NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


SBT


Equipes da Força Aérea têm transportado mais órgãos


Redação | Publicada em 30/07/2020

FOLHA DIRIGIDA (RJ)


Concurso ITA: sai edital com 150 vagas para formação de engenheiros

O edital do concurso ITA para a formação de engenheiros foi publicado com oferta de 150 vagas no Diário Oficial da União.

Mateus Jose | Publicada em 31/07/2020 09:11

Foi publicado nesta sexta-feira, 31, o edital do concurso ITA 2021. O Instituto Tecnológico da Aeronáutica tem como objetivo prover alunos para a formação de engenheiros no próximo ano. As instruções normativas e todo o regulamento constam no Diário Oficial da União.

Em breve, o edital completo será publicado no site vestibular ITA , com todos os anexos. A oferta é de 150 vagas, como já antecipado por FOLHA DIRIGIDA.

O que é preciso para participar?

Para concorrer, é necessário ter ensino médio completo ou comprovar a conclusão até o dia 31 de dezembro do ano vigente.

É possível participar candidatos de ambos os sexos, sendo necessário ser brasileiro nato e não completar 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula para ingresso no curso.

De acordo com o edital, o Comaer dá aos alunos do ITA, em sua sede, bolsa de estudo que compreende ensino e alimentação. A residência no Campus do DCTA é facultativa.

"Em decorrência da pandemia da COVID-19, que alterou a carga horária e o planejamento escolar dos alunos do Ensino Médio de todo o País, o candidato aprovado no Vestibular 2021 do ITA, que estiver cursando o Ensino Médio referente ao ano de 2020, terá até o primeiro dia do ano letivo de 2021 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica para apresentar seu Certificado de Conclusão do Ensino Médio, a fim de cumprir o requisito insculpido no item 3.1, alínea "c" deste Edital", informa o ITA.

Concurso ITA tem vagas em várias áreas

Na portaria de autorização, o instituto já havia confirmado a distribuição das 150 vagas confirmadas. Foram fixadas para o próximo Curso Fundamental do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, no ano de 2021, as seguintes oportunidades:

Engenharia Aeronáutica - 24 vagas;

Engenharia Eletrônica - 26 vagas;

Engenharia Mecânica-Aeronáutica - 26 vagas;

Engenharia Civil-Aeronáutica - 24 vagas;

Engenharia de Computação: 24 vagas; e

Engenharia Aeroespacial - 26 vagas.

Além disso, fica estabelecido que 119 dessas oportunidades serão destinadas aos candidatos não optantes ao quadro de oficiais engenheiros, aprovados na admissão. As demais 31 ficam para aprovados optantes.

Concurso ITA receberá inscrições até setembro

Conforme antecipou o ITA em abril e já consta no site do vestibular, as inscrições serão recebidas a partir deste sábado, 1º de agosto. Os cadastros poderão ser realizados até o dia 15 de setembro, pelo  site vestibular ITA .

O primeiro passo é preencher o formulário com os principais dados, compreendendo que todos eles devem estar atualizados, pois precisarão ser comprovados posteriormente.

Em seguida, é preciso imprimir o boleto bancário e quitar a taxa de inscrição, no valor de R$150, fixado a todos os candidatos. O valor é pago via Guia de Recolhimento da União (GRU).

A graduação em Engenharia no ITA tem duração total de cinco anos e será dividida da seguinte forma: 

  • Dois anos de curso fundamental comum a todos 
  • Três anos de curso profissional em uma das habilitações 

A graduação ocorre no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sediada em São José dos Campos, São Paulo. Os alunos que comprovarem baixa renda podem receber isenção de pagamento da hospedagem. No entanto, estes prestarão serviços voluntários de caráter acadêmico ou social no ITA.

Concurso ITA terá três fases em dias distintos

O concurso ITA terá diversas etapas de seleção, sendo elas divididas em três fases. Dessa, duas são provas escritas e uma inspeção de saúde. As provas estão agendadas para acontecer no dia 20 de novembro (1ª fase) e 8 e 9 de dezembro (2ª fase).

As provas ocorrerão nas seguintes cidades: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

No primeiro exame, em um dia, serão cobradas questões objetivas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês. Já no segundo exame, em dois dias, serão questões dissertativas de Matemática, Física e Química, e uma Redação.

A última etapa são os exames de saúde, que ainda não tem data definida. Para essa fase, vale ressaltas que os que que não comparecerem serão desclassificados do concurso.

Resumo concurso ITA 2021

Órgão: Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)

Vagas: 150

Requisitos: brasileiro nato, ensino médio completo e não completar 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso

Inscrições: 1º de agosto a 15 de setembro

Taxa: R$150

Prova objetiva: 20 de novembro

Prova discursiva: 8 e 9 de dezembro

PORTAL DEFESANET


FAB realiza primeira Inspeção Nível Parque Programada na aeronave P-3AM

O trabalho consistiu na verificação da integridade estrutural da aeronave e da integridade funcional dos sistemas

Agência Força Aérea | Publicada em 31/07/2020 16:05

O Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), localizado no Rio de Janeiro (RJ), concluiu a primeira Inspeção Nível Parque Programada da aeronave P-3AM. O FAB 7207  foi entregue ao Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV) - Esquadrão Orungan, no dia 24 de julho. 

A inspeção, chamada de “Phased Depot Maintenance” (PDM), consistiu na verificação da integridade estrutural da aeronave e da integridade funcional dos sistemas. 

Para cumprir essa atividade, o PAMA-GL investiu na capacitação técnica de 61 militares que realizaram o curso de Mecânica Geral da aeronave P-3AM, além da estruturação de uma Linha de Revisão em suas instalações, com o objetivo de suportar a inspeções desse tipo, nunca antes realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) no P-3AM.

A inspeção PDM durou dois anos e meio e foi planejada de acordo com os preceitos descritos em publicações técnicas, sistematizados de forma que permitam aos técnicos entregarem uma aeronave segura e precisa ao Esquadrão Orungan.

Hoje, o PAMA-GL atua diretamente na manutenção das aeronaves P-3AM, possibilitando que estejam sempre disponíveis para realizar as missões de Guerra Eletrônica, Patrulha Marítima e Antissubmarino, contribuindo, assim, para o cumprimento da missão da FAB, de Controlar, Defender e Integrar o território nacional.

“A atuação integrada entre a Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), o Grupo Logístico 12 e o 1°/7° GAV, permitiu ao PAMA-GL entregar ao Esquadrão Orungan o P-3AM após a primeira inspeção realizada pela FAB. Sem essa sinergia, não seria possível superar mais esse desafio”, acrescentou o Diretor do PAMA-GL, Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL DEFESA TV-Operação “Pantanal” segue com ações diárias de combate a incêndios


Marcelo Barros | Publicada em 31/07/2020 08:00

A Operação “Pantanal”, deflagrada pelo Ministério da Defesa no dia 25 de julho, em apoio ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul no combate aos focos de queimadas no bioma Pantanal, segue com ações diárias na região.

O Centro de Coordenação da Operação, conduzido pelo Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), no município de Ladário-MS, reúne esforços da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB), Força Aérea Brasileira (FAB), Corpo de Bombeiros de MS, Ibama/Prevfogo e Polícia Militar Ambiental.

As ações de apoio contam com mais de 320 profissionais, entre militares, brigadistas e civis, e com o emprego de cinco aeronaves: Super Cougar e Esquilo (UH-12), da MB; Pantera, do EB; Blackhalk e Hércules, da FAB. As aeronaves são empregadas em voos de reconhecimento, transporte de militares/brigadistas e lançamentos de água.

Em quatro dias, as aeronaves Esquilo e Super Cougar realizaram 66 investidas com o bambi bucket, tipo de bolsa localizada na parte externa da aeronave capaz de transportar água até o foco de incêndio. O Hércules, avião cargueiro habilitado para despejar até 12 mil litros de água em cada sobrevoo, já fez quatro lançamentos em dois dias. O total de água despejada pelas três aeronaves nos focos de incêndio foi de 71 mil litros.

As aeronaves Pantera e Blackhalk estão sendo empregadas no transporte de pessoal para as áreas mais afetadas, entre elas, região do Jatobazinho, Castelo e Serra do Amolar.

De janeiro a julho, as queimadas já consumiram cerca de 780 mil hectares na região do Pantanal. Somente neste mês, mais de 180 mil hectares já foram devastados pelo fogo, o que mantém o município de Corumbá na liderança dos focos de calor em Mato Grosso do Sul.

DEFESA TV - ITA desenvolve protótipo de equipamento para monitoramento de SARS-CoV-2 no ar

O projeto tem o propósito inicial de instrumentalizar as autoridades públicas nas ações de prevenção e combate à pandemia

Agência Força Aérea | Publicada em 31/07/2020 16:16

O Laboratório de Bioengenharia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (LabBio), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando da Aeronáutica, e parceiros estão desenvolvendo protótipos de equipamentos para monitorar o ar e fazer um mapeamento da presença do novo Coronavírus, denominado SARS-CoV-2, e outros microrganismos em alguns pontos das cidades de São Paulo (SP) e São José dos Campos (SP).

O projeto "Desenvolvimento de Protótipo do Equipamento para Monitoramento de SARS-CoV-2 no ar" tem o propósito inicial de instrumentalizar as autoridades públicas nas ações de prevenção e combate à pandemia causada por esse agente biológico.

Para isso, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e o Hospital  A.C. Camargo Câncer Center somam esforços, cada um contribuindo com expertise técnico-científica e disponibilidade para trazer fundamentação científica às tomadas de decisão, nesse momento de enfrentamento da pandemia.

Estagiário durante a fase de desenvolvimento

No dia 21 de maio, o ITA teve a efetivação de apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Campinas (SP), por meio da doação de R$ 250 mil, que serão adicionados aos investimentos realizados no projeto para o desenvolvimento do protótipo.

O equipamento, baseado em projeto existente no IEAv, para identificação de poeira radioativa no ambiente, realizou coletas de amostras do ar atmosférico em filtros que, por sua vez, foram levados ao Laboratório de Genômica Médica do A. C. Camargo Câncer Center, para serem analisados pelo teste de PCR em tempo real, o mesmo que detecta o RNA do SARS-CoV-2 em pacientes contaminados, e também análises de genoma completo com o intuito de localizar a presença de vírus e bactérias, principalmente o vírus da COVID-19.

Laboratório de Bioengenharia do ITA

O Laboratório de Bioengenharia (LabBio) do ITA tem por missão buscar soluções para os Preparação dos filtros para amostragem no Laboratório de Genômica Medica do ACC problemas na área da Medicina Operacional (Militar) e de Saúde Assistencial, valendo-se da vasta experiência no campo da pesquisa e tecnologia. “Temos um grupo multidisciplinar, coeso, qualificado e comprometido em buscar respostas às demandas na área da saúde. Além do projeto do amostrador de ar, o Laboratório de Bioengenharia do ITA ainda produziu mais de mil protetores faciais (face shields) com tecnologia de corte a laser", informa a Coordenadora do projeto, Bióloga Priscila Correia Fernandes.

"Esse trabalho mostra o comprometimento da equipe e da administração do ITA em colocar todos os recursos disponíveis, humanos e tecnológicos, para atender às demandas que surgiram com a COVID-19”, acrescenta Priscila Correia Fernandes.

Operação do protótipo durante amostragem no A. C. Camargo Cancer Center

Segundo o chefe do LabBio Major-Brigadeiro Médico José Elias Matieli, o desenvolvimento desta tecnologia poderá propiciar o monitoramento da presença de microrganismos dispersos no ar em áreas de grande circulação de pessoas, tais como hospitais, igrejas, escolas, aeroportos, fábricas e shopping centers. "Poderemos identificar se há contaminação local pelo SARS-COV-2, outros tipos de vírus ou, até mesmo, bactérias, o que indica a existência de perspectivas para várias oportunidades de utilização”, explica.

Perspectivas de contribuições

A continuidade dos estudos e o desenvolvimento da tecnologia visam consolidar o atual protótipo e, em caso de sucesso, produzir um equipamento que possa ser absorvido pela indústria, sendo transformado em produto acabado e pronto para sua inserção no mercado nacional e internacional.

Nesse contexto, os institutos de pesquisa da Aeronáutica, pertencentes ao Sistema de Inovação da Aeronáutica (SINAER), além de seus parceiros, surgem para contribuir nesse esforço inovador em proveito da sociedade, apoiando e participando, dentro de suas possibilidades, do processo de inovação do País na geração e difusão de novos conhecimentos científicos e tecnológicos de vanguarda, que se concretizam, de fato, nas empresas ou no setor produtivo nacional. 

PLANTÃO DOS LAGOS - Força Aérea leva face shields fabricadas em Friburgo para rincões distantes do Brasil - Plantão dos Lagos


Da Redação | Publicada em 31/07/2020

Os protetores faciais criados pelo projeto Face Shield Nova Friburgo chegarão aos estados mais distantes do país. A nova meta é alcançar a produção de 100 mil unidades doadas e parte delas serão levadas pela Força Área Brasileira (FAB), nova integrante da rede colaborativa. Mais de 10 mil componentes já foram enviados para Brasília, Manaus e Recife e outras entregas deverão acontecer nas próximas semanas.

Mais de 50 mil protetores faciais já foram doados para os municípios do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso e Alagoas. As novas remessas chegarão a médicos, técnicos e enfermeiros, além de outros profissionais e instituições de saúde, através de instituições e grupos makers que trabalham com inovação aberta, o que dá novo alcance a iniciativa.

Os novos parceiros se unem ao projeto vitorioso liderado por professores e pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), empresa Persona 3D, Firjan SENAI e indústrias — Thurlerflex, Stam, Hak, Suspiro Íntimo, Vetroresina, Fermoplast, Injetec de Friburgo, Remo Polímeros, Grupo PSA e Braskem.

Segundo o coordenador do projeto Face Shield Nova Friburgo, Lucas Lima, com novos parceiros e apoiadores será possível ampliar uma iniciativa que entrega algo tão positivo para a sociedade em um momento tão difícil para todos. “A meta inicial era produzir 3 mil máscaras para os profissionais da cidade.

Hoje a gente vê a possibilidade real de chegar a 100 mil, uma marca muito acima do esperado, e levar essa iniciativa para os estados mais distantes do país. Estou muito feliz em coordenar um projeto que faz grande diferença para os profissionais que salvam vidas e atuam no combate ao coronavírus”, afirma.

O gerente de Sustentabilidade da Firjan, Jorge Peron destaca o senso de colaboração e a soma de esforços como fatores de sucesso para o atendimento das demandas da sociedade e da rede pública de saúde nesse momento tão delicado.

“Essa ação só foi possível a partir do envolvimento coletivo e da vontade de fazer diferente. O resultado dessa ação reforça um dos objetivos do programa Resiliência Produtiva: promover a conexão entre a esfera produtiva, institutos de pesquisa e universidades, buscando respostas ao atendimento à saúde da sociedade”, garante.

Os protetores faciais são compostos por três partes: a viseira (arco), o visor (lente) e a faixa de fixação. Ela cobre uma extensão maior do rosto, protegendo do contato com gotículas expelidas pelo paciente por tosse ou espirro e, por isso, se tornou item essencial no dia a dia dos profissionais de saúde.

Os primeiros protótipos foram feitos em impressoras 3D, onde os arcos demoraram cerca de uma hora e meia para ficarem prontas. Os elásticos, que auxiliam no conforto e estabilidade do equipamento, foram doados pelo setor têxtil e as lentes são cortadas a laser nos laboratórios FabLab da Firjan SENAI. Doações e solicitações podem ser feitas pelo email: faceshield.novafriburgo@gmail.com.

PORTAL ZONA MILITAR- Fuerza Aérea Brasileña se alista para recibir un E-99 modernizado


Publicada em 01/08/2020

El Proyecto de Modernización de las aeronaves de alerta temprana y control aéreo (AEW&C) E-99 concluyó, en las instalaciones de Embraer localizadas en São José dos Campos, una nueva etapa. La Fuerza Aérea Brasileña se alista para recibir, a pesar de las complicaciones ocasionadas por la Pandemia COVID-19 en Brasil, una nueva unidad modernizada en el transcurso de este año.

Los trabajos finalizados sobre la aeronave E-99M corresponden a los trabajos de pintura, uno de los últimos pasos previo a su entrega a la Fuerza Aérea Brasileña.

El Programa de Modernización de los Embraer E-99 comenzó en el año 2012. Cada unidad modernizada tendrá una nueva denominación: E-99M. Los trabajos llevados adelante por Embraer han sido coordinados junto al Comité Coordinador del Programa de Aviones de Combate (COPAC). Otros proveedores y fabricantes como SAAB, Aeroelectronica International (AELI) y Rohde & Schwarz, participan del programa.

"La conclusión de esta etapa es una indicación importante de que, a pesar de todas las adversidades enfrentadas debido a las restricciones impuestas por la pandemia COVID-19, la aeronave será entregada para uso operativo este año, según lo planeado",  indicó el Teniente Coronel Fabio Pires Vieira, gerente del programa.

La modernización de las aeronaves E-99 se centra en su principal sensor: el radar AESA Erieye. Desarrollado por SAAB, fue incorporado en 2002 por la Fuerza Aérea Brasileña. A pesar de sus capacidades de detección, con un alcance de 450 kilómetros operando en Banda S, las autoridades determinaron su actualización.

Los Embraer E-99M incorporan una nueva versión de radar denominado Erieye-ER (Extended Range), con una capacidad de detección que abarca los 723 kilómetros. No obstante, esta no es la única modernización de sus componentes. Un nuevo sistema IFF (Identification Friend or Foe) proporcionado por THALES, junto a nuevos equipos de comunicaciones Rohde & Schwarz SECOS 400U, han sido instalados.

La Fuerza Aérea Brasileña tiene programada la última entrega de E-99M para el año 2022. Su incorporación permitirá cubrir y vigilar aéreas estratégicas determinadas por el Comando de la Fuerza Aérea (COMAER).