NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


REDE GLOBO


DF2- Na linha de frente

DF2 - Edição de quinta-feira, 31/12/2020

Publicada em 31/12/2021

Profissionais de saúde e as lutas na pandemia - inicia em 13:27

PORTAL G1


Retrospectiva 2020: relembre os fatos que marcaram o ano em São Carlos, Araraquara e região

Alagamentos, feminicídios, cassações de prefeitos, eleições e coronavírus estão entre assuntos.

Carlos E Araraquara | Publicada em 31/12/2020 07:35

SETEMBRO

1º voo deo Gripen - O novo caça Gripen da Força Área Brasileira (FAB) - chamado de F-39E Gripen - concluiu o primeiro voo no espaço aéreo brasileiro. A aeronave, que saiu do aeroporto ministro Victor Konder, em Navegantes (SC), pousou na planta da Embraer em Gavião Peixoto (SP), de acordo com informações da Força Aérea Brasileira. O Gripen é o primeiro F-39E das 36 unidades que tiveram a compra anunciada em 2013 da empresa sueca Saab.

OUTRAS MÍDIAS


FOLHA DE BARBACENA - Sargento barbacenense é voluntária na recuperação de aparelhos respiradores em Campo Grande


Publicada em 31/12/2020 09:11

A Segundo Sargento Básico em Eletônica (BET) barbacenense, Ana Maria da Silva participou como voluntária junto à equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Mato Grosso do Sul (SNAI-MS) no projeto de manutenção dos respiradores hospitalares. O equipamento tornou-se fundamental para o tratamento de doentes que contraíram o coronavírus. A iniciativa faz parte de uma ação integrada dos departamentos regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de todo o país.

A militar é Especialista em Eletrônica e faz parte da Seção Técnica do Destacamento do Controle do Espaço Aéreo de Campo Grande (DTCEA-CG), orgamização militar subordinada ao Segundo Centro de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), órgão regional do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

O trabalho viabilizou o concerto de 87 respiradores hospitalares que estavam com algum tipo de defeito, o que contribuiu para uma melhor estrutura no atendimento aos pacientes com Covid-19 em 18 municípios do estado de Mato Grosso do Sul. Antes de integrar o quadro de graduados da Força Aérea Brasileira (FAB), a militar trabalhou por mais de seis anos com manutenção de equipamentos eletrônicos. Destes, pelo menos quatro foram com manutenção de equipamentos médicos. Assim, diante da necessidade da mão de obra especializada para ajudar na manutenção dos respiradores, a Sargento Ana se voluntariou.

“Sei da importância dos ventiladores mecânicos para salvar vidas, não só pela experiência de ter trabalhado em hospital, mas também porque vivi isso na pele quando no final do ano passado minha mãe precisou ficar entubada por 10 dias. Graças a Deus hoje ela está bem”, lembrou a militar. O trabalho foi realizado nos contraturnos da esclada de serviço técnico no DTCEA-CG.

Sua função consistiu em fazer a triagem dos respiradores, testes funcionais, consertos simples e liberação para envio à calibração. Apenas pessoas próximas da militar sabiam de seu trabalho voluntário, mas para sua surpresa, ela recebeu uma carta de agradecimento dos Ministérios da Saúde e da Economia, um certificado de Honra ao Mérito e uma homenagem da equipe do SENAI-MS.

Além disso, ela também teve a oportunidade de conhecer o primeiro paciente de Campo Grande a utilizar um dos respiradores que consertou. Depois de quase 30 dias entubado, ele está bem.

Para o Comandante do DTCEA-CG, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Sérgio Kebach Martins, “é o talento de nossos militares que faz a diferença para o Brasil. Não só atuando na disponibilidade de nossos auxílios à navegação e sendo suporte ao controle do espaço aéreo, mas também mostrando e exercendo os valores da Força Aérea no exercício da cidadania para a sociedade local. A militar está de parabéns pela iniciativa e merece nosso reconhecimento pelo gesto nobre”, ponderou.

Fonte: EPCAR | Foto: DTCEA Campo Grande