NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DEFESANET


Organizações da FAB promovem ações cívico-sociais

Militares e civis realizam campanhas de arrecadação de alimentos e roupas para várias comunidades

Agência Força Aérea | Publicada em 01/09/2020 11:00

Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) realizam diversas ações cívico-sociais em solidariedade a comunidades carentes. Entre 14 a 20 de agosto, militares e civis da Base Aérea de Santa Cruz (BASC), Unidade da FAB localizada no Rio de Janeiro, realizaram uma campanha de doação de alimentos, coordenada pelo Serviço de Assistência Social e pela Assistência Religiosa da BASC, totalizando 1,3 toneladas de alimentos arrecadados.

No sábado (22), uma ação cívico-social ocorreu nas comunidades da Barreira, do Zeppelin e da Margem do Rio Itá, todas localizadas no bairro de Santa Cruz (RJ), e contou com a presença do Comandante da BASC, Coronel Intendente André Gomes de Magalhães.

Visando minimizar os impactos da vulnerabilidade social por qual passam por muitas comunidades cariocas, agravados com os desdobramentos da pandemia do novo Coronavírus, a BASC realizou a entrega de 139 cestas básicas para famílias que necessitam de ajuda e que vivem em comunidades do entorno da Unidade. “É uma oportunidade ímpar estar aqui realizando esta ação tão significativa para as comunidades próximas à Base Aérea Santa Cruz, que podem contar com a nossa Instituição neste momento tão difícil que passa a sociedade brasileira”, disse o Coronel Intendente André Gomes de Magalhães.

PAMA-SP arrecada 600 quilos de roupas em Campanha do Agasalho

Entre os dias 15 de junho e 16 de julho, o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) realizou uma campanha de arrecadação de agasalhos, com o objetivo de ajudar pessoas que vêm sofrendo com os impactos causados pela pandemia do novo Coronavírus. Durante o período da campanha foram arrecadados 600 quilos de roupas, masculinas, femininas e infantis, além de cobertores, roupas de cama, agasalhos e sapatos. Ao total, seis Instituições de Caridade foram beneficiadas com os itens arrecadados.

Nos dias 04 e 06 de agosto, o PAMA-SP realizou as entregas às Instituições beneficiadas: Associação das Damas da Caridade de São Vicente de Paulo, localizada no bairro Bom Retiro; Instituição Beneficente Ação Univida, no bairro São Miguel; Associação Espaço Curumim, no bairro Campos Elíseos; Aldeia Indígena Tekôa Pyau, localizada no Jaraguá; Comunidade Última Esperança, localizada no bairro Armênia e Recanto dos Avós, localizada em Mairiporã.

“Gratidão eterna. Em nome das 18 idosas que vivem aqui, o meu muito obrigada. Obrigada por lembrarem da gente mais uma vez e tratarem com tanto carinho as nossas idosas. Será tudo de muito proveito para elas. A nossa gratidão ao PAMA-SP e à FAB por essa linda ação de solidariedade”, declarou a Senhora Regina Santos, auxiliar administrativo da Associação das Damas da Caridade de São Vicente de Paulo.

Escola da FAB realiza diplomação de 132 Oficiais

O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica visa desenvolver nos militares de carreira competências em gestão, assessoramento e liderança, relacionadas às questões de natureza administrativa e operacional nos seus respectivos níveis de atuação

Agência Força Aérea | Publicada em 01/09/2020 11:11

A Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR), localizada no Rio de Janeiro (RJ), realizou, no dia 28 de agosto, no campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA), a diplomação da primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (CAP), de 2020.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior do COMGEP, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinícius Rezende Mrad; pelo Comandante do Comando Aéreo Leste, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; pelo Comandante Interino da UNIFA, Brigadeiro do Ar Luís Renato de Freitas Pinto; e pelo Comandante da EAOAR, Coronel Aviador Pedro Henrique Cavalcanti de Almeida.

“Vivemos tempos difíceis durante a pandemia. Infelizmente seus familiares não puderam estar presentes. Recebam meu abraço sincero e o agradecimento da Força Aérea por terem nos ajudado a vencer mais essa etapa. Ao voltar para suas unidades sejam dignos, sejam honestos, façam a diferença. Acreditem na Força Aérea porque ela acredita em cada um dos senhores e senhoras”, declarou o Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço.

Diante do cenário atual, o evento ocorreu de forma restritiva, pois foram obedecidas as orientações quanto às medidas preventivas de combate ao novo Coronavírus. Desta forma, os militares mantiveram o distanciamento social e não puderam contar com a presença de seus familiares. A cerimônia foi transmitida via internet aos familiares e amigos.

O Capitão Engenheiro Daniel Coelho Mota, destacou-se como primeiro colocado do CAP 1/2020, recebendo a medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo das mãos do Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço.

“Enfrentamos juntos tempos difíceis pela pandemia, atípicos e, por isso mesmo, desafiadores. Como profissionais da guerra, soubemos transpor tais obstáculos com tenacidade, disciplina, companheirismo e esperança. Perseverem, pois, neste caminho que aqui trilharam. Como líderes, preservem incansavelmente por alinhar valores, pensamentos, atos e palavras. Parabéns Turma Fênix! Que Deus os abençoe sempre com êxito e felicidade!”, ressaltou o Comandante da EAOAR, Coronel Aviador Pedro.

A turma de 132 Oficiais Alunos realizou o CAP em 3 módulos, sendo dois  à distância (EAD) e, este último, em formato híbrido com duração de 13 semanas, traduzidas em 447 horas-aula. O curso visa desenvolver nos militares de carreira de todos os quadros do Comando da Aeronáutica competências em gestão, assessoramento e liderança, relacionadas às questões de natureza administrativa e operacional nos seus respectivos níveis de atuação.

EEAR realiza aula inaugural virtual para alunos do PROFESP

A aula foi transmitida por meio de aplicativo de videoconferência

Agência Força Aérea | Publicada em 01/09/2020 10:10

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) realizou, no dia 19 de agosto, por meio de aplicativo de videoconferência (acesso remoto), a aula inaugural das atividades do Programa Segundo Tempo – Forças no Esporte de 2020 (PROFESP).

O evento, presidido pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, contou com a presença do representante do PROFESP da região Sudeste, Coronel Aviador Daniel Simões da Veiga, da Secretária Municipal de Educação de Guaratinguetá, Elizabeth Regina Arneiro Silva Sampaio, e autoridades civis e militares.

Em virtude da suspensão das aulas presenciais, por conta da pandemia mundial da COVID-19, foi criado um link para o Programa, o qual será acessado por meio do site da Secretaria de Educação do Município de Guaratinguetá. Semanalmente, será postada uma atividade de Educação Física, desenvolvida pelos professores do município, e uma atividade de caráter militar, que será produzida pela equipe da EEAR. Essas atividades serão simples e objetivas, levando em consideração as limitações advindas do isolamento social.

"Estamos radiantes com o retorno do PROFESP, mesmo que seja na modalidade de acesso remoto, em virtude da atual situação de pandemia. Contudo, o Projeto nos aproxima e nos permite contribuir com a educação e o desenvolvimento das crianças de Guaratinguetá”, comentou o Coordenador Musical do Programa, Capitão Músico Reginaldo Rodrigues Barbosa.

No Berço dos Especialistas, o PROFESP teve início no ano de 2014 e atendeu, até o momento, mais de dois mil alunos da rede municipal de Guaratinguetá, com faixa etária entre 8 e 12 anos. Todo o trabalho é desenvolvido em parceria com a Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Para este ano, serão atendidos 500 alunos, de 11 escolas municipais.

OUTRAS MÍDIAS


FOLHA DE BARBACENA - Em Barbacena, Epcar realiza solenidade de promoção de oficiais


Agência Força Aérea | Publicada em 01/09/2020 14:42

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou na manhã de ontem (31/08), a solenidade militar de promoção de oficiais e de compromisso dos militares nomeados ao primeiro posto. Realizada no tradicional Pátio da Bandeira da Escola, a cerimônia foi presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, contando com a presença dos Chefes e Comandantes das Organizações Militares (OM) que compõe a Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ). Devido ao momento pandêmico, apenas os militares agraciados participaram da solenidade.

O primeiro momento desta importante celebração foi vivida pelos aspirantes que foram nomeados ao primeiro posto, ou seja, à Segundo Tenente. Todos prestaram o compromisso perante a Bandeira Nacional e agora deixam a condição de aspirantes e assumem efetivamente a condição de oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). O Segundo Tenente Infantaria Matheus Flores Guedes ingressou na Aeronáutica através da Academia da Força Aérea (AFA), com sede em Pirassununga (SP) e descreveu a emoção pessoal e a importância deste momento para o prosseguimento da carreira no oficialato. “É um momento muito importante para nós, pois, conforme formos galgando postos, conseguiremos um reconhecimento maior, na mesma proporção que a responsabilidade que nos será atribuída. Fico muito feliz em ter concluído esta importante etapa da minha carreira, alcançado este posto e espero ter muito sucesso na Força Aérea Brasileira”, destacou o oficial.

O segundo momento da cerimônia foi marcado com o destaque aos 29 oficiais que foram promovidos dentro de seus respectivos quadros no Comando da Aeronáutica (COMAER). São majores, capitães e tenentes que agora ocuparão novos postos nas suas áreas de formação e, para um destes agraciados, com certeza esta promoção teve um gosto especial. O agora Tenente-Coronel Aviador André Cardoso Moura iniciou sua vida militar no ano de 1998, como Aluno da EPCAR. “Quando eu entrei aqui na Escola jamais imaginei que depois de 22 anos e 6 meses de carreira, onde tudo começou, estaria sendo promovido ao posto de Tenente-Coronel, pois era cheio de incertezas e tinha como primeiro desafio poder se formar. Então, é pra mim motivo de muito orgulho desempenhar a mesma função das pessoas em quem me espelhava e continuo me espelhando para fazer o melhor e atender às expectativas”, concluiu o militar, que hoje ocupa a função de Subcomandante do Corpo de Alunos da Escola.

Em suas palavras dirigidas aos promovidos, o Brigadeiro Silva Mendes destacou o reconhecimento da Instituição com a dedicação de cada um dos militares, enfatizando a meritocracia que é aplicada para estes processos de assunção de postos. “Hoje é um dia especial e parabenizo cada um dos militares promovidos. Aos promovidos ao primeiro posto, deixam de ser aspirantes ao primeiro posto do oficialato para se tornarem efetivamente oficiais da FAB, com a importante de missão de liderar pessoas. O juramento que fizeram hoje, se adiciona ao que fizeram ao término do curso de formação. E, a todos os oficiais promovidos, reitero que a meritocracia nas Forças Armadas é reconhecida de várias formas, seja por meio do conhecimento, por meio do esforço individual e, também, por meio da experiência. Com esta promoção, estão sendo reconhecidos pelos valores apresentados nos antigos postos e estejam certos de que novas responsabilidades lhes serão atribuídas”, discursou o oficial-general.

TECNOLOGIA E DEFESA - TÁPIO 2020 – FAB lança paraquedistas e cargas


Ten Iris/cecomsaer | Publicada em 01/09/2020 19:47

Lançar paraquedistas e suprimentos para auxiliar tropas amigas. Esse é um dos principais cenários simulados no treinamento das aeronaves C-130 Hércules, C-105 Amazonas e C-95 Bandeirante no Exercício Operacional Tápio 2020, que teve início em 17 de agosto e acontece até 04 de setembro, na Ala 5, Base Aérea de Campo Grande. O objetivo é capacitar as tripulações das aeronaves da aviação de transporte para atuação em guerra irregular. Ao todo, são realizadas, diariamente, cerca de 12 decolagens das aeronaves dos Esquadrões Gordo (1°/1° GT), Onça (1°/15° GAV), Arara (1°/9° GAV), Tracajá (1° ETA), Pastor (2° ETA), Pioneiro (3° ETA) e Pégaso (5° ETA).

“A aviação de transporte pode incrementar significativamente o poder de ação das tropas terrestres, levando material e pessoal de modo a obter a vantagem necessária em relação ao oponente. As características de velocidade e alcance das aeronaves são bastante exploradas”, ressalta o comandante do Esquadrão Onça (1°/15° GAV), tenente-coronel aviador Marcelo Alexandre Browne Issa.

Os lançamentos fazem parte da ação de força aérea conhecida como assalto aeroterrestre, ou seja, o emprego de Meios de força aérea para introduzir paraquedistas em áreas de interesse. Os principais desafios em realizar essas missões são identificar as condições mínimas de visibilidade e vento para a realização de um lançamento seguro e eficaz, além de atingir a zona de lançamento (ZL) evitando a exposição às ameaças vindas do solo.

A aeronave C-105 Amazonas realiza o lançamento de paraquedistas a uma altura de cerca de 300 metros sobre terreno, com uma velocidade de mais de 200 km/h. Já o lançamento de carga é realizado a cerca de 180 metros, com uma velocidade de cerca de 240 km/h. De acordo com o comandante do Esquadrão Arara (1°/9° GAV), tenente-coronel aviador Leonardo Amorim de Oliveira, são realizados cálculos balísticos para saber o momento exato do lançamento. “Para lançamento de pessoal e carga é fundamental que tripulação e tropa estejam bem treinadas”, ressalta.

Em um dos treinamentos, o C-130 Hércules chegou a lançar uma viatura de mais de duas toneladas. De acordo com o Comandante do Esquadrão Gordo (1°/1° GT), tenente-coronel aviador Rogério Vieira Maciel Júnior, o principal desafio é o gerenciamento do compartimento de carga para que esta chegue com segurança e em boas condições. “O elevado peso deste tipo de carga influencia diretamente no centro de gravidade da aeronave, o que exige apurada coordenação no momento deste lançamento”, explica.

O C-130, o C-105 e o C-95 também realizam em conjunto os voos de pacote. De acordo com o comandante do Esquadrão Pégaso (5° ETA), tenente-coronel aviador Fabiano Pinheiro da Rosa, a complexidade da missão aérea composta está em integrar um grupo composto por aeronaves que possuem missões distintas, além de configurações, velocidades e altitudes diferentes, na mesma área e de forma coordenada e sincronizada. “Nessa situação, a margem para erros, mudanças e adaptações é reduzida”, comenta.