CFIAE

CFIAE – Mais de quatro décadas de história

Autarquia segue na missão de facilitar a conquista da casa própria, promovendo novos empreendimentos para os militares, inativos, servidores civis e pensionistas
Publicada em: 14/04/2021 11:59
Imprimir
Fonte: Aspirante Flávia Fialho
Edição: Agência Força Aérea, por Sargento Clara Avelino - Revisão: Capitão Oliveira Lima

A Caixa de Financiamento Imobiliário da Aeronáutica (CFIAe), localizada no Rio de Janeiro (RJ), é uma Autarquia que tem como missão promover as melhores condições possíveis para a consecução ou reforma da moradia própria, por meio do desenvolvimento de mecanismos, consultorias, projetos, empreendimentos, empréstimos, financiamentos e parcerias, buscando sempre a satisfação dos beneficiários (militares, servidores civis, veteranos e pensionistas). Desde a sua criação, em 1979, a CFIAe concretizou 66 empreendimentos residenciais em todo o território nacional, entregando mais de 9.606 residências, sendo as últimas em Brasília (DF), São José dos Campos (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Além da produção de unidades habitacionais e da construção de moradias enquadradas, prioritariamente, no “Programa Casa Verde e Amarela” (antigo “Programa Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal, para beneficiários de menor renda), a CFIAe oferece outras facilidades como: financiamento de recursos para reformas ou legalização de moradias próprias; consultoria financeira, com informações sobre as melhores condições de financiamento praticadas por instituições financeiras para concessão de Carta de Crédito Habitacional e melhores taxas de juros; divulgação de imóveis ofertados pelo mercado e meios necessários para a sua aquisição; revenda de imóveis retomados judicialmente, entre outras.

O Presidente da CFIAe, Major-Brigadeiro do Ar Antônio Ricardo Pinheiro Vieira, fala sobre o novo trabalho da Instituição. “Estamos com um empreendimento pronto para ser lançado em Canoas (RS), perto da Base Aérea e do Clube Fênix. Em virtude da conjuntura atual, nossos planos tiveram que sofrer alterações, mas assim que a situação evoluir positivamente daremos continuidade ao nosso planejamento. Mais informações estão disponíveis no nosso site”, destaca o Oficial-General.

O cadastro dos beneficiários nos sites www.cfiae.intraer ou https://www2.fab.mil.br/cfiae/ é fundamental para o CFIAe continuar atendendo as demandas e, assim, direcionar o trabalho da Organização.

História

A questão da moradia sempre esteve em pauta no antigo Ministério da Aeronáutica. Contudo, o tema passou a receber atenção mais ampla no final da década de 70, chegando a figurar como uma das metas prioritárias.

Assim, em 05 de novembro de 1979, o Ministro de Estado da Aeronáutica na época, Tenente-Brigadeiro do Ar Délio Jardim de Mattos, aprovou as diretrizes básicas para a elaboração do Plano Habitacional do Ministério da Aeronáutica. Por conseguinte, viu a necessidade da FAB possuir uma entidade com a finalidade de atuar nessa área.

A proposta de criação foi apresentada ao Presidente da República até então, General João Figueiredo, que a encaminhou como Projeto de Lei ao Congresso Nacional. Logo, por meio da Lei nº 6.715, de 12 de novembro de 1979, foi criada a Caixa de Financiamento Imobiliário da Aeronáutica (CFIAe), uma Autarquia de Regime Especial, vinculada ao Ministério da Aeronáutica.

O Major-Brigadeiro Vieira destaca a importância da Organização. “A CFIAe trabalha em prol da comunidade aeronáutica e não tem fins lucrativos. Nosso objetivo é exercer o papel de instrumento facilitador para a realização do sonho da casa própria dos nossos beneficiários, militares e servidores civis, inclusive inativos e pensionistas”, disse o Presidente da CFIAe.

Foto: CFIAe