DIA DA INTENDÊNCIA

Força Aérea Brasileira celebra 77 anos da Intendência da Aeronáutica

A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (23/08) na DIRAD, no Rio de Janeiro (RJ)
Publicada em: 24/08/2022 20:02
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz

A Intendência é uma área de atuação multidisciplinar, que abrange atividades ligadas à Administração, à Contabilidade e às Finanças. Isso torna as possibilidades de trabalho do Oficial Intendente bastante diversas. As atividades exercidas pelos Oficiais Intendentes são transversais a praticamente todas as áreas de atuação da Força Aérea Brasileira (FAB). Antes de efetivar o emprego do Poder Aeroespacial, ou até mesmo a consecução das atividades de preparo, uma série de atividades administrativas é realizada.

A formação do Oficial Intendente começa na Academia da Força Aérea (AFA). Durante quatro anos, os cadetes intendentes recebem instruções militares de formação básica e cursam o bacharelado em Administração, com ênfase em Administração Pública, além de Ciências da Logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica. Depois de formados, passam ainda por um curso de especialização, o Curso Prático para Aspirantes a Oficial Intendente (CPAINT).

No dia de 23 de agosto de 1945, o Serviço de Intendência da Aeronáutica foi criado e, agora, completa 77 anos de história. Para celebrar a data, a Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD), localizada no Rio de Janeiro (RJ), realizou, uma cerimônia militar em comemoração ao Dia da Intendência da Aeronáutica. O evento contou com a presença do Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e de demais autoridades.

Em suas palavras o Comandante da Aeronáutica, destacou, a importância da presença feminina no Quadro de Intendência. Com seu detalhismo, sensibilidade e delicadeza. “É com muito orgulho que temos vocês, de modo equânime, trabalhando lado a lado, compartilhando experiências e comemorando cada vitória. Estejam certas de que ‘Do Acanto, a florente pureza’ vocês tornaram nossa Força ainda mais vibrante” destacou. O Oficial-General, comentou ainda sobre o processo de reestruturação da Força. “Os valores praticados por vocês tornam-se extremamente relevantes, tais como: a integridade, a ética e a disciplina, pois eles, além de fortalecerem o seu caráter militar, contribuem para o engrandecimento do nosso País”, finalizou.

O Diretor de Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Mauro Fernando Costa Marra, ressaltou o papel da Intendência. “A Intendência está envolvida em várias etapas, principalmente em transformar a Administração em uma Administração menos burocrática, mais voltada para o digital. A gente está se readequando ao que o Brasil oferece e a FAB está se readequando”, comentou.

Assista aqui ao vídeo da cerimônia

Fotos: Sargento Muller Marin / CECOMSAER

Vídeo: Sargento Mônica / CECOMSAER