DIA DA BANDEIRA
Dia da Bandeira: símbolo da identidade e da soberania brasileira
Há 134 anos o nosso país estabelecia a Bandeira Nacional. Criada em 19 de novembro de 1889, após a Proclamação da República, nosso “símbolo augusto da paz”, desenhado pelo francês Jean Baptista Debret, representa os valores e princípios que a nação busca seguir. Nesse dia, é importante relembrar a história por trás da criação da bandeira e refletir sobre o amor e o respeito ao país.
Conforme explicação da Oficial Adjunta da Seção de Estudos e Pesquisa Historiográfica (SEPH), do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Tenente Historiadora Andréia Elizabeth Bohn Lüder, as cores e elementos emblemáticos da nossa bandeira possuem significados importantes, que refletem a história e os ideais do Brasil. “Antes da República, o verde representava a cor da família de Bragança, ou seja, a família Imperial; o amarelo fazia parte do brasão de armas de Portugal e era a cor oficial do brasão da dinastia de Habsburgo, servindo de homenagem à Imperatriz Leopoldina; já o azul e o branco estão associados às origens de Portugal, fazendo uma referência direta ao condado Portucalense”, contou.
A Tenente Historiadora Andréia Lüder salientou mais detalhes sobre o Pavilhão Nacional. Após a República, o verde passou a representar as florestas e os biomas; o amarelo, o ouro e as riquezas nacionais; o azul, o céu; e as constelações correspondem ao aspecto celeste na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889. Cada estrela representa um estado da nação.
A frase "Ordem e Progresso" remonta à teoria filosófica do positivismo, uma das filhas do Movimento Iluminista. Foi com o filósofo e matemático Augusto Comte (1798-1857) que o positivismo teve sua teoria fortalecida, pois ela se baseia em um processo científico que busca compreender o ordenamento futuro, criando a possibilidade de realizar uma previsão das etapas da evolução histórica das nações.
O Dia da Bandeira oportuniza lembrar que o patriotismo vai além do simples ato de hasteá-la. A data também nos leva a refletir sobre o papel de cada cidadão na construção de um país melhor, mais justo e mais próspero. É um momento para reforçar o respeito às leis, à diversidade e aos valores que tornam o Brasil uma nação única.
Nessa perspectiva, portanto, a Força Aérea Brasileira reafirma o compromisso de honrar e defender a Pátria, se preciso for, com o sacrifício da própria vida.
Foto: CECOMSAER