HOMENAGEM

Comandante da Força Aérea da Suécia é condecorado com a Ordem do Mérito Aeronáutico

Evento de entrega da OMA foi realizado na Embaixada da Suécia, em Brasília, nesta quinta-feira (22)
Publicado: 23/10/2020 08:20
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta quinta-feira (22), a cerimônia de imposição da Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico, no Grau de Grande-Oficial, ao Comandante da Força Aérea da Suécia, Major-General Carl-Johan Edström. A solenidade foi realizada na sede da Embaixada da Suécia, em Brasília (DF), onde a honraria foi entregue pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Também participaram da solenidade a Embaixadora da Suécia no Brasil, Johanna Brismar Skoog; o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; Oficiais-Generais integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica; o Presidente da Saab, Marcus Wallenberg,  entre outras autoridades civis e militares dos dois países.

Na cerimônia, a Embaixadora da Suécia no Brasil, Johanna Brismar Skoog, comentou sobre a antiga parceria existente entre os dois países. “Como todos sabem, nossos países possuem excelentes relações há quase 200 anos. Nossa parceria abrange comércio, cultura, universidades, esportes e música. Desde 2009, temos uma parceria estratégica de alto valor que nos permite desenvolver uma cooperação ainda mais estreita, em áreas diversas e importantes, para o nosso futuro comum. Temos trabalhado em estreita cooperação, na Suécia e no Brasil, juntos, para assegurar que esse projeto mutuamente importante [do desenvolvimento do Gripen] seja exitoso”, declarou.  

Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Bermudez destacou o significado da condecoração. “Trata-se do reconhecimento da Força Aérea Brasileira pela forma como tem sido conduzido todo o processo da aeronave F-39 Gripen, desde a recepção dos nossos militares e equipes de engenheiros na Suécia, passando pela ampla troca de experiências, cujos resultados serão extremamente benéficos para todos nós, na medida em que contribuirá para o fortalecimento de conceitos doutrinários, operacionais, das questões logísticas e dos novos desenvolvimentos”, ressaltou.

Ao receber a Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico, o Comandante da Força Aérea da Suécia, Major-General Carl-Johan Edström, agradeceu a homenagem e evidenciou a importância estratégica da parceria entre os dois países. “Este é um momento histórico, e estou muito feliz por fazer parte deste evento. É o sinal da grande colaboração entre os dois países, entre as forças e as indústrias dos dois países. Estou incrivelmente orgulhoso de ser o Comandante da Força Aérea Sueca”, pontuou.

OMA

A Ordem do Mérito Aeronáutico é concedida pela Força Aérea Brasileira (FAB) a personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, por terem se destacado no exercício da sua profissão ou em reconhecimento aos serviços prestados ao País. A distinção pode ser concedida em cinco graus: Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

Fotos: Soldado Wilhan Campos / CECOMSAER