro do Ar José Ricardo de Meneses Rocha. “A partir de agora, o cenário muda, no lugar de serem recrutas, em fase de formação, os senhores passam a assumir uma série de responsabilidades e passam a integrar o seleto grupo de militares cuja missão, à luz da Doutrina Básica da Força Aérea, está voltada para as ações de Autodefesa de Superfície, Polícia de Aeronáutica e Seguranças das Instalações", destacou o Oficial-General.

Cerimônia na Ala 5 

O compromisso à Bandeira Nacional dos recrutas da primeira turma do ano de 2020 da Guarnição de Aeronáutica de Campo Grande (GUARNAE-CG), aconteceu em cerimônia presidida pelo Comandante da Ala 5, Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, e contou com a presença do antigo Comandante da Base Aérea de Campo Grande, Brigadeiro Máximo Ballatore Holand. Para o atual Comandante, “o compromisso firmado representa a aceitação consciente das obrigações e dos deveres militares, manifestação da firme disposição de bem cumprí-los”, frisou.

Formatura na Ala 7

Na Ala 7 – Base Aérea de Boa Vista (RR), a cerimônia foi presidida pelo Comandante da OM, Coronel Aviador Newton de Abreu Fonseca Filho. Para o Oficial, durante a formação, os novos militares foram preparados para exercerem diversas funções dentro das Organizações Militares da Aeronáutica. “Tiveram a oportunidade de receber instruções no campo geral e militar para assegurar uma formação moral, propiciando desenvolvimento de aptidões físicas e estimular o espírito de corpo dos novos soldados”, declarou o Comandante, ao parabenizar os novos soldados.

 

Formatura na Ala 12 

Trinta e sete soldados celebraram a formatura no Hangar do Zeppelin, na Ala 12 – Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro (RJ).  A solenidade foi presidida pelo Comandante da Ala 12, Coronel Aviador Marcelo da Costa Antunes e também teve a presença de um efetivo mínimo de militares, em cumprimento aos protocolos exigidos pela Organização Mundial de Saúde quanto ao distanciamento social em razão da COVID-19. O Comandante da Ala parabenizou a todos os formandos e ressaltou a importância da formação militar: “Busquem ser, diuturnamente, a melhor turma que já foi formada na Força Aérea Brasileira, sobretudo, nessas construções históricas da Guarnição Aeronáutica de Santa Cruz. Desejo a todos muitas felicidades!”, finalizou.

BASP incorpora 150 soldados

A solenidade na Guarnição Aeronáutica de São Paulo (GUARNAE-SP) formou 150 novos soldados. O Comandante da Base Aérea de São Paulo (BASP), Coronel Aviador Jailson Oliveira da Silva, reconheceu o esforço dos novos militares, diante do novo cenário de 2020 com os cuidados e mudanças decorrentes do enfrentamento ao novo Coronavírus. “Todo esforço tem sua consequência. A caminhada foi árdua e exigiu muito de cada um de vocês para torná-los capazes de realizar as diversas missões que estão por vir. Que vossa conduta contribua para que a Força Aérea Brasileira contiue mantendo a soberania do espaço aéreo nacional com vistas à defesa da pátria”, falou.

BAFZ

A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) também realizou a formatura de Conclusão do Curso de Formação de Soldados (CFSD). Ao todo, 15 novos militares passam a integrar a Força Aérea Brasileira.

CIAAR forma 50 novos soldados 

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lagoa Santa (MG), formou  50 recrutas da 1ª turma do Curso de Formação de Soldados de 2020, Turma Lobos. Durante o curso de formação, destacaram-se o recruta João Igor Silva, 1º colocado da turma e o recruta Lucas de Abreu Batista, soldado que foi destaque militar, eleito pelos instrutores e companheiros como o recruta-padrão, pela sua irrepreensível conduta militar, zelo, responsabilidade e elevado espírito de corpo demonstrados durante todo o curso.

 

BAFL transmite cerimônia via internet

A solenidade de conclusão do Curso de Formação de Soldados (CFSD) da primeira turma de 2020 – Turma Pégaso – da Base Aérea de Florianópolis (BAFL) aconteceu no hangar operacional e foi presidida pelo Comandante da BAFL, Tenente-Coronel Aviador Ricardo Felzcky. Por conta das restrições da pandemia da COVID-19, a cerimônia foi transmitida via internet para que os familiares dos formandos tivessem a oportunidade de acompanhar. “Tenho certeza de que entregamos à sociedade não somente combatentes, mas cidadãos brasileiros forjados em uma instituição onde os valores morais e éticos, conjugados com disciplina e hierarquia continuam nos balizando para a construção de um Brasil melhor”, declarou o Comandante.

Colaboradores: Tenente Heitor/Ala 7; Tenente Inforzatto/AFA; Tenente Mayara/Ala 11; Sargento Camila Macedo/Ala 12; Tenente Kramer/BASP; Sargento Marcio/BAFZ; Tenente Lorena/CIAAR; Suboficial Seelig/BAFL; Tenente Taciana/Ala 1; Tenente Barbieri/Ala 5

Fotos: Tenente Xavier/Ala 1; Sargento Neves/Ala 7; Soldado Vaz/AFA; Sargento W. Souza/Ala 11; Sargento Neubar/Ala 12; Soldado Zancanaro/BASP; Suboficial Magda/BAFZ; Soldado Talisson/CIAAR; Sargento Balderramas/BAFL; Soldado Anselmo/Ala 1; Soldado Azuaga/Ala 5