CAPACITAÇÃO

Curso de ensaios em voo é direcionado a pilotos, engenheiros e técnicos

Nesta edição são oferecidas 20 vagas
Publicada em: 30/06/2016 11:45
Imprimir
Fonte: IPEV
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

 | Estão abertas as inscrições para o Curso de Ensaios em Voo (CEV) a ser realizado em 2017 pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP). Os requerimentos dos interessados devem dar entrada no DCTA até o dia 22 de julho de 2016.

O curso, destinado a civis e militares, é ministrado pelo IPEV, por meio da Divisão de Formação em Ensaios em Voo (EFEV). Possui a duração de 45 semanas para as modalidades de asa fixa (avião), asas rotativas (helicóptero) e técnico de instrumentação de ensaios. Para a modalidade de engenheiro de instrumentação de ensaios a duração é de 24 semanas. Apenas sete das instituições no mundo que formam esse tipo de mão de obra especializada são reconhecidas pela “Society of Experimental Test Pilots” (SETP), e a EFEV é a única localizada no hemisfério Sul.

A finalidade do CEV, nas modalidades asa fixa e asas rotativas, é formar pilotos e engenheiros qualificados para planejar, executar e gerenciar atividades de ensaios em voo relacionadas com voos experimentais de desenvolvimento, modificação, avaliação ou certificação de aeronaves e/ou sistemas embarcados. Nas modalidades de engenheiro e técnico de instrumentação de ensaios, tem o objetivo de formar engenheiros e técnicos especializados na atividade de instrumentar engenhos aeroespaciais para a coleta de parâmetros (dados/áudio/vídeo) de Ensaios em Voo.

Nesta edição, XXVII CEV, serão oferecidas 20 vagas:
- Piloto de Ensaio Experimental de Asa Fixa (4 vagas);
- Engenheiro de Ensaio Experimental de Asa Fixa (4 vagas);
- Engenheiro de Instrumentação de Ensaio (4 vagas); e
- Técnico de Instrumentação de Ensaios (8 vagas).

Serviço:
XXVII Curso de Ensaios em Voo
Inscrições: até 22 de julho
Site: www.ipev.cta.br
E-mail: efev-sec@ipev.cta.br
Telefone: (12) 3947-4066