EVENTO INTERNACIONAL
Militar da FAB representa o Brasil no JCWS nos EUA
O Piloto de Caça da Força Aérea Brasileira (FAB), Major Aviador Sérgio Augusto Puhle Júnior, do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), representou o Brasil no Joint and Combined Warfighting School Course (JCWS) em Norfolk, VA, nos Estados Unidos da América (EUA), realizado entre os meses de março a junho de 2024. O curso contou com a participação de 140 alunos, entre eles, 134 representantes de todas as Forças Armadas dos EUA (Navy, Army, Air Force, Space Force, Marine Corps, National Guard). A turma foi dividida em seminários com 14 a 16 alunos e o Oficial Brasileiro integrou o Seminário 10, que se sagrou campeão do Campeonato de Softball, representando a taça eficiência do curso.
A missão da JCWS é preparar profissionais de segurança nacional para planejar e executar operações complexas. Os formandos do curso são pensadores críticos, com uma mentalidade operacional, capazes de transformar estratégias de segurança nacional, militar e teatral em planos operacionais eficazes. A escola enfatiza o trabalho em equipe e as perspectivas conjuntas, interagências e multinacionais.
Currículo Abrangente
O currículo da JCWS é rigoroso e abrangente, incorporando os conceitos operacionais mais recentes e lições aprendidas em cenários realistas. O curso é estruturado para replicar atividades reais realizadas por comandos combatentes, proporcionando aos alunos uma experiência prática e relevante. A JCWS realiza quatro semestres de aulas residentes e por satélite anualmente, além de três interações de cursos híbridos, atendendo a mais de 1.100 participantes dos EUA e internacionais.
Preparação para o Futuro
A Joint and Combined Warfighting School é fundamental para a formação de líderes militares capazes de enfrentar os desafios modernos. Com um currículo robusto e uma abordagem prática, a JCWS garante que seus graduados estejam prontos para desempenhar papéis críticos em operações conjuntas em todo o mundo.
“Participar do curso foi uma experiência transformadora tanto pessoal quanto profissional. Ampliou minha compreensão sobre operações conjuntas e combinadas, além de fortalecer habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Profissionalmente, o currículo rigoroso e realista da JCWS capacitou-me a planejar e executar operações de maneira mais eficiente e eficaz, habilidades essenciais para enfrentar desafios modernos no campo de batalha. Para a Força Aérea Brasileira, a participação no JCWS representa um ganho significativo, elevando o nível de preparação e competência dos nossos Oficiais”, afirmou o Major Puhle.
Fotos: COMAE