MÊS DA ASA

Comunidade Aeronáutica Brasileira em Washington promove agenda de eventos do Mês da Asa

Houve solenidade de entrega de condecorações, inauguração do Memorial Alberto Santos Dumont, celebração religiosa e corrida.
Publicada em: 29/10/2024 11:21
Imprimir
Fonte: Adidância de Defesa e Aeronáutica nos EUA
Edição: Agência Força Aérea, Ten Vieira

Em comemoração ao Mês da Asa, a Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington, D.C., nos Estados Unidos, promoveu uma série de ações alusivas ao Dia da Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB). No dia 22 de outubro, ocorreu cerimônia em menção aos dias alusivos, celebrando-se também os oitenta anos da chegada do Primeiro Grupo de Aviação de Caça na Itália, para a campanha da Segunda Guerra Mundial. O momento foi ainda marcado pela entrega de condecorações do Comando da Aeronáutica (COMAER): a Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) e a Medalha Mérito Alberto Santos Dumont.

A solenidade, realizada no salão Father O’Connell Hall da Universidade Católica da América, foi presidida pelo Diretor-Geral da Secretaria da Junta Interamericana de Defesa (JID), Major-Brigadeiro do Ar Flávio Luiz De Oliveira Pinto, e coordenada pelo Adido de Defesa e Aeronáutica nos Estados Unidos, Brigadeiro do Ar Fábio Luís Morau.

Nas palavras proferidas pelos Oficiais-Generais da FAB que discursaram no evento, ressaltaram-se as ações das asas da FAB que estão sempre prontas para atuar onde o Brasil precisar. Destacaram-se, ainda, as recentes missões desenvolvidas em torno de catástrofes climáticas ocorridas no Brasil, envolvendo as enchentes no Sul do país e os incêndios na região Central, além da garantia da segurança de brasileiros nos diversos voos de repatriação operacionalizados em áreas de risco.

Dentre as autoridades que participaram do evento, destacou-se a presença do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos Estados Unidos, General Charles Q. Brown Jr., do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Norte-Americana, General David Wayne Allvin, além do Cônsul-Geral do Brasil em Washington, Embaixador João Luiz Pereira Pinto e do Chefe-Representante da Missão Permanente do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), Embaixador Benoni Belli.

Na segunda-feira (21/10), foi inaugurado, no âmbito da Embaixada do Brasil nos Estados Unidos da América (EUA), o espaço cultural “Memorial Alberto Santos Dumont”. O projeto do Memorial foi idealizado pela Adidância de Defesa e Aeronáutica nos EUA, a partir de uma parceria firmada com a Biblioteca Oliveira Lima, que está sediada na estrutura da Universidade Católica Norte-Americana.

A Biblioteca Oliveira Lima é considerada um tesouro cultural brasileiro no exterior do Brasil, abrigando o terceiro maior acervo conhecido de obras relacionadas ao seu Descobrimento, a episódios envolvendo pessoas proeminentes e à construção da História Brasileira. De uma forma especial, foram encontrados registros relativos ao Pai da Aviação e aos irmãos Alexandre e Bartolomeu de Gusmão.

O objetivo primordial da criação do Memorial foi a divulgação do conteúdo dos documentos mencionados, no sentido de valorizar e de enaltecer as ações inovadoras únicas desenvolvidas por Alberto Santos Dumont. O acervo mencionado é composto por mais de 58 mil livros, correspondências trocadas entre intelectuais, 600 quadros e incontáveis álbuns de recortes com notícias de jornais de época, relacionados com a história do Brasil.

Participaram da inauguração como principais autoridades, a Embaixadora do Brasil nos Estados Unidos da América, Maria Luiza Ribeiro Viotti, a Vice-Reitora de Estratégias Globais da Universidade Católica da América, Doutora Duília Fernandes De Mello, assim como diplomatas, Adidos Militares e Adidos Civis das missões institucionais sediadas nos EUA.

Ainda durante a semana, como parte das celebrações, foi realizada uma corrida comemorativa nas instalações do Forte Lesley J. McNair - Base do Exército dos Estados Unidos, em Washington. O evento, com um percurso de 5 km, representou mais um marco nas comemorações do Dia do Aviador e do Dia da Força Aérea Brasileira.

A corrida contou com a participação de militares da FAB, incluindo membros da Junta Interamericana de Defesa (JID), do Colégio Interamericano de Defesa (CID), da Adidância de Defesa e Aeronáutica, da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington (CABW) e da Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa (RBJID).

O Diretor-Geral da Secretaria da JID, Major-Brigadeiro do Ar Flávio, destacou a importância do evento. "Esta é uma oportunidade de confraternização e integração entre os militares que servem no exterior, fortalecendo os laços de união e espírito de equipe", afirmou.

Por fim, em complemento às ações, houve também um momento religioso na imponente Basilica of the National Shrine of the Immaculate Conception, localizada no Campus da Universidade, onde os participantes tiveram a oportunidade de realizar orações individuais e compartilhar mensagens de fé e esperança, fortalecendo os vínculos entre os membros da comunidade Aeronáutica local.

Fotos: Adidância de Defesa e Aeronáutica nos EUA

imagens/original/48115/22.JPG
imagens/original/48115/23.JPG
imagens/original/48115/25.JPG
imagens/original/48115/26.JPG
imagens/original/48115/28.JPG
imagens/original/48115/29.JPG
imagens/original/48115/31.JPG
imagens/original/48115/basilica1.JPG
imagens/original/48115/basilica3.JPG
imagens/original/48115/corrida1.JPG
imagens/original/48115/corrida2.JPG
imagens/original/48115/museu3.JPG
imagens/original/48115/museu4.JPG