NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Chega à última semana o prazo de inscrições para o Exame de Admissão da Academia da Força Aérea (AFA)


Murilo Basseto | Publicada em 17/04/2024

A Força Aérea Brasileira ressalta que seguem abertas apenas até a próxima segunda-feira, 22 de abril, as inscrições para o Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica do ano de 2025, realizados na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

Para participar do Exame de Admissão o candidato deve ser voluntário, de ambos os sexos (para os Cursos de Formação de Oficiais Aviadores e Intendentes), ou somente do sexo masculino (para o Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica) e estar ciente de todas as condições previstas no edital.

Ainda, o candidato não pode ser menor de 17 (dezessete) anos e nem completar 23 (vinte e três) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula no Curso, e ter concluído, na data da Concentração Final do exame, o Ensino Médio, além de outras exigências previstas nas Instruções Específicas.

O processo seletivo é composto por Provas Escritas (língua portuguesa, língua inglesa, matemática, física e redação), Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, Procedimento de Heteroidentificação Complementar (para candidatos que optarem por concorrer às vagas reservadas aos negros) e Validação Documental.

Para realização de todas as etapas previstas no Exame, o candidato deverá observar o rigoroso cumprimento dos critérios e prazos estabelecidos nas Instruções Específicas disponibilizadas pela FAB, que podem ser acessadas clicando aqui. Outras informações e a página de inscrições podem ser acessada clicando aqui.

Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica celebra 5 anos garantindo a segurança do tráfego aéreo


Juliano Gianotto | Publicada em 17/04/2024

O Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), completou cinco anos de atividades no último dia 12 de abril, sendo considerado o centro de referência meteorológica no Brasil. Como missão, o CIMAER presta o serviço de vigilância e previsão para garantir a segurança e a eficiência do tráfego aéreo.

Localizado no Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), as atividades promovidas pelo CIMAER têm contribuído com a segurança do tráfego aéreo, viabilizando a otimização de recursos e o aumento da eficiência da prestação do serviço de meteorologia aeronáutica. Para analisar as informações meteorológicas e entregá-las aos usuários na forma de previsão, a unidade usufrui de ferramentas operacionais que otimizam os recursos humanos, promovendo mais agilidade nos atendimentos.

Um exemplo disso é o serviço VOLMET, que disponibiliza a transmissão de informações meteorológicas em tempo real durante o voo, contribuindo para rotas mais seguras e eficientes. No último mês de março, o CIMAER concluiu a absorção integral do serviço VOLMET quando, até então, o serviço era prestado pelos Centros Meteorológicos de Vigilância, localizados nos quatro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo (CINDACTA), com suas respectivas sedes em Brasília, Curitiba, Recife e Manaus.

“A meteorologia interfere diretamente em um voo e através da prestação do serviço de previsão e vigilância meteorológica, o CIMAER atua de forma incisiva no seu planejamento. Exemplo disso é o VOLMET, onde os operadores fornecem aos pilotos dados sobre ventos, visibilidade, nuvens, temperatura, pressão atmosférica e outros fatores meteorológicos que podem impactar as operações aéreas. Mais de 10 mil comunicações entre piloto e meteorologista foram realizadas de 2022 até o momento em todo o País evitando, assim, incidentes e atrasos nas viagens”, explicou o Comandante do CIMAER, Coronel Especialista em Meteorologia José Messias Rocha Mendonça.

Além do VOLMET, o Comando da Aeronáutica, por meio do DECEA, também investiu no sistema Webradar, que integra os radares meteorológicos instalados em todo o Brasil e são operados remotamente; e na atualização do Sistema do Banco Internacional de Dados Operacionais de Meteorologia (OPMET), proporcionando um aprimoramento do intercâmbio de informações.

Parabéns ao CIMAER e a todos os profissionais que se dedicam à comunidade meteorológica nacional e internacional, e contribuem ao serviço do tempo e do clima para as novas gerações.

 

 

DEFESA EM FOCO


OPERAÇÃO DE ALTO-MAR: FAB REALIZA EVACUAÇÃO AEROMÉDICA CRÍTICA COM SUCESSO

Helicóptero H-36 Caracal do Esquadrão Falcão executa missão de resgate a 100 Milhas Náuticas de Recife, destacando a eficiência e capacidade de resposta da Força Aérea Brasileira.

Marcelo Barros | Publicada em 17/04/2024 15:00

Na manhã de terça-feira, a Força Aérea Brasileira (FAB), através do SALVAERO Recife, demonstrou mais uma vez sua vitalidade e precisão em operações de resgate ao realizar uma Evacuação Aeromédica (EVAM) em alto-mar. A operação envolveu a aeronave H-36 Caracal, operada pelo Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão, e ocorreu a 100 Milhas Náuticas a leste de Recife.

Detalhes da Missão de Resgate

O pedido de socorro veio de um petroleiro saudita que navegava da Arábia Saudita para o Golfo dos Estados Unidos. A bordo, um tripulante ucraniano com fortes dores abdominais e suspeita de apendicite precisava de assistência médica urgente. A operação foi iniciada ao nascer do sol, com o helicóptero decolando de Recife e chegando ao local da emergência em tempo recorde.

Resgate e Atendimento Médico Eficiente

O paciente foi resgatado com sucesso às 6h30 da manhã. A equipe de resgate, junto à equipe médica a bordo do H-36 Caracal, prestou os primeiros socorros essenciais durante o translado até o Aeroporto Internacional do Recife. Após o pouso, o tripulante foi transferido para o Hospital Jayme da Fonte, onde recebeu tratamento médico especializado.

Capacidades do H-36 Caracal

O helicóptero H-36 Caracal é conhecido por sua adaptabilidade em diversas situações operacionais, incluindo resgates em ambientes desafiadores como o alto-mar. Equipado com sistemas avançados de navegação, comunicação e proteção, este modelo é ideal para missões de busca e salvamento, onde a rapidez e a eficiência são cruciais para o sucesso das operações.

Declarações do Comandante da Aeronave

Capitão Aviador Alan Dickson Brito de Medeiros, comandante da aeronave, enfatizou a importância da rapidez na execução de missões aeromédicas. “Trabalhar na salvaguarda da vida humana é um privilégio que temos nas asas da FAB, através do Esquadrão Falcão”, declarou. Ele ressaltou também a relevância dessas operações para a projeção internacional do Brasil como uma nação capaz e comprometida com obrigações humanitárias globais.

Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro (SISSAR)

O SISSAR, coordenado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), é essencial para a gestão de operações de busca e salvamento na vasta área de 22 milhões de km² sobre o Oceano Atlântico, responsabilidade do Brasil. O sistema COSPAS-SARSAT, parte integrante do SISSAR, é crucial para a recepção de alertas e a coordenação eficaz das missões de resgate.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL AGORA 1 - Esquadrilha da Fumaça se apresenta no Centro de Eventos no sábado (20)


Da Redação | Publicada em 17/04/2024 17:06

A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), se apresenta neste sábado (20), às 15h30, no Centro de Eventos de Ponta Grossa. O evento, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, e terá entrada gratuita.

A apresentação do esquadrão deverá ter cerca de 30 minutos com cerca de 50 acrobacias.

“A apresentação da Esquadrilha da Fumaça é um grande presente para a população de Ponta Grossa e da região. Temos certeza que será um evento marcante, que vai envolver e encantar as nossas famílias”, disse a prefeita Elizabeth Schmidt.

O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Pinto, lembra que a última vez que Ponta Grossa recebeu a Esquadrilha da Fumaça foi em maio de 2022. “Daquela vez, a apresentação ocorreu durante um evento no Jockey Clube em homenagem ao Dia das Mães, que reuniu um grande público. Temos certeza que mais uma vez será um espetáculo incrível”, destaca.

A Esquadrilha da Fumaça possui mais de 70 anos de história e mais de 4 mil demonstrações realizadas no Brasil e exterior. Diante do reconhecimento nacional e internacional, o Esquadrão de Demonstração Aérea, EDA, concretizou-se como instrumento de difusão da política de Comunicação Social do Comando da Aeronáutica, atingindo um lugar de destaque nos principais meios de comunicação dos países por onde passa.