COMPETIÇÃO
Equipe de Paraquedismo da FAB é Vice-Campeã do Campeonato Latino-Americano
Os militares da Equipe de Paraquedismo da Força Aérea Brasileira -Equipe Falcões - foram Vice-Campeões no Campeonato Latino-Americano de Paraquedismo na modalidade Precisão, que aconteceu na cidade de Varadero, em Cuba, entre os dias 20 e 25/08.
O campeonato civil reuniu atletas dos seguintes países: Cuba, Brasil, Chile, El Salvador, Montenegro e Rússia. A Seleção Brasileira foi composta pelos militares: Capitão Especialista em Fotografia Rodrigo Gonçalves; Sargento Especialista em Guarda e Segurança Diogo Pereira Rocha; Sargento Especialista em Guarda e Segurança Ezequiel de Souza Luiz; Sargento Especialistas em Informática Leandro Simões Duarte; e a Sargento Atleta Soraya Ribeiro, que durante a competição representaram muito bem nosso país.
Na categoria individual feminina, a Sargento Soraya ficou em terceiro lugar com a medalha de bronze. E o Capitão Gonçalves sagrou-se Bicampeão Latino-Americano no individual masculino de Precisão, conquistando pelo segundo ano consecutivo o lugar mais alto do pódio.
O Chefe de equipe e atleta Capitão Gonçalves ressaltou a dedicação da equipe nos treinos. “Este ano tivemos um resultado muito positivo no campeonato, pois o Time Brasil conquistou três pódios: uma medalha de prata por equipe masculina, uma medalha de ouro no individual masculino e uma medalha de bronze no individual feminino. Para o paraquedismo brasileiro, essas conquistas são muito importantes, pois mostra que nossos atletas estão cada vez mais se dedicando à modalidade e com isso nosso esporte está se destacando", declarou.
Nesta prova de Precisão de Aterragem, o paraquedista realiza dez saltos de uma altura de 3.500 pés e é necessário navegar e conduzir seu paraquedas para pousar no colchão que possui o prato eletrônico de 16 cm de raio, com o alvo chamado mosca medindo 2 cm. Vence o paraquedista que conquistar a menor pontuação no somatório dos dez altos.
Equipe Falcões
A equipe de Paraquedismo da FAB surgiu no ano de 1969 na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), situada em Guaratinguetá (SP), e levava o nome de “Boinas Azuis”. O Primeiro Campeonato das Forças Armadas foi no ano de 1977, na cidade de Casa Branca (SP). Em 1981, militares da FAB participaram pela primeira vez de uma competição do Conselho Internacional de Desporto Militar na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes. A equipe passou a ser chamada de Falcões a partir de 2007 e sua sede foi transferida para a Comissão de Desportos da Aeronáutica, no Rio de Janeiro (RJ).
Fotos: CDA